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Vc sabe escolher um reboque/carretinha e engate?


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Paulo, nao conheço a Paes Engates, mas vendo o site ao menos parecem ter cuidado com INMETRO e outros, isso é um ótimo sinal! Tb tem diversas revendas e filiais, o que ajuda e muito a comprar mais barato.

 

Pelas especificacoes:

Carreta para Barco Aluminio até 6m 

 

- Cambão permite ser regulado de acordo com o tamanho do   barco
- Porta bico regulável, com borracha especial para não estragar a proa do barco
- Lanternas de Led, a prova d´agua.
- Chassi em tubo retangular curvado dando uma design diferente
- Pintura eletrostática.
- Roda giratória na ponta do cambão
- Capacidade de carga: 360kg
- Disponível nas cores: Prata / Branco / Preto / azul.

 

Parece ser uma carretinha interessante, nao gosto do tubo retangular como já expliquei antes, mas a pintura eletrostatica é um bonus (embora nao entre onde precise ou seja, dentro do tubo), muito interessante terem dito a capacidade de carga, isso é um sinal de respeito e cuidado com o consumidor.

 

Acho que  vai se dar bem! Abraco

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Astra bom dia, este fabricante me foi indicado pela Maresias Náutica, comprei justamente pelo selo do INMETRO mas volto a dizer o meu barco é pequeno pesa muito pouco, se o meu barco fosse um BOSS BOLT  ou algo deste naipe com certeza ficaria muito preocupado como eu iria transporta-lo

 

 

 

Abraço

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  • 2 meses depois...

Carreta sem dúvida nenhuma é Odne...a melhor carreta do Brasil.

 

A Carretas Odne conta com engenheiros mecânicos que sempre estão desenvolvendo novas peças e inovando para melhorar ainda mais o produto.

 

Recentemente inovaram no berço, trocando o carpete por um material muito resistente, foram feitos testes com marretadas em sua superfície, onde o mesmo nem riscado ficou ''video ( https://www.facebook.com/video.php?v=10202659275241511&set=vb.1786981152&type=2&theater)... uma resistência fora do normal, onde a vida útil deste material supera muitas vezes o carpete...além de não juntar sujeira, segue foto do novo material e site para entrarem em contato.

 

www.odne.com.br

 

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Rafael, a Odne fabrica excelentes produtos, uma fabrica bem montada, equipe bem montada etc.

 

Das carretinhas mais faceis de achar, acho a melhor. Mas ainda prefiro perfil aberto do que esses fechados ou os tubos deles.

 

Mas sim, sem duvida é uma carretinha boa.

 

Agora inovar? dificil... esse material é o PEAD, ou polietileno, existe há decadas no mercado, ja foram usados outros materiais em diversas partes. Nesse ramo, pra inovar de fato ainda vai um tempo, carretinha é de fato algo simples (embora não seja qualquer um que faca bem!)

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Rafael, a Odne fabrica excelentes produtos, uma fabrica bem montada, equipe bem montada etc.

 

Das carretinhas mais faceis de achar, acho a melhor. Mas ainda prefiro perfil aberto do que esses fechados ou os tubos deles.

 

Mas sim, sem duvida é uma carretinha boa.

 

Agora inovar? dificil... esse material é o PEAD, ou polietileno, existe há decadas no mercado, ja foram usados outros materiais em diversas partes. Nesse ramo, pra inovar de fato ainda vai um tempo, carretinha é de fato algo simples (embora não seja qualquer um que faca bem!)

 

Quando digo inovar, não é apenas a respeito deste berço não... claro que a matéria prima já existe.....a Odne busca materiais que substituam os atuais, de uma forma que fique ainda melhor, e não fique mais caro o produto.... a suspensão das carretas é alemã....os novos roletes que serão usados são 10x mais resistentes que os atuais, não deixam riscos etc, e serão ainda mais barato...

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Raphael:

 

A suspensão não é alemã, é bem nacional ehehhe, o modelo é chamado de alemão, só isso, aliás é um sistema bem simples e eficiente. Assim como existem diversos nomes para eixos (são eixos e não suspensão), tipo mcperson, de torçao, etc, existe o alemão. 

 

É um bom eixo? Sim.

