ElcioMaia_AP Postado Dezembro 16, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2015 Pessoal venho aqui compartilhar com vocês minha experiência: Devido ao alto custo de manutenção de motores de popa em minha cidade, resolvi fazer umas comprinhas na martinelli e fazer eu mesmo uma revisão no meu 15 super. Comprei um rotor de bomba dágua clipper, 1 bisnaga de óleo de rabeta nautispecial e 1 bisnaga de graxa azul náutica nautispecial dentre outras coisas que não são para esse serviço. Nunca tinha mexido em um motor de popa, logo tirei um pino de pressão que prende o engate das marchas, é um cardanzinho que fica avista atras da rabeta, na verdade tem 2 pinos de pressão, eu tirei o de cima. Retira-se também os 4 parafuso da rabeta, aí vai sair tudo, depois de retirada a rabeta, vão ver um cardan grande e grosso e no pé dele na rabeta, tem uma caixa branca onde o rotor fica dentro, retire os 3 parafusos e deslize ela pelo cardan até sair tudo, preste atenção em uma presilha que fica no pé desse cardan, parece uma ponta de unha, ela serve para travar o rotor no cardan, ela pode se perder quando você retirar a caixinha com o rotor, retire o rotor velho e coloque o novo e passe graxa em tudo e monte tudo novamente. Apesar de meu rotor ser o original ainda e estar em perfeito estado, optei por colocar o novo já que havia desmontado tudo. Achei muito facil pessoal, pena não ter tirado fotos ou filmado para ilustrar, mas é realmente muito facil. Logo apos trocar o rotor, parti para a troca do óleo da rabeta, tirei o parafuso de cima e depois o de baixo, e deixei o óleo escorrer por 10 minutos, o óleo estava muito preto, acredito que estava ruim. Em uma ponta de uma mangueirinha de soro, Improvisei uma tampinha (não sei de que) que achei nos brinquedos de minha filha, rsrsrsrs, mas ela encaixou certinho pressionando no buraco debaixo da rabeta, na outra ponta da mangueirinha, encaixei uma seringa grande, onde fui enchendo de óleo e pressionando pra dentro da rabeta até derramar em cima, fechei o parafuso de cima, retirei a mangueirinha e fechei o parafuso debaixo, simples assim, muito fácil. Um serviço que o mecanico iria cobrar em torno de 200 reais aqui, saiu em torno de 75 reais com minha mão de obra. Fica a dica, que quiser se aventurar, realmente é muito fácil. Desculpem o português, e eu não saber o nome exato das peças, rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Dezembro 16, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2015 Boa dica, o procedimento é sempre o mesmo, o que muda nos motores é como soltar o varão do cambio, tem uns que só tira dentro do motor embaixo do carburador( Ex: mercury americano_) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Dezembro 16, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2015 Um dia também vou ter que trocar esse rotor da bomba dágua hehe , se depender de mecanico aqui estou lascado ::nada:: Valeu pela dica muito bom ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Andrey W Postado Dezembro 16, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2015 Apesar da falta de ilustração, ficou bem didático sua explicação e fácil de entender. Único senão é que quando vou colocar o óleo, não o faço pela furo superior. Faço pelo de baixo, com o bico da bisnaga e com o furo superior aberto. Assim que começar a merejar no de cima, tapo com o parafuso, retiro a bisnaga e tapo o de baixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Dezembro 16, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2015 elcio pra quem tem um nocao basica de mecanica e extremamente facio fazer esse serviço ! lembrando q tem q apertar os parafusos da bomba de agua com cautela pois ela e de um plastico ceco e bem resistente mais se aperta de mais ela trinca ! pelo preço q vc diz ter pago o rotor deve ser paralelo fique esperto nao de bobeira rotor paralelo e uma caca ele reseca facio tem q ser trocado todo ano ja o original a cada 3 anos ! rotor paralelo em yamaha 15 fmhs nao funciona nem a pau so vai com original ! eu tambem nao gosto de levar em mecanico, nao so pelo alto custo mais pela falta de cuidado q sertos mecanicos tem com motor o cara mete a chave de qualquer geito risca tudo o motor e eu so meio enjuando kkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Dezembro 16, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2015 lembrando tambem q apos a troca do rotor se vc verificar se o rotor esta danificado com alguma pa quebrada ou as pontas quebradas o correto e tiras aquela telinha q fica na rabeta aonde captura a agua para ver se nao fico la os detritos do rotor antigo e com motor funcionando bater um ar no orificio sinalizador aonde o motor mija , isso faz q se tiver qualquer sujerinha ou pedacinho do rotor antigo ele saia por baixo nao dechando entupi ! comprei um yamaha 15 o dono garantiu q tinha trocado o rotor e nem tinha usado o motor ai funcionei ele mijo bem fraco ai resolvi abrir e constatei q era zerinho ! levei no mecanico ele funciono o motor e so bateu um ar na aonde o motor