renato.castro Postado Agosto 5, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2014 Boa tarde, eu e a patroa pescaremos na Amazônia pela primeira vez, agora no final de agosto (22/08 até 29/08). Iremos com a equipe do programa Pesca Sem Fonteiras, com barco Amazon Santana I. A pescaria deve acontecer nestes rios: Madeira, Camaiú, Canumã, Acari, Sucunduri, Abacaxis, lagos marginais. Pelo que entendi, as águas começam a baixar por estas bandas, mas este ano parece que a cheia foi muito intensa. Perguntando ao pessoal da expedição, fiquei sabendo que começaremos a pescaria próximos à Nova Olinda do Norte. Estou levando equipamento para peixes de couro e equipamento para os Tucunarés, grande parte adquirida por indicação deste fórum. Descobri que o tipo de tucunaré é o Pinima, não tão grande quanto os açus e que poderei ter uma boa pescaria de peixes de couro. Bom, pesquei muitas vezes, mas a ansiedade está grande, apesar de ter estudado alguma coisa sobre o lugar, sempre restam dúvidas... Se puderem me ajudar, tenho algumas: 1 - Será que o rio estará ruim com a cheia que se deu por lá, alguém possui informações sobre aquela vazante? 2 - Pegarei alguns bons tucunarés? 3 - Essa equipe do Programa Pesca Sem Fronteiras é boa, e o barco? 4 - Se alguém tiver alguma sugestão, informação, dica, testemunho... É mais ou menos isso, obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FabianoTucunare Postado Agosto 5, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2014 ola amigo tudo bem, nunca pesquei por essas aereas, mais conheco amigos que pescaram, nunca ouvi bons relatos dessa regiao acredito que o rio vai estar bem cheio ainda... certamente vc tera mais sucesso com peixe de couro... nessa regiao nao e a mais indicada para quem e pescador de tucunare... primeiro porque nao tem o acu... hehhehe para mim ir na Amazonia, sou vou onde tem o tucunare acu... mais isso e relativo, o que e bom para mim, as vezes nao e tao importante para outras pessoas... espero que vc pegue bons tucunares, mais com o rio bem cheio fica mais dificil... mais para o bom pescador, cada arremesso e uma esperanca... lembrando que para essa regiao um tucunare de 6kg, ja e uma excelente trofeu... meus amigos que ja pescaram com o grupo sem fronteiras, em termos de estrutura, eles sao muito competentes, pode ir tranquilo, que quanto a isso, certamente vc nao tera incomodacao boa pescaria... abracoss espero que eu tenho ajudado e nao embaracado mais sua cabeca Deus nao conta os dias que passamos pescando Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renato.castro Postado Agosto 5, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2014 Obrigado pela resposta, para quem pegou alguns tucunarés, mas nenhum maior do que 3,5 kg, acho que se pegar um de 6 kg faço um churrasco quando voltar. preocupa-me apenas a cheia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Agosto 5, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2014 Renato, Já estivemos (nosso Grupo de Pesca - Mocorongos) por essas bandas no passado ! De fato não é tão espetacular quanto o que encontramos ao longo do rio Negro, mas também apresenta seu potencial de bons peixes a serem pescados ! Há contudo alguns aspectos que deve se precaver ou avaliar antes de viajar ! Um deles refere-se a questão da vacina de febre amarela, pois mesmo que os insetos não estejam infectados, existirão muitos nessa região... Outro ponto que está literalmente ligado, é a necessidade permanente de estar preparado para enfrentar os mosquitos, que mesmo sem serem tão intensos quanto no Pantanal, incomodam... (repelente e roupas grossas). O Amazon Santana é um excelente barco, e certamente irá procurar as melhores estruturas de pesca disponíveis na região em que estiverem. Isso não deverá ser problema... Com relação aos níveis de água, lembro-lhe que essa margem do Amazonas, seca muito antes do que a outra (onde estão o Negro e outros afluentes), de modo que a água pode estar no nível adequado. Sucunduri e Abacaxis