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Queridos amigos,

Preciso de um amparo para minha inexperiência. Comprei um alumínio 3 metros da Levefort, para poder carregar no rack do carro...

Pretendo em breve comprar um motor de popa. Tenho visto muita coisa, existe muita variedade. Penso em comprar entre 6 hp a 9.9hp..

Minha dúvida no momento é sobre 2 ou 4 tempos !!!!!!

E aí ??? Vantagens e desvantagens de cada tipo ??

O que me recomendam ?

Obrigado!!!

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Nessa Potência 2T, mais leve, mais barato, manutenção e revenda mais fáceis.  Motores 4T são viáveis acima de 40hp abaixo disso não compensa.

 

 

Guto está totalmente certo, até 40 e recomendado motores 2 tempos, principalmente pela diferença de preço...

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Certo! Obrigado!!!!!

Algum site onde eu possa pesquisar motores usados ????

Estou tendendo a comprar um Maranello 6hp novo.

Porém talvez consiga algo um pouquinho mais valente pelo mesmo preço, se for usado em bom estado..

Amigos, obrigado pelo conselho !!!!!

Abraços!

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um motorzinho 15 nesse barquinho deve ficar uma cadeira eletrica, muito veloz agil e economico!!! caraca 3 metros nao deve pesar nada!

 

vc acha facil motores de 15 em liquidacao ou semi novissimos

Mas o motor de 15 não vai fica pesado demais para o barquinho?

Ele deve pesar no máximo 45/50 quilos...

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Guto está totalmente certo, até 40 e recomendado motores 2 tempos, principalmente pela diferença de preço...

Guto está totalmente certo, até 40 e recomendado motores 2 tempos, principalmente pela diferença de preço...

Mas ô Calaça, esses teus barcos são lindos demais !!

Quando eu crescer quero conquistar um Calaça !!

Nesse instante eu estava namorando umas fotos de um modelo teu, que guardei aqui comigo... Não sei dizer agora o modelo, mas é muito bem composto!!!

Parabéns !!

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Mas o motor de 15 não vai fica pesado demais para o barquinho?

Ele deve pesar no máximo 45/50 quilos...

Hehehe

Mandei fazer uns ajustes nele... Desta lá na CBC, casa do barco de canoas, uma fabriqueta local muito promissora... Mandei fazer uma base na proa com espaço útil abaixo para a bateria do elétrico, um viveiro no banco central, e outra base na popa com fundo aproveitado para tanque de gasolina e caixa térmica...

Vai ficar um brinquedo bem bacana !!!!

Falta motor... Mas o Natal está aí......

Hehehe

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Mas ô Calaça, esses teus barcos são lindos demais !!

Quando eu crescer quero conquistar um Calaça !!

Nesse instante eu estava namorando umas fotos de um modelo teu, que guardei aqui comigo... Não sei dizer agora o modelo, mas é muito bem composto!!!

Parabéns !!

 

Opa, Flavio, sempre que precisar estamos aqui!

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Amigo, quando fui comprar o meu, tive a mesma duvida. Meu topico, tanto de barco quanto de motor, se extendeu demais aqui, galera ajudou muito.

O que eu te falo, como leigo mesmo porque nao sei nada de motor, é que a pergunta que me fez decidir entre 2 ou 4T foi a seguinte...

 

- Qual sera o meu uso do motor?(intervalos)

 

Digo isso porque motor 2T tem indicacao para ser esgotado ao final de cada uso e motor 4T nao deve ser esgotado. (Me corrijam se estiver errado)

E quanto mais tempo gasolina envelhece no motor pior.

 

No meu caso foi 2T porque o maximo que usaria o motor seria 1 vez a cada dois meses e isso sem contar defesos, rio sujo que desanima, etc. Entao eu uso, esgoto a gasolina, guardo e pronto... Acabou preocupacao...

 

Acho que é isso. Espero ter ajudado.

