Eduardo Chedid Postado Setembro 27, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 27, 2015 Salve Galera do fórum vamos nós para mais um review técnico feito por mim ,mas deixando claro que além das pinturas faço custom tb com carbontex , rolamentos cerâmicos boca modelo novo troca de peças internas ,troca de manivelas . Muitos já sabem disso alguns outros não , trabalho quase que 100 % pela internet e correios aonde as pessoas mandam de qualquer lugar do País para mim as carretas faço o serviço e mando de volta completamente modificada e melhorada a carreta . QUEREM MEU CONTATO ? AQUI ESTÁ : WHATS APP (11) 967808633 (OI) EDUARDO CHEDID Por aqui no fórum inbox : EDUARDO CHEDID Pelo facebook : EDUARDO CHEDID / LOJINHA DE SALIM / LDS TUNING E agora com pagina no facebook tb : https://www.facebook...908102209227865 Dáu ma curtida e uma olhada nos projetos lá tb. Mas como fiz algumas carretas , kkkkk , me perco sempre , portanto podem haver algumas repetições haja visto que as fotos e reviews estão hospedados em nuvem portanto vou deixar aqui antes de tudo os links dos outros tópicos para vcs e depois sim algumas custom: http://www.turmadobi...sonalizações/ http://www.turmadobi...sonalizações/ http://www.turmadobi...sonalizações/ http://www.turmadobi...eduardo-chedid/ Fora essas custom acima possuo os reviews técnicos tb que vão aparecendo por aqui , seguem : http://www.turmadobi...sonalizaÇÕes/ http://www.turmadobi...did-lds-tuning/ http://www.turmadobi...uardo-chedid/ http://www.turmadobi...o-tanto-dela/ E aqui abaixo o review da chronarch ci4 que sempre afirmei ser um projeto falho da shimano : http://www.turmadobi...-de-coração/ Fiz a pouco tempo um review da CURADO HG sim o modelo novo da shimano , bonita , muito bonita , mas será que ela vale o que custa? Vale a pena investir nela ? É um bom lançamento ? A shimano conseguiu convencer com ela como fez na série E e depois se perdeu na série G? E acabei achando interessante comparar ela com a outra concorrente que acho estar a altura a daiwa tatula. Nesse tópico em específico falarei da TATULA TYPE R , mas a comparação na verdade seria com a irmã mais simples a tatula HS poucas diferenças entre elas . O preço da tatula é inferior ao da curado , mas por que ? Fator de importação ? A tatula é inferior ? Fama apenas ? Cabe agora aos amigos pescadores decidirem o que é melhor para cada um seguem ESPECS DELAS : Cabe aqui a cada um tirar sua conclusão Vamos então a ela : TATULA 100 HS N° de rolamentos: 7Material do corpo: AlumínioMaterial do carretel: AlumínioVelocidade de recolhimento: 7.3:1Drag (fricção): 6 kgCapacidade de linha: 0,35mm/110m Peso: 225 g CURADO IHG Rolamentos: 6 Material do Corpo: Alumínio Velocidade de Recolhimento: 7.2:1 Força de fricção (Drag): 15lb (7 quilos) Capacidade de Linha: 0,30mm / 100m Peso: 210g TATULA TYPE R - Relação de recolhimento : 8.1:1 - Drag max. 6Kg - 8 rolamentos - Peso : 215g - Capacidade de linha : 0.35mm - 110m AGORA VAMOS AOS FATOS E FOTOS : Acima as fotos das nossas comparáveis em 4 ângulos , vejam praticamente do mesmo tamanho , enquanto a shimano chama a curado de 200 (TAMANHO) a daiwa chama a tatula de 100 (tamanho) e isso realmente é complicado pois normalmente o tamanho da carretilha influencia na capacidade de linha . Se houvesse um consenso em relação a isso seria bem melhor , na minha opinião aqui elas ( ambas ) são tamanho 150 pelo padrão histórico e pela capacidade de linha. Vamos seguindo: Acima já tirando a manivela conseguimos ver as estrelas e sistema de pressão da fricção , ambas bem tradicionais mesmo seguindo cada qual com seus projetos por anos a fio. Enquanto a daiwa vem com a proposta da famosa estrela de zaion em tamanho extra grande ( acho muito boa para manipular) , a shimano voltou finalmente a estrela em alumínio na curado ( nesse caso ficou mais resistente as quebras) pelos amigos mão de alicate do mercado , kkkkk. Acima as manivelas , ambas oferecem knobs parafusados no caso da curado o knob é sustentado por 2 buchas de nylon enquanto na tatula o knob é sustentado por 1 rolamento e 1 bucha de nylon , portanto em maciez a daiwa sai na frente nesse quesito. Quanto aos knobs em si , ambos são feitos em borracha macia o da tatula tem uma pegada melhor até pelo tamanho e formato , a shimano