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Revisão Motor Mercury 15hp


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regular um carburador e simples basta ter o minimo de conhecimento em mecanica , carburador do motor de popa ou e regulagem na agulha do ar mistura de ar /comb ou o parafuso da lenta ! axo q todos q tem um motor de popa e bom se aprofundar em mecanica pois qualquer motor pode pifar no rio e as vezes e uma coisa muito simples pode ficar na mao ne kk

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Fernando, isso varia um pouco, de altitude, temperatura....uma regulagem aqui no sul de minas pode ser um pouquinho diferente para o MT!!

O meu Nissan 18 está com 2 voltas e 3/4, ou seja, quase 3 voltas. O bom é testar na água, usando o motor, aí fica bem reguladinho.

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        Acabei de pegar meu motor.. cheguei no mecânico as 09:00 e tô chegando agora.. 14:30

        Lembrando que meu motor deve der 30 horas ainda, se tiver.. mandei só pra ver essa questão da transformação, mesmo assim troquei de novo o óleo da rabeta, limpei carburador, graxa nova(isso é importante, mesmo guardado, a graxa se enche de poeira aí é lavar e colocar nova), mesmo com pouco uso.. o mecânico já me mostrou desgaste de velas, ele disse que ainda aguentava várias horas.. mas pra não passar por problemas, troquei também...

 

Transformação

Já estava transformado.. onde comprei já havia feito...

   - Gicleur de baixa de 80 para 90

   - Avanço do acelerador deve estar com 10mm.. o meu tava com 13 e foi corrigido...

 

Regulagens... mistura de ar um pouco aberta demais... também foi corrigido para 1 volta e meia, teoricamente vai reduzir um pouco o consumo.. já estava econômico antes.. 

 

Came : Difícil demais encontrar um Tohatsu... então deixei quieto por enquanto, mas como vou usar o motor este fim de semana, o mecânico me pediu para dar uma volta com o capô aberto e depois que acelerar manualmente o restante que o came original não permite e ver como o motor se comporta.. dando certo, encomendaremos um came tohatsu para colocar no meu ou adaptar o já existente...

 

 

Comentei o caso do Diego com ele... e as respostas foram:

 

1 - Já foi entregue transformado e mexeram no que não precisava mexer..

   Solução: 

     Troque de mecânico.. ninguém da mercury vai saber que você foi em outro lugar e não perderá garantia.

 

2 - ARROMBARAM o Gigleur

   Solução: 

     Troque de mecânico... outro mecânico irá verificar se isso aconteceu e irá trocá-lo..

 

3 - Regulagem do AR está errada, mais de 1 volta e meia

   Solução: 

     Troque de mecânico... vai ser simples.. OU.... FAÇA VOCÊ MESMO...

     Procure no youtube do Reginaldo Herrera como fazer, É simples e talvez você não precise transportar seu motor..

 

RESUMO.. TROQUE DE MECÂNICO....

 

 

Alguém aí da uma dica das voltas ar/mistura que usam no 15 super e deixa redondinho??

Fernando,

1 e meia.. no máximo 2..

     Procure no youtube do Reginaldo Herrera como fazer

Aperte o parafuso até a agulha encostar.. quando encostar, não aperte mais senão quebra... depois volte 1 e meia.. 

depois ligue com ele na água, orelhão não, depois de ligado, engate a marcha avante... ele tem que ficar dando uns pulinhos sem apagar quando engatado...

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Enrique, acho que você está confundido, você está se referindo ao parafuso da marcha lenta.

Salvo engano, no vídeo do Reginaldo ensina a regular a lenta!!

 

O que o Fernando perguntou é sobre a regulagem do ar!!

 

Tá certo... eu que citei o Reginaldo erroneamente.. eu que vi um vídeo sobre a de AR  e misturei as bolas aqui!!

 

Estou procurando onde ví..

