João Antonio Rech Postado Dezembro 10, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10, 2014 Opa Eloy É uma honra para mim ter uma isca sua. Vou me empenhar em pegar um parudão com ela em tua homenagem e com direito a fotos. Vais receber boas novas quando acontecer. Abç *Meu endereço te mando por MP Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Dezembro 10, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10, 2014 Milagre não existe ... As ferragens mais resistentes são mais pesadas e demandam um corpo que tenha flutuação suficiente pra suportar todo o peso dos ferros. Uma Rip 5.5 ou 6.25 ou 7 tem os seguintes materiais: - pitão da frente e cup - 1,14 g - pitão da barriga e cup - 0,70 g na Rip 5.5 e 0,81 g nas Rips 6.25 e 7 - 2 cups traseiros - 0,43 g - pitão traseiro - 2,17 g - palheta da hélice - 3,00 ou 3,30 g (aleatório - só desmontando pra saber) - cjs de garateia e argola - cerca de 3,61 g cada cj (VMC 9626 #3/0) Considerando a palheta mais leve, 3,00 g, nas 5.5, temos 7,44 g de ferragens sem as garateias ... e 14,66 g com as 2 garateias ... Nas maiores, temos 8,36 g de ferragens sem as garateias ... e 19,59 g com as 3 garateias ... Um corpo mínimo, bem mínimo, quase ideal em flutuação, com 20 gramas, já daria uma isca com 40 gramas. E vejam as garateias usadas ... cada uma pesa 2,00 g a menos que as garateias que considero ideais ... Onde tirar peso?? Pitão traseiro? Palheta da hélice? Garateias? Corpo? Não há milagres. Abração a todos ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Antonio Rech Postado Dezembro 10, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10, 2014 Opa Wellington Beleza de explanação no teu tópico ::tudo:: Bem. Vamos ao milagre. Estou tentando operar o milagre talvez muito mais pelo orgulho pessoal de criar algo e insuflar meu ego de pescador esportivo do que por uma necessidade haja vista que temos no mercado boas e já consagradas iscas hélices (Suras, Rips, Caribe, Devassa e outras tantas ); tem para todos os tamanhos e gostos...mas aquela que nós mesmo desenvolvemos tem um sabor todo especial ( que o diga o amigo Eloy e outros Lure Makers ). Então vamos lá: como você diz não tem como operar milagres. As ferragens ( e falo das boas ferragens ) tem um peso que não tem como tirar. Mexe-se aqui e ali e no final sai 0,3g o que não representa nada no peso final. Então, ai surge a solução Amazônica – O MOLONGÓ - que é uma madeira extremante leve e macia mas que traz consigo o problema de fixação das ferragens nela (acho que por isso o Eloy tentou fazer ela “recheada” com pinus ). Ele abandonou a ideia ( talvez ele possa comentar o porque ). Vamos lá Eloy... :gorfei: :gorfei: :gorfei: . Fiz uma copia em MOLONGÓ de uma Rip gorducha 5.2”. Abaixo estão as fotos da Rip e do protótipo para fins de comparação do peso e etc. Consegui uma redução apreciável do peso mesmo após a fixação da ferragem com uma resina especial. As fotos explicam melhor o que falo então vamos aos dados da isca protótipo comparativamente aos da Rip gorducha quase original porque as gartéias forma subtituidas pelas OWNER 4X 2. ( as garatéias em ambas as iscas são iguais ) Consegui uma redução de pêso na ordem de 10,6 g. A seguir testei a FLUTUABILIDADE: (as fotos falam por si ) Estes foram os testes de laboratorio ( Ptzzz essa foi pra acabar com o pequi de Goiás :gorfei: :gorfei: :gorfei: ) Agora vou partir para os finalmentes....pintura e teste de campo...ai que a cobra vai fumar.... :choquei: blink:: blink:: Em tempo Wellington...no teu parecer as garatéias colocadas aguentam ??? Abç Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo R Marques Postado Dezembro 10, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10, 2014 Rech...posso estar falando besteira , mas apesar de as ferragens serem iguais nas duas iscas , o local onde estão posicionados os pitões e garateias são diferentes , isso por si só já altera a posição da isca na água.... Conseguiu um ganho enorme de peso , mas antes de pintar e ou resinar , já fez algum teste ( simples ) como amarrar a isca em algum lugar e pendurar peso nela ? Faço isso quando estou "inventando" também...kkkk Mantenha-nos atualizados. Abraços !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Dezembro 10, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10, 2014 Molongó não aguenta o tranco. O cerne de madeira mais dura sustenta os pitões, mas a isca como um todo precisa ter resistência. Um dos motivos por eu ter desanimado das Sumax, são feitas em balsa. Se tiver um pouco mais de área e menos de peso, o vento carrega. Já tive que trocar o cabo de duas varas feitos em molongó. O seu molde Rip foi o que inspirou a conversa entre o Fabricio, o VINI e eu lá no Aracá. Engordaram a isca e a fizeram mais cabeçuda. Esta testa de dourado do mar facilita os saltos da isca. Pode afilar mais a frente dela que vc só tem a ganhar. Vc se daria melhor usando o molongó preto ou a cortiçarana. Testei umas quantas madeiras, era só alguém falar que era leve que eu levava ao torno. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Antonio Rech Postado Dezembro 10, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10, 2014 Opa Paulo Marques. Valeu pelas dicas ::tudo:: . Testei quanto a flutuabilidade colocando uma garatéia traseira e a flutuabilidade ainda assim é muito superior a Rip. Vou me ater a testar quanto a resistencia e fazer uns testes semelhantes ao que o Eloy o faz com a linhas de pesca. Vamos ver no que dá blink:: . Eloy, essa também é minha preocupação. Pensando nisso procurei fixar os dois pitões dianteiros com um bloco unico de acrilico especial assim como o fiz com o pitão traseiro e o da hélice. Deixei um espaço (camara de ar de mais ou menos 6cm entre os pitões das garatéias, por questão de flutuabilidade da isca e diminuiçao de pêso). Vamos ver se funciona. Como estou em fase de testes doeu:: vamos inventado. Abç Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Dezembro 10, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10, 2014 Legais seus testes ... Iscas leves existem e com boas configurações ... Montadas sempre com Owner 4X #2/0 e CCM 130 lbs ... - 3 Sumax 14 cm invertidas, com 28, 29 e 31 g - 2 caribes 6", com 30,5 e 31,5 g - 1 TRex 170 com ferragens totalmente trocadas e adaptadas pra 3 garateias com 36,7 g E por aí vai ... O molongó nunca testei, pq proseei bastante com o Eloy ... Pode ser q dê certo, com um grande aumento da área de reforço em volta dos pitões ... A Zagaia fez a Kaluana, com corpo em plástico ... apesar de ter falhado no reforço no local dos pitões, o plástico injetado talvez seja o caminho do shape ideal, tipo a Heddon conseguiu, só q em escala menor, com Baby e Magnum Torpedo. As garateias q vc colocou dão conta do recado, mas se eu tivesse uma isca flutuando assim, tacava VMC 6X #4/0 ... Ao contrário do Eloy, as Sumax, especialmente as maiores, são meus devaneios num isca ideal. Montada com 3 VMC 6X #4/0 e hélice embuchada, fica reto, na horizontal, acima dos 45 g ... pelo menos comigo, num teve ainda vento a interferir na trajetória da isca no arremesso. É isso. Abração ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Dezembro 10, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 10, 2014 Wellington, meu primeiro açu saiu no na Sumax 140, muito boa. A maior eu não conseguia precisão no arremesso em campo aberto, então só a usava em águas mais abrigadas. Mesma coisa ocorreu com esta que fiz em molongó, muito boa na ausência de ventos. É claro que vc já introduziu alterações nela, isso influência. Resta saber se eles ainda estão usando a balsa. À época os metais Sumax eram ótimos, não vi motivos para trocar. O esquema do espaço vazio eu testei também, é uma boa, para madeiras mais pesadas, para o molongó não vejo motivos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Antonio Rech Postado Dezembro 11, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Novos teste: Seguindo a sugestão do Paulo Marques fiz novos testes: O 1º ainda relativo a flutuabilidade: Apenas para teste, não tenho intenção de usar na pratica pelo que já disse, coloquei mais uma garatéia traseira e o resultado esta na foto abaixo. ( a isca ficou numa posição de + ou - 45º à superficie da água ). O 2º teste foi de resistência da isca e dos pitões ao pêso estático de 13,06kg; a isca e as garatéias suportaram muito bem. Entretanto na prática o teste deveria ser feito na forma dinâmica que é o que ocorre quando um Tucuna bocudão fica de mau humor com a isca, mas isso é outra história e vou deixa-la para contar no pós-amazônia. Wellington, já havia pensado nisso de reforçar com resina acrílica nas saídas dos pitões porque certamente é a área critica como você muito bem observou. ::tudo:: Eloy, essa questão do vento é pra acabar. Isso de jogar a isca em direção a Bahia para cair num ponto em Barcelos ou SIRN não tem pescador que aprecie, mas faz parte. :gorfei: :gorfei: E vamos que vamos Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Nakatani Postado Dezembro 11, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 http://www.tsunami-lures.com/Product/lure/html/ma_tandem.html site japones com iscas de helice sura......se pega não sei, mas que são bonitas a isso são. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Antonio Rech Postado Dezembro 11, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Complementando: foto da isca e do esqueleto Seguindo teu parecer Elóy afilei a dianteria da isca. Grato pela dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Dezembro 11, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 http://www.tsunami-lures.com/Product/lure/html/ma_tandem.html site japones com iscas de helice sura......se pega não sei, mas que são bonitas a isso são. Pois num é, Maurão?! Só que aquele video q você me mandou o link, não encontrei mais. Abrax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Dezembro 11, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Complementando: foto da isca e do esqueleto Seguindo teu parecer Elóy afilei a dianteria da isca. Grato pela dica. Até raio X :choquei: :choquei: Esse negócio tá ficando sério :gorfei: :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Dezembro 11, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Rech, estou te mandando esta: Sem a palheta seila:: seila:: seila:: Com a palheta da Six. Coloque uma da Rip, vai passar de 40g mas fica top. As palhetas até hoje não consegui uma metalúrgica que faça. Estou fazendo no machado. Acho que o Nakatani e o CCM tem as próprias. Abrax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Antonio Rech Postado Dezembro 11, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Opa ...grato mesmo Elóy.... Pode deixar ...vou usar as palhetas que comprei do Charles do CCM, são ótimas. Ptzzz o ruim é que vou ter que pegar um bitelo de dois digitos só para celebrar o feito da Sura. :gorfei: :gorfei: :gorfei: Vou me esforçar para isso.... ::tudo:: Abç Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo Postado Dezembro 11, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Muitas pescadores lendarios já falaram e concordo com quase todos; Minha humilde opinião: 1 - PESO E TAMANHO IDEAL DA ISCA: Na minha opinião a melhor relação é a caribe 6", bom peso , pouco arrasto. 2 - BALANÇO DA ISCA: Vejo pouca diferença neste item 3 - FACILIDADE DE AREMESSO: Caribe 6" 4 - TRABALHO DO RECOLHIMENTO (alguma dica): O cansaço, vem da forma de trabalhar, hoje em dia canso mais com uma jumping minnow do que uma caribe 7" O certo é na batida da ponta da vara , manivelar ao mesmo tempo, isso que dá o som magico e não cansa. 5 - FLUTUABILIDADE DA ISCA: Se ficar muito leve, tb não é bom 6 - OUTROS ASPECTOS RELEVANTES QUE QUERIA CONSIDERAR. Aqui vem o X da questão. Há uns cinco anos em viagem ao Araca, o ClaudioW, contou que o mestre Eloy (acho que é vc Eloy, posso estar errado) "pescava sempre sem a garateia traseira, pois o tucuna sempre prende na garateia do meio e a de trás só serve para enroscar no molongo". E fiquei com isso na cabeça. Muitas viagens depois( e coloca viagens nisso....kkkkkk), comecei primeiro notar a notória diferença entre o indice de erros do tucunare no ataque, muito menor na porrada nas caribes 7" e nas Rip6" do que nas Rip 5", é muita diferença, impressionante. Ele sempre dá no meio da isca 5" e erra. Depois comecei ver que 95% das vezes ele estava preso nas garateias do meio, independente da isca. Para dar certeza, eu assisti o programa do Johnny Hoffman, pescando os açus na Colombia, com a isca TNT que parece um pouco a Rip 5", e o tucuna erra muito, e a imagem em slow motion, vc vê que o tucuna faz a curva na frente dela e da na cabeça da isca. Aquele barulhão é a rabada que ele da na agua apos a pancada. Juntando isso, nas minhas duas ultimas viagens, junto com Mestre Akira Sam(quem conhece, sabe, tem no minimo, 40-50 viagens de açus, e um dos maiores batedores de helice que conheço), resolvemos colocar a prova. Retiramos a garateia de tras da Rip6 e da Caribe 7", desparafusamos tres voltas(para rodar mais facil) o pitão traseiro. Resultado, arrasto muito mais facil(um mel), não mudou a produtividade, enrosca menos na pauleira, simplesmente sensacional. Ai, mestre Akira teve a visão do sucesso supremo, qual o problema da Rip5" e caribe 6", são uma teteia para jogar, aerodinamicas, cabe certinho na boca do pavão...Problema estava, que a produtividade caia 50% , de tanto que ele erra essas iscas, quem pesca sabe... Problema, resolvido, tiramos a de tras e fizemos dois novos furos, posso adiantar que revolucionou a pescaria dos açus. Este fim de semana, prometo fazer um topico descrevendo o passo a passo. Então minhas iscas preferidas são: A Rip5,25" e Caribe6", modificadas. Abs Dini Boa tarde amigos!! Também retirei a garatéia traseira das RIps e das Caribes e coloquei no corpo da isca. Isto deixa ela com menos posição em Stick e fica mais leve p puxar. Fiz alguns testes em um lago, a Rip tem que ser feita algumas correções ainda, mas as Caribes