Tedesco Postado Maio 10, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 10, 2015 ::tudo:: Tenho um barco levfort apolus 600 com um sea pro e gostaria de saber qual o melhor passo de hélice devo usar para quando o barco estiver com peso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2015 O Apolus 6m tem uma boa navegabilidade, praticamente um Squalus 600 com bio chato, não sei se necessita uma hélice diferente, mas se for andar muito pesado pegue uma 9.9 x 12, a que vem nele original normalmente é a 9.9 x 13 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Maio 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2015 Bom dia ! Tenho um Sea Pro, fui pescar no São Francisco e naveguei com um barco tipo Squalus normal, em 2 pessoas não passava de 4.600 RPM. To usando o hélice que vem quando adquirimos na loja, ou seja, a hélice que é trocada quando o motor é transferido para 30 HP. To bem desanimado com o motor. Não sei o que pode estar acontecendo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2015 Thiago não sei da onde inventaram essa de trocar a hélice depois da transformação, pois os Tohatsus e Nissan 30hp também utilizam 9 7/8 x 13 que é original que vem nos Seapro . Meu Seapro depois que voltou da revisão ficou meio amarrado, eu mexi na entrada de Ar- Combustível no carburador e voltou ao normal é muito sutil tem que ir testando. Mas esse seu motor tá precisando dar uma revisada acredito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Maio 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2015 E ai Guto ! Tudo certo !?! Rapaz, esse motor passa a cada 6 meses pela revisão completa. Inclusive, antes de ir para a pescaria, troquei o óleo da rabeta e fiz uma limpeza no carburador. Em relação ao hélice, quis dizer que a ela foi trocada no momento em que passaram ele para a potência original, no caso, 30 HP. Isso, antes de eu pegar ele na loja. A hélice que tem nele hoje é a que veio quando comprei, especificações dela: 9.6 x 13 Andei sozinho no barco que citei acima e deu 4.800 RPM, depois em 2 e dava os 4.600 RPM que falei acima. Mexi no trim em todas as posições possíveis e não surtiu efeito. Dá pra perceber que ele está meio amarrado, se comparado ao do meu amigo que sempre vai pescar junto e tem o mesmo motor comprado na mesma loja, a diferença é gritante. O dele tem mais força e velocidade final, até o ronco do bicho é diferente. Mais estranho é que a um tempo atrás, o meu parecia render mais, fizemos um teste a uns 2 anos atrás e os 2 andaram juntos. Hoje, esquece, não dá nem graça. Não tenho nem ideia de como tentar melhorar isso. Thiago Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2015 Relata isso na próxima revisão não tem porque ele estar ruim de andar, ou é regulagem de carburador ou hélice ruim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Maio 11, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2015 Valeu Guto acho que vou comprar uma passo 13 mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Squinzani Postado Maio 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2015 Thiago não sei da onde inventaram essa de trocar a hélice depois da transformação, pois os Tohatsus e Nissan 30hp também utilizam 9 7/8 x 13 que é original que vem nos Seapro . Meu Seapro depois que voltou da revisão ficou meio amarrado, eu mexi na entrada de Ar- Combustível no carburador e voltou ao normal é muito sutil tem que ir testando. Mas esse seu motor tá precisando dar uma revisada acredito. Guto, eu acho que é plausível essa troca de hélice, acho que até o Reginaldo Herrera pode tirar essa dúvida Comprei meu sea pro com ele em Janeiro, e em vez de vir o hélice original QuickSilver, veio uma da sorabo de mesmo passo que a original Pesquisei muito antes de comprar este motor, e pelos relatos que eu li, o hélice original quicksilver possui uma saída de gases menores que o da sorabo, quando é usado na transformação para 30, a queima aumenta e consequentemente a saída do hélice não tem um escape necessário, já o sorabo tem uma saída dos gases um pouco maior, por isso essa troca posso estar bem errado, mas são os relatos que vi no fórum de pesca da caterva e guararapes. . .. