Eric Murata Postado Dezembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 Pessoal!!! ao invés de nomes e marcas de carretilhas!!! quais as características que temos que buscar para uma pescaria de AÇÚS? .O drag influencia? Vejo que boa parte dos mais experientes na espécie trabalha com a fricção relativamente aberta, qual a força necessária? . Peso. qual o máximo? é unânime que é uma pescaria cansativa . Recolhimento. Hélice. Zara/Stick . Capacidade de linha. Vejo que muitos tem preferência por carreteis fundo mas até onde conheço o Tucunaré, se ele tomar mais de 5 metros de linha já era abração a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Dezembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/32892-qual-a-melhor-carretilha-para-puxar-h%C3%A9lices-na-amaz%C3%B4nia/ joia::: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eric Murata Postado Dezembro 16, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 Sempre na frente!!! brigadão pescador Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Dezembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 Para os açus : curado aguenta bem , daiwa exceler, tatula , ms , venator, sumax ,orion aluminio quantum , smoke , exo e por aí afora , abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Dezembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 "Uai, será que tem outra carretilha p açus além da Zillion, eu não conheço" doeu:: :gorfei: :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Dezembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 "Uai, será que tem outra carretilha p açus além da Zillion, eu não conheço" doeu:: :gorfei: :amigo: Hehe!!! Estamos ficando velhos(de fórum) Lamana!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Dezembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 Não Jean, estamos ficando velhos de velhos mesmo :gorfei: :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eric Murata Postado Dezembro 16, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 Pessoal!!!! apenas características!!!! mas de qualquer forma agradeço a ajuda Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Dezembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 Tudo bem Eric, já zuei bastante, agora vamos falar sério. Sendo um pouco mais específico, vou considerar uma pescaria de açus com heliçe. A vel tem que ser alta > 7:1, um bom drag, capacidade de linha não é primordial e é claro tem que ser uma máquina de confiança, além disso, e é a minha paixão pela Zillion, o tamanho da manivela me dá o time da puxada (só a zillion e a smoke tem este comprimento) e a ergonomia, já que tenho a mão pequena. PS pesco 95% com heliçe. e a isca judia mais que o próprio peixe legal:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Dezembro 16, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2014 Aproveitando o gancho do Lamana e completando um pouco... Acho interessante também a escolha por conjuntos de carretilhas com mesmo sistema de freio para evitar cabeleiras!!! É comum pescar com mais de um conjunto e, na pressa de arremessar uma determinada isca em um peixe, sistemas de freios diferentes acabam por provocar as famigeradas!!!(Pescando com Shimano e MS de freio centrífugo não dava muito certo com Zillion que tem freio magnético!!!) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Dezembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 17, 2014 Só uso as pequenas: Core 51 Exo 101 Liger Elas dão conta do recado. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Dezembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 17, 2014 Pessoal!!!! apenas características!!!! mas de qualquer forma agradeço a ajuda arrow:: DRag potente, acima de 5 kgs. Porém pode ser melhorado trocando os discos. arrow:: Boa capacidade de linha , pois são usadas linhas de bitola maior. Que comporte pelo menos 50 M de linha 65 Lbs. arrow:: IPT (quantidade de linha por manivelada) Se for puxar hélice acima de 80 cms. Outras iscas não tem tanta necessidade. Peso e tamanho é muito relativo ao tipo de empunhadura, tamanho da mão, e resistência de cada um. O mais importante é treinar "em casa", ou seja num rio próximo. Não deixe pra fazer isso lá durante a pescaria. Treinando antes vc descobrirá se o conjunto vara+ carretilha é bom ou não. Treine com as iscas que irá usar lá e vá pegando o jeito. ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ygaro_Sepotuba Postado Janeiro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 1, 2015 Aproveitando o gancho do Lamana e completando um pouco... Acho interessante também a escolha por conjuntos de carretilhas com mesmo sistema de freio para evitar cabeleiras!!! É comum pescar com mais de um conjunto e, na pressa de arremessar uma determinada isca em um peixe, sistemas de freios diferentes acabam por provocar as famigeradas!!!(Pescando com Shimano e MS de freio centrífugo não dava muito certo com Zillion que tem freio magnético!!!) Decidi por comprar duas daiwa tatula type r 8.0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eric Murata Postado Janeiro 2, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 2, 2015 50 mts de linha é o suficiente? na pesca dos acús, a distância do arremesso é de mais ou menos quantos metros? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Janeiro 4, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 4, 2015 50 mts de linha é o suficiente? na pesca dos acús, a distância do arremesso é de mais ou menos quantos metros? dá sim. O problema é quando não se usa leader, e vc deve cortar o pedaço esgarçado. Então vai diminuindo alguns metros. Na Venator coube 47 metros de PP 65lbs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Akira Postado Fevereiro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2015 Só uso as pequenas: Core 51 Exo 101 Liger Elas dão conta do recado. Abraços Core 51? Eu tava com receio da 100. Bom saber. