Diego Del Barco Postado Outubro 13, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 vou começar da ultima.. no 25(30) a coisa é diferente.. tem que trocar uma junta no motor, essa junta já vem no saquinho do manual.. se te venderem sem a junta tá errado!!! Lembro a todos que o procedimento de transformação é autorizado pela própria Mercury, sem perca de garantia... came é essa pecinha de alumínio mesmo... foto do came do tohatsu dá pra ver bem a diferença eles só vem estrangulado pra reduzir o preço.. o imposto é em cima da potência.. quanto mais potente, mais imposto.. por isso o 15(18), 25(30) e 40(50) vem estrangulados para pagarmos menos imposto, deixando o preço mais acessível... Diego. eu também estou muito feliz sem transformar.. só pra pescar mesmo.. normalmente o que mais usa é o elétrico.. quero transformar só pra chegar mais rápido nos pontos bons.. aqui pra mim.. tem muito ponto perto do rancho... mas os melhores ficam a 20 a 30km de distância.. qualquer 2km/h a mais de velocidade já é ganho no caso de grandes distâncias.. pra andar pertinho, acho que nem vale a pena ficar pensando na transformação! Quero adaptar para chegar a esse resultado igual do Tohatsu 18. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Del Barco Postado Outubro 13, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 Astra, vou entrara em contato com as 3 concessionárias da Tohatsu para ver se acho o came. Se eu não achar, vou fazer uma adaptação!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Erique Postado Outubro 13, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 Voltei da Serra da Mesa ontem... Abri o capo e acelerei... quando chegou no máximo, meti o dedo nessa peça Diego.. o bixo aumentou 3km/h com 3 pescador dentro.. de 33 pra 36km/h... Não andei sozinho nenhuma vez.. mas deu pra decidir que vou soldar um alumínio ali no came ou ver se o mecânico pede o original tohatsu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Del Barco Postado Outubro 13, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 Voltei da Serra da Mesa ontem... Abri o capo e acelerei... quando chegou no máximo, meti o dedo nessa peça Diego.. o bixo aumentou 3km/h com 3 pescador dentro.. de 33 pra 36km/h... Não andei sozinho nenhuma vez.. mas deu pra decidir que vou soldar um alumínio ali no came ou ver se o mecânico pede o original tohatsu Acabei de mandar os e-mails para as 3 autorizadas da Tohatsu no Brasil. Vamos ver se eles vendem a peça e o valor. Caso você encontre, passe-me o valor porque eu estou muito interessado também! Aceleração máxima efetiva aumentou em 10%. Show de bola!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Outubro 13, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 Diego, fiz isso em 2008!! Leva a peça a uma oficina que reforma rodas de liga leve (aluminio) e manda encher com solda a peça, mas de forma progressiva para começar do zero bem próximo à curvatura terminar enchendo 5 mm. Depois você da acabamento com lima e por fim lixa. Olhe pelo venturi do carburador quando você termina de abrir o acelerador com a mão, o tanto que abre a borboleta. Pelas minhas vagas lembranças é em torno de 20%. O came é difícil de achar, mas se você quiser um carburador do Tohatsu 18 hp com 22 mm, zerado na caixa, eu acho que consigo um para você. Era meu, e eu troquei em óleo 2t aqui na revenda. Passei para a revenda por R$350,00 acho que é o que estão pedido. Qualquer coisa posso te passar o telefone de lá também. Abraço!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Del Barco Postado Outubro 13, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 Leonardo, eu não entendi. Além do came modificado, eu precisaria trocar o carburador também? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 13, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 Deixo contar um história desse lance de aumentar a potência. Eu era moleque com uns 14 anos e tinha um Mercury 7.5hp antigo, sabendo que esse motor era o mesmo 9.8hp, e fuçando pra variar ví que o cursor acelerador do motor era limitado por uns parafusos. Eu "inteligentão" soltei os parafusos e aumentei o cursor em uns 20% , pensei pronto agora o bicho chega nos 9.8hp. Botei o bicho no Rio e vi quando passava dos 90% do acelerador o motor caia o rendimento, dando 100% da aceleração com 80 % do manete doeu:: doeu:: . O que ocorria é que a borboleta já tava 100% aberta, aumentando o cursor eu fazia ela fechar "ao contrário" diminuindo a potência, e só depois descobri que o Venturi do Carburador do 9.8 era maior que o do 7.5hp. :gorfei: :gorfei: :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Outubro 13, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 diego acho que o leonardo quis dizer venturi, nao carburador (mas achei 350 caro num venturi...) 17) 3422-6806 liga la e fala com o divino , ele é autorizado tohatsu (inclusive vende la), talvez ele arrume, é de confiança! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Del Barco Postado Outubro 13, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 Valeu, Astra!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Outubro 13, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 Citei o carburador caso você queira deixar o super o mais próximo possível ao 18hp. A medida do venturi é o diâmetro da passagem de ar do carburador, (a garganta dele). No super tem 20 mm e no 18 tem 22mm. Vou tentar achar uma foto de um came modificado com solda!! Não prometo achar, mas vou procurar aqui. O que o guto disse está certo, quando for fazer a peça tem que olhar não no tanto que acelera na mão, e sim retirar aquela tampa plastica preta da frente do carburador e olhar o tanto que abre a borboleta, ela tem que ir abrindo e ficar retinha, dando 100% de passagem de ar. E pronto!! Não pode passar disso, pois se não ela vem abrindo, abre tudo, e passa, assim fecha um pouco para o lado inverso perdendo rendimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Outubro 13, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 Acho que o Astra confundiu venturi com difusor!