Ir para conteúdo

[Mercury 40 p/ 50hp] Talvez Você Também Tem Essa Dúvida...


Posts Recomendados

  Em 21/04/2015 em 11:57, Fabim disse:

Reginaldo valeu pela explicação e atenção mas acredito q comprarei um 40 ai com vc vai fica melhor no meu barco.

abraços

Obrigado Fabim. Se tiver algum problema com atendimento de minha equipe, por favor me avise. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Em 30/04/2015 em 09:00, Moises disse:

duvida: os cabos de comando são diferentes para os motores Mercury 40, partida elétrica (fabricação japonesa e fabricação americana)?

Olá Moisés,

Sim. Os modelos japoneses utilizam um tipo de ponteira diferente do americano. Quando for comprar os cabos deve-se informar o modelo correto do motor e também as ponteiras da caixa .Por exemplo o motor 40 EO vem com ponteira do motor japonês e caixa japonesa também. Quando se utiliza uma caixa de comando paralela é necessário informar com o fabricante sobre o sistemas de ponteira que será utilizado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Em 01/05/2015 em 18:28, Vladimir Chatalov disse:

Reginaldo , o motor 40 mercury japones ele vem com helice mercury ou nacional ? , pois meu amigo comprou um 25 sea pro  e veio com duas helices mercury e eu gostaria de saber se voçe tem helice mercury passo 15 para o 40.

Olá Vladimir, qual seu fone para melhor atendê-lo. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Saudações ;  o manual de serviços  da tohatsu modelos M40D eM50D indica diferenças dos modelos de carburador . o do 40 é modelo 3C8 E O 50 HP é 3E3. diferença no ventury e mais 4 diferenças físicas que não são adaptáveis no modelo 3C8. tem ajustes tambem na red válvula com maior abertura no 50 hp.  oque imagino que da para experimentar sem comprometer o motor é retificar o limitador de avanço em 2 a 3 mm permitindo o avanço do ponto em alguns graus e completar o ajuste do avanço de ponto sem alterar a haste do avanço simplesmente reduzindo no ajuste existente de comprimento buscando permitir que o ponto avance de 18 para 24º que é o avanço máximo do 50 hp . a vela do 40 hp segundo manual não precisaria ser trocada. com somente o avanço do ponto e devendo ajustar anteriormente a equalização e abertura máxima das borboletas sem forçar deixando próximo ao máximo de 90º acredito ganhar hp's. Estou pensando  tambem em polir a parte posterior ao carburador retirando qualquer aresta que impeça a total circulação da gasolina até as red valvulas. escrevi esta teoria sem medir o caburador do motor 40 hp EO ,vou retirar a proteção plastica e medir para confirmar as dimensões do catálogo de serviços.   inicialmente vou reduzir  ao  máximo a haste do ponto e ver se melhora ,acho que ganho uns dois ou tres graus. Se houver ganho vou retificar o limitador ganhando oque falta para os 24º. Pensei ainda em ajustar o giclê de baixa  de 66 para 70 , ai teria que ajustar o ar para melhorar a mistura mas acredito que prejudicaria a lenta e talvez não fique redondo o ajuste mesmo partindo para 2voltas e3/4 + ou- 1/4 no ar que é o ajuste para 50 hp. alguma dica estou aberto para ponderarmos e buscar um consenso para melhorar. Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qta coisa  tem que ser feita né sandro ???  

minha opiniao como ja falamos em outros topicos a respeito  =  muda muitas coisas ;  e msmo fazendo  os procedimentos basicos p/ transformaçao  ; ja´sabe nunca sera um 50hp  real  ;

a ñ ser que vç troque todas as peças   nesseçarias ok  amigao  ???

enquanto ñ equalizar ;  as palhetas de tork ;  p/ 50hp  ;  e avanço ;  e tudo mais oq vç disse ai  =  esqueça / 

tem que trocar carbura ( venturi diferente  )  giles diferentes  e outras coisas que ja sabemos  ok  / 

