Kid M Postado Outubro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2015 Esse é um tema bastante controvertido, ou se preferirem, "menos consciente" do que deveria, por muitos de nós pescadores... Ir pescar sem fazer um planejamento prévio é "correr riscos" de forma inconsequente e sem qualquer sentido... Nos dias de hoje, com operadores fazendo grande parte desse serviço, aparentemente "ele passa despercebido", mas não é bem assim... Um dos principais problemas de quem "planeja & organiza" é com os próprios integrantes do Grupo ! Incrível né, mas verdadeiro... Algum "abnegado" passa um tempão se precavendo contra as dificuldades e logística necessária para tudo funcionar dentro do esperado, mas haverá sempre os que não distinguem isso, e mais até, reclamam bastante de fatos ou ações que não seriam de competência de quem coordena... (até falta de peixe, repiquete, etc...). Trabalhar no planejamento prévio, é buscar a redução de coisas que podem "dar errado", tentando prever alternativas se isso acontecer ! Via de regra, o esforço (financeiro e logístico) de realizar uma pescaria é sempre uma preocupação da maioria ! Dessas de uma semana então... suici:: Planejamento que se preza, começa com um ano de antecedência com coisas bastante simples, abaixo elencadas... Onde será feita a pescaria, e em que época é a desejada. Quem (quantos) irão participar do esquema ? Isso é básico na pré-definição... (todo Grupo tem um tamanho) Definição das opções de estadia no local desejado (Pousada, Barco Hotel, Acampamento, etc...) e cotação de preços Fechamento da data escolhida (se houver disponibilidade) com o local escolhido, de preferência com um sinal financeiro. Providenciar esquema de voo (programa de milhagem, ofertas, pontos de cartão, etc...) para ir e voltar sem problemas Dependendo do local escolhido, estabelecer um recolhimento mensal de cada um dos integrantes, levando em conta :Parcelamento do custo do pacote a ser pago pela estadia (pousada, barco hotel, guias, etc...) Participação em despesas conjuntas estabelecidas como prioritárias/praticadas pelo Grupo, tais como: Brindes, troféus, camisetas, iscas comemorativas e todos esses "mimos" que sempre animam as pescarias em Grupo. Aquisição de mantimentos (água, cerveja, refris + comida) para uso durante a pescaria - se não estiver incluso no "pacote" (UM SACO) Refeições feitas pelo Grupo no decorrer do trajeto até o ponto de pesca / hospedagem (eventualmente não inclusas no "pacote") Traslados aéreos (fretamento) ou terrestres (quase sempre obrigatórios) até a chegada ao ponto de pesca / hospedagem Traslados do Grupo (quase sempre obrigatórios) da cidade mais próxima ao ponto de pesca atendida por voo comercial (se for o caso) Gorjetas (faz parte da renda mensal dos guias/piloteiros/etc... essa remuneração - base hoje de R$20/25,00 / dia) Processo de informativos (pelo Coordenador) do andamento das providências via e-mail, zap zap, ou qualquer meio de comunicação Pelo menos uma reunião antes da partida (mais de 1 mês de antecedência) com os que puderem participar... (isso é importante para rever pontos). Esses são alguns dos muitos detalhes que "envolvem" o processo de "preparar a pescaria" - vista sob o ângulo de ações comuns... longe de serem só essas... Cada Grupo (ou Turma) tem suas próprias características e "nível de exigência", pois o "estágio de vida, experiência e ambição" sempre se fará presente ! O importante - SEMPRE - é saber (TODOS SEM EXCEÇÃO) que "a pescaria" é um local (ou uma ação) que busca a harmonia entre os integrantes e amigos ! É preciso desfrutar todos os momentos, e muitos deles se iniciam exatamente pela "preparação" do que será (ou deverá ser) encontrado ! Pesquisar, perguntar, buscar respostas, trocar informações, entre outras coisas, são ações naturais e inteiramente desejáveis no planejamento... E ainda digo mais, quanto maior for a participação dos integrantes com o Coordenador, mais afinado será o resultado encontrado e muito a celebrar ! Insisto que esse é um "tema" como outro qualquer, e se o posto é por achar (ou presenciar mesmo virtualmente) experiências negativas nessas ações... (por falta de um melhor ou adequado planejamento prévio...). Coisa que pescador mais gosta de fazer (além de pescar) é conversar sobre o assunto, daí a facilidade de equacionar o tema... