Leonardo Rennó Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Coloca a original que veio nele e faça o teste, tenho quase certeza que seu motor não tá rendendo por causa dessas hélices que te enfiaram guela baixo, o meu , o do meu tio e de um amigo ambos 2008 vieram com a 9 7\8 x13 e os bichos são um capeta pra andar. Hélice nova já com borracha gasta, deve ser uma porcaria ou vc ficou andando no meio de areia com ela, a hélice do meu Mariner 15hp tem 22 anos, só não bateu em gente e a borracha tá perfeita ainda. 2X!!! Coloca o original...pelo que vc já me falou....acho que deve melhorar beeeemmm viu!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 É lógico mas tem gente que confunde, 9.9 x 13 é a mesma que 9 7/8 x 13, mesma coisa de 9 1/4 x 10 1/2 e 9.25x 10.5. Sóuma duvida Tiago qual a marca dessas hélices que te venderam? E qual a distancia do eixo da hélice até a borda da 9.6 e da 9.9, pois apesar da 9.6 ter uma boca mais larga o que importa em termos de expulsão de gases que dizem que dá defeito é o espaço interno, se for o mesmo descobriremos se há falcatrua ou não Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Não tem a marca gravada nelas Guto, falha minha de não ter perguntado. A distância do eixo da hélice até a borda é a mesma nas duas, 1 cm. A diferença é que a 9.6 X 13 tem 7,4 cm de diâmetro e a 9.9 X 13 tem 6,6 cm de diâmetro, dessa forma o escape da 9.6 acaba sendo maior. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Não tem a marca gravada nelas Guto, falha minha de não ter perguntado. A distância do eixo da hélice até a borda é a mesma nas duas, 1 cm. A diferença é que a 9.6 X 13 tem 7,4 cm de diâmetro e a 9.9 X 13 tem 6,6 cm de diâmetro, dessa forma o escape da 9.6 acaba sendo maior. Diametro externo ou interno? Não estou falando da boca, mas sim do diametro trazeiro onde vai encaixado no motor, ois os gases primeiro passam por ali, não adianta nada ser aberto lá na frente e e na entrada da hélice ter o mesmo tamanho da outra. Mas se a distancia do eixo até a borda em ambas é 1cm já estou vendo que é pura balela esse negócio de area de escape maior, como já disse aqui, não sou engenheiro nem mecanico mas acho que vamos achar o motivo porque seu motor não tá rendendo como os outros Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Entendo melhor, se essa distancia em ambas forem de 1cm , em nada ela tem de area de escape maior,só a boca externa, posso estar enganado, mas pra mim não passou de pura balela e enganação . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Medi o diâmetro traseiro mesmo, ele é 0,8 mm maior na 9.6 X 13. O diâmetro da boca na saída é 1 cm maior. Essa diferença de 0,2 mm é oriunda de um degrauzinho que tem na 9.6 X 13 logo depois do encaixe traseiro da hélice no motor. Por curiosidade Guto e Leonardo, se der pra voces medirem o de vocês pra gente ter uma ideia. No caso do Leonardo, o Nissan né. Quem sabe a 9 7/8 X 13 tem essa saída maior também e aí pode ser parte dessa diferença de desempenho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Amanhã vou medir, os motores ficam na casa dos véios. Vou aproveitar e ver se levo ele no mecanico pra limpar o carburador e ver agulha que acho que tá meio travada, semana que vem vou pedir uma partida elétrica, desisti do 40hp, apesar de ter vontade vai ser muito obsoleto pro meu uso. Daqui 2 meses começa a temporada de Curvina aqui, vou deixar o Seapro no lugar dos 15hp e botar o bicho pra funcionar 6 meses seguidos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Dessa forma eu fiz a medição Guto ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 tive um sea pro com helice original 9.9x13 ai quando navegava tipo 30 minutos direto depois de ter navegado uns 10 minutos ja começava a cair o giro tipo o motor tava em 5300 giro caia para 5000 isso to tirando base no ouvido pq eu via q caia a velocidade coisa imperceptivel mais caia ! ai andava assim um minuto depois voltava ao normal e assim ia baxando e voltanto ao normal ! coloquei uma manguera zera pq achei q fosse a mangueira do tanque isso q o motor era zerinho zerinho ja era da mangueira q nao dava mais problema mais por desencargo de conciencia troquei kkk fico mesma coisa ai li na net sobre esse lance da helice 9,6x13 e ela espulsava os gases melhor e oq fazia este defeito