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Partida Elétrica em Motor de Popa Recarrega Bateria Estacionária?


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Boa noite galera.

Estou mudando as instalações elétricas em meu barco, e dentre as mudanças excluindo o uso de 2 baterias automotivos na popa do barco e colocando 1 Estacionária de 115AMP no bico. A intenção é utilizar para um motor elétrico phanton 54l (pesca de rodada), partida elétrica do motor de Popa (40hp), som (toca CD com 2 cxs 69) e luzes de navegação.

Duas dúvidas: Essa bateria suportaria o consumo? Por ser estacionária, o motor de Popa a recarrega como faz com uma bateria automotiva? Obrigado por quem puder me ajudar. Abraços.

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Dá sim pois vai usar o eletrico só pra arrumar o barco, mas depende quanto tempo vai ficar o som ligado ,  eu prefiro 2 , é muito fio ligado no mesmo local, e com balanço do barco ou  um tropicão, a chance de dar algum curto é grande,  se for fazer isso, faça muito bem feito e deixe no meio ou na proa, não na popa do lado do tanque :gorfei: . Eu quase botei fogo no barco uma vez por causa que a bateria ficava numa caixa fechada na plataforma , com o barco balançando nas marolas uma garra do elétrico soltou e encostou do outro lado fechando circuito pegando fogo no fio inteiro, como ficava fechada só vi quando saiu a fumaceira doeu:: .  

  Motores de popa dessa potencia não tem alternador, e sim retificador de corrente, ele carrega bateria  muito pouco, em torno de 5 a 7amp por Hora em aceleração máxima

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Eu sempre deixei uma bateria maior só para o elétrico e uma bateria de 70 A para partida elétrica, som, luz de navegação, bomba de porão.

Mas dependendo do motor, normalmente acima de 50 hp que nao tem partida manual, tem que cuidar com o som, para não deixar muito tempo ligado e ficar sem partida.

 

Já usei também uma chave geral que pode carregar só a bateria 1, ou só a bateria 2, ou ainda as duas ao mesmo tempo. Mas se não me engano, para usar para carregar as duas ao mesmo tempo, as baterias tem que ser de mesma amperagem.

 

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Eu sempre deixei uma bateria maior só para o elétrico e uma bateria de 70 A para partida elétrica, som, luz de navegação, bomba de porão.

Mas dependendo do motor, normalmente acima de 50 hp que nao tem partida manual, tem que cuidar com o som, para não deixar muito tempo ligado e ficar sem partida.

 

Já usei também uma chave geral que pode carregar só a bateria 1, ou só a bateria 2, ou ainda as duas ao mesmo tempo. Mas se não me engano, para usar para carregar as duas ao mesmo tempo, as baterias tem que ser de mesma amperagem.

pode usar baterias de amperagem diferentes, desde que use um isolador de baterias. 

custa em torno de R$300 no mercado livre, e o proprio nome já diz a sua função.

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pessoal aproveitando o topico falando se de bateria heehe meu motor tem aquele retificador para carregar a  bateria , minha duvida é aquilo ajuda mesmo a manter a bateria ? quero saber se sem ele estar ligado na bateria ele afeta em desempenho no motor pq ja ouvi fala q se colocar a bateria pra ele manter o motor perde rendimento queria saber se isso e verdade !

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Ricardo como disse o retificador em um 15hp manda 5amp por Hora em RPM  máximo, é bem pouco, sim ajuda mas não pode depender apenas  dele, o correto é usar uma boa bateria de no mínimo 90amp pra não correr o risco de ficar sem caso use o motor eletrico o dia todo. Quanto a desempenho não acredito que mude, meu Seapro depois que colocou a partida eletrica coloca-se o retificador junto, não notei diferença alguma

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pessoal aproveitando o topico falando se de bateria heehe meu motor tem aquele retificador para carregar a  bateria , minha duvida é aquilo ajuda mesmo a manter a bateria ? quero saber se sem ele estar ligado na bateria ele afeta em desempenho no motor pq ja ouvi fala q se colocar a bateria pra ele manter o motor perde rendimento queria saber se isso e verdade !

   Nada haver.. o meu é um mercury 15 super e coloquei o retificador... a única coisa que o mecânico disse q é pra dar a partida pra depois conectar o plug(não sei por que)

 

Eu uso quando ando pra longe e a bateria não está 100%.. ele carrega muito pouco.. mas salva pescaria

 

Nunca vi diferença de desempenho com retificador ligado ou desligado!

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Ta aí um mistério a ser desvendado...

Se o retificador funciona semelhante a um dinamo,não faria a menor diferença conectar somente após ligado,pois ele não fornece energia de descarga rápida q possa comprometer o cdi no momento da partida.

