Reginaldo Ti Náutica Postado Abril 21, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 21, 2015 Reginaldo valeu pela explicação e atenção mas acredito q comprarei um 40 ai com vc vai fica melhor no meu barco. abraços Obrigado Fabim. Se tiver algum problema com atendimento de minha equipe, por favor me avise. Grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabim Postado Abril 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Abril 22, 2015 Reginaldo ja me ligaram e me explicaram e entenderam muito bem to so esperando entrar mais $$$$$.srs abrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moises Postado Abril 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Abril 30, 2015 duvida: os cabos de comando são diferentes para os motores Mercury 40, partida elétrica (fabricação japonesa e fabricação americana)? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Reginaldo Ti Náutica Postado Abril 30, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Abril 30, 2015 duvida: os cabos de comando são diferentes para os motores Mercury 40, partida elétrica (fabricação japonesa e fabricação americana)? Olá Moisés, Sim. Os modelos japoneses utilizam um tipo de ponteira diferente do americano. Quando for comprar os cabos deve-se informar o modelo correto do motor e também as ponteiras da caixa .Por exemplo o motor 40 EO vem com ponteira do motor japonês e caixa japonesa também. Quando se utiliza uma caixa de comando paralela é necessário informar com o fabricante sobre o sistemas de ponteira que será utilizado. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moises Postado Maio 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 1, 2015 obrigado, Reginaldo. fui instalar os cabos de comando ontem, e não encaixaram no motor de jeito nenhum. como é plastico (nylon) não forcei. medi com o paquímetro e tinha uma diferença mínima, mas tinha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vladimir Chatalov Postado Maio 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 1, 2015 Reginaldo , o motor 40 mercury japones ele vem com helice mercury ou nacional ? , pois meu amigo comprou um 25 sea pro e veio com duas helices mercury e eu gostaria de saber se voçe tem helice mercury passo 15 para o 40. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Reginaldo Ti Náutica Postado Maio 2, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 2, 2015 Reginaldo , o motor 40 mercury japones ele vem com helice mercury ou nacional ? , pois meu amigo comprou um 25 sea pro e veio com duas helices mercury e eu gostaria de saber se voçe tem helice mercury passo 15 para o 40. Olá Vladimir, qual seu fone para melhor atendê-lo. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vladimir Chatalov Postado Maio 3, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2015 Reginaldo , vou mandar por mp ok. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vladimir Chatalov Postado Maio 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2015 Reginaldo, valeu atendimento top equipe de primeira tirou todas as minhas duvidas obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Reginaldo Ti Náutica Postado Maio 9, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 9, 2015 Reginaldo, valeu atendimento top equipe de primeira tirou todas as minhas duvidas obrigado. Precisando, é só entrar em contato. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moises Postado Maio 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 29, 2015 ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro R. S. Buzatti Postado Outubro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 28, 2016 Saudações ; o manual de serviços da tohatsu modelos M40D eM50D indica diferenças dos modelos de carburador . o do 40 é modelo 3C8 E O 50 HP é 3E3. diferença no ventury e mais 4 diferenças físicas que não são adaptáveis no modelo 3C8. tem ajustes tambem na red válvula com maior abertura no 50 hp. oque imagino que da para experimentar sem comprometer o motor é retificar o limitador de avanço em 2 a 3 mm permitindo o avanço do ponto em alguns graus e completar o ajuste do avanço de ponto sem alterar a haste do avanço simplesmente reduzindo no ajuste existente de comprimento buscando permitir que o ponto avance de 18 para 24º que é o avanço máximo do 50 hp . a vela do 40 hp segundo manual não precisaria ser trocada. com somente o avanço do ponto e devendo ajustar anteriormente a equalização e abertura máxima das borboletas sem forçar deixando próximo ao máximo de 90º acredito