Ileonilson Postado Janeiro 8, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 8, 2015 Pessoal, comprei um motor de popa yamaha 15 hp enduro fabricado no Japão, ele tem um tanque bipartido, o ex-dono disse que o motor era do pai dele e que o motor funcionava com querosene e gasolina, e que o motor dava partida na gasolina e funcionava na querosene. Eu achei isso estranho. Alguém sabe dizer se o motor consome a gasolina e a querosene juntos ou se consome um dos combustíveis até certa velocidade e depois outro? E o óleo 2t, misturo na gasolina e na querosene ou só na gasolina? Se vc tem, já teve um Yamaha Enduro com tanque bipartido para dois combústíveis, ou é mecânico ou por qualquer razão tem conhecimento a respeito, deixe sua contribuição. Ficarei muito grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ileonilson Postado Janeiro 8, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 8, 2015 Pessoal. Após o post acima, fiz algumas pesquisas e encontrei uma notícia de jornal de 1976 sobre o lançamento desse motor. Se alguém tiver curiosidade e quiser ver o link é esse: http://news.google.com/newspapers?nid=1246&dat=19760121&id=YZMtAAAAIBAJ&sjid=Yg8EAAAAIBAJ&pg=6957,1878134 Nesse link aprendi que o tanque é de 24 litros, sendo 18 de querosene e 06 de gasolina, e que a gasolina é realmente só pra dar partida no motor. Aí me surgiu outra dúvida. E se eu usar só gasolina, que além da partida no motor terá de funcionar o tempo todo com a gasolina, será que tem problema? Mas se alguém tem experiência com ele e tem opinião prós ou contra, pode deixar sua contribuição. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Janeiro 8, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 8, 2015 rapaz um litro de querosene custa uns 10 reais hoje! é dificilimo de achar nos postos (de supermercado é batizado) embora queime mais lentamente que a gasolina, nao compensa de jeito nenhum... entrou numa fria... a querosene vai bem com diesel, ja com 2t nao sei nao... em 1970 / 80 haviam avigas, gasolina azul, querosene, gasolina comum e mais uns trabucos malucos da epoca... entao era barato, fora que um litro de gasolina custa 0.10R$ hoje a coisa mudou radicalmente... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Janeiro 8, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 8, 2015 Esse eu nunca vi, vamos ter que esperar os mecanicos principalmente das antigas chegarem pra ver o que muda na carburação, igniçao , cilindros e pistões desse motor. Quanto pagou no motor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Janeiro 8, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 8, 2015 Caramba blink:: sem nem o Guto conhece deve ser relíquia mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Janeiro 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2015 confesso tb fiquei pesquisando ate agora nao encontrei muita coisa.. mas olha soh: http://www.marineenginedigest.com/profiles/yamaha/yamaha-kerosene-outboards.htm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Janeiro 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2015 coloque no google Yamaha Kerosene Outboard Motors que o jeito que eu mais achei informacao... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Janeiro 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2015 Caramba blink:: sem nem o Guto conhece deve ser relíquia mesmo. kkkkk, to pra levar meu 18hp essa semana no mecanico pra limpar o carburador, vou perguntar pois de motor antigo ele manja muito pois seu pai também era mecanico de motor de popa há mais de 40 anos. Olha já vi até motor de popa a Diesel inclusive a Mariner soltou alguns no começo dos anos 90, mas a querosene nunca ouvi falar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Janeiro 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2015 a diesel muito me interessa! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ileonilson Postado Janeiro 9, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2015 O cara pediu R$ 1200,00 mas como precisava trocar as mangueiras, o bulbo, o engate das mangueiras no motor e fazer uma revisão eu ofertei R$ 1000,00 e ele aceitou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Janeiro 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2015 Astra tem a venda no exterior, dá uma olhada 27hp: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Janeiro 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2015 interessante hein! vibra muuuito menos que meu johnson ... mas faz bastante barulho, um motor diesel com a tecnologia common rail de hoje deve ser fantastico! principalmente para motores acima de 75-90hp, ate pq esse 27 ai deve pesar o mesmo que um 50 hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Liandro Milani Postado Janeiro 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 9, 2015 Caraca !!! O barulho é de um Valmet heheh, mas é muito interessante como o amigo disse acima, show de bola! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Berta Postado Janeiro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 14, 2015 Esse motor tem carburador e usa velas de ignição ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Berta Postado Janeiro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 14, 2015 Deve ser quatro tempos ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Janeiro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 14, 2015 carlos, pela idade certeza ser dois tempos, carburado e com velas de ignicao sim... a querosene tb queima por ignicao e bem! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ileonilson Postado Janeiro 15, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 15, 2015 Descobri que ele é de 1974, modelo 15AK, YAMAHA, dá partida na gasolina e continua no querosene, ambas devem ser misturada com óleo 2t, na proporção de 30:1. Ele tava parado a nove anos. Eu lavei ele e dei partida só na gasolina e ele pegou. Só que está muito acelerado deve estar com o carburador desregulado. Eu soube que em Cuiabá, 140 km daqui, tem um mecânico que já mexeu num desses, eu vou levar pra fazer uma revisão e regular o carburador amanhã. Vou aproveitar pra perguntar se eu posso usá-lo só na gasolina nos dois carburadores e nas duas repartições do tanque ou fechar o carburador do querosene e usar só o da gasolina. E mais, se alguém tiver curiosidade e quiser ver o manual desse motor Yamaha 15AK, dá ver o sistema de carburação dele, ele é ano 1974, eu encontrei o manual em PDF no seguinte link: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fgjoel-marinecenter.dk%2Fupload%2FYAMAHA_MODELLER%2F15%2F6502819802.pdf&ei=2Qi4VJiNJvPisATBsoKwAg&usg=AFQjCNFpVMhbtTsd2qAe2HUZtpYXkpZv7A&bvm=bv.83640239,d.cWc Podem copiar e colar na barra de endereços e dar enter que o manual será baixado relativo ao 12A, 15A (gasolina) e 15AK (Gasolina e Querosene). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ileonilson Postado Janeiro 15, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 15, 2015 Vejam as fotos http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/Mobile%20Uploads/20150108_224536_zpsceb2c96a.jpg.html?sort=3&o=1 http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/Mobile%20Uploads/Motordepopa05_zps48c9c95f.jpg.html?sort=3&o=2 http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/Mobile%20Uploads/20150109_002916_zps01554cc3.jpg.html?sort=3&o=0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Janeiro 15, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 15, 2015 rapaz... se tem algo que pode ser falado a teu respeito é que és corajoso eheheh Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ileonilson Postado Janeiro 15, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 15, 2015 Fique tranquilo Astra-Taranis, eu tenho um Mercury 15hp super, veja a foto aí http://s1282.photobucket.com/user/ileonilson/media/motor/DSC00988_zps26da9b4d.jpg.html?sort=3&o=4 O yamaha 15AK tá inteirão. Vou ver como vai ficar depois da revisão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Janeiro 15, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 15, 2015 se tem um motor melhor mais atual, economico e forte, pq comprou esse motor de 15 de 1974 ? ehhehehe coragem!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ileonilson Postado Janeiro 16, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 16, 2015 Tava procurando um 15 barato de até R$ 2.000,00 pra deixar na casa do meu pai em outra cidade. Aí apareceu esse por R$ 1.400,00 parcela do em 3x ou R$ 1200,00 a vista. Aí eu ofertei R$ 1000,00 e o cara aceitou. Um colega disse que ele vale uns R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00, pq ele é japonês e é muito forte e resistente. Amanhã vou levá-lo pra revisão depois verei quanto vou gastar pra deixá-lo no ponto. Quando foi lançado era pra gastar 3,5 litros de querosene por hora. Se não der pra deixá - lo só na gasolina vou de querosene mesmo. Lá onde meu pai mora a querosene custa R$ R $ 5,80 o litro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ileonilson Postado Janeiro 16, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 16, 2015 Estive na oficina Moraes em Cuiabá sexta - feira e o mecânico disse que conserta motor de popa desde 1972 e que esse Yamaha 15 bicombustível tem dois carburadores, mas dá pra anular um deles e regular o outro só pra gasolina. Inclusive, disse que no querosene esse motor tem desempenho de um 20 hp. Já na gasolina ele não sabe se tem o mesmo desempenho de um 20 hp, mas é um excelente motor. A única coisa ruim é que ele o hélice dele é pinado, aí a gente tem de levar pinos reserva e chave eventual necessidade de troca. Então estou muito ansioso para vê-lo funcionando só com gasolina pra gente por ele na água e fazer um teste nele. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ileonilson Postado Fevereiro 4, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2015 Olá boa tarde colegas, até que enfim o motor bicombustível descrito no tópico deste fórum ficou pronto. Tive sorte, o Moraes, mecânico proprietário da "Oficina Moraes" em Cuiabá/MT, oficina especializada só de motores de popa e que trabalha com motores desde 1972, já havia arrumado um desses e então não foi difícil pra ele. Ele isolou a parte da querosene, retirando o filtro e a parte do carburador responsável pela injeção da querosene no motor e deixou só a parte da gasolina, sanando aquela dúvida que eu tinha no início. Agora já testei ele na gasolina e apesar da idade tá perfeito. Inclusive fiz um vídeo navegando com ele em uma barco de 3,5 ou 4,0 metros, em duas pessoas, se quiserem ver podem visualizar: Eu prefiro visualizar diretamente no Youtube, parece que trava menos. Portanto, valeu o risco do investimento, que pra alguns foi uma loucura, pois além de ser uma relíquia, o motor está funcionando perfeitamente. Além das alterações nos carburadores, só tive de trocar o rotor da bomba d'água, o pino do hélice, e o engate da gasolina. Mas tudo isso incluindo a mão-de-obra de revisão me custou R$ 621,00. Ou seja, estou com um motor antigo, mas bem conservado, que só me custou R$ 1.621,00, e que só será usado duas ou três vezes no ano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Fevereiro 4, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2015 é isso aí! esta te satisfazendo? entao ta otimo! pra mim andou que nem um 15 deveria ter andado mesmo, se tudo esta perfeito, funcionando, valeu entao ! sobre querosene chegar nos 20, pode ser realidade, pois a querosene tem uma queima diferente da gasolina e gera uns pocotós a mais, nao sei se chegaria aos 20, mas rende alguma coisa a mais sim. Mas se ta jóia na gasolina, manda ver só nela e seja feliz! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.