era o helice original ai coloquei este 9,6x13 comprado em uma consecionaria mercury uma helice paralela eles falo q era original veio ate num caixa com logo da mercury mais pelo preço paguei 80 reais na promoçao comparando ela com a original via logo q era paralaela mais pelo preço nem quesitonei kkk resumindo o motor melhoro bem na arancada so q subiu bem o giro nao sei quando pq eu nao tinha contagiro mais dava pra perceber no ouvido q subil e parro de ficar ocilando o giro e a velocidade fico show o motor fico com uma arancada bemm melhor ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Thiago tava uma zona no quartinho de pesca em casa a empregada tava limpando, não retirei a hélice mas o diametro externo da boca dá 8cm , quando tiver em ordem vou retirar pra medir, inclusive a do 18hp que é 10 1/2 x 13. A minha é 9.9 x 13 Ricardo muito boa sua observação, só acho estranho essa helice original por R$80, se não me engano ela custa R$300,00 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Thiago tava uma zona no quartinho de pesca em casa a empregada tava limpando, não retirei a hélice mas o diametro externo da boca dá 8cm , quando tiver em ordem vou retirar pra medir, inclusive a do 18hp que é 10 1/2 x 13. A minha é 9.9 x 13 Ricardo muito boa sua observação, só acho estranho essa helice original por R$80, se não me engano ela custa R$300,00 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Setembro 11, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Coloca a 9,6 x 13 que melhora mesmo Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maresias Náutica Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Olá amigos, Quem dirá o melhor passo será o giro do motor na velocidade final atingida, o 25HP SeaPro pode chegar a 5500rpm, se ele estiver muito abaixo ou muito acima podemos tomar algumas atitudes para que isto melhore, como exemplo redistribuir os pesos dentro da embarcação para que ela fique trimada (alinhada na horizontal sem que a popa esteja muito dentro d'agua, aliviando assim o volume de água no hélice e diminuindo o arrasto do casco), regular o pino de inclinação do trim e/ou ainda subir o motor no espelho de popa através de calço ou ainda fixando pelos prisioneiros da morsa se necessitar de mais giro), caso estas atitudes não melhorem o rendimento aconselho que use um conta giros portátil para identificar se o posso do hélice deve ser maior ou menor. Vídeo sobre passo do hélice: https://www.youtube.com/embed/szQOpaX4zII?rel=0 Maresias Náutica Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Setembro 11, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 11, 2015 Coloca a 9,6 x 13 que melhora mesmo Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk Tedesco, boa tarde... to usando essa 9.6 x 13 desde que comprei o motor... o que venho notando a certo tempo é a perda de rendimento e um giro relativamente baixo se comparado ao que diz o manual que é de 5600 - 6000. Talvez seja algo com o motor em si e não o hélice, To querendo levar ele denovo na autorizada. Olá amigos, Quem dirá o melhor passo será o giro do motor na velocidade final atingida, o 25HP SeaPro pode chegar a 5500rpm, se ele estiver muito abaixo ou muito acima podemos tomar algumas atitudes para que isto melhore, como exemplo redistribuir os pesos dentro da embarcação para que ela fique trimada (alinhada na horizontal sem que a popa esteja muito dentro d'agua, aliviando assim o volume de água no hélice e diminuindo o arrasto do casco), regular o pino de inclinação do trim e/ou ainda subir o motor no espelho de popa através de calço ou ainda fixando pelos prisioneiros da morsa se necessitar de mais giro), caso estas atitudes não melhorem o rendimento aconselho que use um conta giros portátil para identificar se o posso do hélice deve ser maior ou menor. Vídeo sobre passo do hélice: https://www.youtube.com/embed/szQOpaX4zII?rel=0 Maresias Náutica Maresias, boa tarde ! Tenho feito isso, regulado trim, testando o motor sem peso (somente o piloto), mesmo barco de sempre (não preciso mexer na altura) e usando sempre o conta giro que marca atualmente 4.600 giros. Quero ver se levo ele na autorizada pra fazer um check-up. O hélice tenho usado a 9.6 x 13 desde que o peguei, inclusive, a um certo tempo atrás, ele atingia um giro legal. To achando que