Ir para conteúdo

Dourados do Pantanal, ELES ESTÃO DE VOLTA!

Posts Recomendados

Por Augusto Mergulhão

Pescaria realizada entre os dias 22 e 29/08/2015

Nossa jornada começou em Porto Jofre, um pequeno “assentamento” distante aproximadamente 150km do município de Poconé-MT, através da belíssima Transpantaneira. Éramos um grupo de 27 pescadores, e meu parceiro de pesca seria meu padrasto, o cara que me ensinou a pescar desde criança. Nosso maior objetivo ali era acompanhar esses pescadores, porém como ninguém é de ferro, não poderíamos deixar de lado a oportunidade de colocar a linha na água.

IMG_20150821_113955275_zpsg0lwzzoc.jpg

Logo de início fiquei encantado com as belezas singulares do local. Centenas de jacarés habitantes nos aguapés que cercam a transpantaneira, além de muitos pássaros comprovam a preservação daquela região. Esta seria minha primeira vez pescando no Pantanal, um sonho que tinha desde pequeno. A ansiedade era grande!

DSC00009_zpsen0lft7d.jpg

DSC00022_zpsnvbsgkdq.jpg

DSC00036_zpsytgre6oj.jpg

DSC00033_zpss1fjbwbl.jpg

A bordo do Barco Hotel Jaguar do Pantanal o comandante nos passou as diretrizes de como seria a roteiro da pescaria. Navegamos então com destino ao Rio Piquiri para pescar no dia seguinte.

IMG_20150825_130800096_zpsxdacctqg.jpg

Este rio tem uma certa peculiaridade, pois é o único na região onde se encontra o Tucunaré Azul. Além disso, os guias falaram que a Isca Natural (tuvira) seria um sucesso. Até o momento, eu nunca tinha visto a pescaria de tucunaré com tuvira, talvez por não ser comum nos principais lagos do Brasil. Mas, seguindo o direcionamento dos guias, partimos então em busca do embaixador da pesca esportiva brasileira com isca natural. E não deu outra, lindos Azulões que atingiam seus 2kg entraram na linha e renderam boas brigas. Aproveitamos o primeiro dia para nos divertir bastante com os Tucunarés e com as Traíras, visto que como o nível da água estava baixo, o barco não poderia continuar subindo o rio. Então, no dia seguinte, voltamos ao Rio São Lourenço/Rio Cuiabá.

IMG_20150823_113501047_HDR_zpsgi6atzht.j

Enquanto a turma direcionou sua pescaria durante a semana para os peixes de couro, eu fui em busca do meu grande sonho, fisgar o rei do rio. Certamente a peça fundamental foi o nosso Guia Gonzaga, que, mais do que ninguém, sabia o ponto exato onde moravam os grandes Dourados. A isca escolhida foi a irresistível tuvira. Com um arremesso preciso acima de uma galhada e deixando a isca descer a pequena correnteza que ali se formava, foi onde eu engatei o primeiro da minha vida, um lindo exemplar de aproximadamente 5kg.

IMG_20150824_130909465_zpspuaurmvv.jpg

A emoção tomou conta de mim e um único Dourado foi suficiente para eu me encantar com a espécie. Um peixe que toma linha e dá saltos espetaculares traz adrenalina para qualquer pescador!

Após a realização do sonho saíram mais alguns exemplares e para o primeiro dia eu já estava mais do que satisfeito. Só não esperava que com mais algumas tentativas durante a semana fosse fisgar dois magníficos Dourados de 8kg. Certamente as brigas com esse peixe vão ficar eternizadas na minha memória.