aumentou o tamanho do seu knob tb e esperamos que ele não venha com a famosa falha de derreter com o tempo ( muito comum). Ponto novamente para a tatula. Quanto ao tamanho ambos são iguais 10 cm de ponta a ponta , a impressão que dá é que o da tatula é maior , mas não é talvez por conta da anodização em preto chame mais a atenção , ele é apenas mais curvado por conta da estrela ser anabolizada. Aqui o sistema da caps das 2 aonde a shimano possui caps pressionada por mola enquanto a daiwa usa o método tradicional. A tatula oferece um rolamento a mais agregado ao antireverso isso aumenta a maciez e segurança na recolhida um exagero pois na foto abaixo veremos as tampas por dentro. Nessa foto começamos a ver a igualdade entre as 2 , o sistema de desarme é muito parecido , mas muito mesmo !!!! A daiwa reinventou seu sistema de desarme , mas como na natureza nada se cria tudo se copia , se parecem bastante , evidente que estou falando do principio de funcionamento , acredito que o sistema utilizado na maioria das daiwa com 2 molas de retorno não se aplicaria aqui por conta de espaço interno mesmo. As tampas , essas precisam ser comentadas , ambas possuem antireverso de excelente qualidade com micro roletes. A shimano insiste em fazer essa tampa em plástico ( só usa alumínio nas top mesmo) , enquanto a daiwa já usa tampa de alumínio , o que assegura uma solidez mair a caretilha e detalhe sem agregar peso. ponto positivo para a tatula de novo. Aqui os internos , chaparias e fricção delas , ambas usam carbontex como disco maior , a curado possui carbontex no disco inferior tb a daiwa possui um disco menos abrasivo inferior. É exatamente aqui, aquilo que repito há muito tempo já , enquanto a tatula possui todos os internos em alumínio ( ESTRELA DO DESARME E CALOTA DA FRICÇÃO) a curado usa em chapa . Então nesse quesito de cuidados com internos mais uma vez a tatula sai na frente. Outro detalhe essas carretas nunca foram abertas ( primeira vez) e visivelmente a tatula está mais limpa , isso se deve a quantidade de graxa usada , a curado está entupida de graxa quase o dobro da tatula. Aqui as nossas amigas de frente ambas com as tampas destacadas , nesse quesito a curado é mais segura , no caso de uma abertura acidental na pescaria deviso ao sistema de giro na tampa da curado esse não é perdido e para aumentar mais a segurança o carretel só sai em 1 posição da tampa aberta que é exatamente com ela voltada para cima portanto preocupação zero de perda de peças da curado , ponto pra ela. Falando dos carretéis , infelizmente não consegui fazer uma pesagem no carretel da tatula ,mas empiricamente falando ele é mais pesado que o da curado , por conta do sistema de freio ( ele carrega o copo do freio com avanço por inércia). Falando do freio agora , esse sistema é exatamente o que difere uma carretilha da outra enquanto o freio centrífugo age apenas no lançamento por centrifugação e depois vai perdendo o arrasto , o magnético age do começo ao fim do lançamento mesmo desarmado , então para iscas mais leves o centrífugo é evidente melhor que o magnético , em casos aonde o vento é fator preponderante o magnético é melhor . Cada um escolhe o que é melhor hj em dia muitas carretilhas oferecem os 2 sistemas combinados o que acaba tornado o manuseio da carretilha mais simples. Para deixar bem claro, depois de 9 gramas ambos são muito eficazes , é uma questão de adequação mesmo. Ambas as torres de manivela são de alumínio com rolamento de apoio por baixo. Aqui agora o sistema de distribuição de linha ( devaneador completo) , ambos de plastico com apoio sobre bucha , o sem fim da curado é em alumínio enquanto o da tatula em metal cromado , a tatula oferece o sistema de TWS que quando desarmado o botão ele gira o carro do devaneador e abre um espaço maior no arremesso , com isso o atrito da linha com o guia diminui muito ( a daiwa nesse caso tentou resolver o problema do arraste causado pelo freio magnético) e acabou conseguindo com esse sistema muito bem pensado. E por fim as 2 estruturas em alumínio das carretas , ambas tb com rolamentos marinizados de apoio ao pinhão. Nesse caso vale a pena ressaltar que o sistema de microdentes da curado deixou ela um pouco mais macia que a tatula porém perde em robustez , tornando ela um pouco