deve ser alguma coisa de regulagem mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 Uma pergunta meus amigos, da ultima vez fui eu quem fez a limpeza do carburador do meu Sea Pró e também a troca do óleo da rabeta. Pergunta: existe alguma coisa no carburador que pode influenciar no giro (rendimento) e consumo e que eu possa ter feito errado? Algum parafuso de regulagem que precisa ter um certo aperto e eu apertei demais ou de menos ou qualquer coisa do tipo! Mexi no parafuso de entrada do ar durante os testes que fiz semana passada (parafuso que fica dentro de uma molinha) e não surtiu efeito. Será alguma coisa dentro do carburador que precisa de ajuste? Se alguém tiver ideia do que possa ser, posso abrir ele novamente e promover os ajustes ou verificações necessárias. Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Setembro 12, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 O seu motor esta com quantas horas de uso? Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 Umas 50 horas Tedesco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Setembro 12, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 O meu foi parar de baixar a rotação depois de 150 horas Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 guto comprei esta helice por original mais ja sabendo ser paralela pelo preço paguei 80 reais em promocao pelo mercado livre da nautica parana de londrina veio em uma caixa com logo da mercury compre 3 helice destas uma para min e mais 2 para uns amigos meu dava pra ver na cara q era paralela porem pelo preço nem questionei kkk 80 reais nao compra nem uma paralela para um 15 hp ! esses dias liguei la para compra outra para um amigo subiu para mais de 160 reais heheehe o vendedor juro q era original q eles nao vendiao peças paralelas ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 O preço sem duvida que vc pagou foi top, uma da Sorabo que é a melhor marca aqui custa uns R$160,00 tb eu já tive da River e era muito ruim, o motor vibrava em alto rpm, isso na época era um 15 hp. Agora não sei a politica da Mercury hoje aqui, pois pode ser que os motores venham sem hélice e aqui eles colocam uma hélice de uma empresa terceirizada que fornece. Eu tive uma hélice Original Quksilver do meu Mercury 18hp americano, vou falar que a bicha era outra coisa, parecia aço, tanto que colidi com uma pedra e entortou o eixo do motor, mesmo meu 15hp que tenho a hélice original , mesmo ela tendo um passo menor ela parece bem mais rígida e pesada que a paralela. Por isso que acho isso acho que eles vendem como original o passo e como sendo da Mercury, mas nunca que é uma Quicksilver original que vinham nos Mercurys americanos, hoje para meu 18hp uma dessas custa U$130,00, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Euzebio Montenegro Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 Bom dia ! Tenho um Sea Pro, fui pescar no São Francisco e naveguei com um barco tipo Squalus normal, em 2 pessoas não passava de 4.600 RPM. To usando o hélice que vem quando adquirimos na loja, ou seja, a hélice que é trocada quando o motor é transferido para 30 HP. To bem desanimado com o motor. Não sei o que pode estar acontecendo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Euzebio Montenegro Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 Bom dia ! Tenho um Sea Pro, fui pescar no São Francisco e naveguei com um barco tipo Squalus normal, em 2 pessoas não passava de 4.600 RPM. To usando o hélice que vem quando adquirimos na loja, ou seja, a hélice que é trocada quando o motor é transferido para 30 HP. To bem desanimado com o motor. Não sei o que pode estar acontecendo. Fasso destas, as minhas palavras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 Ta enfrentando o mesmo problema Montenegro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 yamaha curtiu esse topico hehehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Setembro 13, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 13, 2015 O meu ficou assim baixando a rotação engasgando etc com o tempo de uso sem do nem liedade sem fazer revisão e decendo o cacete ele parou com essas frescuras e hoje esta melhor do que quando era zero Enviado de meu GT-I8190L usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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