 

ë melhor que os outros? talvez. prefiro passar isso para quem conhece a fundo.

 

mas a priori não é mais avançado que um eixo indepente. No máximo é melhor que os eixos rígidos montados sobre feixes de mola. 

 

Dizem que tem maior durabilidade, e bla bla bla, ok, isso só veremos daqui 10 ou 15 anos, se é que veremos por que até hoje vi tao poucas carretas com problema de suspensão no que se refere a durabilidade que não serve de base (e olha que pesquisei e andei muito por ai). Entao a durabilidade da suspensão nao é algo determinante, dificilmente ela da problema.

 

Da problema é no cubo, rolamento, eletrica, solda, etc. Suspensão não. Claro excetuando-se os mal usos e grosserias ...

 

Na realidade o que sistema do eixo alemão é bem simples, é um semi independente de torção. 

 

De torção por que até onde me explicaram é uma barra de torção (na real duas neh..) e semi independente, pq ambas funcionam separadamente, porem são ligadas pelo proprio eixo.

 

Obviamente, se eu fosse um fabricante, nao iria usar o eixo dependente nunca, seria nivelar por baixo e ir pelo mais facil e barato, jamais teria valor agregado ao meu produto.

 

O eixo totalmente independente é muito caro e complexo para um reboque. Nao compensa e acaba gerando um custo muito alto para algo que os clientes nao precisam e nao desejam. O eixo de torcao/semidependente/alemao/etc, seria uma solucao perfeita para o momento atual do mercado de reboques.

 

Simples assim. Eixos de torção sao utilizados há quase 50 anos na industria, nao tem complexidade nem tao pouco nenhuma novidade neles.

 

Se vc leu o topico, vera que investir em produtos caros, vai tornar teu problema muito inacessivel , o povo economiza 100 reais em pneus, 20 reais em lanternas... colocar um eixo importado de fato (nao que seja impossivel), seria ilógico, já que é feito no país, não precisa de pagar imposto de importação, frete, logística etc. Um eixo pelo peso dele , no mínimo iria custar mais de R$1.500 . Um eixo nacional com a mesma tecnologia vc paga no maximo R$300, com frete, logistica, etc. Tem pra vender na OLX por R$400 pro consumidor final ...

 

Novamente, a ODNE é sem duvida uma das melhores fabricantes nacionais, e é dever dela sair na frente, torço por ela, e adoraria ser convidado para trabalhar com eles. Mas há inumeros fabricantes usando o tal eixo (e uns até vendendo tb.... acredito que o da ODNE deve ser no minimo melhor que a maioria ou pelo menos com um controle de qualidade melhorado) 

 

S0bre os roletes, desconheço o que estao fazendo, mas isso é uma ótima notícia!!!!

 

Tem uns la fora que sao sensacionais!

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  • 10 meses depois...
  • 9 meses depois...

Saudações aos participantes desse fórum; a alguns anos ( 17 ) uso em vez de carpete uma esponja de 10cm de altura densidade 33 pela largura da tábua. revestidas por naylon de cadeira de praia. utilizo madeira de cedrinho vermelho pintado com duas a tres demão de tinta a óleo ou esmalte ,aplico cola de sapateiro e colo a  esponja dura cobrindo toda a tabua. apos compro 5m de naylon de cadeira de praia, divido ao meio ,sentido do comprimento ,o naylon e revisto a esponja puxando bem firme e pregando com grampeador de estufador . primeiro fixo um lado de todo comprimento depois traciono e dobro a borda para ficar dupla e mais resistente.  Qual a vantagem ? O casco de aluminio escorrega no naylon e se eu entrar com o reboque na água a esponja elimina a água rapidamente ao sair com o reboque.  testem e observem que fica show alem de ter diversas estampas de coloridos. uso desde 1999 e em média dura 5 a 8 anos. observe que a esponja seja de alta densidade e vejam a facilidade de operar. Um grande abraço.obs.: todos os amigos que vão reformar os carpetes estão optando pela facilidade embora seja mais cara mas é fantástica.

Desculpa inicialmente não ter parabenizado ao criador deste , o tema é de muita valia , obrigado sr Astra-T..

