Ir para conteúdo

Cintas de amarracao ou cordas


Posts Recomendados

Senhores, fui a loja comprar cintas com catracas e só achei nas medidas:

 

5 metros ou 9 metros, ambas com 2000 kilos de tracao.

 

acho que é suficiente pra segurar um barco, mas fiquei com uma duvida.

 

Normalmente usam-se 2 cintas, 

 

será que 1 cinta de 9 metros daria conta de passar na frente e atrás? e uma só catraca apertaria o suficiente?

 

nao estou com o barco disponível, senao era facil medir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria cada cinta com uma catraca. Pra ficar melhor compre duas de 5m.Na pior das hipóteses compre duas catracas e uma cinta de 9 m e divida ao meio(só que fica uma sem o gancho).Evite cordas, muitas vezes o barato sai caro.Parto do princípio que se vc pode comprar um conjunto barco, motor e carreta vai poder comprar um par de cinta por 160 pilas e não colocar seu conjunto em risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Um guincho segurando o olhal de proa e mais duas cintas de aproximadamente 3 a 4  metros com catraca média da conta tranquilo. Cuidado com cintas grandes, catracas grandes, pois se apertar muito pode até dobrar o barco na sua boca. Agora, se você for bom no nó carioca, uma boa corda também resolve!!!

 Outra coisa que ouvi falar a muito tempo e acabei seguindo o conselho é que não se deve amarrar em muitos pontos o barco na carreta, apenas o bico e no máximo mais dois pontos (meio e popa do barco). Porque se você amarra em vários pontos, travando bem,  o barco passa a torcer junto com a carreta que normalmente é longa e as vezes com o chassis não muito rígido.

 

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de duas cintas com duas catracas parceiro!

Fiz isso no meu e ficou top!

Não usa mais que 04 metros em cada uma das catracas.

Coloca um EVA ou alguma coisa semelhante na Borda da Embarcação onde você irá apertar a cinta e pode ficar sossegado!

Eu fiz isso no meu barco e peguei 1.200 Km de Estrada e ele não se moveu 1mm sequer!

Se quiser eu te mando fotos de como fiz...

Um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai que o pessoal falou... amarrar o bico porque sempre, queira ou não a canoa se desloca pra trás no transporte, por mais apertado que estejam as cintas (pra frente não vai por conta do limitador). E sem dúvida, duas cintas com catraca. bem mais pratico e seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de duas cintas com duas catracas parceiro!

Fiz isso no meu e ficou top!

Não usa mais que 04 metros em cada uma das catracas.

Coloca um EVA ou alguma coisa semelhante na Borda da Embarcação onde você irá apertar a cinta e pode ficar sossegado!

Eu fiz isso no meu barco e peguei 1.200 Km de Estrada e ele não se moveu 1mm sequer!

Se quiser eu te mando fotos de como fiz...

Um grande abraço!

 

É isso mesmo.

 

Além das duas cintas e dos pedaços de E.V.A (nos locais da borda do barco onde passam as cintas), verifique sempre se o barco está bem preso na frente (para não se movimentar na horizontal durante a viagem). Quando vou viajar, além de usar a cinta com guincho, uso uma corda no olhal de proa para reforçar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a questao nao é custo ou quantos pontos de amarracao. 

 

qdo fiz o topico, queria saber se com 9 metros e uma catraca conseguiria passar ao menos 2x o barco e só uma catraca eu iria conseguir puxar do comeco ao fim (quando se passa por pontos de amarração a tendencia é criar folgas entre eles).

 

sempre usei corda ou corrente por isso perguntei.

 

acabei comprando 2 fitas de 9 metros com suas respectivas catracas.

 

 vai sobrar um monte de fita (o que pode ser um risco se não ficar bem amarrada, além de ser desnecessário). 

 

a diferença de dinheiro foi mínima, só queria a ferramenta certa pro serviço certo. agora to com uns 15 metros sobrando de fita... paciencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra,

 

corda é coisa do passado, só se não tiver outra alternativa.

a sua dúvida pode ser respondida de outra forma tb: caso vc não queira deixar fita sobrando, na mesma posição, vc passa a fita na ancoragem de um lado, vai até o lado oposto, passa pelo ponto de ancoragem do outro lado, e volta no primeiro ponto de ancoragem.

caso não queira fazer isso, pode cortar a fita em 2 pedaços, e deixar a outra guardada. realmente a fita pra carga segue algumas normas e essa alteração vai resultar única e exclusivamente na certificação da cinta para uso profissionais (que não é o caso). Para ficar com uma boa resistência, leve em alguma loja que trabalha com costura de banco de couro ou lona de caminhão, que tem máquina com capacidade para costurar essas cintas.

uma observação: a catraca que ancora o bico de proa não deve ficar demasiadamente apertada, pois ela evita a torção do barco e isso pode causar danos em sua estrutura. apertada as cintas que passam pelo casco e o travam no chassis, é o suficiente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

segundo o vendedor, começa a desfiar se fizer isso...teria que costurar novamente , mas eh uma maquina de costura mais forte, as normais quebram as agulhas e o mecanismo... segundo ele neh...

 

 

Vc pode levar em uma tapeçaria de carros, eles tem a máquina que costura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo.

 

Além das duas cintas e dos pedaços de E.V.A (nos locais da borda do barco onde passam as cintas), verifique sempre se o barco está bem preso na frente (para não se movimentar na horizontal durante a viagem). Quando vou viajar, além de usar a cinta com guincho, uso uma corda no olhal de proa para reforçar.

 

 

Bem isso mesmo Parceiro!

O que eu indiquei para o Astra fazer ficou incompleto pois esqueci de mencionar que se deve prender o olhal de proa com certeza!