ñ que ñ possa melhor  o 40hp c/ as mudança  ; mas p/ ser um 50 hp original ;  de verdade  = melhor comprar um 50 hp original ok /

ou  gasta ; gasta ; gasta $$$$  ;   sem dizer nervoso  = e te garanto  ; no final   ñ fica igual /

o mais simples ;  eficiente ;  e  em conta  ,   é fazer oq guto disse;  o curso ;  e kit   que  nosso amigao herrera  ; acerta um helice  ;  e  bola p/ frente  sandro  joia:::

agora se quiser tentar ;  vç está completamente certo  doq disse ; a respeito das  diferenças  entre  os hp ,  dos  motores ok  palmas::

abraço  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações aos amigos deste fórum; obrigado pela dica Guto, comprei o curso que voce indicou e não transformei o motor ainda porque como descrevi anteriormente sou perfeccionista e para melhorar com técnica solicitei ao sr. Julio ,mecânico da TI alguns esclarecimentos com referência a ponto e temperatura das velas.  Acredito que temos de evoluir  porque  ha muitos  pontos a discutir não somente alcançar  velocidade final maior. Exemplo .: este fim de  semana naveguei  com diversos barcos de 40 hp ,YAMAHA ,MERCURY, TOHATSU, e com quatro adultos e uma criança corri  na frente mantendo 5200 rpm e o amigo que vinha tocando o yamaha 40  falou que estava dificil me alcançar. então concluo que para superar  ajustes feitos anteriormente realmente tem que ter muito conhecimento para melhorar sem comprometer durabilidade e integridade do motor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

saudações; conversando com o dono do yamaha 40 , soube que é um 40 hp de 1997 e que é da série J que tem menos cilindradas ,+- 650 cc , por isso consegui andar na frente e tambem porque a rabeta esta muito baixa . vou ajudar  e vamos levantar uns dois centímetros  para teste. á fiz novas alterações para avanço de ponto e aceleração  sem cortar hastes de ponto e aceleração. vamos aos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Sandro,

de uma lida neste tópico que abri:

Nele explico que, pesquisando bastante sobre este motor na internet, encontrei em um forum gringo, a total diferença entre o tohatsu 40hp e o 50hp, que é o mesmo motor que o mercury 40hp 3 cilindros nosso... Como a maioria dos gringos são perfeccionistas e são contra gambiarras, e lá as coisas são mais fáceis e honestas, ele teve a ideia de comprar a planta ou o manual de peças todo detalhado dos dois motores, o de 40 e de 50hp, e viu quais peças são diferentes...