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Este tópico é de muita serventia e cada palavra dita é de muita valia.. parabéns ao criador do tópico . Olha só.. estou com uma dúvida e talvez alguém aqui possa me esclarecer.. tenho dois reboques.. um para meu barco e outro para carga onde carrego de tudo.. recentemente troquei os pneus dele..tirei os 185/65 e coloquei 4 pneus 205/75 r14 ..aqueles 8 lonas.. acredito que o meu reboque ficou mais alto uns 10 a 15 cm.. e agora o reboque esta desnivelado ou seja a ponta da carreta inclinou pra baixo.. gostaria de saber o que tenho que fazer pra nivelar ? Se tem algum risco andar com ele assim? Se vai forçar mais o engate?O que eu perco ou ganho com esta nova mudança?

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Leandro obrigado pelos parabens!

Vamos la, acho que sua resposta envolve coisas a serem refletidas.

Antes de qualquer coisa, ate onde eu conheco, pneu 8 lonas sao aqueles carga pesada, tipo usado em VAN, e VUCs. Se não for, por gentileza, desconsidere algumas informações abaixo ok?

 

Vamos analisar os pneus em separados?

Qual foi a finalidade da troca? Aumentar a altura? Maior aderencia? Quais problemas de aderencia voce tem tido (se for a carretinha sambar para um lado ou para o outro, 99% de certeza que o pneu nao fara diferenca alguma)

 

Reboques não sao direcionais, nem tracionais, sao apenas um "peso morto" para ser arrastado, dessa forma, em termos de estabilidade , aderencia etc, a menos que vc esteja usando pneus extremamente inadequados (recauchutados, pneus muito  duros como os carga pesada ou de picapes por exemplo), pouco e nenhuma diferenca vc vai sentir na performance em termos de aderencia, mesmo saindo de parcos 150 para 230 . 

Claro que numa curva a 150kmh, um pneu esportivo, perfil baixo, acima de 200mm vc vai sentir a carreta mais no prumo, mas isso é totalmente desaconselhado, reboques vc deve andar ate 90kmh, maneirar nas curvas e especialmente, reduzir antes.

Assim, um pneu mais largo, apenas vai dificultar o carro a vencer o arrasto , ou seja, vc vai sentir BEM mais dificil pra andar, ultrapassar, freiar, etc, alem de claro, consumir bem mais.

Um pneu deve ser considerado conforme sua capacidade de peso, assim, temos no caso dos reboques, um peso muuuiito baixo por roda, afinal, o peso, mesmo no total maximo adimitido pela maioria das fabricas, normalmente não ultrapassa 200 ou 300 kilos por roda. Sendo assim, qualquer pneu 145 pra cima perfeitamente cabível.

Colocar um pneu 8 lonas, de picape, etc, pensando no peso é altamente desaconselhavel, pois esses pneus so esquentam e tem uma performance adequada quando a partir de certo peso e kilometragem, abaixo disso, o desgaste é muito irregular, algumas vezes sua direcao é comprometida (ele pode apontar mais para um lado que o outro), alem claro que ser muito duro, especialmente quando se tem pouquissimo peso sobre ele, assim o barco , motor, ou cargo irao sofrer em demasia (a carreta vai pular que nem cabrito, mesmo com poucas libras, ai comete-se outro erro, colocar baixa libragem nos pneus o que vai acarretar um serie de outros problemas).

 

Mas nem tudo é perfeito né? 

Algumas vezes não tem outra solução, por um motivo ou outro, ha a necessidade de ter mais altura ou reforco por causa de terrenos acidentados ou ate mesmo a necessidade de casar com a altura do carro. Aí o uso de pneus maiores faz necessario, mas se possivel, use sempre de carros, pois sao mais macios e tem melhor performance com baixo peso.

 

Quanto a altura do chassi da carreta:

 

Voce deve sempre manter o chassi paralelo ao chao, sempre. 

Nem sempre isso casa corretamente, aí voce é obrigado a alterar os pneus , alterar as molas ou alterar a forma que o engate do carro está posicionado.

Manter o reboque alinhado ao chão é necessário, pois em freadas e curvas, o reboque faz pressao a frente , e isso desequilibra a frenagem do veiculo.

Nao raro quando o reboque esta empinado (pra cima), em freadas o eixo traseiro chega a levantar o carro , perdendo totalmente a capacidade de frenagem do veiculo e tb direcao.

