Guto Pinto Postado Novembro 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 24, 2016 Rafael no caso vc necessita do manual de manutenção, ve com o Fábio Giovanoni aqui do fórum ele tem uns manuais muito completos, quem sabe não tenha um desse Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 24, 2016 nossa gutao = esse 12 hp vai ser fodaa , meu irmaooo será que ñ é = msma configuraçao do 9,9 / 15hp ?? que ano é exatamente esse motor ? 77/78/79 ??? ou 80 ?? raridade ; saiu uma serie só; me parece ; e bem pouco = confere guto ? vamos ver se alguem pode dizer algo tambem né ?? abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilbertinho Postado Novembro 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 24, 2016 Rapaziada, Tempinho atrás estava eu visitando uma senhora viúva onde moro (não havia segundas intenções), na companhia de um conhecido dela. No quintal, jogado como uma casca de banana, vi o que restava de um Johnson 45 HP. Pedi permissão para olhar de pertinho, e me surpreendi com a qualidade do que antes se fazia. Não há uma só peça de plástico externamente, tudo é na base do alumínio fundido, pesa paca. Empolgado, perguntei se ela o vendia, e ela respondeu que pertencera ao finado e que poderia levar de graça, só pra desocupar espaço. Trouxe para casa, chequei muita coisa, comprei várias peças pela web, inclusive o kit de partida elétrica, e logo essa raridade retornará à vida. A quem perguntar o que eu quero com essa "tranqueira", já que tenho motores seminovos de maior potência instalados em meus barcos, a resposta é bem fácil, é um misto de saudosismo e orgulho de ter em meu acervo náutico o que poucos podem se gabar de ter. Dito isso, sugiro que o amigo não desanime, cuide com carinho dessa preciosa máquina. Abraço do Gilbertinho, pescador da Amazônia. Elias Neto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Novembro 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 24, 2016 Fábio esse modelo do Rafael pela plaqueta que ele postou é ano 79, mas é diferente dos tradicionais 9.9 e 15, ,acredito qu ainda use platinado e hélice a pino. Motor mais raro, tem poucos relatos . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 minha opiniao aqui = usar o material tecnico do motor evinrude 14hp ok / por hora / ate que se encontre; algo do 12hp / material tecnico ; que tenho; é do = 12hp evinrude antigao = 1929 ate 1932 ok / agora seria interessante a turma que curte = acompanhar esse restauro né rafael ? bacana ; curto muito restauraçoes ; e trabalho c/ isso tambem ; vamos esperar = se aperece alguem ; c/ mais dados , e informaçoes do motor né ? amigao / eu; msmo ; gostaria de saber mais a respeito; e informaçoes tecnicas do motor ok/ abraço pessoal Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 hermes macedo ( tinha aqui tambem ; era jovem ; ainda kkkkk....) bons temposs ...... acredito que = manuais desses motores sao ; da OMC ok / sao; motores da familia = TWIN ( serie ; configuraçao ) / como guto citou = bem raro por aqui / c/ toda certeza ; eu gostaria muito = de ter o material tecnico desses motores ; tambem tamos nessa galera ; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 Este motor usa as mesmas peças do 15 HP da OMC NO BLOCO, E A RABETA É A MESMA DO 25 OMC SEM ESCAPE NO HÉLICE, é um motor comercial onde uniu o bloco do 15 com rabeta do 25 temos peças a vontade no mercado sem nenhum problema, a diferença dele pro 15 esta apenas no carburador ( GICLE) E ELE NÃO USA FILTRO DE ARe afogador é com injetor . NÃO TEM PROBLEMA NENHUM COM PEÇAS, precisar de alguma peça é só me ligar! Abraços Chicão Fabio Giovanoni, Guto Pinto e Anderson Luis Ribeiro Blas reagiu a isso 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 Boa Chicão, nada como um mecanico de verdade no fórum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 bacana chico quem sabe ; sabe ; ok amigao repetindo tambem = NADA COMO UM ; TECNICO MECANICO EXPERIENTE ; NO FTB OK valeu pelas dicas chico , MUITO BOM APRENDER SEMPRE ; e TROCAR CONHEÇIMENTOS ; todos os momentos ; c/ quem realmente = ent ende da arte abraçao Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 amigao rafael = se possivel posta umas fotos ; e mais detalhes p/ toda turma ; que curte ; e acompanha ok chicao ja´deu as dicas ; e acho que a galera ; ( eu pelo menos ) ; estamos acompanhando; o desfecho do seu motor ok boa sorte ; e cuida bem dessa reliquia ; camarada abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael H Bianchini Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 2 horas atrás, Chicão disse: Este motor usa as mesmas peças do 15 HP da OMC NO BLOCO, E A RABETA É A MESMA DO 25 OMC SEM ESCAPE NO HÉLICE, é um motor comercial onde uniu o bloco do 15 com rabeta do 25 temos peças a vontade no mercado sem nenhum problema, a diferença dele pro 15 esta apenas no carburador ( GICLE) E ELE NÃO USA FILTRO DE ARe afogador é com injetor . NÃO TEM PROBLEMA NENHUM COM PEÇAS, precisar de alguma peça é só me ligar! Abraços Chicão Olá Chicão, vc deve estar se referindo ao 14hp ser compatível com a rabeta do 25hp, por que o o meu 12hp é diferente, tem algumas peças compatíveis com o 6hp do mesmo ano de 1979 a exemplo da bomba dágua que vc pode ver nas fotos aqui com os códigos, e acredito que deve ter outras peças que ainda não tive tempo de conferir. bomba do 14hp e 25hp 0395270 bomba do 6hp e 12hp 0763758 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael H Bianchini Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 Vou criar um novo post exclusivo para o 12hp, para evitarmos misturar as coisas, porém não encontrei o fórum correto para motores, alguém pode indicar qual é fórum correto para eu abrir o post? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael H Bianchini Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 19 horas atrás, Gilbertinho disse: Rapaziada, Tempinho atrás estava eu visitando uma senhora viúva onde moro (não havia segundas intenções), na companhia de um conhecido dela. No quintal, jogado como uma casca de banana, vi o que restava de um Johnson 45 HP. Pedi permissão para olhar de pertinho, e me surpreendi com a qualidade do que antes se fazia. Não há uma só peça de plástico externamente, tudo é na base do alumínio fundido, pesa paca. Empolgado, perguntei se ela o vendia, e ela respondeu que pertencera ao finado e que poderia levar de graça, só pra desocupar espaço. Trouxe para casa, chequei muita coisa, comprei várias peças pela web, inclusive o kit de partida elétrica, e logo essa raridade retornará à vida. A quem perguntar o que eu quero com essa "tranqueira", já que tenho motores seminovos de maior potência instalados em meus barcos, a resposta é bem fácil, é um misto de saudosismo e orgulho de ter em meu acervo náutico o que poucos podem se gabar de ter. Dito isso, sugiro que o amigo não desanime, cuide com carinho dessa preciosa máquina. Abraço do Gilbertinho, pescador da Amazônia. Gilbertinho, é exatamente isso, "saudosismo e orgulho" muitos dos melhores momentos que tive em toda minha vida com meu pai, foram empurrados por esse motorzinho aí, em vários lugares diferentes, inclusive fora da água, pois sempre gostei do cheiro da gasolina, o ronco dos motores, e toda engenharia por trás deles, então eu estava sempre cuidando da manutenção, desmontando, montando, adaptando... desde muito jovem, apesar desse motor ter ficado parado por muitos anos, pois foi mais fácil comprar um motor novo do que reformar esse, nunca mais tive o mesmo prazer. Cuidarei bem dele sim, já desmontei quase todo, cada parafuso, só montarei novamente quando as peças a serem consertadas ou substituídas estiverem impecáveis, com calma e paciência ele vai sair como zero de fábrica! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael H Bianchini Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse: amigao rafael = se possivel posta umas fotos ; e mais detalhes p/ toda turma ; que curte ; e acompanha ok chicao ja´deu as dicas ; e acho que a galera ; ( eu pelo menos ) ; estamos acompanhando; o desfecho do seu motor ok boa sorte ; e cuida bem dessa reliquia ; camarada abraço Obrigado Fabio, postarei mais em breve!! segue uma só pra vcs verem o início da bagunça! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 SÓ ME REFERI AO 14 HP! Esse motor é o bicho pra andar e gastar combustível; tive um zero km onde o 15 esportivo ia com 10 litros eu gastava 20, mas chegava meia hora na frente!!! KKKKKKKK Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Novembro 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 25, 2016 anda mais que o jonson 15hp cabeca baixa??? o q pode ser feito no 15 pra melhorar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 26, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 26, 2016 boa sorte = na empreitada rafael estou acompanhando ; o restauro ok amigao / tamos nessa ; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael H Bianchini Postado Novembro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 28, 2016 Então para não misturar as coisas criei um post exclusivo do 12hp, segue o link amigos: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/41772-motor-de-popa-evinrude-12-hp-1979/#comment-476095 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Novembro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 28, 2016 Astra, anda mais e gasta quase o dobro, esses de 12 hp são os mesmo 14 sem nenhuma diferença que seja coisa seria apenas giclê e admissão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Novembro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 28, 2016 po qual a magica??? transmisaso?? se nao fosse o consumo eu mudava tb ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Squinzani Postado Dezembro 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 1, 2016 assim como o astra é apaixonado pelo jhonssão dele, eu tb sou pelo meu evinrude 14hp hehe motor monstro, mais leve que o 15hp normal, CREIO que ande menos, mas bebe mais hehe fiz esse pequeno video em uma pescaria em setembro, coloquei hélice nova e tinha dado uma revisão geral nele, creio que gastou bem pouco combustivel e estava bem andador ! qualquer dúvida em relação a este motor, pode me chamar que conheço vários detalhes dele ! abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Dezembro 7, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2016 espero que ajude ; caso ñ tenha visto ok rafael tem muitos videos; da uma olhada abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Heleno Postado Junho 5, 2020 Denunciar Compartilhar Postado Junho 5, 2020 Boa noite amigos, tenho um evinrude 14hp desses que eu comprei a pouco tempo. Me parece que o bloco superior dele é do moderno com cilindrada maior. Testei ele domingo passado e tinha pouca força, só andou melhor quando eu deixei o injetor aberto. Acredito que está com o bloco com cilindrada maior que a original e o carburador original, por isso falta de combustível. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.