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2015 Léo acho muito estranha essa informação, apesar de ter já ter lido isso, mas a maioria, acredito que cerca de 90% dos Seapro já saem 30hp e com hélice 9 7/8 x 13 de fábrica. Eles não vem com hélice Quick Silver, é original do motor mas não sei a marca, pelo menos nos 5 Mercurys( 5, 7.5, 15, 18 e 25) que já tive nenhum veio com hélice dessa marca, pelo menos com o logotipo dela, e dos 3 Seapro que tive contato retirados zeros todos vieram com essa hélice e nenhuma reserva. Olhando em sites estrangeiros vejo direto o povo reclamar da regulagem do carburador dos Nissans, Tohatsus e Mercuys japoneses, eles são chatos de encontrar o ajuste ideal, e muito sensíveis a qualidade de combustível, por isso muita discrepância entre o desempenho de motores iguais ou até no mesmo motor, o meu mesmo era um canhão quando comprei, hoje noto que não é mais o mesmo, o do meu tio que que tiramos zero no mesmo ano está andando mais, pouca coisa mas tá, em ambos tivemos que fazer limpeza do carburador , o do meu tio enferrujou a agulha deixando ele na mão no meio rio, pra já quem teve Yamaha dá uma certa raiva apesar do melhor desempenho e consumo do Seapro, pois o Yamaha pra deixar na mão tem que zoar muito . No meu até coloquei um filtro de Fusca na mangueira de combustível Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Maio 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2015 O meu já saiu com a hélice 9.6 x 13 da loja, que agora vendo o que o Guto tá falando, é diferente da dele que é 9 7/8 x 13. Quando fui fazer a última revisão, em Set/14, o mecânico da autorizada me explicou esse negócio da hélice, exatamente como o Leo disse, que a saída dos gases da hélice que sai com ele da fábrica é menor e que portanto isso acabava provocando falas constantes de desempenho no motor. Por isso, ele trocam todas as hélices e colocam essa 9.6 x 13 que tem uma saída de gases maior. Ele até me mostrou as 2 hélices uma do lado da outra. Realmente a saída é maior. Inclusive ele disse que tem um estoque enorme de hélices que saem com o Sea Pro de fábrica lá (a que vem com o motor da fábrica e que depois é substituída), pra mais de 1.000 hélices e que não tem o que fazer com elas. Inclusive ele me deu 2 dessas que era pra eu levar de reserva caso desse problema na minha, que pra uma emergência ela serve. Sabe que pensando agora... depois que troquei a hélice na última revisão em Set/14 (arrebentei ela numas pedras no São Francisco) é que meu motor começou a apresentar uma queda no rendimento... se bem que a especificação é a mesma da que tinha antes: 9.6 x 13. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Maio 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2015 Precisa saber se existe um parecer técnico da Mercury mesmo. O Reginaldo e o Chicão que revende motores aqui no fórum poderiam desmitificar isso. Outra coisa que percebo ao longo dos anos a melhor hélice é a original que vem no motor, as paralelas podem até ser quase iguais como a Sorabo mas nunca igual. Só pra ter idéia minha hélice original do Mariner 15hp pesa 30g a mais que a Paralela que tenho, do 18hp nem se fala , a original parece de aço, bati numa pedra e entortou o eixo mas nem lascou ela, pena que ela começou a patinar, a paralela que coloquei nem chega aos pés Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Melo Postado Maio 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2015 Pessoal, passei por esse problemas quando tinha um sea pro 30 tb . Pelo que o colega falou o motor dele não passa de 4600 rpm sendo que o ideal do sea pro é na casa dos 5300 rpm o meu eu tenho um pety 5.50 mts com 150cm de boca . Só pra ter ideia com a helice original tava dando 37 a 38km/h e 4900 rpm ai comprei (errado) uma helice de inox de 10 x15 de passo, resultado vazio ele andava pouca coisa a mais e se colocasse mais uma pessoa ai já ficava pior que a original, não satisfeito comprei uma outra sob encomenda na Propcon ela era de inox da Jonhson foi trocado o embuchamento dela medida : 10.5x11 e o desenho dela era diferente tb as pás eram mais pontudas . Resultado que o ficou muito bom o motor marcava 43,44 km/h e 5200 / 5300 rpm . O interessante é abaixar o passo ai sobe o rpm, acho que a cada passo que se abaixa sobe em 600 rpm (na teoria) . Espero ter ajudado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Maio 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2015 Felipe, alcançar 44 Km/h num barco com essa boca tá bom demais!! Em relação ao RPM, acho que o Sea Pro, pelo que li no manual vai até 6.000 RPM, não é isso ? O meu tá minguando nos 4.600 RPM, rs... vou dar uma comparada nas hélices que veio com ele com a que troquei a pouco tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Melo Postado Maio 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 12, 2015 pra te falar a