Douglas Carmo Postado Junho 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Junho 29, 2015 ::fisherman , tive uma dúvida sobre abastecimento de linha na carretilha e acredito que esta seja dúvida de outros. Em se tratando de Arremessos, o carretel com menos linha gira mais que um carretel com mais linha? Como devemos considerar as questões de bitola/peso da linha? Qual seria uma cama correta para pesca com linha fina (+ou- 20lbs)? Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Túlio Bueno Vieira Postado Junho 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Junho 29, 2015 Bom sempre trabalho com minha carretilha no máximo, nunca coloquei menos linhas. Em relação a linha e peso, depende muito da vara e do tipo de pescaria. Eu utilizo em SM uma linha da way fishing 0,20 25lbs, ou seja uma linha fina que aguenta muita pancada. Isso vai depender do seu conjunto e seu peixe desejado. Bom é o que eu acredito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
G.Cronemberger Postado Junho 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Junho 30, 2015 Por favor, me corrijam se eu estiver errado: Em se tratando de Arremessos, o carretel com menos linha gira mais que um carretel com mais linha? Com o carretel cheio você extrai maior performance da carretilha. Com o carretel abastecido com uma menor quantidade de linha (abaixo do exigível) a taxa de recolhimento diminui e os arremessos tendem a ser mais curto. Mas a questão é: e se a linha arrebentar? já pensou o trabalho e perda de tempo que vai ter para reabastecer o carretel? Como devemos considerar as questões de bitola/peso da linha? Bitola/peso = bitola/libragem? Se for isso, é de acordo com cada fabricante. Como gosto é pessoal, eu uso Sufix 832 porque me oferece uma libragem considerável alta x bitola de menor espessura que, aliada com um conjunto equilibrado, gera arremessos mais longo. Bitola de linha mais fina tende a cortar a resistência do ar com maior facilidade e gera menos atrito nos passadores. *Lembre-se, a indicação de bitola/Lbs apenas pode ser nominativa na embalagem do produto, há que se fazer testes para atestar a credibilidade da informação. Muitas marcas descriminam uma coisa no rótulo e em testes feitos por usuários do fórum atestam outra coisa. Qual seria uma cama correta para pesca com linha fina (+ou- 20lbs)? Aí depende da metragem da linha principal que você queira abastecer o carretel. O mais correto é utilizar uma linha secundária de mesma bitola para facilitar o cálculo da metragem. Se for fazer uma cama de linha com linha secundária de maior ou menor bitola, vai ter que fazer um cálculo matemático trabalhoso. A meu ver, a cama de linha trata-se de um recurso com fulcro a economizar a linha primária e caso não queira fazê-la, abasteça o carretel somente com a linha principal e com o passar do tempo de uso você só inverte a linha. Tomara que eu tenha te passado a informação certa, mas se eu estiver errado os parceiros do fórum irão nos ajudar. Estamos aqui para aprender. Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Túlio Bueno Vieira Postado Junho 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Junho 30, 2015 Por mim pode fechar este tópico que ja foi respondido kkkkkkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Junho 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Junho 30, 2015 Em se tratando de Arremessos, o carretel com menos linha gira mais que um carretel com mais linha? exato ... mas o pensamento é exatamente o contrário ... quantas voltas são necessárias para que a isca chegue ao seu destino de modo mais fácil ( isso é "precisão" ) ... um carretel cheio ( em comparação a um "meia carga" ) necessita de menor "força inercial" ( arranque do carretel - centro de gravidade ) e menor quantidade de giros ( eficiência ) para a isca alcançar seu objetivo ... ( facilidade - eficiência - precisão ) ... já parou pra pensar , pq as carretas "finesse" tem o carretel raso ? ... consequentemente , se imprimir a mesma velocidade de arranque em um carretel cheio ( em comparação à um meia carga ) logicamente que a distancia alcançada será maior ( menor força inercial = mais giro = maior distancia ) ... e com carretel cheio vc tem mais velocidade e maior taxa de recolhimento ( com a mesma quantidade de maniveladas ) ... Como devemos considerar as questões de bitola/peso da linha? isso depende do local e dos peixes em questão ... pela lógica , quanto mais fina , maior a facilidade de arremesso ( mas isso nem sempre é possível ) ... Qual seria uma cama correta para pesca com linha fina (+ou- 20lbs)? a cama tem que ser a mais "compacta" possível ... então eu aconselho sempre utilizar cama ( mono ) de bitola semelhante à utilizada ( ou mais próxima possível ) ... no seu caso , algo em torno de 0,15 a 0,20mm ( mono ) ... o abastecimento final ( com multi ) sempre deve ser o mais completo possível ( respeitando o limite de 1,0 a 2,0mm da borda ... o que eu faço é , abasteço com multi ... completo com a mono necessária ... depois inverto tudo ... é trabalhoso , mas o mais correto ... outra ... esqueça libragem ... se preocupe com a "bitola" ... libragem não significa nada em se tratando de multi ( de boa qualidade ) ... abrass Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André Pescador Postado Junho 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Junho 30, 2015 Acredito que a cama de mono deve ser feita, somente visando economia mesmo ou como já ví alguns pescadores, colocar uma pequena quantidade de mono como cama para amarrar a multi ao carretel!!! Eu utilizo somente a multi e quando percebo desgaste faço a inversão da linha, o que também demora ocorrer, visto que para a pesca com iscas artificiais utilizo um líder de fluorocarbon!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mark Postado Junho 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Junho 30, 2015 o que eu faço é , abasteço com multi ... completo com a mono necessária ... depois inverto tudo ... é trabalhoso , mas o mais correto ... Boa professor, ótima idéia. Não tinha pensado nisso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo R. Monteiro Postado Junho 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Junho 30, 2015 Amigos, isso é bem pessoal. Eu sempre faço uma cama com monofilamento e mantenho uma boa quantidade de multi. Mesmo assim, ainda inverto quando percebo a mudança da cor da linha ou o desgaste. Abrx Ricardo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Douglas Carmo Postado Junho 30, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 30, 2015 exato ... mas o pensamento é exatamente o contrário ... quantas voltas são necessárias para que a isca chegue ao seu destino de modo mais fácil ( isso é "precisão" ) ... um carretel cheio ( em comparação a um "meia carga" ) necessita de menor "força inercial" ( arranque do carretel - centro de gravidade ) e menor quantidade de giros ( eficiência ) para a isca alcançar seu objetivo ... ( facilidade - eficiência - precisão ) ... já parou pra pensar , pq as carretas "finesse" tem o carretel raso ? ... consequentemente , se imprimir a mesma velocidade de arranque em um carretel cheio ( em comparação à um meia carga ) logicamente que a distancia alcançada será maior ( menor força inercial = mais giro = maior distancia ) ... e com carretel cheio vc tem mais velocidade e maior taxa de recolhimento ( com a mesma quantidade de maniveladas ) ... isso depende do local e dos peixes em questão ... pela lógica , quanto mais fina , maior a facilidade de arremesso ( mas isso nem sempre é possível ) ... a cama tem que ser a mais "compacta" possível ... então eu aconselho sempre utilizar cama ( mono ) de bitola semelhante à utilizada ( ou mais próxima possível ) ... no seu caso , algo em torno de 0,15 a 0,20mm ( mono ) ... o abastecimento final ( com multi ) sempre deve ser o mais completo possível ( respeitando o limite de 1,0 a 2,0mm da borda ... o que eu faço é , abasteço com multi ... completo com a mono necessária ... depois inverto tudo ... é trabalhoso , mas o mais correto ... outra ... esqueça libragem ... se preocupe com a "bitola" ... libragem não significa nada em se tratando de multi ( de boa qualidade ) ... abrass Aqui ficou bem claro o que eu ainda não havia pensado. Obrigado ITO. Acredito que a cama de mono deve ser feita, somente visando economia mesmo ou como já ví alguns pescadores, colocar uma pequena quantidade de mono como cama para amarrar a multi ao carretel!!! Eu utilizo somente a multi e quando percebo desgaste faço a inversão da linha, o que também demora ocorrer, visto que para a pesca com iscas artificiais utilizo um líder de fluorocarbon!!! Faço a cama com uma linha de multifilamento que eu tinha antes... foi enrolada bem apertada para que a linha nova (mais fina) não "encavale" na cama. <--- kkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Simon Postado Abril 14, 2021 Denunciar Compartilhar Postado Abril 14, 2021 Como o site do Naclinho está em manutenção vai uma sujestão de cálculos. Cálculo da capacidade de linha no carretel por Site: CÁLCULO de CAPACIDADE de linha Cálculo da capacidade de cama no carretel por Site: CÁLCULO Capacidade de CAMA no Carretel Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.