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Bassboats resistem a tocos e pauleiras em represas baixas?


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Olá Leo,

 

Vou dar a minha opinião baseado na minha vida de guia que já está indo para 15 anos e passei do aluminio para os barcos de fibra tipo Bass Boat...

Quanto a resistência dos materiais, tanto o aluminio quanto a fibra, não resistirão a fortes impactos, mas fica difícil mensurar este forte impacto, então vou descrever a minha experiência ao longo deste quase 15 anos...

Usei por 9 anos barcos de aluminio rebitados e soldados e me serviram bem para aquele propósito no momento, mas me deram muitos prejuízos, pois sempre naveguei em lagos com muitas pauleiras submersas e isso deformava todo o fundo do barco afrouxando e até arrancando os rebites fazendo entrar água. Isso me dava muita manutenção e me tomava uma boa parte dos lucros... Já em 2008 passei a utilizar barcos de fibra tipo Bass Boats e hoje continuo pescando nos mesmos lagos e rios onde pescava com barco de aluminio. A diferença é brutal no quesito manutenção, navegabilidade e acabamento... Noto ao olhar por baixo do Bass que está com vários arranhões devido a subir em ponta de troncos e galhadas, mas esses arranhões são apenas na pintura. Agora, se for impacto, com certeza acarretará fissuras e até mesmo rachaduras sérias, mas se isso chegar a acontecer na fibra, se for no aluminio o rasgo é grande... Outra vantagem da fibra é a própria manutenção que você mesmo pode fazer, pois é muito simples o processo. 

Mas independente de onde for pescar, seja de aluminio ou fibra é importantíssimo é saber onde está navegando, conhecer o minimo sobre o lugar e isso ajudará a evitar acidentes. Então resumindo Leo, hoje eu vou de fibra sem sobra de dúvidas.

Espero ter ajudado e digo novamente, esta é a minha opinião e experiência e não regra.

Abraços,

Alex.

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Show de bola de explanação, sem sombra de dúvidas independente de estarmos com embarcações de alumínio ou fibra, o ponto principal é conhecermos onde estamos navegando, tipo de estrutura do local, profundidade do local, tipo de material do fundo, etc!

Os cuidados sempre serão necessários para ambas embarcações!

 

 

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

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Com certeza, o melhor modo e evitar, tanto a fibra quanto alumínio não iriam se dar bem ao bater em um grande toco ou pedra acima de 50 mph...

 

Mas qualquer uma de maior velocidade vai suportar mais por já ser feitas para ''violência da água'' em alta velocidade  ::tudo::

 

Prefira não testar kkkkk

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ja ouviu falar que a resposta é um enorme "depende"?

 

Se vc comparar alhos com bugalhos o resultado sera um enorme *aralho ...

 

Por teoria a fibra dispersa o impacto de forma muito mais abrangente e suave, se voce nao faltou as aulas de física, vai se lembrar que sentar na ponta do prego vai te furar, sentar em 200 pontas de pregas juntas vai no máximo te fazer cosquinha. 

 

A fibra de vidro (e outras fibras) tem em sua construcao centenas e até milhares de pequenas fibrinhas espalhadas em poucos centímetros, ou seja, quando vc sofre uma pancada isso é dissipado por uma enorme área. Diferente do alumínio onde suas moléculas se unem uma a outra simplesmente, logo, numa pancada, vai afundar ou rasgar exatamente no local batido com baixíssima dispersão de energia (ou se preferir, seria como sentar em um único prego).

 

Então a fibra é melhor? 

ehhh NAO ! Não necessariamente.

 

Não podemos comparar cascos de fibra que não raramente possui mais de 1 cm de fibra e massa em camadas sobrepostas (maioria das técnicas atuais), ou uma massarocada de massa + fibra  + gel + poeira + lasca de madeira + jornal e vai la saber o que (maioria dos cascos antigos) ou nas mais modernas mantas feitas por prensagem ou autoclave (algo próximo de fibra de carbono), perto de uma espessura de 1.5 mm ou menos dos cascos de aluminio.

 

Veja, comparar a espessura de uma UNHA com a espessura de um DEDO é covardia. 

 

Se voce fizer um barco de  1 cm a 1.5cm de aluminio, vai ter um casco tão forte que é usado em navios e iates mais caros do mundo e terá muito mais força e resistencia que o mesmo tamanho na fibra, em compensação também pesará absurdamente mais.

 

Então temos sempre uma forma incomparável aí, acabamos então caindo numa relação: possível vs custo-beneficio.