são ótimos locais de pesca com muitos cardumes ! Se o peixe (tucunaré) não é o Açu, os que estiverem por lá, darão conta da sua adrenalina, não se preocupe com isso... Pescarias de peixe de couro são mais produtivas no entardecer e não merecem investimento superior a 2 horas ! O que tiver que entrar, acontecerá entre 17:30 às 19:30 h ! Depois é muito cansaço sem garantia... Finalmente, e algo que costumo sempre a lembrar aos meus companheiros de pesca (antes das pescarias), que estar na Amazônia é o esquema ! Peixe pode virar a ser um mero detalhe... ::fish2 Boa sorte para você e nos traga notícias de que foi algo inacreditável de bom ! (será, tenha certeza disso !) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renato.castro Postado Agosto 5, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 5, 2014 Opa, Referente aos mosquitos e afins, estamos em dia com as vacinas, agora mosquito igual ao pantanal, eu nunca vi... ia chegando perto das 18:00 e surgia uma nuvem de "pernilongos" que eu nunca tinha visto na vida... fora que eles "picavam" por entre as roupas... Obrigado pelas dicas dos peixes de couro... vou pescá-los nesse horário. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Agosto 13, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 13, 2014 Renato, Apesar de não ter ido lá ainda, é um local que faz parte dos meus planos. Contudo, estou habituado à pesca do tucunaré em questão aqui na Bahia. http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/34001-pedra-do-cavalo-apresenta%C3%A7%C3%A3o-do-lago-com-estr%C3%A9ia-do-tucuna-boat/ http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33751-pedra-do-cavalo-286/ http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33760-pedra-do-cavalo-296/ O pinima é o segundo maior tucunaré, ainda que a frequência de grandes exemplares seja realmente menor do que do temensis - e isto deve-se não somente à natureza do local como a fatores humanos. Sugiro que trabalhe as iscas rapidamente, pois não há tucunaré tão veloz. Além disso, haverá bicudas e cachorras, então não dispense nenhum ponto de pesca. E, claro, vale a pena tentar os peixes de couro, como Kid bem pontuou. Estamos aguardando seu relato! Grande abraço e boa sorte! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Celso Mendonca Postado Agosto 13, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 13, 2014 Opa Renato. Como vc está indo com a esposa,acertou no barco e na estrutura que eles oferecem.Bastante conforto e bom serviço de bordo,já pesquei com eles 3 vezes,a última a 5 anos...............mas acredito que o padrão ainda seja o mesmo. Quanto a região,dificilmente vcs pegarão um monstro,mas já fiz excelentes pescarias por lá.No Canumã é(ou era) proibido pescar por ser reserva,mas o Sucunduri e seus afluentes podem garantir excelente diversão.A melhor pescaria da minha vida em termos de quantidade foi no Acari,um absurdo a número de tucunas.Fiz 4 pescarias com o Rubinho/Mauro Prado naquela região e tenho saudades,além dos tucunarés tem muita pirarara,aruanã e caparari.O Camaiú e o Camaiuzinho são show,vale a pena subir bem,no segundo tem até matrinchã(e grandes capararis) nas cachoeiras. Do Abacaxis não tenho boas lembranças,passamos uma semana lá dentro e não pegamos nada,porém pode ter sido uma semana ruim.Vou te dar uma dica,eles gostam de começar a pescaria na boca do Canumã,antes da reserva onde ainda é permitido,não aceite,faça uma pressão para vcs começarem a pescaria depois dele,é uma navegada longa mas não vale perder tempo por lá,muito batido pelas comunidades. Devido ao calado do Santana é até bom que esteja um pouco cheio/baixando,caso contrário vcs não conseguiriam ir muito longe devido aos bancos de areia.Quanto aos mosquitos relatados,acho que tive sorte,não me recordo de ter sofrido com isso. Boa pescaria. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renato.castro Postado Agosto 13, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 13, 2014 " ...Sugiro que trabalhe as iscas rapidamente, pois não há tucunaré tão veloz. Além disso, haverá bicudas e cachorras, então não dispense nenhum ponto de pesca. E, claro, vale a pena tentar os peixes de couro, como Kid bem pontuou. Estamos aguardando seu relato!..." Valeu demais pelas dicas, chegando farei um relato. ::tudo:: "...Do Abacaxis não tenho boas lembranças,passamos uma semana lá dentro e não pegamos nada,porém pode ter sido uma semana ruim.Vou te dar uma dica,eles gostam de começar a pescaria na boca do Canumã,antes da reserva onde ainda é permitido,não aceite,faça uma pressão para vcs começarem a pescaria depois dele,é uma navegada longa mas não vale perder tempo por lá,muito batido pelas comunidades..." Anotado, muito bom saber, antes da pescaria, sobre os melhores pontos e locais de pesca, obrigado. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João_Medeiros Postado Agosto 30, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 30, 2014 Amigo, depois poste umas fotos da pescaria, e fala como foi... Estarei na mesma região em Outubro. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Caranha Postado Agosto 31, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2014 Opa Renato. Como vc está indo com a esposa,acertou no barco e na estrutura que eles oferecem.Bastante conforto e bom serviço de bordo,já pesquei com eles 3 vezes,a última a 5 anos...............mas acredito que o padrão ainda seja o mesmo. Quanto a região,dificilmente vcs pegarão um monstro,mas já fiz excelentes pescarias por lá.No Canumã é(ou era) proibido pescar por ser reserva,mas o Sucunduri e seus afluentes podem garantir excelente diversão.A melhor pescaria da minha vida em termos de quantidade foi no Acari,um absurdo a número de tucunas.Fiz 4 pescarias com o Rubinho/Mauro Prado naquela região e tenho saudades,além dos tucunarés tem muita pirarara,aruanã e caparari.O Camaiú e o Camaiuzinho são show,vale a pena subir bem,no segundo tem até matrinchã(e grandes capararis) nas cachoeiras. Do Abacaxis não tenho boas lembranças,passamos uma semana lá dentro e não pegamos nada,porém pode ter sido uma semana ruim.Vou te dar uma dica,eles gostam de começar a pescaria na boca do Canumã,antes da reserva onde ainda é permitido,não aceite,faça uma pressão para vcs começarem a pescaria depois dele,é uma navegada longa mas não vale perder tempo por lá,muito batido pelas comunidades. Devido ao calado do Santana é até bom que esteja um pouco cheio/baixando,caso contrário vcs não conseguiriam ir muito longe devido aos bancos de areia.Quanto aos mosquitos relatados,acho que tive sorte,não me recordo de ter sofrido com isso. Boa pescaria. ::tudo:: Perfeito! 3 amigos meus já foram e compartilham da mesma informação. Eu já me programei uma vez e não consegui ir... Tem uns Pinimas que a coloração é muito linda! Uma pena aqui na Bahia, a pesca de arpão ter praticamente acabado com eles!!! Hoje só encontramos pequenos exemplares. Como meu pai diz sempre: "O mergulhador já sabe quando chegou um tucunaré novo no poço" Isso é uma referencia pq o tucunaré se denuncia com o barulho de seu ataques ao peixinhos forrageiros. Já fiz grandes pescarias de tucunarés aqui na Bahia durante a minha infância. Hoje moro a apenas 40min da Barragem e não sinto vontade de ir lá... Uma pena... Mas sua pescaria vai ser top! Fisgue muitos e grandes tucas!!! Boa sorte! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eufrásio Tracajá Postado Agosto 31, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2014 Perfeito! 