Luiz Vessosa Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 Olá pessoal, Meu pai e eu temos um barco de alumínio com um viveiro com um revestimento de plástico, tipo este. Gostaria de contar com a experiência dos amigos pescadores para indicações de um bom oxigenador para manter o peixe vivo durante um campeonato que irei participar em Dezembro. A troca de água já é feita quando o barco é movimento com o motor de polpa, mas a oxigenação eu estou pesquisando agora para poder equipar o barco, gostaria de sugestões tanto de se customizar o barco quando aqueles portáteis. Dicas como "não compre este" também ajuda ::tudo:: . Obrigado a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Vessosa Postado Setembro 24, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 Para complementar: Será pesca de tucunaré. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lênio Pimenta Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 Cara, sou TOTALMENTE leigo nisso, mas acho que qualquer oxigenador a pilha ja te atende. Nao acho necessario fazer instalacoes pra isso. Tem alguns Marine e VFOX, se nao me engano, que custam baratim. Menos de 30 dilmas. Ai voce escolhe o que mais lhe agradar, desde velocidades e tipo de bateria, e é so colocar pra funcionar. Acho que nao tem misterio nao... Ja ja aparece mais gente pra ajudar. Abracao! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Vessosa Postado Setembro 24, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 Cara, sou TOTALMENTE leigo nisso, mas acho que qualquer oxigenador a pilha ja te atende. Nao acho necessario fazer instalacoes pra isso. Tem alguns Marine e VFOX, se nao me engano, que custam baratim. Menos de 30 dilmas. Ai voce escolhe o que mais lhe agradar, desde velocidades e tipo de bateria, e é so colocar pra funcionar. Acho que nao tem misterio nao... Ja ja aparece mais gente pra ajudar. Abracao! Cheguei a ver alguns, mas a descrição deles diziam: Para iscas... aí surge a dúvida, será que vai aguentar um tucunaré de uns >=3kg? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 se ele vai ficar com o buraquinho da troca de agua aberto qd em movimento, deixa tb parado, nao vai acontecer nada, afinal ja estará com agua la dentro, com o buraco aberto nao ha necessidade de aerador, visto que a agua vai trocando, lentamente, mas troca sim, mesmo em represa. Ja em rios a propria corrente vai trocar mais rapidamente. Alias, sendo prático, a menos que vc encha de peixe la e fique o dia inteiro sem trocar a agua em nenhum momento, nao ha motivos pra aerador . sinceramente, acho que um puça é uma melhor solucao deixa ele na agua do lado do barco, qdo estiver em transito, poe dentro do barco com o viveiro com agua... ou se estiver perto, vai pra sede com o peixe fora dagua mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Vessosa Postado Setembro 24, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 se ele vai ficar com o buraquinho da troca de agua aberto qd em movimento, deixa tb parado, nao vai acontecer nada, afinal ja estará com agua la dentro, com o buraco aberto nao ha necessidade de aerador, visto que a agua vai trocando, lentamente, mas troca sim, mesmo em represa. Ja em rios a propria corrente vai trocar mais rapidamente. Alias, sendo prático, a menos que vc encha de peixe la e fique o dia inteiro sem trocar a agua em nenhum momento, nao ha motivos pra aerador . sinceramente, acho que um puça é uma melhor solucao deixa ele na agua do lado do barco, qdo estiver em transito, poe dentro do barco com o viveiro com agua... ou se estiver perto, vai pra sede com o peixe fora dagua mesmo... Na prática já vi que a oxigenação ocorre mais mesmo quando o motor de polpa está andando, mas no motor elétrico por exemplo é praticamente nulo. A sugestão do puça é uma boa também.. garante sempre que a água será renovada e a temperatura ambiente, sofrendo menos aquecimento do sol que o alumínio do barco. Vou deixar essa opção como plano B se não achar nenhuma sugestão de oxigenador da galera. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 nao eh praticamente nulo nao! longe disso! primeiro pq a agua contem oxigenio em grande qunatidade naturalmente, se vc perder o oxigenio, perde a agua. simples assim. temos a impressao de faltar oxigenio pq vemos peixes morrendo em rios e lagoas e dizem que é falta de oxigenio, só nao dizem que é por causa de contaminacao na agua ! Ai a coisa muda de figura, a quimica explica isso. E tambem em poças de agua onde fica apenas uma agua barrenta e lama, nesse caso a agua nao passa pelas branquias, entope e o peixe morre por falta de oxigenio mesmo. em casos de lagoas e pesqueiros artificiais o oxigenio serve alem de aerar a agua, serve para manter a proliferacao de bacterias, patogenicos e outros em quantidade natural, alem do que é muito diferente da realidade do pescador, visto que se entra e sai peixes a todo momento (com problemas de saude muitas vezes), tem a questao de lodo e algas em grande quantidade, alem da racao que com o tempo vai fermentado esses locais. Portanto a aeracao é algo importantissimo para manter tudo dentro das normas e necessidades. voltando ao teu caso, sim o aluminio esquenta, nao o aluminio nao vai fazer a agua se tornar uma chaleira... com o buraco aberto há troca suficiente de agua nova, inclusive facilitando a troca de temperatura por física, ou seja, agua quente sobe e agua fria desce, assim como é com nossa geladeira. Mesmo o barco parado é mais que suficiente para realizar a troca com uma boa quantidade de peixe. Nao muita, mas uns 4 ou 5 vai tranquilo ali... Uns 10 ou 15 nao da neh? nao tem espaco e nem como a agua passar ehhehe Como barco em movimento, mesmo um movimento como de motor eletrico a troca é muito rapida, pois é forçada a sair e entrar pelos buracos. se tiver correnteza mesmo o barco parado ja entra e sai muita agua sem vc perceber. Entretanto, confesso que nunca usei aquilo, nunca acreditei muito no uso e sempre esqueco de usar tambem, pra mim o puca é mais prático e melhor. Uma coisa é fato, se eu fosse um peixe nao iria gostar de ficar naquele lugar , deus me livre! poe um puça do lado do barco, amarrado, sem contar a agua natural, tem luz, tem o efeito de peixes por perto atraem outros peixes... sei la... eu prefiro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 Não é tão simples assim. O viveiro do barco tem dois drenos, um que entra e outro que sai, com o barco em movimento é difícil controlar a vazão, geralmente entra mais do que sai e transborda, uma alternativa é por uma chumbada no buraco de entrada, mas tem que tirar qdo parar, um saco. O oxigenador p iscas pode faltar p peixes grandes. Veja algumas instalações de bomba de porão com temporizador que a turma dos bassboat usa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 eu nunca abri nos meus barcos e sinceramente, se fosse comprar um barco hj, pediria pra nao vir aqueles buracos, pra mim soh serve pra dar vazamento... sou mais uma caixa estanque pra gelo ou porta treco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 Astra, no Araguaia na pesca de piraíba é quase impossível não usar o viveiro do barco, tanto que ele fica no banco do piloteiro, e o coitado passa o dia todo jogando água dentro com um balde. É p iscas, só que pesam mais de 1kg cada :gorfei: :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 lamana, entendo, deve ser interessante em alguns casos, claro! senao nao existiria, pra mim hoje é dispensavel, alem do que, ir ate o araguaia puxando um barco e carreta e voltar? mais pratico, rapido e barato alugar um la que ja tenha isso... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 "primeiro pq a agua contem oxigenio em grande qunatidade naturalmente, se vc perder o oxigenio, perde a agua. simples assim. " Não entendi! blink:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Setembro 24, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 24, 2014 Rodrigo, nao sou um bom quimico ehhehe alias foi um terror pra mim na escola... Mas vamos la: Agua = H2O ok? se vc tira oxigenio, vc cria H2, que é hidrogenio e vira gás. Ok, não é assim tão simples, tem o CO2 e algumas ligaçoes malucas que eu nunca entendi, mas a grosso modo, podemos dizer que quanto mais vc retirar o oxigenio da agua, mais rápido ela evapora. do contrário não é agua. Como o viveiro ficará SEMPRE com a mesma quantidade de agua (agua interna = agua externa, portanto, se vc afundar o barco 2 cm, terá 2 cm de agua la dentro, se afundar 10 cm , vai ter 10 cm de agua la dentro) quando parado obviamente. A tendencia como o Lmana disse, ao andar é encher mais de agua do que sair, logo sobe rapidamente a agua la dentro. Assim qdo o peixe consumir oxigenio, a agua evapora e com isso ela tb entra pelo buraco no mesmo instante e tb no mesmo instante há a troca de agua quente pela agua mais fria do rio/lago/represa. Na teoria deveria funcionar direitinho hehehe Na teoria.