 

É possível fazer um barco de aluminio de 1.2 - 1.5 mm ser muuuuito seguro, muito leve, de fácil manutencao e que 95% dos usuários serão satisfeitos. Para chegar a mesma questão na fibra, teremos pelo menos muito mais peso pela característica de produção do material.

 

Dito isso, sempre vai ter a comparacao: pooo mas vc comprou uma picape de 100 mil que não tem bla bla bla, com esse preco compro um Audi e sobra dinheiro e tenho bla bla lba bla... e dai? um vai pro off road o outro nao, um chega a 250 km.h o outro nao...

 

viu como é dificil comparar? 

 

sobre a pergunta se um de fibra aguenta porrada ... eu diria que deve aguentar sim, em compensação, por mais facil que seja arrumar a fibra é um baita pé no saco e hoje fibreiro bom é algo raro, muito raro. já no aluminio, é mais dificil de arrumar, mas vc encontra alguem pra arrumar com mais facilidade.

 

Em ambos os casos, com um bass boat, levando uma porrada de digamos um tronco ou toco grande (uma grande area) acima de 40km/h seja de aluminio ou fibra, pode ter certeza, vc vai direto pra agua com tudo dentro ehehhehe, provavel que esse barco vai virar, teu motor ficar debaixo de agua (ao menos metade dele), e nao vai ser braco que fara vc tira-lo da agua...

 

se vc bater num toco afiado ou uma ponta dele de aproximadamente uma mao, pode ter certeza que vai abrir um rombo no casco, seja qual material for...

 

qto a ser insubmergivel ou nao, nao depende do material e sim se há áreas estanqueadas ou fechadas ou com alguma forma de flutuar, uma embarcacao de fibra ou aluminio simples vai afundar se a agua pesar o suficiente dentro dele.

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Mas de nada adianta querer comparar um aluminio de 1.5mm sem contar com seus milhares de rebites ou emendas soldadas, pois um fundo de casco em aluminio nunca é liso por completo e na maioria das vezes são os rebites os responsáveis pela a entrada de água no barco. E o próprio aluminio tem vários tipos de dureza, portanto não adianta ter 2.0mm e o aluminio for ruim que vai amassar facilmente. Em 2005 pedi para construir um barco de aluminio tipo Bass Tracker com um fundo de 2.0mm e de nada adiantou, pois em poucos meses, o fundo do barco estava todo amassado de subir em troncos e não foi batida... Com isso acarretou a quebra de vários rebites e me dando um prejuízo enorme. Depois que passei a usar barcos de fibra, nunca mais tive problemas desse tipo. Mas ressalvo que... Conhecimento do local onde se vai navegar é importantíssimo.

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Olá Leo,

 

Vou dar a minha opinião baseado na minha vida de guia que já está indo para 15 anos e passei do aluminio para os barcos de fibra tipo Bass Boat...

Quanto a resistência dos materiais, tanto o aluminio quanto a fibra, não resistirão a fortes impactos, mas fica difícil mensurar este forte impacto, então vou descrever a minha experiência ao longo deste quase 15 anos...

Usei por 9 anos barcos de aluminio rebitados e soldados e me serviram bem para aquele propósito no momento, mas me deram muitos prejuízos, pois sempre naveguei em lagos com muitas pauleiras submersas e isso deformava todo o fundo do barco afrouxando e até arrancando os rebites fazendo entrar água. Isso me dava muita manutenção e me tomava uma boa parte dos lucros... Já em 2008 passei a utilizar barcos de fibra tipo Bass Boats e hoje continuo pescando nos mesmos lagos e rios onde pescava com barco de aluminio. A diferença é brutal no quesito manutenção, navegabilidade e acabamento... Noto ao olhar por baixo do Bass que está com vários arranhões devido a subir em ponta de troncos e galhadas, mas esses arranhões são apenas na pintura. Agora, se for impacto, com certeza acarretará fissuras e até mesmo rachaduras sérias, mas se isso chegar a acontecer na fibra, se for no aluminio o rasgo é grande... Outra vantagem da fibra é a própria manutenção que você mesmo pode fazer, pois é muito simples o processo. 

Mas independente de onde for pescar, seja de aluminio ou fibra é importantíssimo é saber onde está navegando, conhecer o minimo sobre o lugar e isso ajudará a evitar acidentes. Então resumindo Leo, hoje eu vou de fibra sem sobra de dúvidas.

Espero ter ajudado e digo novamente, esta é a minha opinião e experiência e não regra.