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Outubro 13, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2015 falei bobagem.... mas leonardo pq trocou teu carburador? colocou o que no lugar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Algacir Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Diego,não mexe no motor não,tá na garantia e vai perdela por causa de 2km h a mais? Mexer com adaptações pode ser um caminho muito tortuoso pra vc,tem o lance da distância pra vc mexer no motor,o gasto q vc vai ter com deslocamentos e com oficina e tal só pra ter o mesmo rendimento que vc ja tem.....agora se quizer mexer de verdade leva o bixo para um preparador renomado e experiente o suficiente pra colocar um foguete de um 15hp na tua mão aí sim pode se justificar,caso contrário deixa assim mesmo q vai estar ganhando tempo,dinheiro e o mais importante economizando aborrecimento. ......o came de nenhum motor abre por completo e se fizer isso pode dar problema,como enxarcar um pistão ou até um calço hidráulico na pior hipótese. ...se ele foi feito assim deixa assim,pois os engenheiros sabiam o que estavam fazendo.....na boa amigão vc ja tem um dos super que mais anda por aí. Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Astra, tinha encomendado este carburador do Tohatsu a um bom tempo, isso quando eu tinha o Mercury 15 super, mas acabei vendendo o motor e depois o carburador chegou, então fiquei com ele parado. Fiz uma proposta para o dono de uma revenda aqui que é meu amigo, e trocamos o carburador em oleo 2 t. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 leonardo, legal! valeu pela resposta, tinha imagina algo mais exdruxulo, tipo substituido por um carburador diferente, aberto no torno, etc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Astra, nesta potência, não tem muuuito o que mudar!! rsrs... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Del Barco Postado Outubro 14, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Antes de fazer qualquer modificação, eu vou abrir o capo e acelerar manualmente. Se eu notar diferença na velocidade, eu vou fazer uma adaptação no came. Caso contrário, não. Trouxe o motor para verificar a regulagem... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Antes de fazer qualquer modificação, eu vou abrir o capo e acelerar manualmente. Se eu notar diferença na velocidade, eu vou fazer uma adaptação no came. Caso contrário, não. Trouxe o motor para verificar a regulagem... Melhor opçao!! ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Pra deixar explicito pra quem quer entender. Essa foto é do Carburador do Jonhson 9.9 e 15hp, os motores são os mesmos mudando só o tamanho do Venturi do carburador, vejam a diferença do tamanho da passagem de ar entre elas. No Mercury Super e Tohatsu 18hp essa diferença é minima mas existe, porém mudando os gilgles no carburador do Super se consegue chegar bem próximo ou quase igual ao Tohatsu 18. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Del Barco Postado Outubro 14, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Entendi, Guto. Vou apenas mandar regular o carburador do motor e ver se vale a pena trocar o came (ou modificar tabajaramente com durepox :gorfei: ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 O negócio é sapiar na NET principalmente em fóruns gringos. O Tohasu 9.9, 15 e 18 usam a mesma cabeça de força. Uma vez há muito tempo, não lembro quem foi, disse que o Mercury Super vinha com o Carburador do 9.9, bom olha a foto que encontrei do CAME do Tohatsu 9.9. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 O que concluo que a Mercury pega o projeto da Tohatsu e faz uma maçaroca no carburador a fim de soltar um motor mais potente que o 15hp da concorrente e mais economico mas não gerando os 18hp totais da cabeça de força que ela poderia conseguir. Mtos vão perguntar pq o intuito de se fabricar motores com a mesma especificação só que com potencias diferentes. É simples, lá foras as leis são mto mais rígidas e gama de tipo de barcos é enorme, é muito mais fácil e barato construir 1 motor com 3 potencias abrangendo um monte de potencia máxima recomendada pra cada tipo de embarcação do que fabricar um monte de motores com potencias e especificações diferentes Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Fonte: http://forums.iboats.com/forum/engine-repair-and-maintenance/honda-tohatsu-nissan-outboards/540302-correct-cam-for-tohatsu-9-9-15hp-conversion Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Katsumi Teshima Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Oi Diego, eu fiz o teste abrindo manualmente o borboleta do carburador e eu não percebi mudança de velocidade,é como o motor estivesse com falta de combustível pelo barulho.Eu acredito que tenha que mexer na carburação ou pelo menos nos giclês.Um outro detalhe,vc pode observar que o formato do came é totalmente diferente.Na central é mais "plana" no 18hp.Na minha opiniõa a somatória do came e do carburador ´que fazem a diferença de potencia e economia, pois se vc comparar o angulo de abertura em relação ao acelador é como se vc estivesse sempre mais aberto no 15hp que no 18hp na metade em diante do curso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Katsumi Teshima Postado Outubro 14, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 14, 2015 Oi Diego, eu fiz o teste abrindo manualmente o borboleta do carburador e eu não percebi mudança de velocidade,é como o motor estivesse com falta de combustível pelo barulho.Eu acredito que tenha que mexer na carburação ou pelo menos nos giclês.Um outro detalhe,vc pode observar que o formato do came é totalmente diferente.Na central é mais "plana" no 18hp.Na minha opiniõa a somatória do came e do carburador ´que fazem a diferença de potencia e economia, pois se vc comparar o angulo de abertura em relação ao acelador é como se vc estivesse sempre mais aberto no 15hp que no 18hp na metade em diante do curso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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