O contrario tambem é real, com a ponta do reboque pra baixo, numa freada, a traseira vai ser empurrada para o chao, levantando a frente do carro (que tem 70% da frenagem dos carros) e vai literalmente transformar seu veiculo num carro desgovernado.

é bem simples, portanto, o reboque deve estar alinhado ao chao e consequentemente ao carro, preferencialmente aos dois ao mesmo tempo, ou seja, chassis na mesma altura e retos.

 

Outro ponto importante é o desequilibrio de massas:

A carga deve ser equilibrada na carreta, ou seja, nem atras, nem na frente do eixo nem apenas sobre o eixo. deve ser equilibrada, isso dara uma estabilidade MUITO maior no carro  especialmente em mudancas de direcoes e frenagens e curvas.

Aconselha-se manter entre 10  e 15% de carga total sobre o engate e cada fabricante estipula um peso maximo sobre o mesmo. Portanto, verifique o seu engate.

segue dois videos legais sobre o assunto:

 

 

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Minha carreta e de carga e tem capacidade de até 2.000kg quando coloco carga máxima nela os pneus murcha, então resolvi colocar estes pneus 8 lonas, que tem capacidade de 1030 kg por pneu, enquanto os antigos tinha 530kg por pneu, porém acredito que a melhor maneira seja eu trocar a ponteira do meu reboque, se eu colocar uma ponteira reta acho que da certo, afinal a minha ponteira original é uns 15 cm pra baixo do engate . Vou ver se consigo ostar uma foto.

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Nestas fotos o reboque ainda tava com pneus antigos.. ele

parado não dá impressão de muitos murcho porém quando movimentava ou passava em alguma lombada dava pra ver que eles abaixavam bastante.. a solução que encontrei foram esta.. porém Ainda não coloquei peso o suficiente igual da foto pra ver o resultado.. mas o fato de agora com os pneus mais alto esta desnivelado baseado na pick-up e colocou o reboque inclinado pra baixo ,o que me preocupou.

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opa leandro blz? 

nao tinha entendido que a carreta era pra carga pesada, entao esquece o que eu falei sobre os pneus 8 lonas e tal, de fato, com 2 mil kilos a coisa muda DRASTICAMENTE de visao. Achei que estavamos falando de carretinha bau, simples.

vc optou corretamente, ate aguentariam os pneus menores, mas com a buraqueira, peso, etc, certamente eles nao iriam durar muito.

 

vc deve arrumar o engate e subir ele no memso nivel da carreta, ate pq como esta, alem de forcar o engate e picape , esta tb forcando o eixo primeiro da carreta em relacao ao outro eixo.  nao é muito dificil, procure uma empresa de carretas e peça pra adequarem o engate, provavelmente vao trocar apenas essa peça onde vai a bola do engate por uma que nivele melhor com o reboque. Coisa simples.

Vc ta em Frutal, nao é muito longe da Morini carretas em Votuporanga, procure por eles, certeza que eles fazem. Qual a marca da sua carreta? Provavelmente seja ali da regiao de Rio Preto.

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A marca da minha carreta é Lana. Estou a 170 km de votuporanga, minha carreta foi fabricada em Uberlândia que também fica a 170 km de minha cidade aqui.. não  sabia desta fabrica em votuporanga , se soubesse teria feito um orçamento por la na época, mas vc disse tudo, o primeiro eixo tá forçando, só ele que tá forçando no chão praticamente, qualquer lombadinha as rodas traseira ja fica no ar, então vou ver o quanto antes para solucionar isto, antes que aconteça algo grave. Mas de qualquer forma agradeço atenção, precisando de algo aqui na região tamos a disposição..abraços

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  • 2 anos depois...
  • 6 meses depois...

Carreta de fato faz muita diferença, principalmente, em relação a segurança no deslocamento. Ainda tem a preservação do casco.

Esse final de semana busquei uma embarcação com o parceiro. Sempre acostumado a puxar uma carreta que julgava razoável.

Conjunto novo está montado numa carreta Odne. Impossível descrever como é melhor que antiga. 

Muito mais estável, "no chão", quase impossível de perceber que está rebocando.  Me surpreendeu demais.