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Setembro 25, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 25, 2014 Não é assim Astra. Nem os peixes , nem as algas e nenhum organismo consegue retirar o átomo de Oxigênio da Molécula da água. Todos os seres aquáticos captam o Oxigênio dissolvido na água. São moléculas de O2 dissolvidas assim como é o gás dos refrigerantes. Para conseguir retirar o átomo de oxigênio da molécula de água é preciso uma grande quantidade de energia, pois essa ligação química é muito forte (apolar) através do processo de hidrólise. Por isso que é inviável um motor a água. Porque a quantidade de energia que se gasta pra quebrar a molécula é maior que a energia produzida pela combustão do Hidrogenio, gerando saldo negativo de energia. Qual o grande problema dos viveiros e da manutenção de peixes vivos: Primeiro é o stress provocado, que leva ao aceleramento do metabolismo e aumento da respiração e por consequência um maior consumo de Oxigênio. Então logo após a captura, o peixe demanda uma quantidade maior do que o normal. Desta forma é recomendável ligar o aerador de imediato. Segundo é a capacidade que aquela massa de água do viveiro tem de reter o Oxigênio dissolvido, sendo diretamente influenciado pela temperatura da água. Quanto maior a temperatura MENOR a capacidade de reter Oxigênio. Então se a água esquenta dentro do viveiro ela perde gradativamente a capacidade de reter o Oxigênio, perdendo-o para o ar. Deve se considerar a respiração do peixe que consome o oxigenio diminuindo a sua concentração e aumentando a quantidade de gás carbônico dissolvido na água. Se não houver uma troca da água o peixe morre sufocado nesta água pobre. A melhor tática seria de monitorar os peixes e fazer as trocas de água com mais frequencia conforme o aumento da temperatura. Em casos extremos jogar gelo na água ou usar uma fieira e deixar o peixe fora do barco. Nas pescarias eu deixo as duas bueiras do viveiro abertas. Com a movimentação do motor eletrico, já é o suficiente para promover uma boa renovação da água. " Água entrando é Oxigenio entrando" Infelizmente boa parte dos cascos tem bueiras próximas. Isso é bom pro pescador, mas ruim pra circulação. O ideal seria que a entrada ficasse num canto e a saída em outra, assim a água nova percorreria todo o viveiro. Oque acontece é que nos cantos dos viveiros, longe das bueiras, a água não é renovada. Assim acaba por ser imprescindível um aerador ou bomba de porão, que faça a água circular por todo o viveiro. Para realizar este serviço, utilizo um timer que liga a bomba de porão a cada 5 minutos. AlexOHolanda reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Setembro 25, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 25, 2014 Como já foi discutido: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33928-aerador-para-caixa-de-peixe-isca/?hl=aerador Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Vessosa Postado Setembro 25, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 25, 2014 nao eh praticamente nulo nao! longe disso! primeiro pq a agua contem oxigenio em grande qunatidade naturalmente, se vc perder o oxigenio, perde a agua. simples assim. temos a impressao de faltar oxigenio pq vemos peixes morrendo em rios e lagoas e dizem que é falta de oxigenio, só nao dizem que é por causa de contaminacao na agua ! Ai a coisa muda de figura, a quimica explica isso. E tambem em poças de agua onde fica apenas uma agua barrenta e lama, nesse caso a agua nao passa pelas branquias, entope e o peixe morre por falta de oxigenio mesmo. em casos de lagoas e pesqueiros artificiais o oxigenio serve alem de aerar a agua, serve para manter a proliferacao de bacterias, patogenicos e outros em quantidade natural, alem do que é muito diferente da realidade do pescador, visto que se entra e sai peixes a todo momento (com problemas de saude muitas vezes), tem a questao de lodo e algas em grande quantidade, alem da racao que com o tempo vai fermentado esses locais. Portanto a aeracao é algo importantissimo para manter tudo dentro das normas e necessidades. voltando ao teu caso, sim o aluminio esquenta, nao o aluminio nao vai fazer a agua se tornar uma chaleira... com o buraco aberto há troca suficiente de agua nova, inclusive facilitando a troca de temperatura por física, ou seja, agua quente sobe e agua fria desce, assim como é com nossa geladeira. Mesmo o barco parado é mais que suficiente para realizar a troca com uma boa quantidade de peixe. Nao muita, mas uns 4 ou 5 vai tranquilo ali... Uns 10 ou 15 nao da neh? nao tem espaco e nem como a agua passar ehhehe Como barco