leia o tópico acima e entendera...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Daniel ; antes de comprar o curso eu já havia lido o tópico onde você esclarece sobre as diferenças e concordo contigo. O meu questionamento é sobre como melhorar  aperfeiçoando ajustes e dialogando em alterar por exemplo avanço na messa de ponto quando ainda houver aceleração. O motor não é ajustado corretamente seguindo as instruções do manual de manutenção . se você observar ele para de avançar a messa de ponto antes de concluir a aceleração. o detalhe é que como 40 hp o ponto inicial é -3° e o final é 18° com variação permitida de + ou- 1°. O 50 HP tem ajustes de -3° a + 24° com variação permitida também de +ou- 1°.  Ajustando a carburação devidamente pelo manual temos variação de 2 voltas e 1/2 + ou- 1/4 voltas para o ar e não somente 2 1/2 voltas porque nenhum carburador é perfeitamente igual ao outro logo deve-se ajustar respeitando essas diferenças. outro item a ser observado é a distancia entre centros na haste de acionamento dos carb. que deve ser de 90 mm com precisão e sem tolerância tanto no 40 hp como no 50 hp.  adquiri o curso de transformação com intuito de verificar o milagre e como técnico queria saber donde sai os hp's sem alterar aqueles sabidos itens que diferenciam estes motores. sinceramente já havia melhorado muito com afinação de carburadores e um acréscimo de 1mm no diametro do rolete de aceleração. coloquei um pequeno pedaço de mangueira de combustível justa no rolete e melhorou bastante . Agora verifiquei a diferença no limitador de aceleração do carburador nº 1 e ajustei de tal forma que quando chegar a aceleração total estarei com 21° na messa e com + ou - 10° na borboleta dos carburadores que é o máximo que consegui sem cortar hastes  do ponto e aceleração. para chegar a estes ajustes medi a diferença entre o rolete e o curvilíneo de aceleração quando o motor estiver ligado em ponto morto e engatado antes de acelerar,no meu caso mandei fazer uma bucha de naylon de 15mm de diâmetro por 12 mm de comprimento com furo de 10mm que é o diâmetro do rolete original. esta tudo pronto para novos testes e acredito que poderei andar acima dos 50 km/h que já havia atingido com ajuste anterior; inclusive vou testar uma hélice de 10 1/8 x 15" para ver se não ficara muito baixo o giro do motor.  um grande abraço e obrigado pelo post.  vou testar com carga de  250 kg entre pessoas e combustível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Bom dia Sandro de acordo com suas conclusões gostaria de uma opinião tenho um karib 500 console e aki em Maringá ninguém sabe ao certo sobre essa mudança. E gostaria muito de fazer essa mudança mas ao pé da letra .na sua opinião melhoraria consideravelmente. Obrigado desde já 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saudações Rodrigo; desculpe não ter respondido anteriormente. Resolvi ler as 70 e poucas paginas deste fórum e acabei de  reiniciar a leitura quando vi o seu post. Talvez você já tenha até alterado seu motor mas se não o fez acredito que consegui atingir o objetivo que é máximo de rendimento sem alterar  fisicamente peças do motor.  Inicialmente deve definir se é velocidade ou força que você almeja para dai partir para alterações . Eu fiz uma pesquisa grande e selecionei tudo que li e houvi de bom para não trocar de motor do Mercury para  Yamaha que sou fã; agora depois desta pesquisa e ajustes obtidos já me ofereceram um Yamaha zero e acabei ficando com o Mercury 2016. se você quiser posso te ensinar tudo que foi feito para obter o resultado. o custo é muito pequeno,eu gastei em peças e mão de obra uns r$ 200,00 porque precisei de serviço de torno . Sei fazer a transformação do sr. Reginaldo Herera da TI náutica mas por respeito a este profissional não poderei lhe ensinar. Oque desenvolvi com este fórum posso publicar sem constrangimento. Durante A leitura deparei com textos que informam que este motor tem tecnologia de 1980...e que é troglodita,já li a respeito de que é o top porque é super usado em competições onde sofre todo tipo de fuçadas para estourar potência e corresponde. Bom estou a seu dispor . um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Fabio ; após dois anos experimentando alterações que resultassem em ganho real de potência descobri que teremos que fazer trocas muito grandes para chegar aos 50 hp. Então resolvi corrigir o possível para obter ganho de potência sem trocar nada e acrescentar sem alterar características originais, lendo as citações do sr.Leonardo rennó verifica-se que o primeiro e grande problema do motor é que não se consegue esgotar os três carburadores. Comigo foi também o primeiro defeito pois comprei da  Martinelli ficou seis meses parado e na primeira utilização estava com o segundo carburador travado e terceiro com giglê de lenta entupido , imagina a decepção.Curioso e´que em casa e na assistência funcionava sem carga no oreleã. Comprei na internet três registros de gasolina de bicicletas motorizadas, R$ 15,OO cada e retirei os parafusos de purga dos três carburadores ,fui ao torneiro mecânico e solicitei a confecção de três niples  para conectar mangueiras  as saídas dos carburadores com a mesma rosca dos parafusos caso queira retornar. fiz uma placa de alumínio para fixar os registros e conectei aos carburadores com mangueiras nitrílicas transparente para gasolina e na saida dos registros conectei a uma saída comum utilizando  dois T's  mais um pedaço de mangueira para poder puxar a gasolina. Uso um bulbo de borracha para sugar a gasolina dos registros .Falam muito em avanço do ponto mas na realidade vem pre definido em 18 graus na aceleração máxima com variação permitida de +-1 grau oque implica que a haste de ponto tenha ajuste variável minimo. citam 99 mm a 100 mm de centro a centro.Para meu motor ficou melhor  100 mm. Com isso definido acelerando até o encosto fixo avante devemos ajustar a haste da bomba de óleo que deve ficar com seus marcadores  alinhados ( //).O manual informa que a seguir devemos ajustar a haste de aceleração ,a segunda de cima para baixo, de forma que o rolete de aceleração tenha folga entre 0´005 a 1,00 mm. com o motor na marcha lenta.Tambem em marcha lenta devemos ajustar o ponto de lenta em -3º +-1º através do parafuso de encosto ,aquele com porca sextavada; ajuste para uma lenta sem trepidações a 950 rpm.  Para mecânica a variação de 0,005 a 1,00 mm é gigantesca e permite uma gama de possibilidades. Tentei inúmeros ajustes e cheguei ao ideal para meu barco quando respondeu uniforme o movimento do acelerador do comando a distancia e a resposta de aceleração foi  correspondendo redondinha.(obs.:Pode ser usado com manche também). A haste n 2 ficou com 115 mm. usei para obter este ajuste um artificio que foi colocar uma bucha de tecnil  de 12 mm de diâmetro com 15 mm de comprimento e furo no diâmetro do rolete  encaixado sobre o rolete de aceleração.este recurso faz com que tenhamos maior abertura das borboletas permitindo alcançar giro máximo gradualmente. Testei outras medidas de bucha e não apresentaram resposta gradual,ora eram lerdas ora disparavam sem velocidade proporcional.