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Fevereiro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2015 Rodrigo não tive nenhum problema com elas e a grande vantagem são muito leves. Aprendi com um amigo que já foi mais de 30 vezes para a AM que a carretilha pode ser qualquer uma de boa qualidade e que te atenda no tipo de isca que vc vai usar, o segredo é trabalhar com o freio meio liberado. Quando é peixe grande a primeira corrida é dele não tem o que fazer. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Akira Postado Fevereiro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2015 Rodrigo não tive nenhum problema com elas e a grande vantagem são muito leves. Aprendi com um amigo que já foi mais de 30 vezes para a AM que a carretilha pode ser qualquer uma de boa qualidade e que te atenda no tipo de isca que vc vai usar, o segredo é trabalhar com o freio meio liberado. Quando é peixe grande a primeira corrida é dele não tem o que fazer. Abraços Legal. Valeu pelo toque Helson. Já vi que as Cores e Metaniuns vão para o AM então. Abraços. Akira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miron Júnior Postado Fevereiro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 21, 2015 Só um toque, se for usar isca de helice não dá pra deixar o freio meio liberado,senão o freio vai patinar na puxada da isca, não tem como,tem que ser mais apertado legal:: Agora para as outras iscas dá tranquilo... Valeu!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Giuseppe Postado Fevereiro 26, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2015 Só uso as pequenas: Core 51 Exo 101 Liger Elas dão conta do recado. Abraços Amigo , desculpe a intromissão mas core 50 ou 51 para o Amazonas ( Barcelos ou SIRN) , como assim ? Qual seu maior peixe com essa carretilha ? Vc tirou ele da pauleira ? Vc consegui puxar uma rip roller 5.25 ou 6 essa carretilha a semana toda sem danifica-la ? Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Fevereiro 26, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2015 O maior peixe foi 9 kilos e só usei iscas grandes: Zig-zara Trairão T20 Hélices Amazon king (14 cm) Hélices Rip 4,5 E vou de novo este ano e serão as mesmas: Core 51 Exo 101 Liger Venator Como disse meu amigo Valtuir (Casa da Camionete) que já fez mais de 30 viagens, carretilha é qualquer uma basta não travar o freio. Para vc ter uma idéia ele usa uma Daiwa Steez há muito tempo no AM. Perdi muitos peixes grandes mas não foi por causa da carretilha, o líder quebrava no snap, então não usei mais o líder e foi só alegria. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Giuseppe Postado Fevereiro 26, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2015 De boa, companheiros pescador ! Só me espantei ao ver sua postagem , por saber q a core por ser uma carretilha leve, bem q gostaria de utiliza-la no AM , porém com componentes feitos por materiais de ligas leves não sejem apropriada para uma pesca desgastante como no amazonas , e eu já presenciei essa carretilha cantar ao pegar peixe grande, não freiando, e era meramente tucunaré azul no angical, imagina com um açú ! Quanto a steez eu usaria ela de olho fechado , por ser uma carretilha superior a tudo em relação as carretilhas citadas acima e ser bem mais robusta, no meu ponto de vista! A única q eu compararia com a core seria a aldebaran , porem a primeira é feita para o mercado americano e a segunda para o mercado japonês! Estarei indo pela minha quarta temporada no amazonas e não presencio o uso dessa carretilha na pesca do açu, pelo menos nas turmas q já fui ! Já conversei com muitas pessoas experientes por lá e a grande maioria não me recomendar por isso q eu citei acima ! Tenho uma Core , porem estou receoso em colocar aquela teteia nesse tipo de pescaria , depois q o dono e operador de barco no rio sucunduri me disse q os açus dessa ultima temporada quebrou duas carretas na mão dele , sendo q uma dessas era uma cronach e a outra nao me lembro qual era , porem era bem mais robusta do que a core ! Estamos aqui para compartilha nosso conhecimento e técnica . Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Fevereiro 26, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2015 Caro Alexandre peguei muito peixe grande com a Core só não consegui tirar por causa do líder como te expliquei. Sinceramente vou levar para SIRN em outubro e te falo sem nenhum medo e preocupação a Core aguenta o tranco. Assim também vai ser com a Liger. Com as pessoas experientes com quem pesquei não vi tantos cuidados em relação a carretilhas, mas em relação a linhas e garatéias a atenção era redobrada. :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Fevereiro 26, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2015 O maior peixe foi 9 kilos e só usei iscas grandes: Zig-zara Trairão T20 Hélices Amazon king (14 cm) Hélices Rip 4,5 E vou de novo este ano e serão as mesmas: Core 51 Exo 101 Liger Venator Como disse meu amigo Valtuir (Casa da Camionete) que já fez mais de 30 viagens, carretilha é qualquer uma basta não travar o freio. Para vc ter uma idéia ele usa uma Daiwa Steez há muito tempo no AM. Perdi muitos peixes grandes mas não foi por causa da carretilha, o líder quebrava no snap, então não usei mais o líder e foi só alegria. Abraços Olá Helson, Que estas carretilhas aguentam, deixando o freio mais solto, eu não duvido...mas quanto deve caber de linha de bitolas mais grossas (aprox. 65 Lbs)? Calculo q na Liger ou na Core deve caber uns 45M...lembrando que com o freio mais solto o peixe toma mais linha na primeira arrancada...com isca pesada, um bom arremesso beira os 40 metros, se um açuzão pegar já na batida da isca, sobrará poucos metros p/ a briga...isso sem falar que conforme a isca vai ralando, temos que cortar alguns pedaços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Fevereiro 26, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 26, 2015 Renato eu estou usando a linha Sufix de 65 lbs que é mais fina e cabe +- 75 metros de linha no carretel e até agora foi tranquilo não tive problemas. Abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.