em movimento, mesmo um movimento como de motor eletrico a troca é muito rapida, pois é forçada a sair e entrar pelos buracos. se tiver correnteza mesmo o barco parado ja entra e sai muita agua sem vc perceber. Entretanto, confesso que nunca usei aquilo, nunca acreditei muito no uso e sempre esqueco de usar tambem, pra mim o puca é mais prático e melhor. Uma coisa é fato, se eu fosse um peixe nao iria gostar de ficar naquele lugar , deus me livre! poe um puça do lado do barco, amarrado, sem contar a agua natural, tem luz, tem o efeito de peixes por perto atraem outros peixes... sei la... eu prefiro. Pois é, nula eu exagerei, mas o que acontece é que quando pescamos com motor elétrico, o peixe fica meio fraco, acredito eu que está morrendo, parece que falta oxigênio na água, ai quando saímos com o motor de polpa ocorre realmente a troca de água e depois de um tempo o peixe já fica mais experto (no viveiro tem aqueles tubos que mantém um nível da água e quando acelera ocorre a troca de água). Mas como disse, o puça será uma segunda opção se achar que o oxigenador não for suficiente... Obrigado pela suas respostas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Vessosa Postado Setembro 25, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 25, 2014 Como já foi discutido: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33928-aerador-para-caixa-de-peixe-isca/?hl=aerador Obrigado pelo link e pelas informações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Setembro 25, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 25, 2014 como eu disse, quimica nao eh meu forte, nem discuto... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GlaucoFavaretto Postado Outubro 15, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 15, 2014 Vamos simplificar esse assunto galera... Amigo, compra um aerador para iscas vivas da Maruri (tenho 2 e é o únco que aguentou o serviço, pesco 50 vezes por ano). http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-589166678-aerador-para-iscas-vivas-maruri-de-2-velocidades-_JM O detalhe é o seguinte, no viveiro ou a água sai ou transborda quando o barco está em movimento...se parado a água esquenta demais e o peixe morre. Se você deseja manter um troféu vivo leve uma caixa térmica que caiba o peixe e use o aerador com pilha alcalina e fique controlando a temperatura da água da caixa com algumas pedrinhas de gelo ou a própria água do rio, lembrando que água da superfície é sempre mais quente! Se você for reter um peixe para comer leva a caixa térmica com gelo e deixa ele dentro para não estragar ou ressecar e manda uma pancada na moleira dele para ele não ficar agonizando e não ficar fazendo barulho no barco. Boa sorte...!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Vessosa Postado Outubro 16, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 16, 2014 É isso ai que procurava! Sobre o viveiro, no nosso barco tem aquele esquema dos tubinho que vai trocando a água.. (mas o barco precisa estar em movimento). Agora com esse aerador, acredito eu que ele vai viver muito mais tempo! Obrigado a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Outubro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 16, 2014 Se vc pegar uma água quente no rio, esse aerador será insuficiente te obrigando a fazer a renovação de água. É claro que vai depender da quantidade de peixe e do volume do viveiro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lênio Pimenta Postado Outubro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 16, 2014 É justamente o tipo de aerador que te falei no meu primeiro post... doeu:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Vessosa Postado Outubro 17, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 17, 2014 Se vc pegar uma água quente no rio, esse aerador será insuficiente te obrigando a fazer a renovação de água. É claro que vai depender da quantidade de peixe e do volume do viveiro. Aí é como o amigo lá falou, coloca umas pedra de gelo ou pega uma água do fundo do Rio pra trocar.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Outubro 18, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 18, 2014 Aí é como o amigo lá falou, coloca umas pedra de gelo ou pega uma água do fundo do Rio pra trocar.. Vai ficar sem gelo e com a cerveja quente. :gorfei: :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Outubro 18, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 18, 2014 tchau:: tchau:: tchau:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.