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  • 3 semanas depois...

O dúvida que mata o tal do pescador né .... hehehe bom vamos lah, já tive os dois tipos ..

 

1º Evinrude 15 hp 2 tempos, motorzinho nervoso, nunca me deixou na mão, inclusive uma vez esqueci de esgotar ele ... ficou 60 dias parado na 4º batida o bicho roncou .... consumo de 7 a 8 litros hora (só ando no giro) com 2 pescadores média de 90 kg cada mais tralha de acampamento e pesca, revisão geral 1 vez ao ano, gasto de 350,00 na mesma, 

 

2º Mercury 20hp 4 tempos, motorzinho bacana, nunca me deixou na mão, consumo 3 a 4 litros hora (só no giro) com 2 pescadores 90kg cada mais tralha de acampamento e pesca, revisão geral 1 vez ao ano, gasto de 350,00 na mesma;

 

Eu não sou de velocidade dou mais importância a economia, na mesma pescaria o que o meu motor 4 tempos gasta em combustível, um yamaha 25hp gasta 2,3 vezes mais ... comprovado !!! com um colega que pesca junto comigo e tem um, em suma a diferença de combustível por pescaria fica em 80,00 a 90,00 .... o motor mercury sea pro 25hp não sei quanto gasta, por isso não dou opinião .... mas vamos lah ...

 

O 2 tempos anda mais, verdade, mas nada que desabone o 4 tempos em 40km, você fica para trás em 100 metros... comprovado !! .... vi acima que 4 tempos só acima de 40hp ... discordo ... o 4 tempos é mais pesado, verdade, optei em deixar o meu fixo, mas também é bem mais silencioso, trépida muito menos, navegação macia, bateu pegou !!! rss questão de manutenção é a mesma coisa que 2 tempos, como disse uma geral por ano, fora isso tem que trocar o óleo e o filtro, mas isso da para se fazer em casa mesmo com R$ 90,00;

 

A questão de peso, vejo muito pelo lado de onde pescar, se tem que carregar o motor nas costas, se é difícil de descer o barco.... essas particularidades que você tem que manusear o motor desengatado do barco .... ai o 4 tempos dá mais suador .... 

 

 

Hoje um motor igual ao que uso custa 10.800,00 a 11.000,00 com partida elétrica e carregador de bateria, um 25hp fica na faixa de 7.800,00 a 8.600,00 dependendo a marca .... se colocar partida elétrica acrescenta 1.700,00 .... ou seja de 9.500,00 a 10.500,00 ..... diferença de 1.500,00 reais, em 20 pescarias tiro a diferença do valor do motor, ou seja 1 ano, a troca de óleo e do filtro fica elas por elas com o óleo 2 tempos de qualidade, logo não considero esse cálculo .... 

 

Eu particularmente não compro mais motor de popa 2 tempos, nem mesmo e-tec ... ta bom talvez e-tec sim... rss, acho que o 4 tempos é muito melhor, só perde no quesito velocidade ... haa e para quem disse que o 20hp 4 tempos não acompanha o 15 super (18hp)... rsss realmente não acompanha pois o 20hp anda na frente sempre ... kkk comprovado também .... rsss 

 

Grande abraço a todos !!!!

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Lembrando que só não pode esgotar os 4T injetados , os carburados como o Mercury ou Yamaha 20hp é igual os 2T.    Engraçado que muitos defendem não esgotar nem os Carburados esse ano fiz a experiência, ,  normalmente meu Mariner 15hp eu faço revisão de carburador a cada 2 anos, esse motor fica no Rancho e esgoto toda vez e uso 1 x por semana rigorosamente, bom esse  ano resolvi não esgotar , resultado em 6meses já emperrou o carburador.     Quanto ao 4T como o Ariel disse se não liga pra desempenho , se o motor fica fixo no barco, se tem manutenção e assistência facil e usa muito pra justificar a economia de combustível o 4T é viável sim.  