mais frágil. Considerações : Ambas as carretilhas são excelentes nesse caso vejo a tatula na frente em robustez e qualidade na construção. Vejo a curado na frente no quesito iscas leves e maciez ( pouca coisa). Como já disse cada amigo pescador tira as suas conclusões. No quesito peso a curado e a type r possuem o mesmo peso , a tatula convencional 10 gramas a mais o que realmente pode atrapalhar em uma pescaria de muitas horas , em ergonomia ambas são muito parecidas mas com leve vantagem tb para a curado ( ela possui as bordas mais arredondadas) . No quesito fisgada e briga a tatula está muito a frente , é exatamente aí que vemos o resultado da construção funcionando ela reboca os peixes com uma facilidade assustadora , enquanto a curado dá aquela gemida e estraladas características das shimano. Pessoal espero que tenham gostado do review ABRAÇOS A TODOS EDUARDO CHEDID / LDS TUNING !!!!!! Pedro Dominguete, Renato51 e Alan Vitor Andrade reagiu a isso 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ventura Postado Setembro 27, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 27, 2015 Parabéns Eduardo pelo Review Complementando a suas informações : Tatula Type R Possui uma Tampa Lateral em alumínio ( acoplado ao sistema motriz) e na tampa de regulagem do freio magnético é em polímero , no caso da Curado, as duas tampas são em polímero. Tatula Type R Ratio 8:1 e aprox 86cm de recolhimento por manivelada com carretel cheio ( Dados Fábrica) Curado 200 HG Ratio 7.2 e aprox 76cm de recolhimento por manivelada com carretel cheio ( Dados Fábrica) Tatula Type R Rolamentos CRBB ( 2 und) nos pontos de eventual contato com água salgada, os demais em aço inox Curado 200HG o Fabricante informa os Rolamentos SARB ( verifique se são todos ou apenas o Anti Reverso como na curado anterior Espero ter ajudado Abração Ricardo Ventura Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Setembro 27, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 27, 2015 Parabéns Eduardo pelo Review Complementando a suas informações : Tatula Type R Possui uma Tampa Lateral em alumínio ( acoplado ao sistema motriz) e na tampa de regulagem do freio magnético é em polímero , no caso da Curado, as duas tampas são em polímero. Tatula Type R Ratio 8:1 e aprox 86cm de recolhimento por manivelada com carretel cheio ( Dados Fábrica) Curado 200 HG Ratio 7.2 e aprox 76cm de recolhimento por manivelada com carretel cheio ( Dados Fábrica) Tatula Type R Rolamentos CRBB ( 2 und) nos pontos de eventual contato com água salgada, os demais em aço inox Curado 200HG o Fabricante informa os Rolamentos SARB ( verifique se são todos ou apenas o Anti Reverso como na curado anterior Espero ter ajudado Abração Ricardo Ventura Opa Ventura valeu , mas está tudo na descrição , quanto aos rolamentos , não falo mais quais são ou não marinizados pois a cada dia que passa por zqui tenho trocado constantemente eles por conta de corrosão , valeu , abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Julio Peruch Postado Setembro 27, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 27, 2015 Review top como sempre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Mapimports Postado Setembro 27, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 27, 2015 Vou pedir uma licença aqui pro meu amigo Chedid .... Na pratica, como todos podem ver em meus programas www.pescaverdade.com.br , usei as duas e posso com propriedade falar sobre o equipamento. Gostei muito de usar as 2, e a Daiwa me surpreendeu pelo sistema TWS, pois deixa o arremesso muito livre. Acho que é o sistema de guia de linha mais moderno que existe, ficando apenas atrás das carretilhas U.S Reels, que pude usar, e acho que é no momento o sistema de guia de linha sem igual. A Shimano, é mais "gostosa" de usar, mais macia , e tem arremesso mais gostoso. A Daiwa na minha opnião ganha em quase tudo, tem sistema mais forte na hora da briga, é a carretilha que eu recomendaria para pescaria em pesque pague e para os açus no Amazonas. Para uma pescaria mais light, eu usaria a Shimano, porém em verstilidade, em custo etc , eu ficaria com a Daiwa. Execente produto e está na frente sim. Gostei muito do Review, vc meu amigo tá de parabéns ! muito técnico e imparcial. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 ótimo review Chedid , parabéns .... a manivela da Tatula é 6mm maior ( 90 x 84 ) ... isso justifica tamanha força de tração ... somente as manoplas é que são "levemente" curvadas ( isso dá impressão de iguais ) ... a coroa é bem mais espessa e de parede mais grossa ( que a Curado ) ... "tipicamente" Daiwa ... você "sente" ela tracionando ... as "gemidas" é consequência do side plate de polímero ... ( que na Tatula é aluminio ) ... abrass Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 Muito útil Eduardo eu acabei de usar a minha Tatula na Amazônia e gostei muito,obrigado pelo tópico,abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Mauricio Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 Pelo jeito, essa Tatula é o bicho mesmo !!! Uma pergunta : Qual o modela da Tatula mais resistente ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Dominicci Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 Como sempre um belo review Chedid!! Parabéns pelo trabalho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André Pescador Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 Parabéns pela excelente explicação!!! A Turma do Biguá precisa de pessoas assim, que levam a sério os detalhes e respeitam os pescadores, fantástico e nota 1000 pela imparcialidade!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Túlio Bueno Vieira Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 Grande mestre mandando super bem, estou ainda vendo qual carreta coloco na coleção e estes reviews tem me ajudado muito mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 Parabéns, você é um excelente profissional. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Junior Roque Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 Tive uma tatula e achei forte, só que não gostei do TWS, ele é livre prá arremessar, só que para recolher a linha vem roçando no guia de linha, gasta a linha e tira a cera, não gostei disso. Será que só eu percebi isso ou a minha tava com defeito ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante juninho gumieiro Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 Queria ver .... tatula x..... shimano xg.... x Venator Ed.especial. ????? me fala ai. ( p/ hélice) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
André Cabral França Postado Setembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 28, 2015 Excelente tópico Eduardo! Parabéns pelas explicações! Apesar da tatula ser considerada melhor em alguns aspectos está curado é um fenômeno! Arremessa demais! Muito macia! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Francisco Colla Postado Setembro 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2015 Muito Bom aplauso:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiWillian Postado Setembro 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2015 Eu acho que 70% dos pescadores acham mais importante a qualidade do lançamento do que os outros pontos, por isso que a shimano tem mais a preferência nesse caso! Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
thiagonmr20 Postado Setembro 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2015 Queria ver .... tatula x..... shimano xg.... x Venator Ed.especial. ????? me fala ai. ( p/ hélice)Esse eu gostaria de ver também.Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Setembro 29, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2015 Galera obrigado pelos comentários abraços a todos , como estou super corrido não consigo agradecer um a um da maneira certa !!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Simon Postado Setembro 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 29, 2015 Citação: "A tatula oferece o sistema de TWS que quando desarmado o botão ele gira o carro do devaneador e abre um espaço maior no arremesso , com isso o atrito da linha com o guia diminui muito (a daiwa nesse caso tentou resolver o problema do arraste causado pelo freio magnético)" O magnético magforce quando zerado não tem ARRASTO ou atração alguma, pois o carretel é de alumínio e distante, então as leis de Lenz e Faraday não se aplicam neste caso pois os magnetos estão contrapostos de frente e não um após o outro como em outros magnéticos mais simples. Já o tambor de freio de metal está centralizado em