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Túlio Bueno Vieira Postado Outubro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2015 Por isso que sempre dou valor para quem planeja tudo isso. Fico pensando o trabalho que da para fazer uma pescaria organizada e com grandes emoções. Uma vez organizei uma pescaria aqui para nossos amigos e vi o trabalho que dá. Isso que iriamos apenas para o Araguaia. Por isso dê valor ao amigo que organiza a pescaria, e aproveite a pescaria e nunca vá de dúvida com o organizador pq ele passou tempo pesquisando a melhor forma acredito eu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2015 Quando era solteiro era do " VAI", ia pra qualquer canto e tinha a vantagem de poder "errar", se fosse ruim, a próxima já tava perto , depois de casado só planejando com muita antecedêcia porém escolhendo melhores lugares, mais confortáveis e com menos chance de "errar", ou seja virei um chato. :gorfei: :gorfei: :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Outubro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2015 Rapaz se planejar eu vou senão , vou tb , kkkkk Pescar vou de qualquer jeito , o problema do planejar é que a maioria acaba desistindo , marcam no ímpeto de depois qualquer problema vira desculpa , eu se tiver de boa , convidar e for dentro dos custos momentâneos estou dentro. O bom é que tralha tenho de sobra aqui , na verdade ando com alguma coisa no porta malas do carro né , kkkk , vai que tem um laguinho aonde vai visitar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Outubro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2015 Pedi a ajuda do pessoal daqui do fórum porque me propus a montar um grupo de amigos para ir a Argentina. Muitas dicas foram dadas e meti a cara a fazer. Comecei em Nov/14, escolhemos o local, pousada, época. Abri uma conta em meu nome e de outro amigo. Desde então, temos depositado os valores mensalmente, uns mais, outros menos. A pescaria acontecerá em Mar/16 e tem alguns que já estão com 80% do valor pago, outros com 10%. Começamos em 6, como nos reunimos toda semana no bar de um amigo esse assunto sempre surge e eis que os outros começaram a ficar assanhados. Hoje, 5 meses antes da pescaria, estamos em 22. Ou seja, fechamos um ônibus somente com a nossa turma. A ansiedade vai aumentando e digo, nem tanto pela pescaria em si, mas porque tenho certeza que provavelmente será a unica vez que vamos conseguir reunir todos de uma vez e com certeza, deverá ser a melhor de nossas vidas. Fico imaginando tudo esse povo junto num lugar confraternizando... zoação, risada... vai ser muito bom. Tudo planejado. Redigi um contratinho onde todos assinaram e lá tá escrito tudo o que pode e não pode, principalmente em relação ao dinheiro. Tem dado certo até agora... vamos ver daqui pra frente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Helio Marzo Postado Outubro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2015 Normalmente programo minhas pescarias com 8 a 10 meses de antecedência , porém, já realizai algumas em curto prazo e que deram certo, acho que um pouco pela experiencia adquirida ao longo dos anos ( mas não sou tão velho assim KKKKK). Ja organizei grupos para amazônia em barcos hoteis e aki no MT em pousadas e acampamento no bruto barraca etc... Poucos imprevistos...... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2015 Turma grande é legal, mas é muito arriscado, já vi muitas amizades de anos se acabarem em pescarias, e sempre por motivos bestas. Nós cada dia mais estamos ficando intolerantes e individualistas, toda turma vai ter o mão de vaca, o preguiçoso, o cachaceiro, o puteiro, o sistemático, se não tivermos um pouco de paciência, lógico dentro dos limites, nenhuma turma dará certo. Nossa turma é bem restrita, uns 8 no máximo mas fomos criados juntos então é mais fácil, mas tenho saudades daquela época de acampamentos, mil planejamentos e pescarias com mais de 10 dias que meu Véio fazia antigamente e me levava, pescarias que não tinha hora pra chegar em pra voltar, apenas íamos pescar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Outubro 21, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 21, 2015 Aqui sempre no final de cada pescaria planejamos a próxima, pra daqui 15 dias :gorfei: e tem dado muuuito certo ::tudo:: alegre:: danca:: :gorfei: :gorfei: :gorfei: Tenho intensão de pescar e conhecer outros destinos, más minhas pescarias se resumem ao nosso "quintal". O maior motivo de não planejar algo para fora é o fato de estar juntando $$$ para uma embarcação top ::bassboat:: e por enquanto nosso Tietê vem suprindo a vontade de esticar as linhas... lingua2:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Outubro 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 22, 2015 É que na hora de planejar não precisa de "alvará", ai todo mundo vai kkk, mulher ruim não é a que não deixa o cara ir pescar, ruim mesmo são aquelas que cassão alvarás já expedito rss, esses dias um amigo meu ficou macho tava tudo planejado pra pescaria com o parceiro