Dalcio R. Andrade Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 Acho complicado oferecer dinheiro por cada peixe pego pois isto vai criar nos guias um hábito ruim de só levar o pescador para bons pontos após a oferta da gorjeta, pode virar um jogo desagradavel pois enquanto o dinheiro não for prometido voce só vai ver pontos ruins. Se este costume já existe então é bom logo de cara já molhar a mão o piloteiro por via das duvidas! mais uma despesa pra viagem! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Setembro 12, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 12, 2015 Não vamos misturar as coisas ! 1. Atender bem e fazer com que o cliente fique satisfeito pelo que pagou é assunto que sequer se debate ! alegre:: 2. Há uma realidade que podemos "fazer de conta" que não existe, mas está sempre presente ! O nível de remuneração dos piloteiros (em praticamente qualquer lugar) é abaixo de suas necessidades básicas ! Tem lugares onde essa discrepância é menor, mas dificilmente deixará de haver uma expectativa na "gorjeta" ! 3. Gorjeta "complementar" (partindo do princípio que se concorde em remunerar) é aquela em que o serviço realizado lhe deixou satisfeito ao ponto de reconhecer esse merecimento (que nem garçon no restaurante - embora já tenha se tornado prática "embutir os 10%). 4. Pagar um "complementar extra", quase sempre em função de um troféu embarcado é algo quase que espontâneo diante da alegria do cliente ! Importante perceber que estamos falando de situações absolutamente "atípicas" - mas passíveis de acontecer - como pegar um açu de mais que 10 quilos ! Será que isso é tão fácil que não justifica recompensar quem o levou a ter essa alegria ? 5. Pessoas que tradicionalmente pescam "troféus" (não importa a espécie) sabem da dificuldade em embarcá-los, se achados ! Temos lido diversos relatos de amigos e conhecidos que conseguiram essa "façanha", mas eles são sempre uma minoria bem pequena diante do conjunto de pescadores a tentar ! Embarcar tucunas acima de oito (8) quilos, certamente é menos difícil que um de dois dígitos, mas representa um enorme esforço, e nem sempre se consegue encontrá-los (ou fisgá-los) de forma adequada ! Mas certamente eles são em maior quantidade que os de dois dígitos ! Numa pescaria, vários podem ser registrados, mas esse não é o "normal" ! Diria até que numa semana razoável, um Grupo de 10 pescadores poderá apresentar uns 3 ou 4 como histórico ! Ora, se nos dispomos a gastar milhares de reais para chegar até o local onde as linhas destilam nossa adrenalina, o que pode representar uns R$ 30 ou R% 50,00 de "participação no lucro" ! Lembre-se que "ele" (o piloteiro) ajudou para que você tirasse aquela foto que vai guardar para sempre... (não acredito que haja "mesquinharia" nessas horas....). 6. E para não ficarem dúvidas, a "gorjeta complementar extra" é estabelecido pelo pescador, não pelo piloteiro ! Se o cliente (pescador) achar que pegar peixes de dois dígitos uma ação normal (para ele), irá estabelecer que o "mérito de merecimento" passa a ser a superação do seu próprio recorde, ou até o estabelecimento de um novo recorde... Essas ações são pessoais e como tal geram os efeitos desejados ! Não acredito (sinceramente) que alguém que pegue uma piraíba de 2 m não recompense o piloteiro, da mesma forma que alguém que embarque um tucuna de dois dígitos não o faça ! O foco da pescaria desejada é o que irá comandar esse processo ! Tem gente que não faz questão de pegar troféus, mas pegar muito peixe, mesmo que exemplares de menor tamanho, enquanto que já existem outros que só se interessam pelos troféus ! Será que o trabalho de que pilota pode ser considerado o mesmo ?? Acho que devemos pensar nisso, principalmente quando estamos na busca de algo "fora de um padrão" ! Saber quem é seu operador é importante, e mais ainda, saber como tem sido seu desempenho (e de seus "guias de pesca") com outros clientes, ajuda a "separar o joio do trigo"... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Setembro 13, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 13, 2015 O KID "fechou" o assunto de todos os lados. ::tudo:: ::tudo:: Sempre a sua ponderação norteia o tópico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Setembro 13, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 13, 2015 eu sempre ja dou a gorjeta normal, e falo 100rs p cada tucuna acima de 10kg so que nunca gastei esse dinheiro, estou doido p gastar ele ja tem tempo rsrsrsrsrss, e levo sempre uns 1000rs, p dar de gorjeta, pois ofereço 100rs por cada um embarcado... so o FABRICIO me levando la naquela lugar daquela pescaria de 2007 p mim gastar esses 1000rs de gorjeta... ahahahaa gostei dessa sua ideia KID, VOU PROPOR ASSIM PARA A TURMA NA MINHA PESCARIA EM BREVE sempre fasso questao de dar a gorjeta p toda tripulaçao... afinal como vc bem falou, eles contam com esse dim, pois o que eles ganham realmente e muito pouco, e sempre dou tambem alguns brindes, oculos de sol, camisa de pesca, chapeu... e noto que eles se esforçam muito para mim tirar os trofeus ehhehehee esse ano estou animado para entrar para a galeria de AÇUS ACIMA DE 10KG, BOGA ORIGINAL CLARO... PAPAI DO CEU, ME DAR ESSE PRESENTE , QUE SONHO COM ELE SEMPRE Continue a levar sim. Um dia vc gasta essa grana toda. ::fisherman O meu record (imagem do avatar) me "arrancou" 100 pilas. No fim da pescaria dei mais 100 pro guia. Mereceu cada real. Aconteceu que só oferecemos o prêmio por troféu no penúltimo dia. Até então havíamos pegos bons peixes (muito mais o Castelano do que eu rindo3:: ) Então a disposição do guia foi a mesma durante toda a semana, do primeiro ao último dia; mas inegavelmente quando mostramos as notas de garoupa pra ele, o olhos brilharam rindo3:: rindo3:: O guia sortudo nos levou a um lago "batido" e não é que os monstros estavam lá. Sairam 2 BIG tucunas, o meu de 22LBs e o 24lbs do Castelano. Logicamente este sistema de remunerar troféus fica mais fácil de combinar quando não há rodízio de guias entre as duplas. Se houver rodízio não dá pra combinar, a não ser que todos concordem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcia Postado Janeiro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2016 Éh... O Milton vai perder muito cliente se não reverter essa situação... Nós enfrentamos o mesmo problema em novembro passado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.