Alício Moreira Postado Novembro 5, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2015 Pessoal bom dia. Venho pesquisando um pouco sobre o hélice ideal para o Mercury 40/50 em embarcação leve (aprox. 100 kg). O desempenho atual com o hélice original passo 14 é de: 54-55 km/h - 2 pessoas + traia 56-57 km/h - 1 pessoa + traia Apesar do rendimento bem satisfatório eu percebo que a potencia está sendo desperdiçada um pouco pelo hélice original. Lendo um pouco sobre o assunto, a solução para tentar ganhar mais velocidade final é a troca por um passo maior e reduzir um pouquinho o diâmeto. Vamos as opções e seus prós e contras: 1. Ideal: por uma passo 15 de inox e tudo resolvido! :gorfei: O problema é que atualmente ela custa algo em torno de 2000 reias! doeu:: 2. Trocar a original 10.3/4 - 14 por 10.1/8 - 15: O problema é que uma original Mercury é um pouco salgada tb e a paralela pela qualidade inferior pode deformar mais que o normal e basicamente não virar nada. É isso mesmo? está correto? 3.Trocar a original 10.3/4 - 14 por uma 10 - 17: Neste caso a qualidade um pouco inferior, mesmo deformando, na teoria teria, compensaria pelo passo um pouco acima do utilizado com frequência. É por aí, ou acabei "viajando na maionese" ? blink:: vergonha:: . Vale lembrar que a diferença de valores dos hélices é brutal: passo 15 original em torno de 800 a 1000 reais. passo 15 ou 17 paralela em torno de 220 a 300 reais. passo 15 de inox em torno de 2000 a 2200 reias. Se eu tivesse uma assistência técnica mais próxima seria mais fácil (160 km) .... mas não queria esperar até a revisão para ajustar isso, ou ter que deslocar essa distância somente para testar qual hélice fica melhor. Aguardo a ajuda dos colegas sobre o assunto... abração! :amigo: Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Novembro 5, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2015 Acho que você pode tentar uma Sorabo (das paralenas é a melhor) passo 15. Pode melhorar, já que você cita que a embarcação é leve. Mas vai melhorar se você não tiver muita carga a bordo. A tendencia da passo 15 é perder um pouco na arrancada mas ganhar na final. Eu tive dois 40 mercury 3 cil, usei esta helice 14 original e 15 sorabo, e foram estas minhas experiencias. Usava raramente para puxar esqui...e na passo 14 era super tranquilo, na passo 15, se a pessoa era pesada, o motor sentia. Abraço!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alício Moreira Postado Novembro 5, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 5, 2015 Acho que você pode tentar uma Sorabo (das paralenas é a melhor) passo 15. Pode melhorar, já que você cita que a embarcação é leve. Mas vai melhorar se você não tiver muita carga a bordo. A tendencia da passo 15 é perder um pouco na arrancada mas ganhar na final. Eu tive dois 40 mercury 3 cil, usei esta helice 14 original e 15 sorabo, e foram estas minhas experiencias. Usava raramente para puxar esqui...e na passo 14 era super tranquilo, na passo 15, se a pessoa era pesada, o motor sentia. Abraço!!! Entendi... valeu pela dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Augusto Mestieri Postado Novembro 6, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 6, 2015 Motor abaixo de 90 hp a deformação é minima nas hélices de alumínio. Então não se preocupe com hélices de aço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alício Moreira Postado Novembro 6, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 6, 2015 Motor abaixo de 90 hp a deformação é minima nas hélices de alumínio. Então não se preocupe com hélices de aço.Legal, entendi...Mesmo com hélice paralelas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mike Postado Novembro 23, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 23, 2015 Vai de original de aluminio, vale cada centavo, em velocidade geral e final, nao tem comparaçao com a Sorabo, esta |Sorabo, é so para emergencia, helice de reserva. fiz experiencia com motor 40 hp, e a helice sorabo passo 17 deu pouca diferença com a original passo 14, e o pior apareceu ventilaçao . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alício Moreira Postado Novembro 24, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 24, 2015 Vai de original de aluminio, vale cada centavo, em velocidade geral e final, nao tem comparaçao com a Sorabo, esta |Sorabo, é so para emergencia, helice de reserva. fiz experiencia com motor 40 hp, e a helice sorabo passo 17 deu pouca diferença com a original passo 14, e o pior apareceu ventilaçao . Blz mike! Bacana,! ::tudo:: meu receio é real então. valeu pela dica :amigo: Acho que foi vc que teve um 40 com helice inox e comentou um post antigo não foi? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.