ai o cara vem e diz que a mulher cassou o alvará kkkkk Jorel, verdades universais , kkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Mauricio Postado Outubro 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 22, 2015 Aqui com a minha turma é diferente. Todas as nossas pescarias são de acampamento, umas mais longes precisam de mais preparo; outras de 1/2 dias, é só juntar as tralhas e sair, geralmente quando os rios menores estão cheios e quase sempre de barranco. Ja as de semana, 10 dias, geralmente em um lugar mais longe no Rio Xingu, com um grupo que varia de 8 a 6 caboclos, é mais trabalhoso, mas como a turma já ta bem entrosada, sai de boa...pescaria de pobre né, um tem a canoa, eu tenho um rabeta, o outro tem as baterias com as luzes e tal, e a turma se revessa como cuca...cada dia um faz a bóia . Tenho vontade de um dia, ainda poder ir a uma pousada, lá no Rio Negro de preferência mais por enquanto falta $tempo$ !!!! Ficar uma semana no Xingu, da trabalho , a patroa as vezes reclama, mas aqui em casa eu tenho que "pagar" ela, acompanhando ela na igreja por uns dias... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dair Helaehil Postado Outubro 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 22, 2015 A nossa turminha PNC já tem um planejamento "padrão" para pescarias distantes.Praticamente, um manual.Geralmente é em busca do tucunaré azul.São viagens em torno de 5 a 6 dias. Os contratempos foram sendo corrigidos após cada viagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Túlio Bueno Vieira Postado Outubro 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 22, 2015 É que na hora de planejar não precisa de "alvará", ai todo mundo vai kkk, mulher ruim não é a que não deixa o cara ir pescar, ruim mesmo são aquelas que cassão alvarás já expedito rss, esses dias um amigo meu ficou macho tava tudo planejado pra pescaria com o parceiro ai o cara vem e diz que a mulher cassou o alvará kkkkk E quando em vez de cassar o alvará, a mulher quer ir junto kkkkkkkkkkkkkkkkkk Sou destes que se planejar a pescaria e a esposa não estiver nem começo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ELENIAS DA SILVA Postado Outubro 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 22, 2015 tudo que começa bem planejado tem final feliz. tem que ter turma boa também, senão é roça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 22, 2015 Meu Véio fala que a minha geração é muito mimada e estressada. " Vc se estressam só pq um Pneu furou, um piloteiro faltou, a comida não tava boa" " eu ia na década de 70 de Cuiabá a Cáceres em estrada de terra , ficava atolado 2 dias, acabava comida , motor quebrava, e tudo era festa" " E vcs por causa que de um piloteiro ruim fazem esse alvoroço"( vendo o relatos dos guias ruins na ultima pescaria) :gorfei: :gorfei: :gorfei: As vezes mesmo tudo mto bem planejado algumas coisas podem sair fora do normal e temos que ter psicológico pra lidar senão vai td pro brejo, e uma pescaria ruim pode se tornar péssima Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe sanches Postado Outubro 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 22, 2015 Meu Véio fala que a minha geração é muito mimada e estressada. " Vc se estressam só pq um Pneu furou, um piloteiro faltou, a comida não tava boa" " eu ia na década de 70 de Cuiabá a Cáceres em estrada de terra , ficava atolado 2 dias, acabava comida , motor quebrava, e tudo era festa" " E vcs por causa que de um piloteiro ruim fazem esse alvoroço"( vendo o relatos dos guias ruins na ultima pescaria) :gorfei: :gorfei: :gorfei: As vezes mesmo tudo mto bem planejado algumas coisas podem sair fora do normal e temos que ter psicológico pra lidar senão vai td pro brejo, e uma pescaria ruim pode se tornar péssima Pois é guto ouço muito isso que antes o pessoal ia pescar para não ficar estressado e hoje as vezes acontece durante a pescaria. Acho que isso acontece muito por estarmos cansados do dia-a-dia em que vivemos, são muitos problemas, afazeres, contas a pagar e quando saimos deste mundo e partimos para uma pescaria vislumbramos tudo da forma perfeita o que quase sempre não acontece e acabamos nos frustrando com pequenas coisas como as que você citou, mesmo tudo estando tudo planejado nos mínimos detalhes. De certa forma é melhor um dia ruim de pesca do que um bom dia de trabalho. Agora sobre o assunto do tópico gosto de planejar as coisas e ir para a pescaria com o pé no chão, afinal o $$ está difícil, todas as viagens que faço são planejadas de acordo com a distância, ano que vem vou conhecer e pescar a primeira vez na amazônia e já está combinado com o grupo desde o mes 8 deste ano, já estamos guardando o