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alias, deixa eu fazer mais uma pergunta..

 

no painel temos 3 coisas:

 

afogador, uma peça redonda com um desenho crescente e a fieira.... pra q serve esse botaozinho redondo? 

 

pra ligar a primeira vez ddepois de meses puxei afogador, nao ligou, baixei o afogador e dei outra fieirada, e ligou perfeito, sem ratear, depois era soh uma fieirada e ja era... macio d+...

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alias, deixa eu fazer mais uma pergunta..

 

no painel temos 3 coisas:

 

afogador, uma peça redonda com um desenho crescente e a fieira.... pra q serve esse botaozinho redondo? 

 

pra ligar a primeira vez ddepois de meses puxei afogador, nao ligou, baixei o afogador e dei outra fieirada, e ligou perfeito, sem ratear, depois era soh uma fieirada e ja era... macio d+...

É pra aumentar ou diminuir a rotação da marcha lenta, os Jonhson/Evinrude e Mercury/Mariner americanos tem essa opção, nos Mercurys era no próprio botão do afogador e nos Jonhson novos no próprio acelerador

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imaginei q fosse pra isso mesmo, pq tem dentro do motor 2 sistemas de seguranca pra evitar aceleracoes involuntarias.

 

o primeiro é uma peca vermelha (que todo mundo costuma retirar pq emperra e o motor nao acelera mesmo engatado) que nao deixa o acelerador funcionar desligado. o segundo nao deixa o acelerador funcionar qdo estiver ligando mas tem q ficar esperto pra nao deixar o motor engatado antes de ligar... nada d+.

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guto, usamos um barco pra rabeta normal, ou se bobear, pela nhaca q tava akilo, era ate rabeta rebaixada vida loka ehhehehe

 

saudades do meu barquinho... canadian cb600... 

Isso é uma coisa que muitos não sabem os motores Rabeta Longas( 20 polegadas)  foram feitos pra andar em barcos com  popa altas  , o intuito de ter uma popa mais alta  é pra agua não entrar por trás principalmente em locais com ondas como no mar, tb são utilizados como motores auxiliares em Veleiros devido ao mesmo motivo ,existe no exterior até os extralongos de 25 polegadas.

O problema que 99% dos barcos usados no Brasil são para motores de rabeta curta( 15 polegadas), se colocar um rabeta longa nesses barcos a hélice trabalha  muito no fundo comprometendo o desempenho e aumentando o consumo .   Outro mito muito comum que ouço é que os motores de 25hp e 40hp tem rabeta longa e são ruins de andar em água rasas, na verdade o tamanho é o mesmo de um 5hp o que acontece que esses motores por serem mais pesados a popa fica mais enterrada quando parados ou em baixa velocidade.  Hoje todos motores até 40hp aqui usam rabeta curta( 15 polegadas) e os acima de 50hp já são todos de 20 polegadas , os rabetas longas abaixo de 40hp tem que encomendar e são usados só como motores auxiliares.   Olhe um rabeta longa colocado no barco correto pra ele.

1487779_01_2001_mercury_25hp_long_shaft_

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qdo eu disse rebaixada pq o barco era realmente muito baixo, soh vendo pra acreditar, diferente do tradicional...

 

a rabeta longa é bem comum la fora, aqui é meio dificil achar, os johson como eram importados, se achava tambem em rabeta longa.

 

Ha um motivo ainda mais nobre para as rabetas maiores, quando no mar, a rabeta maior fica mais dentro da agua, isso é importante quando em ondas maiores, para o motor estar sempre dentro da agua , nao perdendo refrigeracao nem "tração"  ... coisas que em rio nao ocorrem.

 

mesmo em popas preparadas para motores longos, o motor continua um pouco mais fundo que o motor tradicional.

 

barcos como catamarãs ou veleiros onde o barco em si é bem grande, muitas vezes o casco fica sobre duas ondas, e em momentos o motor ficara no ar, sem a rabeta longa ou extra longa rapidamente iriam estragar e o barco nao iria andar.

 

motor rabeta longa tb pode ser encurtado (ou alongado em caso de motores tradicionais), mas precisa trocar algumas peças como o eixo (cardan) e a parte de refrigeracao , ficando inviável muitas vezes (da ultima vez que me ofereceram cobraram 1500 reais) .

 

A rabeta longa realmente faz beber mais um pouco e perde um tiquinho de velocidade (dizem que na pratica nao é tanta assim), em compensação consegue-se uma melhor puxada, algo como trocar os pneus , nao vai aumentar a potencia, mas te da uma tracao melhor na saida... Como usamos muito pouco, vai continuar assim.