Investigue com o mecânico o por que desse procedimento e conte para nós,a título de experiência e aprendizado....

Enviado de meu GT-I9063T usando Tapatalk

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  • 6 meses depois...
  • 8 anos depois...

Os motores com partida elétrica, quando acionados, geram energia para carregar a bateria de partida. Agora, como sou da área de tecnologia, sou crítico ao uso de bateria estacionária para motores elétricos. Percebam que no site por exemplo da Moura, eles alertam para a aplicação correta. Baterias estacionárias são concebidas para ambientes "controlados" como Datacenters, com temperatura regulada +- em 21º. Quando fui operador de pesca no Tocantins (região quente) as estacionárias não duravam 8 meses. Ou usa bateria da linha "boat" ou usa bateria convencional automotiva de 1º linha. O segredo está no uso correto, Pescou, Carregou e Guardou em local apropriado. Ouso a dizer, que 80% dos pescadores usam a bateria no fds e vão embora largando com carga baixa, dá problema mesmo.

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2 horas atrás, Edu Garcia disse:

Os motores com partida elétrica, quando acionados, geram energia para carregar a bateria de partida. Agora, como sou da área de tecnologia, sou crítico ao uso de bateria estacionária para motores elétricos. Percebam que no site por exemplo da Moura, eles alertam para a aplicação correta. Baterias estacionárias são concebidas para ambientes "controlados" como Datacenters, com temperatura regulada +- em 21º. Quando fui operador de pesca no Tocantins (região quente) as estacionárias não duravam 8 meses. Ou usa bateria da linha "boat" ou usa bateria convencional automotiva de 1º linha. O segredo está no uso correto, Pescou, Carregou e Guardou em local apropriado. Ouso a dizer, que 80% dos pescadores usam a bateria no fds e vão embora largando com carga baixa, dá problema mesmo.

Uma opinião no mínimo polêmica quanto a uma bateria comum ser melhor nos motores elétricos que uma estacionária rs 

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se tem uma especie de ser vivente que gosta de complicar o basico, é o tal do pescador....

 

Criaram um nó... foram lá e criaram outros 183 tipos diferentes, e ainda montam um quadro com cordinha colorida pra por na parede e voce além de nao decorar nenhum esquece o que já usava....

 

Criaram o milho azedo, foram lá e adcionaram outros 18 ingredientes pra temperar o milho.... 

 

Colocava o milho no anzol, foram lá e inventaram que o milho tem que ficar virado pra meca, a 18,32º a oeste, senao o anzol gira... e o peixe é um animal estatico que vive em uma agua que nada se mexe e portanto, se o anzol girar o peixe espanta....

 

criaram então iscas artificiais, e agora a tal da isca precisa ser feita com nano tubos de carbono trancados por virgens banhadas ao raiar do sol por no maximo 18 minutos, senao o peixe refuga...

 

ahhh pelo amor de Deus ! 

 

Mas vamos lá... 

 

Bateira estacionaria ou de carro? Tudo depende do teu $ e boa vontade.

 

Achar uma bateria estacionaria de qualidade do dia pra noite não é fácil, não é qualquer lojinha na esquina que tem, mas também não é impossivel.

 

Antigamente eram caríssimas, hoje o preço é exatamente o mesmo da de carro, basta dar um google, ou pouca coisa mais cara (olhei de 70ha que é a mais facil de comparar).

 

Tecnicamente falando uma bateria estacionaria tem uma descarga continua e lenta, ou seja, é melhor pra manter equipos eletronicos por longo periodo de tempo. Como um nobreack, uma geladeira, uma casa, um motor eletrico de barco. Pois ela se mantem melhor em sua qualidade de entrega de energia.

 

Ja a bateria de um carro, trabalha melhor com picos de energia em curtos periodos de tempo, por exemplo, pra ligar um carro que precisa de um pico de força por 5 segundos ou menos.

 

Dito isso, voce pode usar qualquer uma das baterias na funcao de tocar o motor do barco, primeiro pq motor de barco nao é tao pesado quanto de um carro, camionete, caminhao... Segundo pq vc vai usar pouco disso ao longo de um dia inteiro. O contrario tambem é válido, um motor eletrico embora forte, não estará tocando um servidor com 10 computadores ligados, uma geladeira e um ar condicionado ao mesmo tempo, portanto, pra uma estacionaria, vc pode usar pra ligar o motor do barco, claro que nao vai ficar la 10 minutos apertnado o botao, mas pode...

 

Problemas? Ambas tem... Assim como vantagens.