É que no caso da minha embarcação o guincho que tenho na carreta possui uma cinta que já trava nesse olhal de proa e assim posso andar sossegado!

Grande abraço!

 

Astra

 

Pode cortar as sobras da cinta, desde que você queime nas pontas.

Eu fiz isso também e até hoje não tive problema nenhum.

Mas com certeza se fizer como o amigo ali de cima Rodrigo mencionou

e for numa casa de bancos automotivos eles terão como fazer essa costura!

Aí fica TOP!

Acho que vou fazer isso no meu também!

Valeu aí da dica!

Um Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom eu fiz o seguinte... comprei as duas cintas com suas catracas... 9 metros cada uma...

 

passei uma cinta com a catraca na frente, continuei passando pela lateral da carreta, fiz a volta por cima do barco e usei a outra catraca pra dar o segundo aperto na parte traseira. os 9 metros deram certinho, sobrou uns 20-30 cm depois de puxado, sem muita força.

 

restaram 9 metros que ficarão para o futuro numa emergencia ou algo assim, fechados...  olhando de cima em perspectiva |___| se é que me entenderam ehehhee

 

preferi fazer isso pq assim eu não teria fita voando, me preocupando ou tendo que parar pra checar toda hora. numa hora ruim muita fica complica, por exemplo na hora de voltar do rio estava chovendo , se tivesse que usar 2 fitas de 9 metros só o tempo perdendo rpa la e pra ca, fita sobrando, etc, putz iria ficar ensopado. uma só resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fabio, nao... estao todos os 4 ganchos ( 2 nas cintas longas + 2 em cada catraca que por sua vez tem uns 25 30 cm de cinta +-).

 

usei os ganchos para... enganchar nos ganchos da carreta, passei o gancho dentro do gancho da carreta e a ponta do gancho da cinta ainda coloquei tb na viga u da carreta (mas nem precisava) ... pq? 

 

tem que ter bastante paciencia com as cintas, se elas torcerem é uma dor de cabeca e se elas passarem pelos dentes da catraca ou algo cortante, desfia e fica feio... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom eu fiz o seguinte... comprei as duas cintas com suas catracas... 9 metros cada uma...

passei uma cinta com a catraca na frente, continuei passando pela lateral da carreta, fiz a volta por cima do barco e usei a outra catraca pra dar o segundo aperto na parte traseira. os 9 metros deram certinho, sobrou uns 20-30 cm depois de puxado, sem muita força.

restaram 9 metros que ficarão para o futuro numa emergencia ou algo assim, fechados... olhando de cima em perspectiva |___| se é que me entenderam ehehhee

preferi fazer isso pq assim eu não teria fita voando, me preocupando ou tendo que parar pra checar toda hora. numa hora ruim muita fica complica, por exemplo na hora de voltar do rio estava chovendo , se tivesse que usar 2 fitas de 9 metros só o tempo perdendo rpa la e pra ca, fita sobrando, etc, putz iria ficar ensopado. uma só resolveu.

Astra, muito pelo contrário, deixando as duas fitas no tamanho correto é só colocar no gancho da carreta e apertar, não precisa ficar dando voltas no chassi da carreta, sempre usei assim e faço tudo muito rápido e sem problema. No seu caso, era só cortar uma das fitas ao meio, colocar um gancho na cortada e pronto.Não entendi quando vc falou que fica fita solta se numa ponta está o gancho(preso na carreta) e na outra ponta a catraca onde a fita fica enrolada por cima da ponta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom eu fiz o seguinte... comprei as duas cintas com suas catracas... 9 metros cada uma...

passei uma cinta com a catraca na frente, continuei passando pela lateral da carreta, fiz a volta por cima do barco e usei a outra catraca pra dar o segundo aperto na parte traseira. os 9 metros deram certinho, sobrou uns 20-30 cm depois de puxado, sem muita força.

restaram 9 metros que ficarão para o futuro numa emergencia ou algo assim, fechados... olhando de cima em perspectiva |___| se é que me entenderam ehehhee

preferi fazer isso pq assim eu não teria fita voando, me preocupando ou tendo que parar pra checar toda hora. numa hora ruim muita fica complica, por exemplo na hora de voltar do rio estava chovendo , se tivesse que usar 2 fitas de 9 metros só o tempo perdendo rpa la e pra ca, fita sobrando, etc, putz iria ficar ensopado. uma só resolveu.

Astra, muito pelo contrário, deixando as duas fitas no tamanho correto é só colocar no gancho da carreta e apertar, não precisa ficar dando voltas no chassi da carreta, sempre usei assim e faço tudo muito rápido e sem problema. No seu caso, era só cortar uma das fitas ao meio, colocar um gancho na cortada e pronto.Não entendi quando vc falou que fica fita solta se numa ponta está o gancho(preso na carreta) e na outra ponta a catraca onde a fita fica enrolada por cima da ponta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joao, nao vou dizer que X é melhor que Y, me falta experiencia com aquele treco (confesso que apanhei das catracas).

 

mas pelo menos pra mim, usar uma cinta só está sendo mais jogo, eu vou ter que ir pro final do barco de qualquer forma, então não faz diferença essa ida com a fita pra trás da carreta. Não são voltas, é uma passada na lateral apenas, vou ter que caminhar do memso jeito os 3 ou 4 metros entao da no mesmo.

 

sobre o resto de fita, não sei como é a sua catraca ou se fui ensinado errado, mas ao menos na minha, eu passo a fita por dentro da catraca, puxo todo excesso e comeco a catracar, de um lado entra fita, do outro sai fita. entao sobra um monte de fita ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...