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São exatamente os mesmos motores, mas a rabeta longa lógico que aumenta o peso, mas não deve ser mais que 3kilos.  O consumo é maior mas nada exagerado. Em pescarias onde levamos os Jonhson 15hp novos e antigos a diferença chegava a 4litros no fim do dia (20 litros contra 16 ) do meu Mariner 15hp( japonês).  Barco de fibra e pesado gasta mesmo, mas vc usou ele no espelho de popa próprio pra rabeta longa?  Pois se usou em espelho normal aí bebe mais e fica horrivel ´pra andar  pois a rabeta faz um arrasto violento.   Quanto ao 4T se vc reclama do peso do seu imagina um desses.  

Eu sou prático se for carregar os 50kg de um Yamaha ou Mercury 20hp 4T já pego um Tohatsu ou Mercury Super(transformado) de 18hp que carregará 10kg a menos, andará igual e consumirá quase nada a mais,   ou um Mercury Seapro 30hp e andarás infinitamente na frente e tb com consumo baixo.   A conta é simples um Yamaha 20hp 4T pela própria Yamaha consome 6.8 L/H em aceleração máxima,  um Tohatsu 18hp por experiência própria consome 8 L/H ou menos, portanto  a economia é mínima, mesmo o Seapro consome em média 11 a 12L/H porem andando 7 a 10 Km/H a mais que um  20 4T .

 

Guto, você ta me falando que o mercury Sea Pro anda de 7 a 10 km a mais por hora que um Mercury 20hp 4 tempos? eu nunca fiz esse teste com um sea pro ...... com o 18 (mercury super) concordo com o consumo é isso mesmo 7 a 8lh, e em 37km fica 1km para trás ... mas tem um colega meu que tem um Yahmara 25hp 2 tempos ... aonde vamos dá 37km de navegação rio acima ... já fizemos o teste eu chego no máximo estourando mesmo uns 100 a 150 metros atrás dele, pode ser que o motor dele tbem não esteja redondo, pois é 2006 e ele é bem relaxado com a manutenção .... então o yahmara anda menos que o mercury sea pro né? por que pela lógica do sea pro eu tinha que ficar 7km para trás ... é isso mesmo?

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Ariel no mínimo isso, mas existem muitas variaveis, como peso, tipo de barco e manutenção e estado do motor.  

Eu tenho um Mercury 18hp Extra Duty ano 88 com cabeça de força de 25hp eu troquei o carburador para 25hp e já tive oportunidade de deixar um Mercury 20hp 4T pra trás, tirando por base de velocidade esse meu 18hp "tunado" fica 2 a 3 km/H pra trás de um Yamaha 25hp que já tive e cerca de  8km/H  a menos do meu Seapro.    Há relatos inclusive aqui no fórum do Yamaha 20hp 4T ficando pra trás de um Mercury Super 15hp transformado pra 18hp em barcos iguais.

   Quem compra 4T portátil visa o silêncio, ausencia de fumaça, e um pouco de economia, pois se pensar em desempenho, preço e peso não compra.   Fui no Suiá Miçu esse ano e usamos por 5 dias os Tohatsu e Nissans 18hp, deu pra tirar uma base, eu fiquei assustado com a economia e desempenho deles, os motores faziam 7 Litros-H e andavam a  40km/h nas chatinhas de 5m porém com 3 marmanjos em cima fora tralha.      Quanto ao Seapro é fora de base um motor que atinjo 52km\H num Squalus 5m é sem noção.    Mas cada um compra o que lhe atender melhor  e que gosta, de fato quando surge essa pergunta no fórum é quase unanimidade de que 40hp pra baixo o 2T é mais vantajoso.   Dá uma olhada nesse  vídeo  meio doido que fiz enquanto amaciava ele,  principalmente após os 2 minutos, Abração:

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Guto, nunca tive a curiosidade de medir no GPS... na vdd to ainda pensando em comprar um GPS...hehehe mas vou fazer o teste para ver quanto bate na velocidade, mas pensando aqui, seu cálculo pode até estar certo, pois na conversão do sea pro, passa para 10hp a diferença entre o 4 tempos e o 2 tempos, e 52km/h não pega mesmo ... pois demora em torno de 40 a 45 min para pescarmos neste lugar onde falei ... logo deve andar a uma velocidade de 40 a 45km/h mais ou menos  ..... sem contar o UP que o 2 tempos possui ..... mas sempre ouvi falar muito bem do sea pro ... só não sabia o consumo ....