 

Mas o mecânico disse que é 1 e meia no AR.. e que varia muito de uma marca pra outra.. que tem uns que chega a 4,5 voltas e outros apenas meia volta

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carbura01.jpg

 

Basicamente é assim a Agulha de alta regula a entrada de combustível ( no caso dos motores de popa a maioria se situa na lateral esquerda do carburador)  quanto mais fechada menos combustível pra queima.  A agulha de baixa( na maioria dos motores fica em cima do carburador) regula a marcha lenta , ou seja a entrada de ar que vai pra queima em baixo rpm. Se fechar muito a agulha de alta a mistura ficará pobre( pouco combustível), o motor perderá rendimento, falhar e no caso do 2T que o oleo lubrificante vem junto pode até fundir, porém se abri-la demais o motor vai beber muito, e carbonizar. O ideal é regular conforme vai usando, ou preferencialmente não mexer deixando como veio de fábrica, normalmente essa agulha fica de 1 a 2 voltas abertas, no Mariner meu é 1.5 ,  no Seapro tava falhando com 1.5 eu abri pra quase duas. 

       

 

 

 

 

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carbura01.jpg

 

Basicamente é assim a Agulha de alta regula a entrada de combustível ( no caso dos motores de popa a maioria se situa na lateral esquerda do carburador)  quanto mais fechada menos combustível pra queima.  A agulha de baixa( na maioria dos motores fica em cima do carburador) regula a marcha lenta , ou seja a entrada de ar que vai pra queima em baixo rpm. Se fechar muito a agulha de alta a mistura ficará pobre( pouco combustível), o motor perderá rendimento, falhar e no caso do 2T que o oleo lubrificante vem junto pode até fundir, porém se abri-la demais o motor vai beber muito, e carbonizar. O ideal é regular conforme vai usando, ou preferencialmente não mexer deixando como veio de fábrica, normalmente essa agulha fica de 1 a 2 voltas abertas, no Mariner meu é 1.5 ,  no Seapro tava falhando com 1.5 eu abri pra quase duas. 

       

Então apertando o parafuso fecha a entrada de ar combustível e voltando o parafuao abre é isso ?

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Cheguei a algumas horas de uma pescaria de uma semana no Rio Paraná, teste de fogo para meu Sea Pró que acabara de sair da UTI. Mudei de mecânico, por indicação de um participante aqui do Fórum, levei meu motor para esse novo mecânico.

A primeira coisa que ele me disse foi sobre a hélice quando descarreguei o motor na oficina dele, estava com a 9.6 X 13. Disse que iria substituir pela 9 7/8 X 12.

Quando fui pegar o motor dois dias antes da pescaria, ele havia confirmado a troca da hélice e disse também que havia preparado meu carburador para nossa "mijolina". Pensei: vamos ver como ficou né, o teste seria durante a pescaria mesmo. Aproveitei e levei as 3 hélices que tenho hoje em casa, as 2 que citei acima e a 9.9 X 13 que vem de fábrica com ele, antes da troca. A ideia era testar todas.

Chegamos lá e de cara não deu pra testar muito bem pois acampamos e os barcos saem do porto quase bebendo água de tanta coisa que levamos. Uma vez descarregado, parti para matar minha curiosidade. Surpresa boa logo de cara, com a hélice passo 12 o tacômetro marcava 5.590 RPM e velocidade de 46 km/h num Pety 600S sozinho sem muito peso. Fiquei feliz com o que estava vendo. Desempenho bem diferente do que estava antes, 4.600 RPM com a passo 13 no mesmo barco e 40 km/h. O consumo voltou ao normal, cerca de 8 litros/hora. Ainda assim, a velocidade é inferior à do Sea Pró do meu amigo. Num teste com o dele na pescaria, andei pouca coisa na frente dele, só que eu estava sozinho e ele em 2.

Mesmo o passo 12 apresentando um RPM muito bom, quando andei em 2 no barco, o RPM baixou bastante e em 3 então ficou muito baixo com a velocidade muito baixa, o peso não fica legal com o passo 12.