 

A estacionaria exige um carregamento lento obrigatorio, pela sua composicao interna, quanto mais lento pra carregar, melhor sera pra ela e pro fluxo de carga tambem. Portanto, se vc chega a noite e espeta a 10amperes hora pra carregar, pode ter certeza que vai carregar mas vai diminuir a vida util dela e tambem do tempo que ela vai segurar a energia no outro dia. 

 

Ja a de carro, ate aguenta carregamento rapido, mas tambem fica prejudicada, embora menos, ou seja, numa emergencia, ou faltou tempo pra carregar entre as baterias, um dia de pesca, vc ate pode por pra carregar rapido. Mas ta longe (bem longe) de ser o ideal.

 

A de carro foi desenvolvida pra receber pancadas o tempo todo (com parcimonia claro) e suporta calor tranquilamente, isso é ótimo pra barcos... q ta sempre batendo na agua e no calor... Ja a estacionaria a maioria nao aguenta pancada, podendo morrer, dar curto etc...e odeia calor... em seu uso normal sempre estara em ambiente fresco ou refrigerado.

 

A de carro de otima qualidade custa uns 450 reais (moura heliar de 70ah) ja as baratex da vida vc acha a partir de 150 reais.... vai da sorte do caboclo... e do bolso tb.. isso é uma vantagem.

 

Vamos ao lado pratico?

 

Normalmente se usa de carro que foi restaurada, recondicionada ou meia vida ou algo semelhante... O que barateia muito, vc esquece por meses ate voltar a pescar... nao liga muito... Ja as estacionarias, se vc nao comprou zera, certamente pegou uma bem usada ou velha ehehhe entao tanto faz se vai durar ou nao, importa eh pegar uma carga e ela aguentar o dia de pescaria. E manter sempre olhando a carga , ter um carregador etc...

 

NEsse caso, desencana, economiza e poe pra moer, se morrer, leva na loja e pega outra (nao vai me jogar no mato o lazarento, pé sujo!).

 

Mais importante que a bateria é ter uma fiação de alta qualidade, muitissimo bem protegida, um lugar onde a bateria nao se mova, presa, na sombra e longe do tanque de combustivel (nao sendo possivel ser longe, que ao menos nao estejam no mesmo buraco pq os gases evaporam e kabuuuummM!!) .

 

Depois lembre-se do peso, pq ambas sao pesadas, mas as estacionarias costumam pesar mais. E por e tirar toda dia 2x é de moer o cabra...

 

Em resumo, seja feliz com o que tiver a disposição, sem neurose... Nunca vi uma boat, mas se achar uma barata, de gel, é uma opção a ser considerada. 

 

Quanto a recarregar uma bateria, uma motor 2 tempos so carrega a plena aceleracao e carrega a uma quantidade minima, algo em torno de 1,5 a 3amperes hora... isso se td estiver bem reguladinho e nada sendo usado... Entao a menos que vc vai navegar a 100% de aceleracao por pelo menos umas 5 horas ou mais, nem se preocupa com isso. Alias, eu nem pensaria nisso, pq como varia muito conforme o rpm sobe e desce e mesmo com o acelerador congelado ainda oscila e eh uma energia cheia de ruidos e picos , eu nem consideraria o trabalho pra usar um retificador, etc.. so mais uma encrenca pra quebrar e te deixar na mao por... 3 minutos de motor eletrico ? nao compensa...

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2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

se tem uma especie de ser vivente que gosta de complicar o basico, é o tal do pescador....

 

Criaram um nó... foram lá e criaram outros 183 tipos diferentes, e ainda montam um quadro com cordinha colorida pra por na parede e voce além de nao decorar nenhum esquece o que já usava....

 

Criaram o milho azedo, foram lá e adcionaram outros 18 ingredientes pra temperar o milho.... 

 

Colocava o milho no anzol, foram lá e inventaram que o milho tem que ficar virado pra meca, a 18,32º a oeste, senao o anzol gira... e o peixe é um animal estatico que vive em uma agua que nada se mexe e portanto, se o anzol girar o peixe espanta....

 

criaram então iscas artificiais, e agora a tal da isca precisa ser feita com nano tubos de carbono trancados por virgens banhadas ao raiar do sol por no maximo 18 minutos, senao o peixe refuga...

 

ahhh pelo amor de Deus ! 

 

Mas vamos lá... 

 

Bateira estacionaria ou de carro? Tudo depende do teu $ e boa vontade.

 

Achar uma bateria estacionaria de qualidade do dia pra noite não é fácil, não é qualquer lojinha na esquina que tem, mas também não é impossivel.

 

Antigamente eram caríssimas, hoje o preço é exatamente o mesmo da de carro, basta dar um google, ou pouca coisa mais cara (olhei de 70ha que é a mais facil de comparar).