mija rapidinho ele comeco a mija pois estava entupido e bem provavelmente com detrido do rotor antigo ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ElcioMaia_AP Postado Dezembro 24, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 24, 2015 Apesar da falta de ilustração, ficou bem didático sua explicação e fácil de entender. Único senão é que quando vou colocar o óleo, não o faço pela furo superior. Faço pelo de baixo, com o bico da bisnaga e com o furo superior aberto. Assim que começar a merejar no de cima, tapo com o parafuso, retiro a bisnaga e tapo o de baixo. Opa, Andrey, também realizei pelo parafuso de baixo até vazar emcima. abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ElcioMaia_AP Postado Dezembro 24, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 24, 2015 elcio pra quem tem um nocao basica de mecanica e extremamente facio fazer esse serviço ! lembrando q tem q apertar os parafusos da bomba de agua com cautela pois ela e de um plastico ceco e bem resistente mais se aperta de mais ela trinca ! pelo preço q vc diz ter pago o rotor deve ser paralelo fique esperto nao de bobeira rotor paralelo e uma caca ele reseca facio tem q ser trocado todo ano ja o original a cada 3 anos ! rotor paralelo em yamaha 15 fmhs nao funciona nem a pau so vai com original ! eu tambem nao gosto de levar em mecanico, nao so pelo alto custo mais pela falta de cuidado q sertos mecanicos tem com motor o cara mete a chave de qualquer geito risca tudo o motor e eu so meio enjuando kkkkk Opa Ricado, não tenho muita noção de mecãnica, mas sou muito curioso e pesquisei bem sobre o assunto no professor google, rsrsrsr, e agora você dizendo, acho que apertei demais os parafusos da tampa da bomba, agora é rezar pra não ter trincado, rsrsrsrs. E já me arrependi de ter trocado o rotor, pois o que estava era original e estava em perfeito estado, deixei ele guardadinho, acho que quando der problema coloco ele dinovo. será que ele vai prestar até lá? Valew Ricardo. abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ElcioMaia_AP Postado Dezembro 24, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 24, 2015 lembrando tambem q apos a troca do rotor se vc verificar se o rotor esta danificado com alguma pa quebrada ou as pontas quebradas o correto e tiras aquela telinha q fica na rabeta aonde captura a agua para ver se nao fico la os detritos do rotor antigo e com motor funcionando bater um ar no orificio sinalizador aonde o motor mija , isso faz q se tiver qualquer sujerinha ou pedacinho do rotor antigo ele saia por baixo nao dechando entupi ! comprei um yamaha 15 o dono garantiu q tinha trocado o rotor e nem tinha usado o motor ai funcionei ele mijo bem fraco ai resolvi abrir e constatei q era zerinho ! levei no mecanico ele funciono o motor e so bateu um ar na aonde o motor mija rapidinho ele comeco a mija pois estava entupido e bem provavelmente com detrido do rotor antigo ! Opa, pois é Ricardo, mas o meu estava em perfeito estado e é original ainda, já me arrependi de ter colocado o parlelo, valew, abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Dezembro 28, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 28, 2015 elcio eu voltaria o original e simples de trocar heheheh ainda mais se estiver perfeito como vc falou ! ele nao reseca facio nao original e de otima qualidade ok Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Delfino A F Filho Postado Janeiro 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 2, 2016 Pessoal, pra complementar a excelente contribuição do Elcio. No Youtube tem vários filmes mostrando esse trabalho de troca do rotor, troca de hélice, troca de óleo etc. Além disso tem vários filmes mostrando como cuidar da carretinha, trocar rolamentos das rodas etc. Um grande abraço e Feliz Ano Novo a todos com as melhores opescarias Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Janeiro 18, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 elcio fazia tempo q vc nao trocava o oleo da rabeta do motor ? cara troquei do meu tohtsu este fds e estava ecuro tambem parecendo oleo de carro a gasolina kkk o novo e amarelinho cor de mel kkk fiquei encucado achando q poderia ter entrado agua pelo retentor pq troquei de um yamaha q possui a uns tempos atrais e rodei bastante com ele o oleo tava amarelinha quando tirei cara fiquei meio cabreiro ! ja troquei de um mercury de um amigo meu mais nao recordo como sail o oleo ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Andrey W Postado Janeiro 18, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 O normal, quando o óleo está usado é isso mesmo. A característica de quando o óleo da rabeta ta contaminado com água é outra, fico meio esbranquiçado opaco. Se tá escuro, ta normal Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Janeiro 18, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 andrey valeu pela dica amigo ! vi na net q quando ta com agua fica meio leitoso esbranquiçado fiquei meio cabreiro kk pq eu tive um yamaha 2010 fiquei 3 anos sem trocar quando troquei