GlaucoFavaretto Postado Novembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 28, 2015 Esta última terça-feira estava eu no meu rancho no Xingu e ainda na segunda marquei o despertador para me acordar ás 05h30min para eu arrumar minha tralha e o barco para pescar uns Tucunarés, visto que os Tucunarés aqui já desovaram logo no início de Novembro. O despertador não tocou, pois marquei dia errado e acordei ás 07h30min e logo pensei vou dar uma pescada assim mesmo, mesmo que seja por perto do meu rancho, só para descontrair. Já eram quase 8 da manhã e comecei a subir o rio, após 20 minutos de subida estava em um local chamado "atravessado" que era um lugar bom para pescar Tucunas, mas foi muito castigado por pescadores de rede e espinhel...ano passado fui pescar nesse local e voltei sem nada (fato muito raro), enfim, saí do canal do rio, desliguei o motor e o levantei para não bater nas pedras e comecei a rodar com o motor elétrico. Visitei os pontos que sempre peguei peixe, e nada. O tempo estava um pouco frio ainda e então resolvi mudar a rota para passar em um lugar um pouco mais fundo e com muita pedra espalhada me disponibilizando vários canais de rio entre pedras, logo após a mudança de estratégia entrou uma Piabanha (matrinxã) e comecei a animar. Continuei descendo no ritmo da correnteza e vi uma coisa inédita no Xingu, um local próximo a uma pedrona completamente cheio de Arraias, muitas mesmo, de todos os tamanhos e o mais estranho é que elas não estavam com medo de mim, já que isso é esperado por causa dos pescadores de espinhel que acabam com tudo. É normal ver isso em tributários do Xingu, mas no meio do rio... em 6 anos eu nunca tinha visto isso. Menciono isso porque onde tem Arraia tem o Tucunaré, eles sempre estão juntos. Pensei, "eles estão por aqui". E não demorou a atacarem minha isca, nessa altura o sol já estava derretendo e é nessa hora que o Tucunaré sai para comer. Uns 200 metros do aglomerado das Arrais encontrei uma laje de pedra submersa, bem grande mesmo (mais de 50m) com uma toca debaixo, de início arremessei a isca na transversal da laje, bem no raso mesmo, pois os grandes ficam quase com o lombo de fora e já entrou um Tucuna, porém esse tinha uns 20 cm, enquanto trazia ele para perto do barco disse em voz alta "é moleque, você deu sorte e vai voltar para crescer" e foi que de repente surgiu das profundezas da loca sob a laje de pedra 2 Tucunarés Amarelos (Chicla mirianae) de uns 4 kg e o macho (com um belo cupim) engole o Tucuninha de um jeito que me paralisou, ficou só a ponta do rabo do pequeno para fora da boca do amarelão... Estava usando uma isca YoZuri Crystal Minnow de 11cm e 13 gr e quando o macho grande engoliu o pequeno a isca foi junto para dentro da boca do Tucunaré amarelo e assim a garatéia frontal da isca fisgou a boca do Tucunaré grande, nessa a fêmea vem para cima do macho e tenta arrancar o Tucunaré pequeno da boca dele e como minha isca estava com a parte traseira para fora da boca do Tucunaré grande a fêmea se fisgou na outra garatéia !! Nessa eu fiquei parado olhando aquilo tudo e disse em voz alta nem eu estou acreditando no que estou vendo, se contar para alguém não vão acreditar, então, para facilitar o conto dessa história a fêmea começou a se debater e se soltou da garatéia que a tinha fisgado, o Tucunaré pequeno escapou vivo da disputa e o macho permaneceu fisgado... Mas já imaginou pegar 2 Tucunarés de 4 kg cada e um de 20 cm com uma isquinha de 11 cm ????? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vinicius Alves Postado Novembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 28, 2015 blink:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Novembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 28, 2015 :choquei: ::fisherman ::fish2 ::fish2 ::fish2 ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Novembro 29, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 29, 2015 Essa foi Phodis, mas acontece cada coisa nas pescarias que realmente não é dificil de acreditar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.