 

Tecnicamente falando uma bateria estacionaria tem uma descarga continua e lenta, ou seja, é melhor pra manter equipos eletronicos por longo periodo de tempo. Como um nobreack, uma geladeira, uma casa, um motor eletrico de barco. Pois ela se mantem melhor em sua qualidade de entrega de energia.

 

Ja a bateria de um carro, trabalha melhor com picos de energia em curtos periodos de tempo, por exemplo, pra ligar um carro que precisa de um pico de força por 5 segundos ou menos.

 

Dito isso, voce pode usar qualquer uma das baterias na funcao de tocar o motor do barco, primeiro pq motor de barco nao é tao pesado quanto de um carro, camionete, caminhao... Segundo pq vc vai usar pouco disso ao longo de um dia inteiro. O contrario tambem é válido, um motor eletrico embora forte, não estará tocando um servidor com 10 computadores ligados, uma geladeira e um ar condicionado ao mesmo tempo, portanto, pra uma estacionaria, vc pode usar pra ligar o motor do barco, claro que nao vai ficar la 10 minutos apertnado o botao, mas pode...

 

Problemas? Ambas tem... Assim como vantagens.

 

A estacionaria exige um carregamento lento obrigatorio, pela sua composicao interna, quanto mais lento pra carregar, melhor sera pra ela e pro fluxo de carga tambem. Portanto, se vc chega a noite e espeta a 10amperes hora pra carregar, pode ter certeza que vai carregar mas vai diminuir a vida util dela e tambem do tempo que ela vai segurar a energia no outro dia. 

 

Ja a de carro, ate aguenta carregamento rapido, mas tambem fica prejudicada, embora menos, ou seja, numa emergencia, ou faltou tempo pra carregar entre as baterias, um dia de pesca, vc ate pode por pra carregar rapido. Mas ta longe (bem longe) de ser o ideal.

 

A de carro foi desenvolvida pra receber pancadas o tempo todo (com parcimonia claro) e suporta calor tranquilamente, isso é ótimo pra barcos... q ta sempre batendo na agua e no calor... Ja a estacionaria a maioria nao aguenta pancada, podendo morrer, dar curto etc...e odeia calor... em seu uso normal sempre estara em ambiente fresco ou refrigerado.

 

A de carro de otima qualidade custa uns 450 reais (moura heliar de 70ah) ja as baratex da vida vc acha a partir de 150 reais.... vai da sorte do caboclo... e do bolso tb.. isso é uma vantagem.

 

Vamos ao lado pratico?

 

Normalmente se usa de carro que foi restaurada, recondicionada ou meia vida ou algo semelhante... O que barateia muito, vc esquece por meses ate voltar a pescar... nao liga muito... Ja as estacionarias, se vc nao comprou zera, certamente pegou uma bem usada ou velha ehehhe entao tanto faz se vai durar ou nao, importa eh pegar uma carga e ela aguentar o dia de pescaria. E manter sempre olhando a carga , ter um carregador etc...

 

NEsse caso, desencana, economiza e poe pra moer, se morrer, leva na loja e pega outra (nao vai me jogar no mato o lazarento, pé sujo!).

 

Mais importante que a bateria é ter uma fiação de alta qualidade, muitissimo bem protegida, um lugar onde a bateria nao se mova, presa, na sombra e longe do tanque de combustivel (nao sendo possivel ser longe, que ao menos nao estejam no mesmo buraco pq os gases evaporam e kabuuuummM!!) .

 

Depois lembre-se do peso, pq ambas sao pesadas, mas as estacionarias costumam pesar mais. E por e tirar toda dia 2x é de moer o cabra...

 

Em resumo, seja feliz com o que tiver a disposição, sem neurose... Nunca vi uma boat, mas se achar uma barata, de gel, é uma opção a ser considerada. 

 

Quanto a recarregar uma bateria, uma motor 2 tempos so carrega a plena aceleracao e carrega a uma quantidade minima, algo em torno de 1,5 a 3amperes hora... isso se td estiver bem reguladinho e nada sendo usado... Entao a menos que vc vai navegar a 100% de aceleracao por pelo menos umas 5 horas ou mais, nem se preocupa com isso. Alias, eu nem pensaria nisso, pq como varia muito conforme o rpm sobe e desce e mesmo com o acelerador congelado ainda oscila e eh uma energia cheia de ruidos e picos , eu nem consideraria o trabalho pra usar um retificador, etc.. so mais uma encrenca pra quebrar e te deixar na mao por... 3 minutos de motor eletrico ? nao compensa...

Já vi a Bíblia do pescador, Biblia da bateria é a primeira  kkkkk

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