Sempre reboquei usando uma Amarok, imagino que sendo um carro menor ou sem tração integral a diferença seria ainda maior.

 

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  • 1 ano depois...

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Em 18/09/2014 em 19:36, Astra-Taranis disse:

Você sabe como escolher um reboque ou carretinha e seu respectivo engate? Confia no vendedor? Acha que é tudo igual?

 

Se você torceu o nariz e disse : tudo igual, a mais barata é a melhor! É bom ficar preocupado !

 

Esse não vai ser um tutorial definitivo (nunca são!), nem pretendo de que seja, não sou um técnico ou um engenheiro, sou apenas um cara que quis ter uma empresa de carretinhas e aprendi um pouco, então vou passar algumas informações...

 

Bom antes de mais nada, é bom ter algumas coisas MUITO claras nas mentes de vocês , segue um texto que achei na internet:

 

 

Citar

 

 

Para começar, o reboque deve ser registrado e licenciado no Departamento de Trânsito (Detran), ganhando placa e documento (CRLV). Apesar de não ser preciso pagar IPVA ou seguro obrigatório (DPVAT), a Taxa de Licenciamento da carretinha deve ser paga todo ano. Os veículos com peso bruto total (PBT) de até 3.500kg (soma dos pesos do veículo, unidade acoplada e carga) podem ser dirigidos por motoristas habilitados na categoria B. Até 6 mil quilos, a carteira deve ser tipo C; acima disso, categoria E.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tome cuidado ao comprar a carretinha, já que o fabricante deve estar homologado por entidade credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). De acordo com a Resolução 14/98 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), são equipamentos obrigatórios para os reboques: protetores das rodas traseiras; lanternas; freios de estacionamento e de serviço (veículos com capacidade superior a 750kg e produzidos a partir de 1997); luzes de freio; iluminação da placa; setas; pneus; lanternas delimitadoras e lanternas laterais (dependendo das dimensões). As penalidades para o veículo que circular em desacordo com essas especificações são variadas e constam no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

 

ENGATE 

 

 

O engate para puxar a carretinha também deve estar dentro das normas. As resoluções 197/06 e 234/07 do CONTRAN é que definiram es regras para os veículos com até 3.500kg de PBT. O fabricante ou importador do veículo deve informar ao Denatran os modelos que têm capacidade para tracionar reboque, além de fazer constar no manual do proprietário os pontos de fixação do engate e a capacidade máxima de tração do veículo.

 

 

Já o fabricante do engate precisa estar registrado no INMETRO, que estabelece normas para aprovar o produto e seu procedimento de instalação nos veículos. O acessório deve apresentar algumas características: esfera maciça apropriada ao tracionamento; tomada e instalação apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; e ausência de dispositivo de iluminação.

 

 

 

Além disso, o engate deve trazer uma plaqueta para a rastreabilidade do produto. Por fim, o instalador do engate deve cumprir à risca o procedimento de instalação aprovado e indicar na nota de venda do produto os dados de identificação do veículo. Conduzir o veículo com equipamento ou acessório proibido é infração grave, com multa de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização.

 

 

 

Bom parece óbvio não é? Para mim parece, mas acredite, uma enorme porcentagem de carretinhas por aí não são feitas assim, são fabricadas com soldas de portão, materiais reciclados e ruins, pneus remolds, por serralheiros que mal sabem a diferença entre + e - e o pior: SÃO VENDIDAS SOB A CHANCELA DE MARCAS FAMOSAS (inclusive dentro do estado de SP!). Alguns fabricantes vendem o chassi pro serralheiro que então produz e pode ser emplacado (ou seja, produz sem controle, como quer com o material que bem entender) outros fabricantes, basta entregar $400 que ele emite uma NF dizendo que foi ele quem fez...

 

Os engates não são diferentes! Há basicamente duas coisas no mercado:

a) engate correto e bem feito

b) engante cosmético, uma aberração vendida em qualquer loja, até que são bonitos, mas só servem para enfeitar, não possuem pontos de ancoragem, não tem aço correto, não tem garantia, as soldas são mal feitas, não possuem distâncias corretas do parachoque, enfim... são os encontrados em 99% dos casos e estão por aí transportando lanchas de mais de 1 milhão de reais prontos para causar um desastre.

