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Revisão Motor Mercury 15hp


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vou começar da ultima.. no 25(30) a coisa é diferente.. tem que trocar uma junta no motor, essa junta já vem no saquinho do manual.. se te venderem sem a junta tá errado!!! Lembro a todos que o procedimento de transformação é autorizado pela própria Mercury, sem perca de garantia... 

 

 

came é essa pecinha de alumínio mesmo... foto do came do tohatsu dá pra ver bem a diferença

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eles só vem estrangulado pra reduzir o preço.. o imposto é em cima da potência.. quanto mais potente, mais imposto.. por isso o 15(18), 25(30) e 40(50) vem estrangulados para pagarmos menos imposto, deixando o preço mais acessível...

 

 

 

Diego. eu também estou muito feliz sem transformar.. só pra pescar mesmo.. normalmente o que mais usa é o elétrico.. quero transformar só pra chegar mais rápido nos pontos bons.. aqui pra mim.. tem muito ponto perto do rancho... mas os melhores ficam a 20 a 30km de distância.. qualquer 2km/h a mais de velocidade já é ganho no caso de grandes distâncias.. pra andar pertinho, acho que nem vale a pena ficar pensando na transformação!

 

Quero adaptar para chegar a esse resultado igual do Tohatsu 18.

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Voltei da Serra da Mesa ontem...

Abri o capo e acelerei... quando chegou no máximo, meti o dedo nessa peça Diego.. o bixo aumentou 3km/h com 3 pescador dentro.. de 33 pra 36km/h... Não andei sozinho nenhuma vez.. mas deu pra decidir que vou soldar um alumínio ali no came ou ver se o mecânico pede o original tohatsu

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Voltei da Serra da Mesa ontem...

Abri o capo e acelerei... quando chegou no máximo, meti o dedo nessa peça Diego.. o bixo aumentou 3km/h com 3 pescador dentro.. de 33 pra 36km/h... Não andei sozinho nenhuma vez.. mas deu pra decidir que vou soldar um alumínio ali no came ou ver se o mecânico pede o original tohatsu

 

Acabei de mandar os e-mails para as 3 autorizadas da Tohatsu no Brasil. Vamos ver se eles vendem a peça e o valor.

 

Caso você encontre, passe-me o valor porque eu estou muito interessado também! Aceleração máxima efetiva aumentou em 10%.

 

Show de bola!!!

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 Diego, fiz  isso em 2008!! Leva a peça a uma oficina que reforma rodas de liga leve (aluminio) e manda encher com solda a peça, mas de forma progressiva para começar do zero bem próximo à curvatura terminar enchendo 5 mm. Depois você da acabamento com lima e por fim lixa.

 Olhe pelo venturi do carburador quando você termina de abrir o acelerador com a mão, o tanto que abre a borboleta. Pelas minhas vagas lembranças é em torno de 20%. 

 O came é difícil de achar, mas se você quiser um carburador do Tohatsu 18 hp com 22 mm, zerado na caixa, eu acho que consigo um para você. Era meu, e eu troquei em óleo 2t aqui na revenda. Passei para a revenda por R$350,00 acho que é o que estão pedido. Qualquer coisa posso te passar o telefone de lá também.

 

Abraço!!!

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Deixo contar um história desse lance de aumentar a potência.  Eu era moleque com uns 14 anos e tinha um Mercury 7.5hp antigo, sabendo que esse motor era o mesmo 9.8hp, e fuçando pra variar ví que o cursor acelerador do motor era limitado por uns parafusos.  Eu "inteligentão" soltei os parafusos e aumentei o cursor em uns 20% , pensei pronto agora o bicho chega nos 9.8hp.  

Botei o bicho no Rio e vi quando passava dos 90% do acelerador o motor caia o rendimento, dando 100% da aceleração com 80 % do manete doeu::  doeu:: .

O que ocorria é que a borboleta já tava 100% aberta, aumentando o cursor eu fazia ela fechar "ao contrário" diminuindo a potência, e só depois descobri que o Venturi do Carburador do 9.8 era maior que o do 7.5hp. :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

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Citei o carburador caso você queira deixar o super o mais próximo possível ao 18hp.

A medida do venturi é o diâmetro da passagem de ar do carburador, (a garganta dele). No super tem 20 mm e no 18 tem 22mm.

Vou tentar achar uma foto de um came modificado com solda!! Não prometo achar, mas vou procurar aqui. 

 

O que o guto disse está certo, quando for fazer a peça tem que olhar não no tanto que acelera na mão, e sim retirar aquela tampa plastica  preta da frente do carburador e olhar o tanto que abre a borboleta, ela tem que ir abrindo e ficar retinha, dando 100% de passagem de ar. E pronto!!

