Helson Postado Dezembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 17, 2014 Um americano postou um vídeo de como ele controlava o chine no seu bass boat. Achei interessante e resolvi postar para os amigos do FTB. http://vid88.photobucket.com/albums/k186/bigharry_2006/vids/fullvideo1testversiondelete2.mp4 ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco A Peccatiello Postado Dezembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 17, 2014 O Alex tem uns videos que dão excelentes dicas...!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Dezembro 17, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 17, 2014 Tem como mandar estes vídeos. Abraxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Rauber Postado Dezembro 17, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 17, 2014 Olá. Eu já havia visto esse vídeo. Ainda tenho receio (para não dizer medo) do chine walk. Eu não tenho jack plate e controlo a lancha no trimm. Nunca passei das 50 MPH....(mercury optimax 115). Aí me surgiu mais uma dúvida: ter um jack plate poderia amenizar o chine?? Por que se vc trimar mais, a proa fica mais elevada e menor é o contato do casco com a água.... E um hélice de passo menor, poderia influenciar?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Dezembro 18, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 18, 2014 Olá Luis, No caso do jack plate, com ele vc pode levantar mais o motor e fica mais fácil regular a altura ideal do motor no barco. Quando se usa o jack geralmente subimos o passo do hélice. Usar um hélice de passo menor só irá diminuir sua velocidade final, baseado na formula: 5300 giros / 2.33 relação x 24 passo x 60 minutos x 0.0000254 = 84,28 km / 1.6 = 52,67 milhas Pelo que já ouvi dos experientes e pela experiência que tenho cada casco tem a sua velocidade de chine, pode ser grande ou pequeno em determinada velocidade vai começar a dar chine. Qual o passo do hélice que você usa e e chega a quantos rpm? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Mag Postado Dezembro 18, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 18, 2014 boa tarde helson, esse 0,0000254 é Oque ???? porque o meu motor e 115 4t, 6400 giros / 2,07 relação x 19 passo x 60 min x 0,0000254 = 89,52 / 1,6 = 55,9 milhas , e ele anda a 49,5 milhas !! Obs: Hélice de aluminio ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Dezembro 18, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 18, 2014 Olá. Eu já havia visto esse vídeo. Ainda tenho receio (para não dizer medo) do chine walk. Eu não tenho jack plate e controlo a lancha no trimm. Nunca passei das 50 MPH....(mercury optimax 115). Aí me surgiu mais uma dúvida: ter um jack plate poderia amenizar o chine?? Por que se vc trimar mais, a proa fica mais elevada e menor é o contato do casco com a água.... E um hélice de passo menor, poderia influenciar?? Luis...vamos lá.... - Sim, o jack ajuda sim, a diminuir o chine. Quando vc levanta o Jack, vc abaixa a frente do barco. Se vc levanta o Jack, a traseira do barco levanta tb. Vc terá menos contato/resistência com a água e o barco vai andar mais. Ocorre q vc só consegue fazer isso se o barco estiver leve. Se estiver pesado, vc irá é perder velocidade ao invés de ganhar. - Hélice não tem a ver com Chine. Claro q hélice faz o motor vibrar mais ou menos, mas isso é regulagem pra quem é avançado...no nosso caso, pesca esportiva, vc tem q encontrar a hélice ideal (RPM máximo, com barco levando uma boa quantidade de carga), e pronto. Se vc levantar demais o jack e o trim, e a sua hélice conseguir "empurrar" o barco mesmo estando próximo a linha da água, pode acontecer do giro estourar e vc ter q usar um passo maior....mas isso tb é regulagem pra quem já domina o barco e já se acostumou a conduzi-lo com carga, sem carga, com trim alto, com jack alto e por aí vai. Só de deve gastar dinheiro com regulagens depois de conhecer o barco e domar o barco. Sobre o chine vou postar numa nova mensagem. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Netolx Postado Dezembro 19, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 19, 2014 Eu endoço o que o Fabrício esta falando. Eu só subi o motor no Jack depois de uns 6 meses pilotando o barco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Rauber Postado Dezembro 19, 2014 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 19, 2014 Olá Luis, No caso do jack plate, com ele vc pode levantar mais o motor e fica mais fácil regular a altura ideal do motor no barco. Quando se usa o jack geralmente subimos o passo do hélice. Usar um hélice de passo menor só irá diminuir sua velocidade final, baseado na formula: 5300 giros / 2.33 relação x 24 passo x 60 minutos x 0.0000254 = 84,28 km / 1.6 = 52,67 milhas Pelo que já ouvi dos experientes e pela experiência que tenho cada casco tem a sua velocidade de chine, pode ser grande ou pequeno em determinada velocidade vai começar a dar chine. Qual o passo do hélice que você usa e e chega a quantos rpm? Abraços Buenas... eu sou bem colono nessas coisas... Fui olhar agora o hélice (sempre achei que fosse feminino!) e os número que tem são 131/2X22XL - Ballystic. Quanto à rotação, não saberia te dizer... talvez 5500.... E nessa rotação, chegou a 50MPH... Mas acho que tinha motor sobrando. Amanhã estou indo para a Argentina e vou experimentar esticar um pouco mais... Obrigado. Abraços... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Dezembro 23, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 23, 2014 boa tarde helson, esse 0,0000254 é Oque ???? porque o meu motor e 115 4t, 6400 giros / 2,07 relação x 19 passo x 60 min x 0,0000254 = 89,52 / 1,6 = 55,9 milhas , e ele anda a 49,5 milhas !! Obs: Hélice de aluminio ! Bom dia Gabriel! Este valor é uma constante (0,0000254) que é a polegada. Vamos lá seu motor é igual ao que eu tinha e a relação dele é 2,33. Então seu cálculo seria: 64000 giros / 2.33 relação x 19 passo x 60 minutos x 0.0000254 = 79,53 km / 1.6 = 49,70 milhas Exatamente a velocidade que seu barco dá. Abração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Dezembro 23, 2014 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 23, 2014 Grande abraço Luis Inácio. Depois posta a velocidade final que vc conseguiu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Rauber Postado Abril 23, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Abril 23, 2015 Grande abraço Luis Inácio. Depois posta a velocidade final que vc conseguiu. Olá. Estive na Argentina no final de semana. A pescaria foi muuuuuuuuuuuuuito ruim. Mas graças às sugestões e ajuda dos amigos do FTB, estou conseguindo controlar o chine walk. Quanto à velocidade final, ainda não tive coragem de acelerar até o fim.... Quando conseguir, posto o resultado aqui. Mas creio que deva passar um pouco das 50 MPH... Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Prime Postado Abril 23, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Abril 23, 2015 Uma dica importante é o equilíbrio interno do peso. Bem equilibrado vc conseguirá ir mais longe que possa imaginar. Grande abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Abril 23, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 23, 2015 Como vc deu a dica uma vez vale até usar um nível de mão para ver o equilíbrio do barco. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alex Prime Postado Abril 24, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Abril 24, 2015 Isso mesmo....nível de pedreiro.......como tinha te dito. Grande Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Mag Postado Abril 26, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2015 Helson, essa constante funciona com qualquer motor ??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Rauber Postado Abril 26, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Abril 26, 2015 Olá. Na teoria, está tudo uma beleza. Mas vamos para a parte prática: Imaginemos que eu quero dar uma volta no rio, sozinho, e o barco pende para o lado que eu sento. O que fazer num caso desses?? E a bateria tb está colocada no meu lado. Deveria levar um peso compatível com o meu, para equilibrar??? Ou que sugestão vcs me dariam?? Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Abril 27, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 27, 2015 Gabriel meu amigo funciona sim. Mas entram várias vaiáveis. Mas dá para se ter uma grande noção. Abrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helson Postado Abril 27, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 27, 2015 Grande Luis como uma dica que me deram aqui no fórum, pode-se usar contrapesos de 5 e 10 kilos. Abrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Rauber Postado Maio 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 2, 2015 Olá... Hj voltei ao rio Uruguai com mais três pessoas e um.... nível rindo3:: Com correnteza creio que não seja o ideal para medir velocidade e RPM. Mas consegui chegar a 5600 RPM e 85 km/h. Mas quero testar isso num lago.... Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.