 

Falando em desastre, eu sigo a seguinte mentalidade:

"Não é por que não deu problema até hoje que não vai ocorrer. Segurança não é brincadeira, se você vacilar pode matar. E pra morte meu amigo, não exite seguro, indenização nem qualquer outra coisa. Se você matou ou morreu, siga com isso até onde aguentar!"

 

Portanto, vamos falar em segurança como algo REALMENTE necessário e que não se deve negligenciar ok? Segurança é segurança e ponto final. NAO tem dessa de pode isso ou aquilo, vai que dá certo etc... Existe o certo e o errado. 
 

Já que estou falando de engate, temos engates corretos e eles são definidos por PESO a ser transportado, aqui vale a máxima: compre bem acima do que vai transportar, canja de galinha não faz mal a ninguém, em uma freada brusca ou em capo de um acidente, roda que cai, desprendimento da carga, um engate mais parruda é a diferença entre voltar pra casa de carro próprio ou talvez de ambulância...

 

Sem grandes delongas, hoje os carros utilizam finíssimas chapas em seu monobloco, a maioria deles possuem longarinas pequenas e não dimensionadas para reboques, e pouquíssimos usam chassi de fato. Portanto, esqueça qualquer engate que não contenha ao menos 6 pontos de ancoragem, preferencialmente em longarinas, não sendo possível, instalar na parte de baixo e dentro do porta-malas uma placa de aço (tipo um sanduíche com a placa original do carro), isso fortalece a chapa, aumenta a área de dispersão da força quando puxar o reboque e freá-lo e evitará acidentes comuns como afundamento do porta-malas, ou até mesmo rasgar a chapa ou a longarina onde está afixado (não isso não é difícil, ocorre sim!).

 

Sobre as carretinhas:

 

Há diversas carretinhas disponíveis no mercado, de aço, de plástico, de fibra, de alumínio, de madeira, enfim, uma infinidade.

Todas tem sua atuação mais específica e todas podem ser um desastre ou uma boa opção. O que vai delimitar é a qualidade geral, ou seja:

 

a) engenharia,

b) qualidade de produção : soldas, materais, conhecimento, elétrica, pneus, eixos, cubos,

c) gabarito

d) mais importante: responsabilidade da fábrica!

 

Carretinha não precisa ser bonita (nem feia!), mas precisa ser bem feita. uma carretinha bem feita, onde se tem produtos de qualidade, gabarito alinhado e correto, poderá ser usada por uma vida inteira e mais um pouco, não vai ficar pulando nem rabiando pela estrada, não dá curto, não quebra do nada, não entorta , não fica capenga, enfim... 

 

O mais difícil na construção de uma carretinha é o gabarito, todas as fábricas têm o seu, nem todas tem um bom gabarito, ou seja, tem carretinha que sai muito boa, tem carretinha que sai parecendo um burro xucro de tanto que pula e fica sambando na estrada.

 

O gabarito é a alma do negócio, demora para ser feito, muitos com o tempo vão se amassando, entortando, danificando e por aí vai, portanto, antes de sair pagando carnes por aí, se possível vá até uma fábrica e veja o que produzem.

 

Produtos reciclados, remolds, alternativos, recondicionados, etc, são maravilhosos em muitos lugares, menos em um que você carrega muitos quilos e pode do nada se soltar e invadir a pista contrária e matar uma família inteira que não tem nada a ver com sua economia porca. Simples assim. Fabricante que coloca de pneu remold a eixo recondicionado pode riscar das opções. 

 

Elétrica: deve ser bem tratada, com fios estanhados e soldas protegidas, com as luzes bem estanqueadas (pode ser um simples silicone vedando!), com fios de qualidade e sem emendas, viu fita isolante? Descarte... A elétrica é essencial que seja de qualidade, primeiro por que é segurança, segundo por que mesmo que você transporte de kombi 75, se tem um fio desencapado, ou fiação velha de má qualidade, corre o risco de incendiar o seu carro, e é muito rápido, quando se percebe já era... Os carros modernos então um curto circuito para o carro inteiro e o prejuízo é enorme. Pensa numa picape atual, uma cherokee com curto... Do rádio a central eletrônica, bomba, tudo vai pro saco...