. Na sequência verifiquei  que neste motor podemos ajustar os carburadores individualmente pois o motor trabalha independente cada cilindro como sendo um motor  mono cilindro.para isso tem que retirar a haste de equalização,a que une os carburadores , retirar os cabos de vela dos dois carburadores que serão ajustados posteriormente e iniciar dando duas voltas e meia no ar do primeiro carburador.De partida  e  no parafuso de lenta ajuste +- 950 rpm ,ajuste o  ar para o carburador ficar nesta rpm aumentando ou reduzindo até afinar. É bem pouco pois a faixa é 2 e 1/2 +- 1/4 de volta.Desligue o motor e conte o numero de roscas do parafuso de lenta e anote. retire este parafuso com a molinha e instale no carburador nº 3 deixando com mesmo numero de roscas do carburador 1 . coloque o cabo de vela do nº 3 e retire o do um . ar com 2 voltas e meia ,  de a partida e ajuste igual ao anterior mesma rpm e ajuste no ar até afinar, minima diferença do 1.Desligue e proceda a seguir para numero 2 , repita os passos anteriores colocando o cabo de vela 2 e retirando o 1 e 3. ajuste o numero 2 . Ajustados os três carburadores partiremos para a equalização que consiste em ajustar a abertura simultânea dos três carburadores . volte o parafuso de lenta com a molinha que estará no carburador 2 para o numero um ajustando o numero de voltar do ajuste de rpm anotado no inicio.  A haste de ligação dos carburadores tem 90 mm de centro a centro entre os carburadores e deve permanecer com estas medidas. No carburador 2 e 3 existe junto as borboletas de aceleração um parafuso normalmente pintado em azul que tem rosca ESQUERDA frouxa para direita devem ser afrouxados para colocar  a haste de ligamento. encoste com a mão ajustando para que comecem a se mover juntas as três borboletas apertem definitivo o parafuso cor azul para esquerda. para verificar o movimento das borboleta dos carburadores retirem a tampa da frente,plastica preta,  verifique acelerando manualmente .A seguir ligue o motor que deverá estar levemente acelerado após estes ajustes. deixe aquecer e abaixe o ajuste de lenta no carburador nº 1 que agora comanda os três via haste de ligamento deixe em +- 950 rpm. Com estas modificações atingi o melhor que pude . obs.: instalei também um sensor de temperatura programável que informa a temperatura do motor e desliga conforme você programar. é digital e custa +- R$ 100,00 porque não vem proteção de sobretemperatura neste motor . só vem o alarme de baixo nível de óleo .Existe um furo com rosca entre as velas tampado por tampa plastica ,é o local do  sensor de temperatura que está faltando. vou tentar acrescentar fotos para verificarem o exposto acima.  Um grande abraço e estou a disposição para discussões e esclarecimentos. obs.: tenho que abrir o capô para esgotar os carburadores porque instalei os registros internamente; acho mais seguro.