Outro teste, coloquei a 9.6 X 13 que tava nele antes da de passo 12. O RPM ficou em 5.220 (não medi a velocidade), mas o motor fica muito mais "forte", em 2 pessoas o rendimento fica legal. A de passo 9.9 X 13 deixa o RPM muito baixo, 4.650 RPM.

Algo que percebi ao longo dos dias usando o passo 12, no primeiro dia, como disse, sozinho, bateu 5.590 RPM. Já no quarto dia, o RPM não passava de 5.350 RPM com exatamente o mesmo peso e nas mesmas condições. Ao longo desses dias houve uma perda de RPM.

Agora um detalhe interessante e só para esquentar ainda mais o embate Mercury X Yamaha.

Um dos amigos tinha um Yamaha 25 já meio antigo e por incrível que pareça, ele bateu no meu Sea Pró em velocidade, andou junto comigo, mesmo barco, só que ele estava em 2 no barco e eu sozinho. Fiquei admirado, andou junto com o Sea Pró do meu amigo, gastou um pouco mais, mas andou junto.

Resumindo: tinha algo errado com o carburador do meu motor, apesar de que a hélice passo 12 apresentou um ótimo rendimento, ou seja, mais carburador que motor. Passo 12 pra pouco peso, 13 pra bastante peso. Surpresa da pescaria: Yamaha andando junto com os Sea Pros.

Aqui em Cáceres, eles estão entregando os motores sea pro 25 novos ja com a agulha do carburador lixada e polida, pois a mesma estava dando muitos problemas e depois dessa pequena lixada resolvias. 

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Sim, alguns são ao contrário, mas a maioria é assim, fechando menos combustível passará e abrindo mais.

Valeu Guto ::tudo:: , vou ter que estudar mais sobre carburadores para limpar o meu também , se for depender de estar correndo para outras cidades em busca de mecanico para isso estou ralado Naonao::   :gorfei:

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        Acabei de pegar meu motor.. cheguei no mecânico as 09:00 e tô chegando agora.. 14:30

        Lembrando que meu motor deve der 30 horas ainda, se tiver.. mandei só pra ver essa questão da transformação, mesmo assim troquei de novo o óleo da rabeta, limpei carburador, graxa nova(isso é importante, mesmo guardado, a graxa se enche de poeira aí é lavar e colocar nova), mesmo com pouco uso.. o mecânico já me mostrou desgaste de velas, ele disse que ainda aguentava várias horas.. mas pra não passar por problemas, troquei também...

 

 avante... ele tem que ficar dando uns pulinhos sem apagar quando engatado...

 

com 30 horas essas velas obrigatoriamente deveriam estar perfeitas. sao velas de carro que duram em media de  30 a 50 mil km !!! 30 horas nao da nem 500 km numa vida normal de carro...

 

algo tem ai.... claro q motor de popa queima oleo, a energia nao eh perfeita, a queima tb nao, eh td mais rustico e simples, mas 30 horas é muito pouco.

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com 30 horas essas velas obrigatoriamente deveriam estar perfeitas. sao velas de carro que duram em media de  30 a 50 mil km !!! 30 horas nao da nem 500 km numa vida normal de carro...

 

algo tem ai.... claro q motor de popa queima oleo, a energia nao eh perfeita, a queima tb nao, eh td mais rustico e simples, mas 30 horas é muito pouco.