verdade eu não lembro ao certo se dava 5300 ou 5800 é pq eu vendi o motor com helice e tudo e parti pra um 40hp mas eu lembro que era uns 200 rpm abaixo do limite Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Berta Postado Maio 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 21, 2015 Tenho quatro hélices. A original, à qual atribuem rendimento inferior devido à menor saída de gases e outra também de passo 13 com maior saída; uma passo 12 e uma passo 11. Entre as duas passo treze (original e a outra), não constatei qualquer diferença de performance. Gastei dinheiro à toa. A hélice passo 11 é exageradamente curta e com duas pessoas, mesmo em barcos pesados e com toda tralha possível, faz com que o motor ultrapasse o limite de 6000 rpm e isso pode acarretar danos. Não vejo vantagem nessa hélice. Só usaria se fosse para carregar muita carga, por longa distância. Tenho usado apenas a hélice passo 12. No meu caso tem se mostrado a mais equilibrada. Uso barcos de marcas e modelos variados. Nem muito leves e nem muito pesados. O rpm oscila entre 5250 e 5500 e a velocidade varia entre 42/46 km/h. Para as minhas condições de uso, a passo 12 se mostrou mais equilibrada. Meu motor ainda apresenta uma pequena oscilação no giro, como outros usuários já relataram aqui no Fórum, mas bem de leve, nada que comprometa; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Maio 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 21, 2015 Boa noite Carlos! Meu Sea Pro não ta atingindo um giro legal não, fica em torno de 4.600 giros. Pode me passar as especificações dessa passo 12 e a marca também, por favor. Sempre alugo barcos, então cada vez e um diferente. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Berta Postado Maio 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 22, 2015 9 7/8 x 12. A marca não sei, pois joguei fora a caixa. Comprei na internet e provavelmente é da Sorabo. Confirme com seu mecânico se o avanço da ignição está no último possível. Não adianta somente trocar a junta do carburador. É imprescindível avançar a ignição. O meu motor ainda não está redondinho do jeito que eu gosto, mas está bom. Já atingiu 5.660 rpm no Rio Paraná com dois marmanjos e tralha pesada. Esses motores saem de fábrica (Japan) regulados para usar gasolina e aí chegam no Brasil. Dispensa comentários. Tenho também um 8 hp. Novo funcionava muito mal. Levei para oficina e ficou redondo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Maio 23, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 23, 2015 Carlos, o ponto de ignição tá no local correto, pelo que pude comparar com algumas fotos postadas aqui no fórum. Você é de Araraquara né, não é você que tem uma oficina mecânica de motores? Qualquer coisa levo ele ai pra você dar uma olhada, moro a 50 km dai. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Berta Postado Maio 23, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Maio 23, 2015 Não sou mecânico. Mas se quiser trazer seu motor, te indico a oficina do Adalto. Fica na Avenida Sete de Setembro entre as ruas Expedicionários do Brasil e Humaitá. Muito fácil de encontrar. Pode vir tranquilo que o Adalto é de confiança. Foi ele quem ajeitou meu mercury 8 hp. O sea pro 25 foi outro mecânico quem regulou (Haroldo), mas não consigo te explicar o endereço e não tenho nenhum cartão da oficina. O ponto de ignição deve ser avançado no máximo possível, pois assim ficará igual ao Tohatsu 30 hp. Não adianta só mandar mais combustível. É preciso também mandar mais "fogo". Entendeu ? Além da junta do carburador "estrangulada", essa é outra diferença entre os motores 25 e 30. A Tohatsu também possui as duas potências. Concordo que a cabeça de força e a rabeta são idênticos, mas é obvio que deve exister outras diferenças. Não faz sentido a diferença de 5 hp's de potência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maresias Náutica Postado Setembro 9, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 9, 2015 Boa tarde a todos, Recentemente criamos um novo tópico sobre esse assunto "Passo do Helice". Dá uma olhada nesse vídeo que gravamos, acredito que vai esclarecer a sua dúvida. Acesse o vídeo através desse link: https://www.youtube.com/embed/szQOpaX4zII?rel=0 Valeu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Setembro 10, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 10, 2015 Hélice Sea Pro ! Abaixo, as três hélices que tenho hoje, uma de passo 9.9 x 13 que veio com ele de fábrica e duas 9.6 x 13 que são as que usei com ele até