ganhar hp's. Estou pensando tambem em polir a parte posterior ao carburador retirando qualquer aresta que impeça a total circulação da gasolina até as red valvulas. escrevi esta teoria sem medir o caburador do motor 40 hp EO ,vou retirar a proteção plastica e medir para confirmar as dimensões do catálogo de serviços. inicialmente vou reduzir ao máximo a haste do ponto e ver se melhora ,acho que ganho uns dois ou tres graus. Se houver ganho vou retificar o limitador ganhando oque falta para os 24º. Pensei ainda em ajustar o giclê de baixa de 66 para 70 , ai teria que ajustar o ar para melhorar a mistura mas acredito que prejudicaria a lenta e talvez não fique redondo o ajuste mesmo partindo para 2voltas e3/4 + ou- 1/4 no ar que é o ajuste para 50 hp. alguma dica estou aberto para ponderarmos e buscar um consenso para melhorar. Um grande abraço a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 28, 2016 Sandro compre o curso de transformação do Reginaldo, muito mas fácil. Dá pra fazer em casa rápido. 140 o curso mais 3 velas e dois parafusos de regulagem de lenta se não me engano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 28, 2016 qta coisa tem que ser feita né sandro ??? minha opiniao como ja falamos em outros topicos a respeito = muda muitas coisas ; e msmo fazendo os procedimentos basicos p/ transformaçao ; ja´sabe nunca sera um 50hp real ; a ñ ser que vç troque todas as peças nesseçarias ok amigao ??? enquanto ñ equalizar ; as palhetas de tork ; p/ 50hp ; e avanço ; e tudo mais oq vç disse ai = esqueça / tem que trocar carbura ( venturi diferente ) giles diferentes e outras coisas que ja sabemos ok / ñ que ñ possa melhor o 40hp c/ as mudança ; mas p/ ser um 50 hp original ; de verdade = melhor comprar um 50 hp original ok / ou gasta ; gasta ; gasta $$$$ ; sem dizer nervoso = e te garanto ; no final ñ fica igual / o mais simples ; eficiente ; e em conta , é fazer oq guto disse; o curso ; e kit que nosso amigao herrera ; acerta um helice ; e bola p/ frente sandro agora se quiser tentar ; vç está completamente certo doq disse ; a respeito das diferenças entre os hp , dos motores ok abraço Reginaldo Ti Náutica reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro R. S. Buzatti Postado Novembro 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 1, 2016 Saudações aos amigos deste fórum; obrigado pela dica Guto, comprei o curso que voce indicou e não transformei o motor ainda porque como descrevi anteriormente sou perfeccionista e para melhorar com técnica solicitei ao sr. Julio ,mecânico da TI alguns esclarecimentos com referência a ponto e temperatura das velas. Acredito que temos de evoluir porque ha muitos pontos a discutir não somente alcançar velocidade final maior. Exemplo .: este fim de semana naveguei com diversos barcos de 40 hp ,YAMAHA ,MERCURY, TOHATSU, e com quatro adultos e uma criança corri na frente mantendo 5200 rpm e o amigo que vinha tocando o yamaha 40 falou que estava dificil me alcançar. então concluo que para superar ajustes feitos anteriormente realmente tem que ter muito conhecimento para melhorar sem comprometer durabilidade e integridade do motor. Reginaldo Ti Náutica reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro R. S. Buzatti Postado Novembro 9, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 9, 2016 saudações; conversando com o dono do yamaha 40 , soube que é um 40 hp de 1997 e que é da série J que tem menos cilindradas ,+- 650 cc , por isso consegui andar na frente e tambem porque a rabeta esta muito baixa . vou ajudar e vamos levantar uns dois centímetros para teste. á fiz novas alterações para avanço de ponto e aceleração sem cortar hastes de ponto e aceleração. vamos aos testes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Ramelo Filho Postado Novembro 11, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 11, 2016 Boa tarde Sandro, de uma lida neste tópico que abri: Nele explico que, pesquisando bastante sobre este motor na internet, encontrei em um forum gringo, a total diferença entre o tohatsu 40hp e o 50hp, que é o mesmo motor que o mercury 40hp 3 cilindros nosso... Como a maioria dos gringos são perfeccionistas e são contra gambiarras, e lá as coisas são mais fáceis e honestas, ele teve a ideia de comprar a planta ou o manual de peças todo detalhado dos dois motores, o de 40 e de 50hp, e viu quais peças são diferentes... leia o tópico acima e entendera... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro R. S. Buzatti Postado Novembro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 13, 2016 Saudações Daniel ; antes de comprar o curso eu já havia lido o tópico onde você esclarece sobre as diferenças e concordo contigo. O meu questionamento é sobre como melhorar aperfeiçoando ajustes e dialogando em alterar por exemplo avanço na messa de ponto quando ainda houver aceleração. O motor não é ajustado corretamente seguindo as instruções do manual de manutenção . se você observar ele para de avançar a messa de ponto antes de concluir a aceleração. o detalhe é que como 40 hp o ponto inicial é -3° e o final é 18° com variação permitida de + ou- 1°. O 50 HP tem ajustes de -3° a + 24° com variação permitida também de +ou- 1°. Ajustando a carburação devidamente pelo manual temos variação de 2 voltas e 1/2 + ou- 1/4 voltas para o ar e não somente 2 1/2 voltas porque nenhum carburador é perfeitamente igual ao outro logo deve-se ajustar respeitando essas diferenças. outro item a ser observado é a distancia entre centros na haste de acionamento dos carb. que deve ser de 90 mm com precisão e sem tolerância tanto no 40 hp como no 50 hp. adquiri o curso de transformação com intuito de verificar o milagre e como técnico queria saber donde sai os hp's sem alterar aqueles sabidos itens que diferenciam estes motores. sinceramente já havia melhorado muito com afinação de carburadores e um acréscimo de 1mm no diametro do rolete de aceleração. coloquei um pequeno pedaço de mangueira de combustível justa no rolete e melhorou bastante . Agora verifiquei a diferença no limitador de aceleração do carburador nº 1 e ajustei de tal forma que quando chegar a aceleração total estarei com 21° na messa e com + ou - 10° na borboleta dos carburadores que é o máximo que consegui sem cortar hastes do ponto e aceleração. para chegar a estes ajustes medi a diferença entre o rolete e o curvilíneo de aceleração quando o motor estiver ligado em ponto morto e engatado antes de acelerar,no meu caso mandei fazer uma bucha de naylon de 15mm de diâmetro por 12 mm de comprimento com furo de 10mm que é o diâmetro do rolete original. esta tudo pronto para novos testes e acredito que poderei andar acima dos 50 km/h que já havia atingido com ajuste anterior; inclusive vou testar uma hélice de 10 1/8 x 15" para ver se não ficara muito baixo o giro do motor. um grande abraço e obrigado pelo post. vou testar com carga de 250 kg entre pessoas e combustível. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Paes Postado Outubro 17, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 17, 2017 Bom dia Sandro de acordo com suas conclusões gostaria de uma opinião tenho um karib 500 console e aki em Maringá ninguém sabe ao certo sobre essa mudança. E gostaria muito de fazer essa mudança mas ao pé da letra .na sua opinião melhoraria consideravelmente. Obrigado desde já Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro R. S. Buzatti Postado Outubro 30, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 30, 2017 Saudações Rodrigo; desculpe não ter respondido anteriormente. Resolvi ler as 70 e poucas paginas deste fórum e acabei de reiniciar a leitura quando vi o seu post. Talvez você já tenha até alterado seu motor mas se não o fez acredito que consegui atingir o objetivo que é máximo de rendimento sem alterar fisicamente peças do motor. Inicialmente deve definir se é velocidade ou força que você almeja para dai partir para alterações . Eu fiz uma pesquisa grande e selecionei tudo que li e houvi de bom para não trocar de motor do Mercury para Yamaha que sou fã; agora depois desta pesquisa e ajustes obtidos já me ofereceram um Yamaha zero e acabei ficando com o Mercury 2016. se você quiser posso te ensinar tudo que foi feito para obter o resultado. o custo é muito pequeno,eu gastei em peças e mão de obra uns r$ 200,00 porque precisei de serviço de torno . Sei fazer a transformação do sr. Reginaldo Herera da TI náutica mas por respeito a este profissional não poderei lhe ensinar. Oque desenvolvi com este fórum posso publicar sem constrangimento. Durante A leitura deparei com textos que informam que este motor tem tecnologia de 1980...e que é troglodita,já li a respeito de que é o top porque é super usado em competições onde sofre todo tipo de fuçadas para estourar potência e corresponde. Bom estou a seu dispor . um grande abraço. Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 31, 2017 sr. sandro ; na mudança p/ 50hp real = teve que mudar alguma coisa no = carburador x coletor ?? valvula x palhetas ?? coletor exaustao ?? ou ; só mexeu por fora do motor msmo amigao ?? abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro R. S. Buzatti Postado Outubro 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 31, 2017 Saudações Fabio ; após dois anos experimentando alterações que resultassem em ganho real de potência descobri que teremos que fazer trocas muito grandes para chegar aos 50 hp. Então resolvi corrigir o possível para obter ganho de potência sem trocar nada e acrescentar sem alterar características originais, lendo as citações do sr.Leonardo rennó verifica-se que o primeiro e grande problema do motor é que não se consegue esgotar os três carburadores. Comigo foi também o primeiro defeito pois comprei da Martinelli ficou seis meses parado e na primeira utilização estava com o segundo carburador travado e terceiro com giglê de lenta entupido , imagina a decepção.Curioso e´que em casa e na assistência funcionava sem carga no oreleã. Comprei na internet três registros de gasolina de bicicletas motorizadas, R$ 15,OO cada e retirei os parafusos de purga dos três carburadores ,fui ao torneiro mecânico e solicitei a confecção de três niples para conectar mangueiras as saídas dos carburadores com a mesma rosca dos parafusos caso queira retornar. fiz uma placa de alumínio para fixar os registros e conectei aos carburadores com mangueiras nitrílicas transparente para gasolina e na saida dos registros conectei a uma saída comum utilizando dois T's mais um pedaço de mangueira para poder puxar a gasolina. Uso um bulbo de borracha para sugar a gasolina dos registros .Falam muito em avanço do ponto mas na realidade vem pre definido em 18 graus na aceleração máxima com variação permitida de +-1 grau oque implica que a haste de ponto tenha ajuste variável minimo. citam 99 mm a 100 mm de centro a centro.Para meu motor ficou melhor 100 mm. Com isso definido acelerando até o encosto fixo avante devemos ajustar a haste da bomba de óleo que deve ficar com seus marcadores alinhados ( //).O manual informa que a seguir devemos ajustar a haste de aceleração ,a segunda de cima para baixo, de forma que o rolete de aceleração tenha folga entre 0´005 a 1,00 mm. com o motor na marcha lenta.Tambem em marcha lenta devemos ajustar o ponto de lenta em -3º +-1º através do parafuso de encosto ,aquele com porca sextavada; ajuste para uma lenta sem trepidações a 950 rpm. Para mecânica a variação de 0,005 a 1,00 mm é gigantesca e permite uma gama de possibilidades. Tentei inúmeros ajustes e cheguei ao ideal para meu barco quando respondeu uniforme o movimento do acelerador do comando a distancia e a resposta de aceleração foi correspondendo redondinha.(obs.:Pode ser usado com manche também). A haste n 2 ficou com 115 mm. usei para obter este ajuste um artificio que foi colocar uma bucha de tecnil de 12 mm de diâmetro com 15 mm de comprimento e furo no diâmetro do rolete encaixado sobre o rolete de aceleração.este recurso faz com que tenhamos maior abertura das borboletas permitindo alcançar giro máximo gradualmente. Testei outras medidas de bucha e não apresentaram resposta gradual,ora eram lerdas ora disparavam sem velocidade proporcional. . Na sequência verifiquei que neste motor podemos ajustar os carburadores individualmente pois o motor trabalha independente cada cilindro como sendo um motor mono cilindro.para isso tem que retirar a haste de equalização,a que une os carburadores , retirar os cabos de vela dos dois carburadores que serão ajustados posteriormente e iniciar dando duas voltas e meia no ar do primeiro carburador.De partida e no parafuso de lenta ajuste +- 950 rpm ,ajuste o ar para o carburador ficar nesta rpm aumentando ou reduzindo até afinar. É bem pouco pois a faixa é 2 e 1/2 +- 1/4 de volta.Desligue o motor e conte o numero de roscas do parafuso de lenta e anote. retire este parafuso com a molinha e instale no carburador nº 3 deixando com mesmo numero de roscas do carburador 1 . coloque o cabo de vela do nº 3 e retire o do um . ar com 2 voltas e meia , de a partida e ajuste igual ao anterior mesma rpm e ajuste no ar até afinar, minima diferença do 1.Desligue e proceda a seguir para numero 2 , repita os passos anteriores colocando o cabo de vela 2 e retirando o 1 e 3. ajuste o numero 2 . Ajustados os três carburadores partiremos para a equalização que consiste em ajustar a abertura simultânea dos três carburadores . volte o parafuso de lenta com a molinha que estará no carburador 2 para o numero um ajustando o numero de voltar do ajuste de rpm anotado no inicio. A haste de ligação