Provavelmente estavam carbonizadas pelo amaciamento com oleo dobrado, isso não quer dizer que tem que trocar, mas vela custa 10 conto cada não custa nada colocar umas novas 

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Ontem limpei o filtro de gasolina do meu yamaha , estava com bastante particulas de sujeira , aproveitei e lavei o tanque de cobustível com gasolina nova e fiquei preocupado com a quantidade de sujeira , muitas particulas tipo cisquinhos , tive que enxaguar varias vezes o tanque para ficar limpo . Nunca deixo gasolina no tanque depois que uso o motor , sempre esgoto e cuido bastante , mas pelo visto não está adiantando pela quantidade de sujeira , no final apresentou até um pouco de goma que deve ser da gasolina mesmo ::medo::

Para garantir fiz igual o Guto , coloquei um filtro novo de gasolina na mangueira do tanque do motor , aquela peneira na boca do tanque não resolve pois não tem como usar , para abastecer se não tirar fica travando o bico da bomba e não rola negativo::

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Quando eu tinha Yamaha os frentistas me adoravam!!! kkkkk... pois não deixava tirar a peneira do tanque, tinha que abastecer devagar, demora mais mas da certinho!!!! kkkk...

 

Tinha frentista que já conhecia os tanques dos Yamahas e iam logo tirando a peneira para abastecer, eu já dava o grito...OOOpaaaa...tira não!!!! É só abastecer devagar que da certo!!!...kkkkk...

 

Mas tinha posto que eu sempre abastecia e os frentistas já tinham a manha, nem bufava gasolina, era só pegar o jeito!!! 

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Ao contrário do mecanico do Astra o meu não disse que tem problema algum,  eu já to usando há mais de um ano  sem problemas, outro dia retirei e esvazei ele, tinha muito cisco lembrando que no pescador já tem uma peneira, e dentro do motor outro, pra ver como são bons nossos postos

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Mecanico é assim mesmo , fala o que quer e corrija quem entende .

Fui em um suposto mecanico aqui e o mesmo afirmou que filtro de gasolina de motor de popa não se desmonta para limpar se não quebra ::nada:: O meu filtro foi desmontado e tá limpinho de novo ::tudo::

 

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no pescador do tanque ja tem um filtro para paraticulas maiores  e tambem tem o filtro do motor axo q nao tem pq colocar mais filtro porem vai ficar bem melhor consertesa ! no meu tohatsu o filtro e diferentes dos motores atuais ele vem uma penerinha q e uma merda pra colocar devolta  mais garanto q ali nao passa sujeira alguma pro carburador olhando nao da pra dizer nem como e q a gasolina passa ali kkkk

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Pessoal, a foto abaixo representa a aceleração máxima efetiva do meu motor:

 

GlZmsW0.jpg

 

 

Agora, quando eu acelero tudo com o dedo, eu notei um espaço entre a peça metálica e o cilindro branco que percorre tal peça. Eu diria que ganharia pelo menos 10% a mais de borboleta aberta.

 

bNETY3I.jpg

 

A questão é: se eu fizer um suporte para preencher esse vazio para permitir abrir totalmente a borboleta do motor, será prejudicial para o motor?

 

Estou pensando em fazer um suporte de durepox para preencher o vazio e forçar aceleração máxima do motor.

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diego, vou te dar minha visão, pelo que vi em fotos e alguns relatos.

 

o motor pode ser praticamente o mesmo que o tohatsu, mas nao é 100%, algumas diferenças existem, entre elas o came, isso se dá por marketing, por questao de protecao da propria marca etc... ou seja, cambio, cabecote, cardan, etc, etc, td igual, mas a carburacao muda um pouquinho.

 

eu faria a mudanca do came ou preencheria de alguma forma esse vao.

 

o joao testa diariamente esse tohatsu no cacete segundo ele, e segundo ele de novo, anda mais e tem mais forca um tiquinho que o mercury transformado. 10%, 5% sei la... mas acho que tem sim.

 

eu faria a modificacao, primeiro pq o motor foi projetado pra isso, segundo pq está facil de fazer...

 

mas eu tentaria mudar o came, me parece algo mais inteligente e seguro ... lembrando que nas fotos parece que ha um vao grande na realidade, qdo a borboleta esta aberta ou proxima da abertura maxima, precisa de um giro grande no acelerador pra mexer pouca coisa na borboleta... entao nao sei se chegaria aos 10%, talvez 5%.. ou menos aidna.. mas que teria um golinho a mais teria sem duvida.

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