espaço "neutro" não influindo na atração. Somente quando acionado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Setembro 30, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2015 Citação: "A tatula oferece o sistema de TWS que quando desarmado o botão ele gira o carro do devaneador e abre um espaço maior no arremesso , com isso o atrito da linha com o guia diminui muito (a daiwa nesse caso tentou resolver o problema do arraste causado pelo freio magnético)" O magnético magforce quando zerado não tem ARRASTO ou atração alguma, pois o carretel é de alumínio e distante, então as leis de Lenz e Faraday não se aplicam neste caso pois os magnetos estão contrapostos de frente e não um após o outro como em outros magnéticos mais simples. Já o tambor de freio de metal está centralizado em espaço "neutro" não influindo na atração. Somente quando acionado. Pois é Fernando mas de qualquer maneira gera um campo de arrasto sim, mesmo com as polarizações alinhadas criando um freio no momento de rotação o tempo todo, pois o copo não está afastado, e sim dentro do campo de atuação , quando ele é forçado inercialmente ( arranque) o copo excursiona para fora e mergulha mais fortemente no campo aumentando a força contra motriz e o freio se torna mais forte , ( mais eficaz) com a redução da rotação do carretel ele é empurrado para a posição original causando menos arrasto , existem pelo menos 2 tipos de freio nas daiwa os com copo fixo , esse já fica mergulhado no campo e os com copo móvel que ficam um pouco menos mergulhados no campo e geram um arrasto menor , isso pode ser visto na prática com o carretel livre , se vc girar ele manualmente numa daiwa e numa shimano ( por exemplo) verá que o tempo de rotação da shimano será maior e não por conta dos rolamentos ( a daiwa já usa micro rolamentos faz tempo e de propósito) isso na verdade recai exatamente sobre o comentado acima , abraços !!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Setembro 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2015 os dois de certa forma , tem razão ... o "duto magnético" da Daiwa é dividido em 3 "zonas" ( de influência ) e, se não me engano 3 ou 4 de atuação ( magnética ) ... no caso do Magforce "fixo" , ele já fica dentro dessa zona ( de influência ) ... só regulando a atuação magnética ... no caso do "Z" , o indutor só fica na 1ª zona de atuação ... e no caso do 3D , o indutor fica fora dessa zona de atuação ( long cast ), não tendo influência magnética alguma ... Luciano Lopes reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Setembro 30, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2015 os dois de certa forma , tem razão ... o "duto magnético" da Daiwa é dividido em 3 "zonas" ( de influência ) e, se não me engano 3 ou 4 de atuação ( magnética ) ... no caso do Magforce "fixo" , ele já fica dentro dessa zona ( de influência ) ... só regulando a atuação magnética ... no caso do "Z" , o indutor só fica na 1ª zona de atuação ... e no caso do 3D , o indutor fica fora dessa zona de atuação ( long cast ), não tendo influência magnética alguma ... Armando o sistema 3D , nada mais é na verdade que além de o copo avançar , avançam tb o sistema de imãs segurando ainda mais o carretel ou afastando para diminuir o campo ,o long cast no caso seria a menor influencia do conjunto de imãs sobre o copo ( afastado) isso a daiwa já havia visto a influencia do campo e resolveu diminuir a influência dele causando assim menor arrasto , por conta disso é usado nas carretas mais finesse . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Setembro 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2015 ele chama "3D" por causa das 3 regulagens ( max brake - all round - long cast ) ... max brake - indutor todo no campo magnético ( como um magforce normal ) ... all round - indutor a 1/3 ( como o magforce Z ) ... long cast - indutor totalmente fora ( sem influencia alguma ) ... abrass Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Hugo Sum de Souza Filho Postado Setembro 30, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 30, 2015 Excelente review e acompanhando, pois estou aprendendo muito com a opinião e comentários. legal:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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