Calil Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 Salve galera das hélices, é o seguinte, comprei recentemente este motor Johnson 14 e irei fazer uma revisão geral nele, assim sendo, estou com dificuldade em saber ao certo que motor é esse para efetuar a compra de peças, como ano de fabricação e também se é um bom motor. O motor esta funcionando só que tem uns rolamentos ruim e gostaria de saber se alguém tem o manual vista explodida deste motor pra me auxiliar na manutenção. Grato pela atenção. Segue uma foto do referido motor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 Que enrascada hein? Esse motor saiu por aqui no fim de 80 e começo de 90. Outro dia vi um aqu navegando, é bem raro. Se o motor tiver bom, dá pra conseguir o rotor de bomba dágua, limpar carburador, hélice,substituição de velas, etc., hj na net tem tudo. Mas se precisar de peças mais especificas sei não, vai precisar de um bom mecânico e desses antigos que gostam de mexer num motor desse e que tenha um monte de peça pra ir testando. Vai ter que ter paciencia pois não é igual ao 15hp que tem a rodo aqui, mas muitas peças entre os dois podem ser comuns. Se encontrar algo aqui de manual eu mando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 Vista explodida : http://www.marineengine.com/parts/johnson-evinrude-parts.php?year=1989&hp=14&model=VE14RCEC Dei uma sapiada, esse motor tem muitas peças em comum com o 15hp do mesmo ano, mas a rabeta é diferente, o escape é acima da hélice, porém apesar do formato essa é estriada(fricção) e não a pino. Já usa CDI. Saiu apenas nos anos 88 e 89. E como disse se for ter que arrumar muito, como uma retífica melhor esquecer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 Rapaz.... to sem palavras... qual tua relacao com esse motor? pq comprou ele? olhando pra foto, calil...deu ate calafrio.. bom vou te falar sobre o jonsao ok? eu tenho um johnson 15hp rabeta longa, tb conhecido no forum e em alguns grupos como o (Deus) Jonsão. É um motor valente, leve, não quebra, não da problema, aceita qqr gasolina, tem muito torque, mas nao anda como outro 15 e bebe um pouco mais... É um motor da OMC, ou seja, evinrude = johnson, só muda a cor. Foram motores bastante usados entre 1970 e 1990, qdo a OMC tirou os johnsons e deixou apenas a evinrude. Mas todos os johnsons e evinrudes que conheço são made in USA . Acredito que esse 14 seja uma variação do 15, algo mais simplificado e feito fora dos USA assim o custo cairia consideravelmente, pq em termos de mercado e HPs não faria sentido. Se vc tiver paciencia, achará peças, depois um mecanico interessado pra rever td montar e deixar zerado, feito isso é só usar. Se vc pretende dar uma geral nele e ele é CDI, então tire um tempo pra verificar a CDI dele, pelo que vi na foto você entende de soldas eletronicas, deve ser da área, então maos a obra! Pintura do motor qualquer pintor de carros faz, mas tem que preparar muito bem sem massa e com um bom primer... Já o capo será dificil achar um fibreiro bom hoje em dia... Mas nao é impossível. Um jonsão 15 americano bem vendido hj é na base de 2300 a 4.000 dependendo do ano e estado claro. OU seja, um ano 1988 bem vendido sem estar muito relaxado é na base de 3.000 - 3.500 Um 14 ja nao chutaria tanto, diria que o preco deve cair bastante, nesse estado aí, penso em 1100 a 1400 isso se a parte mecanica estiver boa, boa mesmo. Pense que pra restaurar ele a perfeicao vai torrar uns 3.000 facil, e soh uns retoques e mecanica uns 1000 a 2000 dependendo do funileiro... mecanica dele é simples e depois que achar o canal vai facil... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Calil Postado Dezembro 1, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 O motor em si esta perfeito, so a parte da bomba dagua que esta avariada, tem uns rolamentos de agulha que fundiram, amanha posto uma foto para melhor visualização, e este motor era de um amigo meu pescador, paguei nele R$ 500,00. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 bom essa parte aí com o guto ou com o renno, eles que sao feras no assunto, mas por 500 mandiocas, se o resto ta bom... vai fazer o que nele? pintar? deixar assim mesmo? se por um acaso resolver vender por nao achar alguma peça eu me interesso pelo cardan dele... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Blumenau Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 Andei muito com um motor identico a este nomeio dos anos 90. Muito torque. Dizia a lenda que eram motores comerciais para trabalho. Acredito que quase todas as peças mecanicas sejam compativeis tirando a rabeta. Boa sorte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 Blz Calil! Nós temos um 14hp ano 88, é um tratorzão. Anda um pouco menos que um 15hp, más aceita bem carga sem perder o desempenho ::please:: Motor valente e sem frescura smile:: Vou procurar o Tel de nosso mecânico e te informo por MP joia::: assim ficará mais fácil de vc encontrar peças... :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 marcelo, esse seu 14 ta mais zero ainda que meu jonsao!!! manda mais fotos detalhadas dele ai !!! foi repintado? pq as cores nao sao iguais do calil? mais info ai... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 Realmente são diferentes doeu:: Compramos o nosso em um leilão e não chegou bonitinho como está. (nós reformamos). CHEGOU ASSIM Reformamos o capo e revisamos a mecânica. Hoje ele é apenas de meu amigo e parceiraço de pesca... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 A Evinrude como td na época tinha o irmão gêmeo . E o 12hp tb Rafael H Bianchini reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 o que é aquele adesivo na lateral? nao foi repintado a parte da rabeta etc? se eu achasse uma borracha nova dessa do capo eu comprava, a minha nao esta desbeiçada mas nao ta mais certinha tb.. coisas da idade, acho que se estivesse ficaria mais silencioso ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AlexAdvo Postado Dezembro 1, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2015 Amigo, se os rolamentos "de agulha" que vc fala são os que vão nas bielas (peça n° 9 do diagrama cranckshaft e pistons), vc vai estar bem complicado, pois provavelmente afetou o virabrequim e as bielas, e aí vai ficar caro, pois o virabrequim OMC é uma peça só e se vc for encher pra depois retificar pode destemperar e complica bastante o serviço. Vai precisar de uma boa retífica, com boas máquinas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Dezembro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 Quem é vivo apareçe palmas:: :amigo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 Quem é vivo apareçe palmas:: :amigo: 2x ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Dezembro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 O 14 hp ja tinha visto 2 deles aqui na minha região inclusive naveguei com um deles apenas por uma pescaria. Agora esse 12 hp nunca tinha visto antes. kkkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alfredo Dias - Godô Postado Dezembro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 Rapaiz da gosto de ver, a galera manja dos paranauê mesmo, de verdade parabéns pelo conhecimento e vontade de ajudar... mestre:: forte abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Calil Postado Dezembro 2, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 Na verdade os rolamentos são os que vão na rabeta, part numbers 0376856 e 0386071 respectivamente BH1010 e BH1412, encontrei na internet mas a loja tem um pedido minimo de R$500,00. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Dezembro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 Calil....bom dia...agora vi que você é de Alfenas, tem um bom mecânico náutico aí, o Cleuber, ele deve arrumar tudo pra você...se precisar de peças, aqui tem duas lojas, posso ver pra você se precisar, ok? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 isso ai ta merecendo um banho quimico .. deixa td limpinho, brilhando, cai fora todas as sujeiras, ferrugem, pontos oxidados, etc, qqr oficina de carro faz isso baratinho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Calil Postado Dezembro 2, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 Ola Leonardo Rennó, poderia me passar o contato do Cleuber e das duas lojas ai? Astra, com certeza o banho químico sera dado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Dezembro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 calil pelo visto esta fazendo com carinho, ja esta assessorado pelos dois melhores caras de motores do forum, agora é pegar as pecas, dar aquele trato e ser feliz :) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Calil Postado Dezembro 2, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 Com certeza Astra, sou muito exigente no que faço, deixarei ele em perfeito estado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Dezembro 2, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 2, 2015 O telefone do Cleuber: 9-99743167 Alfenas As lojas daqui são: Pouso Nautica: Chicão 3421-5519 / 9-9995-3107 / 9-8806-9080 Pouso Alegre Nautica Gerais: Kid 9-9990-6655 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael H Bianchini Postado Novembro 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 24, 2016 Em 01/12/2015 at 20:35, Guto Pinto disse: A Evinrude como td na época tinha o irmão gêmeo . E o 12hp tb Olá Guto, tenho um Evinrude 12 hp idêntico a esse da foto, pesquisei muito sobre ele na internet, mas não consegui nada além de algumas fotos, queria qualquer material, manual, propaganda, vista explodida, diagrama de peças etc, mas só encontrei do 14 hp, descobri que esse Worktwin 12 hp foi fabricado somente em 1978, 79 e 80, esse motor foi comprado pelo meu pai zero km na HM (Hermes Macedo) de Blumenau, em 1979, como eu nasci em 1980 esse motor acompanha toda minha vida, e provavelmente vai comigo pro caixão, rss, acabei de desmonta-lo totalmente para uma reforma geral, vou deixa-lo 100% como original e novo de fábrica, e agradeço a qualquer amigo do fórum que tiver informações e material sobre este raro motor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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