 

Se sua carretinha entra na água, preocupação triplicada!

 

Soldas:

Aqui um capítulo a parte, a solda é o que une todo o conjunto, reforça e faz você ir e voltar, ao contrário de só tentar ir... Solda TEM que ser bem feita, limpa, sem um monte de pingos pela carretinha, feita do começo ao fim de uma única vez, em movimentos curtos, rítmicos e iguais, preferencialmente bem juntos um ponto do outro. Isso tudo demonstra capricho, asseio, atenção aos detalhes.

 

A solda não é tudo igual, tem diferentes tipos de soldas, diferentes funcionalidades e graus de pureza, claro que não vem ao caso dizer tudo isso agora, mas uma carretinha com soldas limpas, sem aquele monte de pingos por tudo que é lado, soldas unidas e bem feitas, mostram que a empresa investe em um profissional de qualidade. 

 

Uma solda mal feita destempera o aço, logo ele vai partir facilmente , detalhe: nunca parte na SOLDA e sim PERTO dela... Um bom profissional sabe como evitar uma solda destemperada, sabe usar limpadores e produtos para melhorar a solda e principalmente a não deixar vãos imperceptíveis a olho nu mas que com o tempo entra água e umidade, criando ferrugem próximo a solda, apodrecendo tudo ...

 

Tipos de chassi, tubo, longarina etc...

 

Há muitos tipos por aí,  de reboques feitos por tubos (na minha opinião mais modernos e bonitos), a longarinas em U ou I ou H (cada região explica de um jeito, é aquela parecida com trilho de trem ou em formato de U, ou de C, ou algo parecido), entre outros formatos menos usuais.

 

Sendo bastante franco: as melhores opções são as ABERTAS, ou seja, em I ou H ou C ou U , pelo simples fato de que fazem a umidade (principal problema das carretinhas) e água serem rapidamente evaporadas, diferente do chassi em TUBO (tubolar), que embora mais leve e bonita , dificulta MUITO a evaporação , mesmo deixando inclinada, basta pegar um canudinho e colocar água dentro pra entender o por que. A simples umidade do ar diário lá dentro intensifica a ferrugem, adicione chuvas, lavagens, sujeira, ratos (sim eles adoram entrar nesses tubos e fazer seus nichos lá!), jogadas de água das crianças... enfim.. o sistema tubolar é eficiente e aguenta? sim... mas prefira o velho e mais pesado sistema em U.

 

Outra vantagem da viga em U é que você consegue rapidamente ver pontos de ferrugem, algo impossível num sistema tubolar, quando este ficar aparente, já era! Já na viga em U, basta um simples conserto caseiro...

 

Pintura, hoje muitas fábricas contam com cabine de pintura, pintura epóxi, pintura de tudo que é jeito , cor, textura etc.

 

Basicamente o importante é o metal ser tratado ANTES de ser pintado, seja por um primer ou por tratamentos químicos, a fogo etc. Todos são interessantes e todos vão um dia acabar... 

 

Em perfis em U ajudam bem no caso da pintura, visto que podem ser pintados por dentro com extrema facilidade, ajudando mais ainda na questão da ferrugem.

 

O engate que engata no engate do carro ehhehe:

 

Existem diversos tipos, dos mais tradicionais copinhos soldados (que estão saindo de linha!) aos mais rebuscados com sistemas de travamento e segurança, todos funcionam mas os mais tradicionais são mais suscetíveis a falha, principalmente se a soldagem for ruim, se ela for boa, provavelmente nunca terá problemas, mas como hoje temos soluções melhores, aconselho a utilizar aqueles de ferro fundido, aparafusados (e se possível soldados tb) ao chassi do reboque, são mais seguros, fáceis de trocar se precisar e também mais práticos.

 

Sistemas de molas:

 

Temos basicamente dois tipos: molas por feixe e molas helicoidais.

 

Não dá para generalizar dizendo que o feixe de molas aguenta mais peso e que helicoidal pula menos, isso em grande parte é verdade mas não uma verdade absoluta, conheço exemplo de ambos os modos que tem resultados absolutamente contraditório. Tudo depende do material, fabricante, engenharia e qualidade geral já exposta.

