Carlos Vettorazzi Postado Novembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 16, 2014 MEU PRIMEIRO AÇÚ Carlos A. Vettorazzi Passava pouco das quatro da tarde de domingo. Era o nosso primeiro dia de pesca da semana e tiramos aquelas últimas horas da tarde para “aquecer os braços”, desestressar da viagem e ajustar o equipamento. Já havia tido uma ação, mas o peixe, pequeno, foi direto para o pau e a isca voltou sozinha. Arremessávamos em direção a um barranco baixo, sombreado pela mata e com muitas raízes expostas. Até então, nada de ação naquele ponto. Um tronco grande de árvore, caído no leito do rio, chamou-me a atenção. Na cabeça, aquele pensamento que nos vem a todo o momento em que nos deparamos com um ponto promissor: - Se eu fosse um tucunaré iria estar aí. Arremessei bem próximo ao barranco, quase junto ao tronco. Esperei um pouco, até que a isca se estabilizasse, e dei duas ou três “stickadas” fortes. Assim que comecei o recolhimento, trabalhando a isca, o peixe bateu. Não era grande, mas eu não me importava. O que valia é que seria minha primeira captura em Barcelos. Cinquenta e seis anos até esse momento... Vinha trazendo o peixe tranquilamente, quando o piloteiro alertou: - O grande vem vindo atrás! Antes que meu parceiro tivesse tempo de arremessar sua isca, na tentativa de pegar o companheiro do meu peixe, sinto um tranco inesperado e a vara quase sai de minhas mãos. O peixe começa a tomar linha... e eu sem entender nada! Ajustei o freio e logo o peixe sobe e mostra a cara. A boca era enorme e a isca parecia bem cravada. Decididamente aquele não era o tucunaré que eu havia fisgado próximo ao tronco! Mas isso agora não importava. Tinha que trazê-lo até o barco. Muitas coisas passaram, então, por minha mente naqueles momentos, principalmente os vários obstáculos que acabaram por dar um gosto especial àquela briga. Foi um ano de muitas incertezas: a questão da demarcação das terras indígenas em Barcelos; o cancelamento dos vôos de carreira à cidade; problemas com minha saúde (o que mais me preocupava); e, por fim, o terrível repiquete que assolou a região e complicou a vida de tantos pescadores naqueles primeiros dias de novembro. Depois de algumas corridas e recolhimentos o peixe estava próximo ao barco. O freio ajustado impediu sua última tentativa de fuga. De prontidão, o piloteiro tentou acertar a boca do peixe com o boga. Não conseguiu na primeira. Tampouco na segunda. Eu já estava “surtando” quando, finalmente, o peixe foi colocado dentro do barco. - Belo peixe, disse meu parceiro, Eduardo Seto, para logo a seguir completar: - Treze libras! Era um lindo açú, com a coloração típica da plenitude da estação reprodutiva. Treze libras de pura beleza e força! O que exatamente aconteceu eu ainda não sei e nunca saberei. Talvez o grande estivesse muito próximo do menor, quando a isca se soltou da boca dele e o maior, de imediato a atacou, sendo fisgado. Talvez o maior tenha dado o bote na isca, ainda na boca do menor, de alguma forma tirando-a dele. Talvez...ah, não importa! O que interessa mesmo é que o peixe foi para a fotografia e agora mora em minha lembrança! Meu primeiro tucunaré-açú! Piracicaba, 16 de novembro de 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Novembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 16, 2014 Parabéns Carlos! História para sempre! São estas e outras emoções que nos mantém fãs daquelas águas. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Arildo Maia Postado Novembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 16, 2014 É Vettorazzi, o primeiro açu a gente nunca esquece. Parabéns. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo R. Monteiro Postado Novembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 16, 2014 Parabéns Carlos. A emoção de pegar um açu é inesquecível. So quem passa por isso sabe como é, Bem vindo ao clube, Abrx Ricardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Xingu Postado Novembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 16, 2014 Éééé.... meu grande amigo Carlos. Quando contou a história no barco, fiquei impressionado. Esta mesma história sendo contada aqui, com tantos detalhes, me deixou mais emocionado ainda. A pescaria foi muito difícil, mas a amizade foi, como diria Ivete Sangalo, "massa". Parabéns pelo seu primeiro açu. Abs Rodrigo Xingu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João_Medeiros Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Show meu amigo! Parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabéns Carlos lindo troféu ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: palmas:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Neto Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 É sensacional realizar um feito como esse, agora serão muitos outros parabéns pela empreitada. Abraço.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo R Marques Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Fez com maestria mestre:: a descrição do fato , passou toda a emoção sentida no momento palmas:: danca:: , parabéns pelo primeiro de muitos açus ::tudo:: ::tudo:: . Abraços , Paulinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabéns pelo seu primeiro açu, é uma emoção inesquecível. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Abreu Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabéns !!! que venham muitos outros !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edin Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 E que lindo peixe hein Carlos !?!?!? Parabéns ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alfredok Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabéns pelo relato!!! Que sua saúde melhore da mesma forma que a troca dos açús lhe deixou feliz! Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
gustavo_talieri Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Que beleza, Carlos! Sou de Santa Bárbara, tô perto de você! Haha Senti a ansiedade do meu dia chegar também, cara! Não vejo a hora de chegar o dia em que irei rumo à Amazônia. Nunca fui e tenho um sonho enorme de ir.Obrigado por compartilhar a experiência. Parabéns por esta conquista! E parabéns pelo texto muito bem redigido.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Rico relato ... riquíssima história ... Que venham outras histórias e outros tantos textos maravilhosos! Parabéns pelo peixe! Melhor ainda poder, e saber, tão bem contar! Forte abraço, Wellington ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aparecido Cossina Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabens Carlos, Oxala venham muitos outros e que vc possa por muito tempo nos presentear com belos relatos. Abracao Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabéns Carlos. Momentos inesquecíveis, e não resta dúvida que o peixe era pra ser seu. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinicius Alves Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabéns pela captura e pelo modo que relatou! mestre:: Também espero pelo dia que irei buscar meu troféu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jorge Junior Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabéns pelo peixe , história fantástica parece que eu estava lá. ::tudo:: ::tudo:: palmas:: palmas:: palmas:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiWillian Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Lindo peixe, esse ai vai ficar na memoria pra sempre! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Machado Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabens Carlos, o primeiro Açu a gente nunca esquece....espero que esse seja o primeiro de muitos, que vc tenha saúde para voltar inúmeras vezes para la e colocar seu relatos aqui.. Abcs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
George Moska Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 Parabéns Carlos, que bocudo bonito! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joao paulo villanova Postado Novembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 17, 2014 É por essas e outras que todo ano desde que começamos as nossas pescarias ficamos com essa ansiedade e expectativa para voltarmos para a Amazônia ,só naqueles rios é que conseguimos ter uma história fascinante como esta.Obrigado por nos fazer teletransportar para o local exato da captura ,consegui ter uma noção exata da ação ,sensacional! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Osório Postado Novembro 18, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 18, 2014 Carlos parabéns, relato descrito como verdadeiro filme passando em minha nossas mentes. Quem venham muitos outros peixes (e relatos)! ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Pulicia Postado Novembro 18, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 18, 2014 palmas:: palmas:: palmas:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.