dinheiro e ansiosos para o dia do embarque! kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Outubro 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 22, 2015 Vou pegar um gancho com o Guto, "Virei um chato". Julgo o planejamento uma das partes mais prazerosas da pescaria. Levar as coisas certas, acertar nas quantidades, correr conforme o previsto são coisas que me afagam o ego. Nos últimos anos mudei o perfil de minhas pescarias, pesco com a patroa, procurava um lugar onde pudesse ir de caminhonete, levar minhas coisas como bebida, gasolina, carnes e meu barco. Adotei o Araguaia e ele me adotou. Pescamos a cinco anos na mesma data, lugar, hotel, piloteiro. A caminhonete ficou pequena, tenho que puxar uma carretínha, comprei um barco que mora lá, levo o motor, sei qto gasto exatamente de cada item por dia de pesca, Toda esta logística me permite um custo de menos de 50% de uma pescaria pacote fecha do, mas se o planejamento não for correto, sai mais caro. Nada contra pescar com uma boa turma e deixar tudo por conta do operador, mas qdo vou numa desta, fico perguntando qto gasta disso, qto gasta daqulo, a potência do gerador, a marco do motor :gorfei: Acho que é TOC suici:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoRossi Postado Outubro 22, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 22, 2015 Eu ainda to na idade (34) de que tudo pra mim serve.... nas pescarias de acampamento que fazemos aqui... nada me incomoda. Fazemos um planejamento e seguimos em frente sem se preocupar muito... se esqueceu daquilo, dá um jeito de contornar de outra forma. Essa última, inventei de levar só um colchonete fino, resultado: errei no planejamento. Não conseguia dormir de jeito nenhum, acordava de meia em meia hora com dor nas costas. Quando não dava mais, levantava as 03:00 da manhã, sentava numa cadeira na beira do barranco e ficava ali sozinho olhando aquela imensidão de água. Acabou a água (muito calor), entramos mato a dentro e achamos uns pés de coco, e vai água de coco pro bucho. Tem alguns do grupo que são meio sistemáticos sim... tem que ser tudo certinho, eu não to nem aí... qualquer coisa me serve. Se o companheiro me acordar as 02:00 da manhã e me chamar pra pescar, to dentro, junto as traia e vazo. Pode ser que quando a idade avançar, tudo isso mude. Por enquanto, é o que há. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tuco_Fish Postado Outubro 23, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 23, 2015 "Ninguém Planeja Falhar .... mas se Falha por não Planejar" As minhas sempre sao planejadas .... sempre grupos pequenos ....6 ou 8 no máximo. .... ninca tivemos problema O que define o sucesso é o GRUPO ..... por isso só vamos com quem ja conhecemos e sabemos que se enquadra no nosso ritmo Tenho outros ótimos amigos que sao fantásticos, mas sei que daria rolo se colocasse numas empreitadas dessas Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mário Costa Postado Novembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 1, 2015 Quando me mudei para Minas Gerais e queria conhecer os pontos bons de pesca comecei a aceitar convites de todos os pescadores que ia conhecendo, más não me adaptava a falta de planejamento de alguns grupos com os quais fui pescar, aquela coisa do "vamos e lá a gente vai se adaptando", hum!, foram uns apertos danados, más a gente vai conhecendo pessoas e acaba se juntando aos que pensam de forma similar e assim acabamos formando uma turma muito bacana de pescadores e foram a partir dai muitas pescarias divertidas e com bem menos sofrimento, digo menos porque penso que não exista pescaria de barranco sem sofrimento, bom, más a partir dai passamos a planejar melhor as nossa idas ao São Francisco, ai surgiu uma lista básica de itens e uma divisão de tarefas, ai tinha quem se encarregava das iscas, quem fazia as compras e por ai vai e uns dias antes da viagem nos reuníamos na casa de um dos membros do grupo para repassar tudo, ai era só alegria, não se esquecendo é claro daquela parte sofrida inerente ao processo rsrsr. Quando comecei a vir de minas pescar aqui em Goiás já foi utilizando a prática de pensar antes de fazer e assim fomos reduzindo os contratempos que ia surgindo a cada viagem, eu fazia os cálculos dos custos e nós discutíamos tudo, havia uma lista de itens a verificar que ia desde a revisão do motor de popa e do carro até o protetor solar, e assim foram muitas vindas a Serra da Mesa que nos trouxeram muitas alegrias, agora que me mudei para Goiás e vou com frequência semanal a Serra da Mesa ainda tenho a prática de checar uma lista de itens antes de sair rsrsrs, força do habito!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.