agora depois que foram trocadas na loja. Uma delas está avariada em virtude de uma cacetada numa pedra no São Francisco, a que uso atualmente é a da direita. Algumas ponderações e dúvidas: Essa é a 9.6 x 13 que veio com ele quando peguei ele na loja (que substituiu a 9.9 x 13), Detalhe para a borracha que fica próxima ao eixo, veja que ela está em perfeitas condições mesmo depois de 2 anos de uso (antes de bater nas pedras). Aproveito para perguntar se aquele furinho na pá debaixo atrapalharia alguma coisa o desempenho do motor ??? Olha a borracha mais de perto: Agora vejam o estado dessa borracha na hélice que uso atualmente (1 ano e 2 meses de uso). Bem achatada e gasta. Pergunta: Isso pode estar atrapalhando o desempenho do motor ? O giro por exemplo por estar havendo atrito ? Foto da 9.9 x 13 e suas diferenças em relação a 9.6 x 13 !!! Veja que a 9.9 x 13 cabe dentro da 9.6 x 13 !!! Diferença formato das pás: Notei uma diferença de tamanho entre as pás das hélices de mesma especificação. Fiz questão de medir para tirar a prova: Também da pra perceber uma diferença no formato das hélices de mesma especificação que talvez não fique claro na foto mas ao vivo da pra perceber. Bem pessoal, é isso... a ideia era mostrar a diferença entre a 9.9 x 13 e 9.6 x 13, o desgaste da borracha de vedação (se isso pode estar atrapalhando o desempenho) e também diferenças de tamanho e formato das pás em hélices de mesma especificação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Setembro 10, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 10, 2015 Boa Thiago, eu ainda quero entender esse lançe da hélice 9.6, esse negócio de expulsão de gases é muito estranha na minha opinião a melhor hélice é a original que vem no motor em termos de qualidade. Vc já usou a original depois que passou ele pra 30? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Guto, quando você fala da original então, faz menção à 9.9 x 13 ? Se for, ainda não usei ela, sempre usei as 9.6 x 13. Agora to com vontade de testar a 9 7/8 x 12 pra ver no que dá. Você viu o desgaste da borracha de vedação ? Será que pode ser isso a queda de desempenho do meu motor ? Talvez um atrito ali que esteja reduzindo o giro da hélice ? A diferença dos tamanhos das pás também nas duas 9.6 x 13 ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 a funcao dessa borracha é segurar o eixo e a helice , ou seja, aquela parte estriada vai no eixo , se vc bater numa pedra por exemplo aquela parte continua girando e o helice vai parar momentaneamente, ira derrapar e voltara a girar logo depois. se fosse td rigido ou unido , de ferro por exemplo, ao bater, alguma coisa teria que se partir, ou o eixo ou o helice ou as estrias, enfim, alguma coisa iria quebrar de forma irreparável e vc iria ter que ser resgatado. com a borracha, simplesmente o eixo gira e td continua normal, apenas vai ter provavelmente uma helice estragada mas que te permita continuar pescando ate a troca. Exatamente o caso da tua, ela bateu, quebrou um pedaco mas vc voltou pra casa pra trocar. uma helice com batidas, partes derretidas, quebradas etc, vai funcionar desbalanceada, vai fazer o motor tremer, gastar amis, perder velocidade, enfim, prejudica de forma geral o funcionamento. Mas te permite voltar pra casa. Nao use um helice danificado, o estrago pode ser grande se usar muito tempo assim. No caso da helice com a borracha ressecada, vc perde a protecao do eixo para uma pancada em ser absorvida. Provalmente esta girando descompensada, causando mais tremedeira no motor. Eu trocaria. Sobre o formato das pás (nao o passo), ha muita informacao e desinformacao a respeito, acho que a a menos que estejamos falando de grandes potencias, nem compensa ficar neurótico com isso. Ja tentei achar um consenso a respeito, a unica coisa que eu consegui foi ficar com a certeza de que isso é mais achismo que ciencia, ao menos para motores abaixo de 115 hp. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Coloca a original que veio nele e faça o teste, tenho quase certeza que seu motor não tá rendendo por causa dessas hélices que te enfiaram guela baixo, o meu , o do meu tio e de um amigo ambos 2008 vieram com a 9 7\8 x13 e os bichos são um capeta pra andar. Hélice nova já com borracha gasta, deve ser uma porcaria ou vc ficou andando no meio de areia com ela, a hélice do meu Mariner 15hp tem 22 anos, só não bateu em gente e a borracha tá perfeita ainda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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