IMG_20150826_160349095_HDR_zpsoizm7dtr.j

IMG_20150825_154648529_HDR_zpsof3j9s3i.j

Uma dica importante para qualquer pescaria é ter um equipamento equilibrado. E para isso é importante estudar qual a média do tamanho dos peixes na região que você vai pescar e as estruturas do rio, se tem pedras, corredeiras, galhadas, etc. Como hoje no Rio Cuiabá são encontrados Dourados que dificilmente passam dos 10kg e é um rio sem muitas estruturas, eu me arrisquei trabalhando com um equipamento leve, o que me rendeu um pouco mais de emoção nas brigas (Vara 5.6 pés 16lb e linha multifilamento 20lb). Porém, para não correr riscos de danificar o equipamento, eu recomendo para esta pescaria Varas de 17 a 25lb de ação rápida, carretilha perfil baixo de recolhimento rápido e linha multifilamento 40lb.

IMG_20150824_130903065_zpsiiivp3th.jpg

IMG_20150824_163352769_zpsth6zktxr.jpg

Também não deixei de lado a pescaria de alguns peixes de couro que habitam a região, tais como Jaús, Pintados, Cacharas, Barbados e Palmitos. Estes peixes geralmente são pescados “Na Rodada” ou com o barco parado. E foi ao lado de um barranco e próximo a um remanso que se formava na curva do rio que fisguei esse lindo Cachara.

IMG_20150825_174059122_zpsf01cbuhw.jpg

DSC_0365_zps8wlszdun.jpg

Meu padrasto, Moisés, com um belo Barbado:

IMG_20150827_084930818_HDR_zpsfpiv1ran.j

Nosso piloteiro Gonzaga e seu Jauzinho amarelo:

IMG_20150827_081307863_HDR_zpsert0nbqv.j

A grande quantidade de Dourados que são encontrados hoje no Rio Cuiabá deve-se sem dúvida à proibição da pesca predatória desta espécie em 2013. Parabéns ao Estado do Mato Grosso pela consciência e preservação. Continuamos na torcida para que o mesmo valha também para espécies como o Pintado e o Cachara. PESQUE E SOLTE SEMPRE!

IMG_20150826_163750283_HDR_zpsybhkz8ub.j

SAM_1044_zpseollzao3.jpg

DSC_0249_zpswfonmlvc.jpg

Contatos:

www.capitalfishing.com.br

contato@capitalfishing.com.br

Telefones: (61) 8408-9410 (whatsapp)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola, vou pro pantanal na regiao do Barao de Melgaço a 5 anos ja, no feriado do dia 12 estava la entraram varios dourados, barbados, jurupensen, a variedade de peixes ali e mto grande.
Só não tive a mesma sorte do amigo em presenciar a onça pintada mais quem sabe na proxima
Parabens pela pescaria.

Link para o comentário

Em 27/10/2015 em 21:37, Marco Túlio disse:

Apenas uma coisa que eu vou dizer, que pescaria. Que imagens uma ONÇA meu Deus sou louco para fazer uma pescaria destas assim no pantanal, sou louco para conhecer o lugar.

Um dia quem sabe vou com vocês da Capital Fishing =]

Com certeza, Marco Tulio! Estamos à disposição! Grande abraço

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Link para o comentário

Em 28/10/2015 em 10:35, Junior disse:

Opa, lindos DOURADOS e essa aí de pescar tucunaré com tuvira é inédito doeu:: apesar de que peguei foi raiva de tuvira mau:: portanto eu nunca vou pegar tucunaré com tuvira blink:: linda imagens, belo relato parabéns ::tudo:: mestre::

Kkkkkkk, pois é amigo!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Link para o comentário

Valeu Augusto, não tive ainda a oportunidade de conhecer o pantanal e as noticias de peixes não eram tão boas, muito bom saber que os Dourados, Barbados, Cacharas e Pintados ainda estão presentes por lá e agora tem também o Tucuna... show de bola

Link para o comentário

Muito legal!  ::tudo::

Pode parecer cômico, mas comumente vê-se onças-pintadas no Pantanal, sobretudo a noite. Em regiões de bovinocultura, mais soía ainda. 

Índices mostram que esse animal está em extinção, todavia quem frequenta o Pantanal, não acredita.  doeu::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...