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Troca Hélice Mercury Sea Pro passo 13 por 12


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Queria fazer esse teste faz tempo.   Acabei que recentemente eu realizei.   Meu Seapro já é transformado pra 30hp e deve ter umas 50h de uso.  

Veio com hélice original 9.9 x 13, comprei uma paralela da marca MFX 9.9 x12, aparentemente muito boa por sinal . 

Fiz o teste com barco vazio( Eu mais tanque e bateria = 140kg) e mais pesado( meu irmão mais tralha= 270kg), não contei peso do motor e barco.  O barco foi minha semichata 6m. 1.35 de boca 85kg. 

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-Primeira conclusão:  aquela história que tem que trocar a helice original por uma com escape maior para o motor não falhar ainda acho que é balela, vejam que a hélice 12 tem escape ainda menor e mesmo assim não falha.

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-  Velocidade barco Vazio, tanto na passo 13 como 12 atingi 51km/H marcado em GPS automotivo.  Porém notei que com a passo 12  motor melhora muito em arrancada e atinge planeio com rpm mais baixo.  Além de ficar mais sensível a variação de aceleração no manche

-Velocidade barco mais pesado, a passo 13  , 45km/H ,  passo 12,    47 km/H .  

 

 

Vídeos, as vezes não dá pra notar muito, mas vejam que com a passo 12 o motor planeia mais rápido e ruge mais alto.

 

Passo 13:

Passo 12:

 

 

 

Bom é isso aí galera, faltou um tacometro pro teste ficar melhor.   Estou com as 3 hélices do meu Mariner Yamaha 15hp,  9 original usada, 9 paralela MFX e a 10.5 Sorabo novas  pra fazer outro teste logo.

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O 5 hp ta andando mais que o Jonsão do Astra....  :gorfei:  :gorfei:

 

olha... vou ter que engolir... hhahhahaa

 

E essa história de falhar eles resolveram com uma simples lixada e polida na agulha do carburador, pelo menos aqui em Cáceres fazem assim, inclusive nos motores zeros.

 

gambiarra... isso nao altera as propriedades do metal, apenas aumenta as tolerancias em mm da peca, ou seja, fica mais facil de descolar, mas em contrapartida, vc perde em ajuste fino e consumo talvez ate em velocidade, nao sei ...

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A regra sempre foi: passo menor: mais força, mais arranque e consequentemente planeio mais rápido. Passo maior: menos força, menos arranque, demora mais a planar, mas tem maior velocidade final.

João a velocidade maior se o barco tiver muito leve .   Acredito se tivesse com 3 ocupantes e uns 350kg de peso que essa diferença seria até maior.  No exterior tem até a passo 11 pro SeaPro

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olha aumento 2 km parece pouco mais e muito na pratica na minha opiniao ! se quer ver se tiver com 3 pessoas mais pesado ainda ai sim o passo menor da mais diferença ainda !

 queria colocar um passo 9 no meu tohatsu 18 pois quando vo pesca piapara ando pesado com balde de ceva sempre levo 2 baldinho caixa termica as caixas de pescas varas apoito cevador fica bem pesado o barco eu creio q nao vai melhora de velocidade final com passo 9 mais vai melhor no planeio mais rapido e resposta de volocidade !

 

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Uma coisa importante que vale relatar, não é só passo da hélice mas tb a relação do diferencial.  O Leonardo aqui do fórum fez uma experiencia que nos relatou, o Yamaha 25hp até 97 usam hélice passo 10.5, os novos 13, ele colocou a 10.5 nos novos e o motor começou a falhar e passar de giro, provavelmente eles tem diferencial diferente

O Mercury Seapro tem relação 1 x 1.92  ou seja pra cada giro no cardã a hélice vai dar 1.92 giros, o Yamaha 25hp  tem relação 1x 2.08, ou seja um pouco mais "curto" .   Outro exemplo o Tohatsu, Super 18hp tem relação longa 1.85 por isso se usa hélice 9 sem estourar giro, já o Yamaha 15 não encontrei, mas pode ser que os novos não tolerem a passo 9. 

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Bem legal esse teste guto , Também ja tinha colocado essa hélice da MFX no meu yamaha 15 passo 10.5 e ja tinha relatado que a saída do escape é bem menor , na arrancada e planeio deu uma boa melhorada mesmo .  

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Em qualquer situação (barco maior, mais pesado, mais largo, com maior calado)  o hélice de passo 12  vai melhorar a performance do motor, porque o motor trabalha com giro mais alto. Fica redondo. Tenho certeza que é o hélice ideal para maioria das situações de uso que fazemos com nossos motores. Testei também o hélice passo 11. O giro sobe muito, inclusive ultrapassando 6 mil, o que é danoso para o motor, mas e a velocidade diminui ao invés de aumentar. Conclui que somente valeria a pena usar a 11 se o barco estivesse extremamente pesado.

 

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