 

Mas que o 20 hp não perde para o 15 super ... rss isso não perde ..... kkkkkkkk a não ser para o seu que era mutante.... kkkkkkk

 

Abraço.

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Mas que o 20 hp não perde para o 15 super ... rss isso não perde ..... kkkkkkkk a não ser para o seu que era mutante.... kkkkkkk

 

Abraço.

Ariel isso eu afirmei em relatos que ouvi e li e contra o Yamaha 20 hp.  O meu 18hp que deixei um 4T mercury trás não é o Super é o Extra Duty, bem diferente 52kg e 400cc.

orj6.jpg

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tb nao, quais as diferencas?

Esse motor fabricado se não me engano até 1990, fabricação Belga como alguns Mercurys na época.  Na prática nada mais é que um Mercury Americano 25hp com carburador menor, ele tem cambio no manche e descompressor com partida levíssima, mas bebe igual um 25hp e tem uma força lazarenta, hoje só usamos pra tocar a Chalana que meu véio construiu, que pesa 2 Toneladas fora o povo em cima.

A Mariner soltou um aqui entre 95 e 98 o série Marathon  15hp americano, pena que não pegou ou poucas pessoas compraram. Que era a cabeça de força do 25hp , com a rabeta do 15hp, era o bicho pra andar e pesava 40kg devido a estrutura da rabeta menor.  Eu quase comrei um uns tempos atrás só não comprei porque o Véio e meu irmão não deixaram vender o 18 XD. Era esse aqui:motor+de+barco+15+hp+mariner+excelente+e

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  • 10 meses depois...
  • 6 meses depois...

ASTRA AMIGO = TANBEM AXO Q É MUITO MOTOR P/ O BARCO DO = FLAVIO  NÉ  ??/  ASTRA  VÇ ESTA MAIS Q CSADO C/ O SEU JOHSON EM ??  AGORA A RESPEITO DE MOTORES DE POPA E A 4 TEMPOS  JA DEIXO O COMENTARIO OPINIOES E CONHEÇIMENTOS C/ O MESTRE GUTO   E O PESSOAL VETERANO DA NAUTICA OK  F T B 

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GUTAO DO CEU  =  PARCE = Q MOTOR   = FIQUEI LOKO MANO  ??????????   FABRICAÇAO = BELGA MEU ??????   CABEÇA DE 25 C/ CORPO DE 15  NOSSAAAAAAAAAAAAA   = VÇ  TEM O MOTOR  ???  USA   ELEEEE ????   COMENTARIOS DELE POR FAVOR GUTO  ????   NOSSSSAAAA   MUITO INTEREÇANTE  VIU GUTO =  PESO POTENCIA  E TORK  UM HIBRIDO DO 25 X 15 = BEM INTEREÇANTE GUTAOO  = AGORA TEM Q VER NA PRATICA DO DIA DIA DE USO E TALS NÉ ???  SÓ VÇ P/ DIZER ABRAÇO TURMA = OBRIGADO GUTO = Q MOTOR CARA ;;;;

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  • 1 mês depois...
Em 07/10/2014 at 19:46, João Caio Calaça disse:

 

 

Guto está totalmente certo, até 40 e recomendado motores 2 tempos, principalmente pela diferença de preço...

Eu optei por um 40hp 4T porque em algumas lagoas aqui não estão permitindo o uso de motores 2T.

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Em 31/10/2014 at 22:40, Ariel Strey disse:

O dúvida que mata o tal do pescador né .... hehehe bom vamos lah, já tive os dois tipos ..

 

1º Evinrude 15 hp 2 tempos, motorzinho nervoso, nunca me deixou na mão, inclusive uma vez esqueci de esgotar ele ... ficou 60 dias parado na 4º batida o bicho roncou .... consumo de 7 a 8 litros hora (só ando no giro) com 2 pescadores média de 90 kg cada mais tralha de acampamento e pesca, revisão geral 1 vez ao ano, gasto de 350,00 na mesma, 

 

2º Mercury 20hp 4 tempos, motorzinho bacana, nunca me deixou na mão, consumo 3 a 4 litros hora (só no giro) com 2 pescadores 90kg cada mais tralha de acampamento e pesca, revisão geral 1 vez ao ano, gasto de 350,00 na mesma;

 

Eu não sou de velocidade dou mais importância a economia, na mesma pescaria o que o meu motor 4 tempos gasta em combustível, um yamaha 25hp gasta 2,3 vezes mais ... comprovado !!! com um colega que pesca junto comigo e tem um, em suma a diferença de combustível por pescaria fica em 80,00 a 90,00 .... o motor mercury sea pro 25hp não sei quanto gasta, por isso não dou opinião .... mas vamos lah ...