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q ano era esse evinrude 15 hp 2t?

 

pq sinceramente, voltei hj da pescaria, 2 dias, carregando colocando, etc meu johson 15hp ano 88 +- branquinho... pqp, to ajoelhado no chao de tanta dor... é muito pesado, muito mesmo, tenho a impressao que osnovos sao bem mais leves...

 

se bem q anos parado, bastou 2 fieras e bum! pegou perfeito, depois todas as fieradas pegaram, isso puxando como um velho cansado, basicamente os ultimos 25% de cordinha q ligavam ele, mas beemmm macio e na hora! espantoso !

 

20 litros de gasolina + 500 ml de oleo petrobras nautico 2t ...sobrou pouco mais de meio tanque, mas andamos relativamente pouco

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Astra acho que tá ficando velho mesmo pois esses Jonhson são os 15hp mais leves já existiram, pesam 32kg. Eu sei pois meu tio tem um e comparando com o  meu Mariner (37kg) dá uma boa diferença fora que é menor.   O modelos mais novos após 93 pesam 35kg .   O modelo é esse né?

motor+johnson+15+hp+melhor+preco+sao+pau

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Astra acho que tá ficando velho mesmo pois esses Jonhson são os 15hp mais leves já existiram, pesam 32kg. Eu sei pois meu tio tem um e comparando com o  meu Mariner (37kg) dá uma boa diferença fora que é menor.   O modelos mais novos após 93 pesam 35kg .   O modelo é esse né?

motor+johnson+15+hp+melhor+preco+sao+pau

Tá pra nascer motor mais robusto que este! Pena que bebe se comparado com os mais novos!

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Guto o motor é muito parecido, muda o decalque acredito, nada muito diferente antes de ir pra pescaria tirei fotos com meu celular pro forum... mas perdi minutos antes de sair de viagem... estou sem telefone...

 

a diferenca alem da pintura (obvio) é que o meu é rabeta longa, BEM maior que esse ai... acredito que uns 20 cm pq tem uma seção a mais

 

meu tanque é de 20 litros, usamos provavelmente uns 8 a 9 litros, mas o barco era muito grande e pesado, de fibra, fundo reto, deve pesar seguramente uns 270-300 kilos, fáácil... qto q esse meu motor bebe a mais? pq a diferenca dum 2t pro 4t é de metade do consumo ou menos! 

 

abaixo deixo duas fotos de perfil de um que deve ter a mesma dimensao

 

side2.jpgIMG_2287.jpg

 

alias acho q soh muda o decalque pro meu...

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São exatamente os mesmos motores, mas a rabeta longa lógico que aumenta o peso, mas não deve ser mais que 3kilos.  O consumo é maior mas nada exagerado. Em pescarias onde levamos os Jonhson 15hp novos e antigos a diferença chegava a 4litros no fim do dia (20 litros contra 16 ) do meu Mariner 15hp( japonês).  Barco de fibra e pesado gasta mesmo, mas vc usou ele no espelho de popa próprio pra rabeta longa?  Pois se usou em espelho normal aí bebe mais e fica horrivel ´pra andar  pois a rabeta faz um arrasto violento.   Quanto ao 4T se vc reclama do peso do seu imagina um desses.  

Eu sou prático se for carregar os 50kg de um Yamaha ou Mercury 20hp 4T já pego um Tohatsu ou Mercury Super(transformado) de 18hp que carregará 10kg a menos, andará igual e consumirá quase nada a mais,   ou um Mercury Seapro 30hp e andarás infinitamente na frente e tb com consumo baixo.   A conta é simples um Yamaha 20hp 4T pela própria Yamaha consome 6.8 L/H em aceleração máxima,  um Tohatsu 18hp por experiência própria consome 8 L/H ou menos, portanto  a economia é mínima, mesmo o Seapro consome em média 11 a 12L/H porem andando 7 a 10 Km/H a mais que um  20 4T .

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