 

Porém a grande maioria das fábricas são na realidade fabriquetas, e portanto, simplificam ao máximo. Diante disso, se vc vai carregar um peso ate 1 tonelada, ou menos, opte pelas helicoidais, são mais modernas, mais fáceis de consertarem num aperto, pulam (em geral) menos e proporcionam uma estabilidade (geralmente) melhor. Passou desse peso, pense em feixes de molas. 

 

O mais importante aqui são os amortecedores, serão eles que irão gerar toda estabilidade envolvida, não deixam os buracos afetarem tanto a carretinha etc, portanto, peça amortecedores NOVOS e de marcas renomadas.

 

Lembre-se ate um popular hoje  tem mais de 1400 quilos, divida isso por 4 rodas e veja se o peso transportado que cada conjunto mola/amortecedor consegue carregar (incluir ai o peso máximo a ser transportado no carro). rapidamente você notará que mesmo carregando um bass boat e mais tralhas e mais a sogra, vai estar bem abaixo do limite que um carro popular carrega, preferindo poderá usar um conjunto mais parrudo, como de um sedan médio (civic, vectra, etc), estes suportam mais peso ainda. O que eu recomendo é trocar ideia com o fabricante a respeito, não adianta nada você ter um feixe de mola que suporta 2 toneladas facilmente (como de picapes!) para transportar um barco de 100 quilos + motor, certamente vai ter um cabrito pulando e deteriorando todo seu barco e motor atrás...

 

Preço:

 

muitos no intuito de economizar (e não os culpo!) por causa de R$100 reais ou menos trocam um produto de qualidade por um desastre pronunciado sem saber.

 

Vamos fazer contas para entender um pouco do quanto deve custar um produto de qualidade?

 

Uma fábrica comum produz uma carretinha a cada 1.5 ou 2.5 dia. Se temos 22 dias em média por mês, logo temos em média 11 modelos por mês, claro que sempre se produz duas ou mais ao mesmo tempo, então vamos colocar digamos 16 modelos por mês, acho um número bastante realista para 99% das empresas do ramo...

 

Partindo desse pressuposto, vamos fazer umas contas de padaria ? Nada muito técnico claro, valores aproximados.

 

Mesmo numa pequena fábrica temos como cargos , quantidades e salários:

 

1 secretária R$1.600

1 soldador R$3.500

1 pintor R$2.500

1 auxiliar geral R$2.000

1 vendedor que recebe de comissão 10% + ajuda de custo R$400

2 sócios (que farão de tudo, de vender a soldar)  média de R$5.000 cada um ou 10% do lucro cada

Aluguel R$8.000

Energia elétrica R$3.000

Água R$150

1 contabilidade R$250

Custos extras (telefone, celular, internet, viagens, etc, e etc, etc) R$2.500

 

Por eqto temos os custos mensais fixos de R$33.900 (sem contar impostos dos colaboradores), ou seja R$40 mil reais dividido por 16 reboques em media : R$2.500 sem imposto...

 

Vamos continuar..

 

2 rodas R$200

2 pneus R$320

2 cubos R$300

1 eixo R$200

pintura R$100

Elétrica e semelhantes R$250

Porcas e parafusos R$100

 Total ate agora R$ 3970 (vamos arrendondar pra R$4.000)

 

Logo, coloque aí custos de vendedor R$4400 SEM IMPOSTO (dos colaboradores e do produto em si... Note que aqui não coloquei os custos das CHAPAS e VIGAS que obviamente não são a preço de banana...)

 

Portanto, comece a repensar quando te aparecer uma carretinha por um valor menor que R$ 5 mil. 

 

Como conseguem então? Pneus remolds, eixos de ferro velho, material sem qualidade, soldas porcarias e principalmente, dando para um serralheiro de portão cortar tudo e pintar por R$400 reais ... terceirizou, abaixou o preço e perdeu toda qualidade.

 

Por tudo isso e mais algumas coisas, fiz esse rápido tutorial do que prestar atenção quando comprar uma carretinha.

 

Há várias fábricas de qualidade e com bom preço no mercado, basta saber compará-las , verificar o que é necessário e pesquisar um pouco. Talvez R$100 ou pouco mais podem parecer um bom negócio, mas na prática podem te deixar em complicações 

 

 

 

 

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