tava bem clarinho entao axei q podia ser algum defeito nos retentores ok valew pela dica amigo obg Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ElcioMaia_AP Postado Janeiro 18, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 elcio fazia tempo q vc nao trocava o oleo da rabeta do motor ? cara troquei do meu tohtsu este fds e estava ecuro tambem parecendo oleo de carro a gasolina kkk o novo e amarelinho cor de mel kkk fiquei encucado achando q poderia ter entrado agua pelo retentor pq troquei de um yamaha q possui a uns tempos atrais e rodei bastante com ele o oleo tava amarelinha quando tirei cara fiquei meio cabreiro ! ja troquei de um mercury de um amigo meu mais nao recordo como sail o oleo Olá, é como o amigo Andrey disse, mas se tiver achando que tá entranco água, depois de uns dois meses, quando tiver pescado com o motor no minimo umas 3 vezes, escorre um pouquinho do oleo no dedo, aí vai dar pra você ter uma noção, se tá entrando água ou não. abraço amigo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Abril 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Abril 1, 2016 amigos óleo escuro = muito tempo de uso /// óleo turvo e branco ou de cor clara e turvo = esta c/ agua = na duvida troque e depois de andar confira novamente ok //// cso continui mudando a cor p/ branco e turvo = são os retentores ok / procurem trocar o óleo sempre antes um pouco do indicado = é a vida e lubrificação e durabilidade das engrenagens e eixos q ficam banhado e submerço dentro do óleo ficando quente e frio esse óleo qudo esta trabalhando la dentro tudo vedado fica ate espumoso c/ os giros altos do motor então turma vçs sabem a vida do motor de qualquer motor = filtro combustível / filtor óleo / e o OLEO ESPECIFICO P/ CADA MOTOR /// qto ao rotor da bomba = se vç ñ andou muito c/ o rotor q colocou no lugar do original = voltava logo o rotor original ok já esta casedo acostumado ok deixa o original sempre = qdo tiver duvidas = opte sempre pelo original = ainda mais se for peças importantes ok qualquer coisa to por ai / abraços amigos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Abril 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Abril 1, 2016 voçes deviriam tentar fazer também a limpeza do carbu /// = ñ é fuçar e fuçar viu = saber antes ao menos o funcionamento básico e depois ter a ferramenta certa ( dica pessoal qdo se trata de carburação? ? = em primeiro lugar se vç ñ tem lugar nem noção básica e nem quer tentar ou ñ se da bem c/ o cheiro da gasolina ou graxa na mao = NEM SE ATREVA NEM TENTE = VAI SER CAGADA E PREJUIZO NA CERTA OK // mas p/ quem tem uma noção básica ferramentas boas = p/ ñ estragar nem o parafuso nem a rosca do parafuso e nem a propia ferramenta ok turma = axo q todos deveríamos ser auto suficiente em = troca rotor // troca óleo / limpeza das velas de ignição = = muito importante siga o grau térmico q a vela do seu motor usa sempre /// outra coisa turma = as vezes ñ quer dizer q = sair faísca esta tudo bem c/ o modulo de ignição = pois é eletrônico = pode durar a vida toda mas também pode acontecer de queimar = coisa rara mais acontece ok /// espero poder ajudar obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Abril 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Abril 1, 2016 agora gasolina de boa qualidade = eu sabia q tinha só no sul = agora ñ sei mais se também é de confiança = falndo bem a verdade turma = p/ mim a gosolina de hj ñ é gasolina ok = trabalho a quse 35 anos c/ motores e carburadores 2 t de alto rendimento e giro = tipo motores de popa // 2t = só q refrigerados a ar e ñ pela agua = tenho oficina aqui = e todos ou a maioria dos problemas é pela gasolina / pessoal a pior coisa é a gasolina adulterada ( c/ o maldito solvente de borracha = o mais usado p/ batizar a gasolina / mas ñ p/ por ai = antes na época de 70 e 80 ate 90 se encontrava uma gasolina boa = depois q parou de adicionar =o MTBE ( metil tércio butil éter = q adicionado nos teores de 11a 13 % ; mais mudanças na formulaçaoda gasolina / faz c/ q o motor tenha um desempenho adquado sem contaminar nenhum sistema de combustível ou carbu e bicos injetores //// também ñ é só o fuell ( combustível ) o pessoal erra muito na mistura gasolina + óleo = tanto na especificação do óleo tanto na dosee ???? na maioria dos motores 2t tem q se usar óleo na mistura c/ gasolina na proporção ideal = nem mais nem menos = abaixo da proporção causa = falta de lubrificação falta de refrigeração também e fundi trava o motor /// a ñ ser na faze de amaciamnto e tals /// agora acima da proporção = motor ñ desenvolve fica xoxo // podendo engazopar constantemente e além do mais vç esta jogando óleo e dinheiro fora e sujando ( carbonizando mais rápido seu motor = e c/ muita carbonização ( carvão dos restos da queima e combustão ) também acaba por final fundindo o motor = isso é regra ñ pode ter falaha ok ate turma espero ter ajudado em algo ate abraços a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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