Não pode passar disso, pois se não ela vem abrindo, abre tudo, e passa, assim fecha um pouco para o lado inverso perdendo rendimento.

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Diego,não mexe no motor não,tá na garantia e vai perdela por causa de 2km h a mais?

Mexer com adaptações pode ser um caminho muito tortuoso pra vc,tem o lance da distância pra vc mexer no motor,o gasto q vc vai ter com deslocamentos e com oficina e tal só pra ter o mesmo rendimento que vc ja tem.....agora se quizer mexer de verdade leva o bixo para um preparador renomado e experiente o suficiente pra colocar um foguete de um 15hp na tua mão aí sim pode se justificar,caso contrário deixa assim mesmo q vai estar ganhando tempo,dinheiro e o mais importante economizando aborrecimento. ......o came de nenhum motor abre por completo e se fizer isso pode dar problema,como enxarcar um pistão ou até um calço hidráulico na pior hipótese. ...se ele foi feito assim deixa assim,pois os engenheiros sabiam o que estavam fazendo.....na boa amigão vc ja tem um dos super que mais anda por aí.

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

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 Astra, tinha encomendado este carburador do Tohatsu a um bom tempo, isso quando eu tinha o Mercury 15 super, mas acabei vendendo o motor e depois o carburador chegou, então fiquei com ele parado. Fiz uma proposta para o dono de uma revenda aqui que é meu amigo, e trocamos o carburador em oleo 2 t.

 

 

 

 

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Antes de fazer qualquer modificação, eu vou abrir o capo e acelerar manualmente. Se eu notar diferença na velocidade, eu vou fazer uma adaptação no came. Caso contrário, não.

 

Trouxe o motor para verificar a regulagem...

Melhor opçao!!  ::tudo::

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Pra deixar explicito pra quem quer entender. Essa foto é do Carburador do Jonhson 9.9 e 15hp, os motores são os mesmos mudando só o tamanho do Venturi do carburador, vejam a diferença do tamanho da passagem de ar entre elas. No Mercury Super e Tohatsu 18hp essa diferença é minima mas existe, porém mudando os gilgles no carburador do Super se consegue chegar bem próximo ou quase igual ao Tohatsu 18.

9.9_15_carbs_front.JPG

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O negócio é sapiar  na NET principalmente em fóruns gringos.   O Tohasu 9.9, 15 e 18 usam a mesma cabeça de força.  Uma vez há muito tempo, não lembro quem foi,  disse que o Mercury Super vinha com o Carburador do 9.9, bom olha a foto que encontrei do CAME do Tohatsu 9.9.

DSC01694.jpg      

 

 

 

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O que concluo que a Mercury pega o projeto da Tohatsu e faz uma maçaroca no carburador a fim de soltar um motor mais potente que o 15hp da concorrente e mais economico mas não gerando os 18hp totais da cabeça de força que ela poderia conseguir. Mtos vão perguntar pq  o intuito de se fabricar motores com a mesma especificação só que com potencias diferentes.  É simples, lá foras as leis são mto mais rígidas e gama de tipo de barcos é enorme, é muito mais fácil e barato construir 1 motor com 3 potencias abrangendo um monte de potencia máxima recomendada pra cada tipo de embarcação do que fabricar um monte de motores com potencias  e especificações diferentes

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 Oi Diego, eu fiz o teste abrindo manualmente o borboleta do carburador e eu não percebi mudança de velocidade,é como o motor estivesse com falta de combustível pelo barulho.Eu acredito que tenha que mexer na carburação ou pelo menos nos giclês.Um outro detalhe,vc pode observar que o formato do came é totalmente diferente.Na central é mais "plana" no 18hp.Na minha opiniõa a somatória do came e do carburador ´que fazem a diferença de potencia e economia, pois se vc comparar o angulo de abertura em relação ao acelador é como se vc estivesse sempre mais aberto no 15hp que no 18hp na metade em diante do curso.

 

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 Oi Diego, eu fiz o teste abrindo manualmente o borboleta do carburador e eu não percebi mudança de velocidade,é como o motor estivesse com falta de combustível pelo barulho.Eu acredito que tenha que mexer na carburação ou pelo menos nos giclês.Um outro detalhe,vc pode observar que o formato do came é totalmente diferente.Na central é mais "plana" no 18hp.Na minha opiniõa a somatória do came e do carburador ´que fazem a diferença de potencia e economia, pois se vc comparar o angulo de abertura em relação ao acelador é como se vc estivesse sempre mais aberto no 15hp que no 18hp na metade em diante do curso.

 

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