Luis Maia Postado Fevereiro 8, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2015 Amigos, mal entrei no forum e já vou pedir ajuda... Rsrs Tava testando o barquinho numa lagoa perto de casa e quando percebi estava em cima de um banco de areia. Sem experiencia, ao invés desligar o motor, acabei engatando uma ré e acelerando pra sair. Saiu mas não consigo mais engrenar ora frente. Mesmo colocando a alavanca de marcha pra tras e pra frente a hélice continua travada na ré. Alguem sabe o q aconteceu?? Motor Johnson 25hp 2t Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aristides Postado Fevereiro 8, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2015 Tira o capo do motor e verifique na alavanca se ela nao quebrou ou se soltou alguma peça ....mas de todo jeito aconselha-se um mecanico....abrraxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Fevereiro 8, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 8, 2015 3 possibilidades. As vezes o varão peça que transfere o engate do cambio até a rabeta´pode ter se soltado em alguns motores ele é dividido em 2 partes , normalmente ocorre ou na Rabeta naquela parte visível ou dentro do motor, é fácil arrumar. Uma vez no Araguaia o motor da Pousada travou em ré , estávamos 2h pra baixo, o guia tava até chorando, encostamos o motor na beirada, uma porca que ligava o varão ao diferencial se soltou , na rabeta mesmo eu engatei manualmente com ajuda do alicate a marcha avante, retirei o protetor de partida engatado, era um Yamaha 25hp e pronto pescamos o resto do dia mas só em marcha avante e podemos voltar pra pousada, o guia ficou meu fã, hehehehe. Outro problema que aí pode ser mais grave é ter soltado o garfo dentro do diferencial, aí tem que desmontar toda rabeta. Procure vídeos como se troca rotor de bomba dagua que verá onde normalmente o varão se solta Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Maia Postado Fevereiro 12, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 12, 2015 Prezados... Foi justamente a "vareta" dentro da rabeta. Levei no mecânico e o mesmo arrumou rapidinho. Apenas retirou uma tampinha na lateral da rabeta e colocou a "vareta" de volta no lugar. Obrigado pelas respostas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Brunodepieri Postado Agosto 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 11, 2015 3 possibilidades. As vezes o varão peça que transfere o engate do cambio até a rabeta´pode ter se soltado em alguns motores ele é dividido em 2 partes , normalmente ocorre ou na Rabeta naquela parte visível ou dentro do motor, é fácil arrumar. Uma vez no Araguaia o motor da Pousada travou em ré , estávamos 2h pra baixo, o guia tava até chorando, encostamos o motor na beirada, uma porca que ligava o varão ao diferencial se soltou , na rabeta mesmo eu engatei manualmente com ajuda do alicate a marcha avante, retirei o protetor de partida engatado, era um Yamaha 25hp e pronto pescamos o resto do dia mas só em marcha avante e podemos voltar pra pousada, o guia ficou meu fã, hehehehe. Outro problema que aí pode ser mais grave é ter soltado o garfo dentro do diferencial, aí tem que desmontar toda rabeta. Procure vídeos como se troca rotor de bomba dagua que verá onde normalmente o varão se solta Acabei de abrir um topico referente a essa questao, o meu aconteceu isso, mas nao sei como ligar elas, pois é uma porca com pouca rosca, sera q poderia colocar outra com mais rosca ? Ou sera que tem amis alguma outra peca que acabou se perdendo pelo caminho ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Agosto 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 11, 2015 Acabei de abrir um topico referente a essa questao, o meu aconteceu isso, mas nao sei como ligar elas, pois é uma porca com pouca rosca, sera q poderia colocar outra com mais rosca ? Ou sera que tem amis alguma outra peca que acabou se perdendo pelo caminho ? Bruno se vc conseguir unir firme as duas portes com uma nova rosca e o engate dê curso pra engatar as marchas não vejo problema, mas só vendo mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Brunodepieri Postado Agosto 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 11, 2015 Guto segui o conselho e abri um video no you tube do rapaz trocando a bomba d'agua, incrível, a primeira coisa que ele faz era justamente minha duvida, pois ele desconecta a união dos cabos, no meu caso a porca mais grossa foi para vareta de cima se soltando da vareta de baixo e a porca fininha esta na vareta de baixo, vou engatar a re aqui pra ela se aproximar e assim eu conseguir parafusar elas, muito obrigado pelo auxilio, grande abraço Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Agosto 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 11, 2015 Sempre é bom ter um pouco de conhecimento, ninguém sabe quando podemos ficar o Rio a deriva, lógico sempre que possível leve o motor num mecanico. Mas esse lance e soltar o varão é muito comum e seguindo a lei de Murphy sempre ele solta com a marcha ré ou no neutro. Se caso acontecer isso no rio faça assim: Com um alicate vc engata a marcha avante na própria rabeta puxando para cima. Vou citar por exemplo( tava em casa almoçando e resolvi tirar as fotos) No Mercury Seapro 25hp o varão é emendado com pinos. No Yamaha é com porca, mas pra engatar o mesmo procedimento No Mercury Americano no caso esse um 18hp o varão provavelmente é uma peça só e não é aparente, mas tb é simples, retire a capa do motor e o engate do varão fica abaixo do carburador, é só puxar. Depois de engatar marcha a frente , retire o cabo , porca ou peça da proteção de partida engatado caso o motor tenha, essa é do Yamaha 15hp bem semelhante ao Seapro, e outros Japoneses. E pronto dá pra continuar pescando o resto do dia, e lembre-se cuidado ao dar a partida pois o motor vai pegar engatado, se acelerar muito é video cassetada na certa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Agosto 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 11, 2015 Outro macete que já fiz e já vi muito ocorrer, é trocar ou quebrar o engate do tanque de combustível, essa é fácil. No Painel da maioria dos motores tem o afogador, o engate, o botão STOP e uma vedação de borracha ou plástico que é pra se colocar a saida ou botão da partida elétrica opcional. Retire essa membrana, passe a mangueira do tanque por ali sem o conector, retire a mangueirinha que sai do conector do motor e leva pro filtro de combustível e coloque dentro da mangueira do tanque, normalmente ela cabe certinho dentro da outra mangueira sem vazar, caso necessário aperte com uma arame e pronto problema resolvido provisoriamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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