ficaram doce. Fiz tb o balanceamento da isca ( Vi em um post do Gusso ) e realmente tem isca que o centro esta completamente errado. Hj tenho Rip que tem os olhos p baixo da linha d´agua e outras que estão na lateral da isca ( Ficou zarolha. Hehehe ) Abraço a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Dezembro 11, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Opa ...grato mesmo Elóy.... Pode deixar ...vou usar as palhetas que comprei do Charles do CCM, são ótimas. Ptzzz o ruim é que vou ter que pegar um bitelo de dois digitos só para celebrar o feito da Sura. :gorfei: :gorfei: :gorfei: Vou me esforçar para isso.... ::tudo:: Abç Boa sorte, parceiro! Mas te garanto que a satisfação em pegar com uma feita por vc mesmo é top, top... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Dezembro 11, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Opa ...grato mesmo Elóy.... Pode deixar ...vou usar as palhetas que comprei do Charles do CCM, são ótimas. Ptzzz o ruim é que vou ter que pegar um bitelo de dois digitos só para celebrar o feito da Sura. :gorfei: :gorfei: :gorfei: Vou me esforçar para isso.... ::tudo:: Abç Boa sorte, parceiro! Mas te garanto que a satisfação em pegar com uma feita por vc mesmo é top, top... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Dezembro 11, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Novos teste: Seguindo a sugestão do Paulo Marques fiz novos testes: O 1º ainda relativo a flutuabilidade: Apenas para teste, não tenho intenção de usar na pratica pelo que já disse, coloquei mais uma garatéia traseira e o resultado esta na foto abaixo. ( a isca ficou numa posição de + ou - 45º à superficie da água ). O 2º teste foi de resistência da isca e dos pitões ao pêso estático de 13,06kg; a isca e as garatéias suportaram muito bem. Entretanto na prática o teste deveria ser feito na forma dinâmica que é o que ocorre quando um Tucuna bocudão fica de mau humor com a isca, mas isso é outra história e vou deixa-la para contar no pós-amazônia. Wellington, já havia pensado nisso de reforçar com resina acrílica nas saídas dos pitões porque certamente é a área critica como você muito bem observou. ::tudo:: Eloy, essa questão do vento é pra acabar. Isso de jogar a isca em direção a Bahia para cair num ponto em Barcelos ou SIRN não tem pescador que aprecie, mas faz parte. :gorfei: :gorfei: E vamos que vamos Abraços João, 13 kg de teste é praticamente nada ... Acredite ... sugiro 130 lbs de teste de impacto ... se não der, 100 lbs ... e vai baixando ... Acredite, o açu é tudo isso. joia::: joia::: Eloy, Velho Amigo, sinto falta das prosas ... vc me mostrou sua Sumax 14 cm ... não esqueço de uma frase sua aqui no fórum, num post: "Um dia, as hélices da Jennerlures serão tão boas quanto as da Sumax." joia::: joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Antonio Rech Postado Dezembro 11, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 11, 2014 Wellington! Concordo com vc por isso falei que o verdadeiro teste deveria ser na forma dinamica entretanto não tenho como faze-lo. Alguma sugestão? Abç Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Dezembro 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2014 Tem um dispositivo dos EUA que vi uma vez e fazia esse teste por tiro/impacto ... testou assim as garateias ... Vou procurar ... joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André Cabral França Postado Dezembro 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2014 Pessoal bom dia. Estou nesta empreita de encontrar uma hélice. Usamos (Kexão e eu) Caixeta e cedro para fazer os shapes das iscas (inspiradas nas rips 5,5). Pintura: tinta automotiva + verniz Pu. Metais: CCM, Rip e Moro/deconto. Vou fazer os testes na água. Iscas com 33-34 gramas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eloy Fonseca Postado Dezembro 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2014 Show André! Sou fã do cedro mas ficou mais pesado que a caixeta. Boa sorte na empreitada. Abrax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Olezio Postado Dezembro 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2014 Acompanhando e aprendendo com os mestres. Parabéns pelo tópico e aos participantes que muito nos ensina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Dini Postado Dezembro 12, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2014 Moçada volto a afirmar, façam o teste da Rip 5, com 2 pitoes em baixo e sem a de trás(desparafusando o pitão traseiro 3 voltas, para ficar mais solto), ficou a isca perfeita. Olha que de açus e helices eu conheço pelo menos um pouquinho...kkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.