Augusto Mestieri Postado Setembro 4, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 4, 2015 Problema com o Yamaha F 90 4 Tempos - BETL EFI ano 2012 No último torneio que aconteceu em São Simão, senti o barco perdendo rendimento em alta, como tinha acabado de fazer a revisão das 300 horas e trocados os itens recomendados pela concessionária estava tranquilo. O barco arrancava bem e na sequencia o rendimento caia e não passava de 50 km/h. Sendo que o normal seria atingir uns 70km/h. Durante o dia o problema foi se agravando então fiz o que podia ser feito para não perder o dia de competição. Sangrei o filtro separador de água, liguei diretamente a mangueira do tanque no motor sem passar pelo filtro, troquei de tanque (meu barco tem dois tanques um de 25l que uso como reserva), abri o motor e retirei o elemento filtrante do copinho, bombeei manualmente a gasolina para tentar melhorar a alimentação. Nada surtiu efeito. Voltei com o barco capengando a 30 km/h. Moral da história perdi umas 4 horas de pesca no dia do torneio. Chegando em São Paulo, liguei para uma concessionária Yamaha e tentei agendar para levar o motor para ver o que estava acontecendo, só que eles estavam lotados de serviço, eles me falaram que poderia ser vários os motivos que levam a este problema de alimentação, e que eles teriam que iriam fazer diversos serviços, como limpeza da bomba, limpeza dos bicos, revisão de toda a parte de alimentação, só não iriam abrir a bomba de alta pois o custo seria muito alto coisa de 2 mil reais. E que eu teria que levar o barco para a represa para testar e ver se tinha resolvido. Mas me indicaram uma concessionária no litoral pois assim poderiam diagnosticar o problema com mais facilidade, liguei para esta concessionária no litoral e eles e me falaram que apesar de estarem no litoral teriam de cobrar uma taxa de saída do mecânico além do custo de hora da mão de obra. Entrei no site da Yamaha e descobri uma oficina chamada Ome, que fica no Riacho Grande, para quem não sabe, é um local onde tem uma represa aqui perto de São Paulo. Muito mais perto do que ir para o litoral, não paga nem pedágio. Liguei agendei com o Osmar, e infelizmente eu não pude ir, mas acabei ligando para ele novamente e levei o barco até ele. Pelo telefone ele cantou a bola e me falou que este defeito era comum por conta do alcool misturado ao combustivel e perguntou se eu tinha trocado o filtro de linha, eu disse que não pois a concessionária não tinha me falado da necessidade da troca deste filtro. Cheguei lá sem avisar o Osmar que estava consertando um Jet Ski aberto arrumando o motor para uma competição que aconteceria no dia seguinte. Aguardei até que ele pudesse ir para água comigo. Ele levou uns equipamentos para medir a pressão da bomba e constatou que estava tudo ok, depois mediu a pressão depois do filtro de linha e detectou o problema. No mesmo momento fez uma ligação direta sem o filtro para termos certeza e constatou que era o filtro mesmo. Resumindo, o serviços ficou em R$100 reais mais o valor do filtro, que como não encontrei o da Yamaha acabei colocando o da Mercury que resiste mais, e é menos da metade do preço, se tivesse achado da Yamaha teria gasto por volta de R$120 contra R$40 do da Mercury. Não tem como não recomendar esta oficina autorizada. Mas como eles sempre tem muito serviço é bom agendar e ir no dia combinado. Segue o contato da oficina. OME > Oficina Autorizada ENDEREÇO: AV DA PRAIA, 270 BAIRRO: RIACHO GRANDE CIDADE: São Bernardo do Campo ESTADO: SP CEP: 09830-160 TELEFONE: (011) 4354- 0575 FAX: (011) 4354- 0575 fenixome@hotmail.com Espero estar ajudando os amigos que muitas vezes mandam limpar os bicos, trocam a bomba de combustível e até a de alta e o problema comum está neste filtro que nem é recomendado a troca nas revisões. Por motivos óbvios não citei os nomes das outras duas concessionárias, a primeira que fica aqui em São Paulo e onde normalmente faço as revisões nem a outra que fica no litoral e que cobra o valor da saída do mecânico além do custo da mão de obra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaguti Postado Setembro 4, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 4, 2015 R$ 140,00 e tem gente que diz que manutenção de motor 4 tempos é "caríssimo"... é só achar a oficina certa, não? Grande abraço parceiro! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.