20171031_165926.jpg

20171031_170422.jpg

20171031_170635.jpg

20171031_170656.jpg

20171031_175356.jpg

20171031_175427.jpg

20171031_175544.jpg

20171031_175557.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

p/ ficar como 50hp orinial  ;  repetindo  = ñ é viavel   =  fato  .....como sr sandro  ja viu tambem  ....

 

  sr. sandro   ; bacana  as pesquisas ;  testes   ; e  como tambem  = a execusao do  serviço   palmas::

 grato pela sua explicaçao  ;   atençao  ; e compartilhamento  =   c/ a turma   ok  ; amigao  joia:::

detalhe  =   caso a mangueira  ai  =   ficar dura logo   = substitua por mangueiras de injeçao eletronica  ;  aguenta nossa gasolina ;  e ñ fica dura /

tambem vi que o sr. colocou espigao  =  engate rapido  ;  e  material latao  =   joia    ;    c/ enforça gato (  cinta )  ....

 bacana  =  o esquema  regristros  x esgotar cubas  carburas  ...

a bucha  da haste   ( tecnil  )  ficou melhor  que da mercury  =   pode crer  amigao joia:::

 

interessante  = que o motor ñ venha c/ sensor de oleo  ??? 

uma tampa no local  ?? 

no 50 hp  original  = vem c/ sensor   ;   ou tampa  tambem  no cabeçote  ???

  sr. sandro  = meus parabens  ; amigao   ficou joia  o trampo  ; e  motorzao     ....  bem cuidado  ;;;;;::bassboat::

abraço ; boas pescas  :good:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Em 30/10/2017 em 19:28, Sandro R. S. Buzatti disse:

Saudações Rodrigo; desculpe não ter respondido anteriormente. Resolvi ler as 70 e poucas paginas deste fórum e acabei de  reiniciar a leitura quando vi o seu post. Talvez você já tenha até alterado seu motor mas se não o fez acredito que consegui atingir o objetivo que é máximo de rendimento sem alterar  fisicamente peças do motor.  Inicialmente deve definir se é velocidade ou força que você almeja para dai partir para alterações . Eu fiz uma pesquisa grande e selecionei tudo que li e houvi de bom para não trocar de motor do Mercury para  Yamaha que sou fã; agora depois desta pesquisa e ajustes obtidos já me ofereceram um Yamaha zero e acabei ficando com o Mercury 2016. se você quiser posso te ensinar tudo que foi feito para obter o resultado. o custo é muito pequeno,eu gastei em peças e mão de obra uns r$ 200,00 porque precisei de serviço de torno . Sei fazer a transformação do sr. Reginaldo Herera da TI náutica mas por respeito a este profissional não poderei lhe ensinar. Oque desenvolvi com este fórum posso publicar sem constrangimento. Durante A leitura deparei com textos que informam que este motor tem tecnologia de 1980...e que é troglodita,já li a respeito de que é o top porque é super usado em competições onde sofre todo tipo de fuçadas para estourar potência e corresponde. Bom estou a seu dispor . um grande abraço.

Expandir  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...