José Castellões Postado Fevereiro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2015 Buenas galera, após um longo e tenebroso inverno sem relatar (não sem pescar!!!!) segue uma singela narrativa de uma pescaria que fizemos agora no mês de janeiro, entre os dias 17 e 21. Pescaria em tempo de chuvas é sempre meio duvidosa, mas como pescador não desanima e somente sossega as lombrigas na beira d’água, vamos embora pro Telles Pires tentar uns bagrinhos por lá. Então, eu e meu velho seguimos contentes e confiantes para a Pousada Mantega, para onde retornamos após longos dez anos da última visita. Sabíamos de antemão das mudanças no rio, com a construção de represas e tal; assim, saímos sem maiores intenções, contentes por estarmos juntos uma semana ali na beira do rio, tomando umas e pondo os papos em dia. De qualquer forma, os peixinhos foram saindo, e alegrando a dupla. Ora jaús: Ora pirararas: E outros peixinhos de couro e escamas menores: Além disso, surpreendentemente fizemos uma pescaria bem razoável de tucas, o que foi uma surpresa, considerando que a pescaria ocorreu em pleno inverno amazônico, com o rio totalmente fora da caixa: Um capítulo à parte foi a pescaria de tambaquis, onde o velho se divertiu com a força dos redondos nativos: Como nota triste seguem as fotos da represa finalizada onde outrora eram as sete quedas, a maior maravilha natural que vi pelas andanças nestes rios do Brasil. Onde há tempos atrás o rio telles pires mostrava toda sua força hoje em dia temos um lago, uma parede de concreto, uma ponte e até sinal de celular!!!!!!! Isso tudo em um local que até vinte anos atrás era quase inacessível, que merecia ser tombado como maravilha natural e sofrer o mínimo de intervenção possível. Não bastasse, está sendo construída uma segunda usina, mais ou menos 20 km abaixo desta que já está concluída. Trata-se de um trecho de rio basicamente composto por pedreiras e poços profundos, ou seja, acabou-se o melhor habitat de peixe de couro que eu conheci nas minhas andanças. Torço muito para que os jaús , piraíbas, pirararas e outros peixes que lá habitam encontrem um jeito de continuar a se perpetuar naquelas águas, mas por certo, o prejuízo será grande. Inclusive a pousada será alagada e o pessoal já planeja transferir as atividades para um local abaixo desta segunda barragem. Não foi pescada nenhuma piraíba neste mês de janeiro, fato nunca ocorrido desde o início das atividades da pousada. Acredito que em função de toda esta modificação no rio as branquelas já procuraram outras paragens. Todas estas corredeiras já eram... Bom pessoal, foi mais ou menos isso aí. Uma pescaria meio diferente, misto de alegria de um lado, pela viajem em si; e tristeza de outro, pelo que temos feito com nossos rios. De qualquer forma valeu demais, especialmente pela companhia de meu velho e querido pai, companheiro de sempre. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Cezarino Postado Fevereiro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2015 Belas pescarias! Lindas fotos meu caro. Pena que o homem destrói o que era feito pra ele cultivar ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Xandego Postado Fevereiro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2015 Shooooooowwwww Zé!!!!!! Pescaria completíssima!!! palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dalcio R. Andrade Postado Fevereiro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 1, 2015 parabens pela pescaria e pela amizade entre voce e seu pai, abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo R Marques Postado Fevereiro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 2, 2015 Pescaria TOP , amizade de pai e filho deve ser preservada e alimentada por toda a vida , parabéns !!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Neto Postado Fevereiro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 2, 2015 NUss maravilha de pescada parceiros como disse o mano veiu completíssima parabéns a dupla pela bela empreitada. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Sone Postado Fevereiro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 2, 2015 Só peixão!!!! E lindos tucuras! Parabéns!! Quanto a construção da represa, é de se lamentar mesmo. Abraxx Sone Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André Cabral França Postado Fevereiro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 2, 2015 Parabéns pela pescaria!!! Show Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Delage Postado Fevereiro 3, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 3, 2015 É meu amigo... show demais! Pegaram 90% da fauna ictiológica pescável da Amazônia, rsssss... Infelizmente o homem lá vai acabando com tudo... sorte nossa poder guardar na memória as lembranças antigas desse paraíso quase intocado, com seus bichos guardando aquelas serras e os gigantes encourados patrulhando as águas revoltas das sete quedas... Chique demais ver o Seu Paulo destruindo os tambas... hehehehe Abração e valeu pelo relato, bão demais!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Dini Postado Fevereiro 3, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 3, 2015 Fico com um grau de nostalgia, por uma decada, eu e meu pai iamos todo janeiro ao mantega atras do bagrões. Tem uns cinco anos que parei de ir e foquei mais nos tucunas, mas fico triste de ver essas mudanças, pois ali afunda um dos melhores pontos de pesca do Brasil que eu conheci e a melhor hotelaria de pesca deste pais. Abs a vcs. saudades do teles pires e do gde amigo Wado. Abs bela pescaria Dini Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo DF Postado Fevereiro 3, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 3, 2015 Show de bola, cabras! E ainda acharam uns tucunões, meus parabens, linda pescada Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Fevereiro 3, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 3, 2015 Linda pescaria ... e triste com menos um point de pesca no Brasil Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
George Moska Postado Fevereiro 4, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2015 Top hein, aqueles tambas devem ser uns cavalos hein!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio T Martins Postado Fevereiro 4, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2015 Show... belas fisgadas!! Parabens Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.