dos carburadores tem 90 mm de centro a centro entre os carburadores e deve permanecer com estas medidas. No carburador 2 e 3 existe junto as borboletas de aceleração um parafuso normalmente pintado em azul que tem rosca ESQUERDA frouxa para direita devem ser afrouxados para colocar a haste de ligamento. encoste com a mão ajustando para que comecem a se mover juntas as três borboletas apertem definitivo o parafuso cor azul para esquerda. para verificar o movimento das borboleta dos carburadores retirem a tampa da frente,plastica preta, verifique acelerando manualmente .A seguir ligue o motor que deverá estar levemente acelerado após estes ajustes. deixe aquecer e abaixe o ajuste de lenta no carburador nº 1 que agora comanda os três via haste de ligamento deixe em +- 950 rpm. Com estas modificações atingi o melhor que pude . obs.: instalei também um sensor de temperatura programável que informa a temperatura do motor e desliga conforme você programar. é digital e custa +- R$ 100,00 porque não vem proteção de sobretemperatura neste motor . só vem o alarme de baixo nível de óleo .Existe um furo com rosca entre as velas tampado por tampa plastica ,é o local do sensor de temperatura que está faltando. vou tentar acrescentar fotos para verificarem o exposto acima. Um grande abraço e estou a disposição para discussões e esclarecimentos. obs.: tenho que abrir o capô para esgotar os carburadores porque instalei os registros internamente; acho mais seguro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 31, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 31, 2017 p/ ficar como 50hp orinial ; repetindo = ñ é viavel = fato .....como sr sandro ja viu tambem .... sr. sandro ; bacana as pesquisas ; testes ; e como tambem = a execusao do serviço grato pela sua explicaçao ; atençao ; e compartilhamento = c/ a turma ok ; amigao detalhe = caso a mangueira ai = ficar dura logo = substitua por mangueiras de injeçao eletronica ; aguenta nossa gasolina ; e ñ fica dura / tambem vi que o sr. colocou espigao = engate rapido ; e material latao = joia ; c/ enforça gato ( cinta ) .... bacana = o esquema regristros x esgotar cubas carburas ... a bucha da haste ( tecnil ) ficou melhor que da mercury = pode crer amigao interessante = que o motor ñ venha c/ sensor de oleo ??? uma tampa no local ?? no 50 hp original = vem c/ sensor ; ou tampa tambem no cabeçote ??? sr. sandro = meus parabens ; amigao ficou joia o trampo ; e motorzao .... bem cuidado ;;;;; abraço ; boas pescas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Paes Postado Novembro 4, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2017 Em 30/10/2017 em 17:28, Sandro R. S. Buzatti disse: Saudações Rodrigo; desculpe não ter respondido anteriormente. Resolvi ler as 70 e poucas paginas deste fórum e acabei de reiniciar a leitura quando vi o seu post. Talvez você já tenha até alterado seu motor mas se não o fez acredito que consegui atingir o objetivo que é máximo de rendimento sem alterar fisicamente peças do motor. Inicialmente deve definir se é velocidade ou força que você almeja para dai partir para alterações . Eu fiz uma pesquisa grande e selecionei tudo que li e houvi de bom para não trocar de motor do Mercury para Yamaha que sou fã; agora depois desta pesquisa e ajustes obtidos já me ofereceram um Yamaha zero e acabei ficando com o Mercury 2016. se você quiser posso te ensinar tudo que foi feito para obter o resultado. o custo é muito pequeno,eu gastei em peças e mão de obra uns r$ 200,00 porque precisei de serviço de torno . Sei fazer a transformação do sr. Reginaldo Herera da TI náutica mas por respeito a este profissional não poderei lhe ensinar. Oque desenvolvi com este fórum posso publicar sem constrangimento. Durante A leitura deparei com textos que informam que este motor tem tecnologia de 1980...e que é troglodita,já li a respeito de que é o top porque é super usado em competições onde sofre todo tipo de fuçadas para estourar potência e corresponde. Bom estou a seu dispor . um grande abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Paes Postado Novembro 4, 2017 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2017 Fico muito feliz em me ajudar ..Fico mesmo então eu até não almejo potência velocidade eu queria passar ele pra 50 hp pra ver como ficaria no meu barco um karib 500 console quero muito transformarpra ver como fica...por enquanto um gigante abração até mais Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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