3 amigos meus já foram e compartilham da mesma informação. Eu já me programei uma vez e não consegui ir... Tem uns Pinimas que a coloração é muito linda! Uma pena aqui na Bahia, a pesca de arpão ter praticamente acabado com eles!!! Hoje só encontramos pequenos exemplares. Como meu pai diz sempre: "O mergulhador já sabe quando chegou um tucunaré novo no poço" Isso é uma referencia pq o tucunaré se denuncia com o barulho de seu ataques ao peixinhos forrageiros. Já fiz grandes pescarias de tucunarés aqui na Bahia durante a minha infância. Hoje moro a apenas 40min da Barragem e não sinto vontade de ir lá... Uma pena... Mas sua pescaria vai ser top! Fisgue muitos e grandes tucas!!! Boa sorte! Do mesmo modo que vc, Beto, estou profundamente desinteressado pela pesca dos Pinimas aqui na Bahia. Além do arpòes e bombas, os animais ainda pescam os filhotes dos tucunas para pegar os pais. É uma verdadeira carnificina. Acho uma pena que estejamos perdendo a passos largos um dos melhores peixes pra se pescar com artificiais na superfície. É uma burrice / ineficiência sem tamanho das supostas autoridades. Do jeito que vai, os guias de pesca de tucunaré logo vão abandonar o negócio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pelágio César Postado Setembro 9, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2014 Bom dia Renato Castro, companheiro como foi a sua pescaria no Rio Abacaxis? Estou indo no dia 20 de setembro e gostaria de ouvir suas histórias. Você pescou os grandes bagres? Tinha muita água? E os tucunarés apareceram? E os mosquitos e pernilongos incomodaram? Conta aí amigo! Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João_Medeiros Postado Setembro 11, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2014 Olá Renato, também gostaria de saber como foi, daqui um mês vou pro Acari. valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dudu Chagas Postado Setembro 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2014 minha primeira pescaria amzônica foi no rio acari, e em matéria de quantidade superou e muito todas as vezes que fui a barcelos, a ponto de exatamente na mesma árvore caída num lago, eu e meu pai pegarmos exatos 57 tucunarés variando de 1 a 4,5 kgs em uma manhã, a gente batia o lago todo mas só pegava lá, então praticamente apoitamos rsrsrs(parece história de pescador mas não é)!!! e eu nunca tinha usado carretilha na minha vida, se fosse hoje com cta pescaria muuuuuuuuuuuuito mais!!! o lugar não é tão exuberante quanto o negro, mas amazonia é amazonia, vale e muito conhecer cada lugar, tanto que to indo conhecer o juma esse ano... mas não volto, já conheci kkkkkk depois de ter um açu na linha, o pinima vira girino rsrsrsr leve equipamento leve, eu levaria vara 17 libras (20 no máximo) pra ter uma boa briga!!! e tem muita pirarara por la, peguei 5 em dois dias pescando só o fim do dia durante uma hora obs: o acari é um rio bem estreito, acho difícil o santana entrar bem nele Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dalcio R. Andrade Postado Setembro 19, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 19, 2014 bota fotos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renato.castro Postado Novembro 28, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 28, 2014 https://www.youtube.com/watch?v=Su6q46jsirA Desculpem a demora, fiz um vídeo da pescaria, depois coloco algumas fotos. abraços! Este usuário "Renato e Castro" sou eu também, está duplicado... agora que percebi que possuo 2 logins no fórum, gostaria que ele fosse excluído. Abraços! arrow:: Foi deletado... ::tudo:: Kid M Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dalcio R. Andrade Postado Novembro 29, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 29, 2014 muito legal parabens muito bom ver um casal feliz pescando juntos1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
renato.castro Postado Dezembro 4, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 4, 2014 muito legal parabens muito bom ver um casal feliz pescando juntos1 Obrigado, foi bom demais... ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ygaro_Sepotuba Postado Dezembro 30, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 30, 2014 Show! Vou mostrar o video pra minha esposa e ver se consigo concence-la a ir Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Dick Postado Janeiro 6, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 6, 2015 Muito legal o vídeo da pescaria. Parabéns!! :D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.