 

O 2 tempos anda mais, verdade, mas nada que desabone o 4 tempos em 40km, você fica para trás em 100 metros... comprovado !! .... vi acima que 4 tempos só acima de 40hp ... discordo ... o 4 tempos é mais pesado, verdade, optei em deixar o meu fixo, mas também é bem mais silencioso, trépida muito menos, navegação macia, bateu pegou !!! rss questão de manutenção é a mesma coisa que 2 tempos, como disse uma geral por ano, fora isso tem que trocar o óleo e o filtro, mas isso da para se fazer em casa mesmo com R$ 90,00;

 

A questão de peso, vejo muito pelo lado de onde pescar, se tem que carregar o motor nas costas, se é difícil de descer o barco.... essas particularidades que você tem que manusear o motor desengatado do barco .... ai o 4 tempos dá mais suador .... 

 

 

Hoje um motor igual ao que uso custa 10.800,00 a 11.000,00 com partida elétrica e carregador de bateria, um 25hp fica na faixa de 7.800,00 a 8.600,00 dependendo a marca .... se colocar partida elétrica acrescenta 1.700,00 .... ou seja de 9.500,00 a 10.500,00 ..... diferença de 1.500,00 reais, em 20 pescarias tiro a diferença do valor do motor, ou seja 1 ano, a troca de óleo e do filtro fica elas por elas com o óleo 2 tempos de qualidade, logo não considero esse cálculo .... 

 

Eu particularmente não compro mais motor de popa 2 tempos, nem mesmo e-tec ... ta bom talvez e-tec sim... rss, acho que o 4 tempos é muito melhor, só perde no quesito velocidade ... haa e para quem disse que o 20hp 4 tempos não acompanha o 15 super (18hp)... rsss realmente não acompanha pois o 20hp anda na frente sempre ... kkk comprovado também .... rsss 

 

Grande abraço a todos !!!!

Além de poluir menos, em breve os motores 2T poderão ser proibidos em alguns rios, lagos e lagoas.

Abraços!

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  • 5 semanas depois...

Apenas complementando com as dicas que me foram passadas na epoca que comprei o meu...

Independente de economia, barulho, manutencao etc, levei em conta, em primeiro, qual o intervalo de tempo que utilizaria ele ou que poderia liga-lo apenas para fazer rodar o combustivel.

Na epoca, a turma aqui me disse que motor 4T nao se esgota gasolina e que 2T sim. Como, no meu caso, eu utilizaria pouco, optei pelo 2T ja que ele chega a ficar 3-4 meses parado.

Gasolina velha dentro de motor é veneno né, ainda mais a nossa....

Entao foi isso amigo... 

Espero que possa contribuir um pouco... abraco

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  • 1 mês depois...

Bem... Faz cerca de 2 anos que iniciei esse tópico e de lá para cá tive experiências. O primeiro que comprei foi um powertec ( maranello) 9.9 para o barquinho de 3,5m. Legal, mas o barquinho era muito instável. Então comprei um barquinho novo, de 4,20m e fiquei com o mesmo motor..... Foi muito legal pois o conjunto estava bem equilibrado.

Dai inventei de colocar direção e comando... Ficou mais pesado.. Então troquei o carburador para o de 15hp, já que o restante da estrutura do motor era igual... O ganho não foi muito significativo, mas satisfez. Chegava a  22 km/h em dia bom... Carregado.

 

Precisei de $$$$ e vendi o conjunto. Vendi por um bom preço. Agora, acabo de comprar uma Lanchinha marajó com motor evinrude 2T - 70 hp de idade intermediária. Estou dando umas reformadas e instalando algumas coisas. Mandei semana passada para revisão e recebi a notícia de vou gastar uma nota pra botar o motor em dia.

Mas tenho fé que tudo vai dar certo (vou fazer uma e-vaquinha hahahahahaha) e logo vou poder experimentar a novidade.

Fotos: primeira é do 4,20 com powertec 9.9, segunda da Marajó com evinrude 70hp antes de começar a reforma e a terceira é da parte interior já com alguns melhoramentos.

 

 

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  • 1 mês depois...

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