Abraços,

Alex.

valeu Alex matou a pau com suas dicas, muito obrigado e estou mesmo tendendo a comprar um bass mesmo! grande abc.

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ja ouviu falar que a resposta é um enorme "depende"?

 

Se vc comparar alhos com bugalhos o resultado sera um enorme *aralho ...

 

Por teoria a fibra dispersa o impacto de forma muito mais abrangente e suave, se voce nao faltou as aulas de física, vai se lembrar que sentar na ponta do prego vai te furar, sentar em 200 pontas de pregas juntas vai no máximo te fazer cosquinha. 

 

A fibra de vidro (e outras fibras) tem em sua construcao centenas e até milhares de pequenas fibrinhas espalhadas em poucos centímetros, ou seja, quando vc sofre uma pancada isso é dissipado por uma enorme área. Diferente do alumínio onde suas moléculas se unem uma a outra simplesmente, logo, numa pancada, vai afundar ou rasgar exatamente no local batido com baixíssima dispersão de energia (ou se preferir, seria como sentar em um único prego).

 

Então a fibra é melhor? 

ehhh NAO ! Não necessariamente.

 

Não podemos comparar cascos de fibra que não raramente possui mais de 1 cm de fibra e massa em camadas sobrepostas (maioria das técnicas atuais), ou uma massarocada de massa + fibra  + gel + poeira + lasca de madeira + jornal e vai la saber o que (maioria dos cascos antigos) ou nas mais modernas mantas feitas por prensagem ou autoclave (algo próximo de fibra de carbono), perto de uma espessura de 1.5 mm ou menos dos cascos de aluminio.

 

Veja, comparar a espessura de uma UNHA com a espessura de um DEDO é covardia. 

 

Se voce fizer um barco de  1 cm a 1.5cm de aluminio, vai ter um casco tão forte que é usado em navios e iates mais caros do mundo e terá muito mais força e resistencia que o mesmo tamanho na fibra, em compensação também pesará absurdamente mais.

 

Então temos sempre uma forma incomparável aí, acabamos então caindo numa relação: possível vs custo-beneficio.

 

É possível fazer um barco de aluminio de 1.2 - 1.5 mm ser muuuuito seguro, muito leve, de fácil manutencao e que 95% dos usuários serão satisfeitos. Para chegar a mesma questão na fibra, teremos pelo menos muito mais peso pela característica de produção do material.

 

Dito isso, sempre vai ter a comparacao: pooo mas vc comprou uma picape de 100 mil que não tem bla bla bla, com esse preco compro um Audi e sobra dinheiro e tenho bla bla lba bla... e dai? um vai pro off road o outro nao, um chega a 250 km.h o outro nao...

 

viu como é dificil comparar? 

 

sobre a pergunta se um de fibra aguenta porrada ... eu diria que deve aguentar sim, em compensação, por mais facil que seja arrumar a fibra é um baita pé no saco e hoje fibreiro bom é algo raro, muito raro. já no aluminio, é mais dificil de arrumar, mas vc encontra alguem pra arrumar com mais facilidade.

 

Em ambos os casos, com um bass boat, levando uma porrada de digamos um tronco ou toco grande (uma grande area) acima de 40km/h seja de aluminio ou fibra, pode ter certeza, vc vai direto pra agua com tudo dentro ehehhehe, provavel que esse barco vai virar, teu motor ficar debaixo de agua (ao menos metade dele), e nao vai ser braco que fara vc tira-lo da agua...

 

se vc bater num toco afiado ou uma ponta dele de aproximadamente uma mao, pode ter certeza que vai abrir um rombo no casco, seja qual material for...

 

qto a ser insubmergivel ou nao, nao depende do material e sim se há áreas estanqueadas ou fechadas ou com alguma forma de flutuar, uma embarcacao de fibra ou aluminio simples vai afundar se a agua pesar o suficiente dentro dele.

Grande explanacao Astra. acho que minha decisao vai mesmo pelo lado do gosto agora, pois os dois tipos tem vantagens e desvantagens! muito obrigado, ajudou bastante!

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Com certeza, o melhor modo e evitar, tanto a fibra quanto alumínio não iriam se dar bem ao bater em um grande toco ou pedra acima de 50 mph...

 

Mas qualquer uma de maior velocidade vai suportar mais por já ser feitas para ''violência da água'' em alta velocidade  ::tudo::

 

Prefira não testar kkkkk

kkkk verdade mesmo! valeu Joao Caio!

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  • 3 semanas depois...

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