FabianoTucunare Postado Janeiro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2016 OLA AMIGOS, e com grande tristeza que venho informar que esta liberado a pescaria com redes e zagaia na regiao de Barcelos... esta podendo matar o tucunare, e o pior de tudo, convesando com uma pessoa que estava no geleiro, ele me disse, que o tucunare maior, tem muito mais valor comercial, e isso faz com que eles procurem os maiores, mais ele disse que esta matando tudo, tanto o açu, borboleta e paca estou chegando de uma pescaria de 15 dias, de 2 a 16 de janeiro de 2016, onde vi varios gelerios e muitas redes no rio negro. mais muitos mesmo, quando era proibido eles ja matavam, imagina agora liberado a pesca na regiao do ATAUI, NOS ULTIMOS LAGOS, CONTEI 9 redes e mais de toneladas de peixes mortos em geleiros indo para Manaus. uma tristeza de doer o coraçao. Eu nem sei mais se meus filhos de 2 anos e outro de 6 meses terao o privilegio de pegar os tucunas do negro. Estou indignado com o descaso que estao fazendo com a regiao de BARCELOS, temos que unir as forças e tentar reverter esse quadro o mais rapido possivel, senao vao acabar com tudo nessa ultima semana de pescaria no NEGRAO, alem de eu ver tudo isso, ainda estava pegando fogo em grande parte da floresta, o negrao estava uma fumaça preta, pegando fogo para todo lado, durante a semana inteira... o pessoal do ANGATUR AÇU. falou que nunca tinha visto isso na vida, e olha que eles conhecem bem o rio. Eles me disseram que e o proprio ribeirinho pescador de redes e geleiros que fazem fogueiras e nao apagam o fogo, causando varios focos de incendios na selva Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduBacha Postado Janeiro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2016 :choquei: buaa:: sem comentários... Qual o motivo da liberação? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Transferetti Postado Janeiro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2016 E é por essas e outras que estamos procurando novos lugares pra pescar. Não dá pra entender quem libera uma coisa dessas. Aliás, dá sim $$$$$$, esse é o entendimento, mais será que vender tucunaré pra Manaus rende mais do que o turismo de pesca? E as outras pessoas que dependem do turismo? Vão ter que virar geleiros também? Deve ser porque é mais fácil liberar do que achar uma outra atividade rentável pros geleiros. Uma delas é que podiam criar tucunaré em cativeiro pra vender. Mais como aqui é o país do contra, acabam os peixes do rio e vamos pescar nos cativeiros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Janeiro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2016 Não me estranha, outro dia achei na peixaria aqui um Açu de uns 10kg sendo vendido. Detalhe: moro numa cidade de 50mil habitantes no interior de SP. Ou seja se até aqui tem pra vender imagina o que devem estar matando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tedesco Postado Janeiro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2016 Vixi, o povo vai acabar com tudo ai nessa região, daqui a 2 anos vai ser raro pegar um açu maior de 10 kg, se continuar nessa matança vai sobrar somente as fotos dos pescadores que la foram, nos bons e saudosos tempos, ou seja, vai ficar na memoria de poucos sortudos que tiveram a oportunidade de conhecer o local quando era proibida a pesca predatória. Aqui em Cáceres estamos passando por algo parecido com isso com a pesca do pintado, daqui a alguns anos vai ser raro capturar um pintado maior de 10 kg, graças a Deus temos o dourado que cada ano que passa aumenta a sua população e o tamanho (hoje em dia dourados de 10 kg pegos na IA não são mais raros), graças a esse peixe que não desistimos da pesca esportiva aqui na minha cidade. Só lembrando (Fabiano) o convite esta sempre aberto, quando quiser vir pescar aqui é so avisar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Janeiro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2016 Diante desses fatos, fica "no ar" a pergunta da razão da Taxa de Pesca instituída pelo Prefeito Beleza para todos os Pescadores Esportivos que vão à Barcelos ? A "taxa" passou a ser cobrada após lei municipal que foi votada e aprovada pela Câmera de Vereadores locais ! Dizia - entre outras coisas - que o objetivo da arrecadação era o de promover a fiscalização exatamente contra a pesca profissional e as "geleiras"... Desta última vez houve adesão dos Operadores de Pesca da região, que montaram uma associação para acompanhar o tema ! Novamente fica comprovado que nunca fomos (ou seremos) um "povo sério" (ressalvas são permitidas, mas em pequeno número). Mais do que comprometer uma atividade de serviços para uma cidade que é basicamente extrativista, coloca em risco a degradação do meio ambiente... Temos visto - pelas notícias da internet - que "existe" uma Polícia Militar Ambiental na Amazônia ! Isso serve mesmo para o que - relacionado à proibição de pesca profissional em Barcelos ?? ::nada:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Giovani Z. Martins Postado Janeiro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2016 Notícia lamentável, a qual já tinha conhecimento. Aguardando o voo para retorno, eu juntamente com um amigo da pescaria estávamos passeando por Barcelos na tarde do sábado (09/01/2016), quando chegamos até o Porto Municipal. Lá pudemos observar mais de 50 (cinquenta) caixas grandes de isopor carregadas com peixes abatidos naquela região e com destino à Manaus sendo carregadas em um barco. Curioso, perguntei para um cidadão a respeito daquelas caixas de isopor e a resposta foi que estavam transportando peixe e eram destinadas à capital. A mesma pessoa esclareceu que foi publicado um Decreto Municipal liberando a pesca do Tucunaré e isso com aval do Governador do Estado, sob pressão das empresas de pesca. Imagina o poderio econômico da classe e sua influência na administração pública!!! Será que as autoridades daquele município não se atentaram da importância que o turismo tem para a urbe. Os valores que despejamos na cidade trazem inúmeros empregos (diretos e indiretos) e a pesca predatória acarretará no fim da atividade turística de pesca esportiva. Mesmo de muito longe estou muito triste com a situação, o que poderemos fazer para reverter essa situação? Isso é muito grave, pois, mais um destino está ameaçadíssimo. Retrato do nosso Brasil !!! GIOVANI Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Janeiro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 17, 2016 Diante desses fatos, fica "no ar" a pergunta da razão da Taxa de Pesca instituída pelo Prefeito Beleza para todos os Pescadores Esportivos que vão à Barcelos ? A "taxa" passou a ser cobrada após lei municipal que foi votada e aprovada pela Câmera de Vereadores locais ! Dizia - entre outras coisas - que o objetivo da arrecadação era o de promover a fiscalização exatamente contra a pesca profissional e as "geleiras"... Esse prefeito safado deve estar arrecadando dinheiro dos dois lados...dos pescadores esportivos, através dessa taxa e também dos pescadores profissionais, que devem ter pago propina para ele liberar a pesca com redes. Infelizmente esses políticos são igual put@ para dinheiro, nem se importam se vão acabar com tudo. Para tentar reverter isso tem que haver pressão dos operadores da região e dos pescadores esportivos, ameaçando de parar todos de pagar essa inútil taxa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Janeiro 18, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 Muito estranho ... temos um normativo criando uma moratória de 3 anos em relação ao tucunaré ... ABOT etc. não falaram nada ... Se alguém tiver a Portaria, postem aí ... Vamos nos mexer todos, urgente. Vejam a portaria de janeiro de 2015: Após muito desgaste, discussões, reuniões intermináveis e, considerando:-> A importância social e econômica do tucunaré para manutenção de ocupação e renda a centenas de famílias no município de Barcelos durante a temporada de pesca esportiva;-> 99% do contingente de turistas que visitam a região de Barcelos, o fazem em função da pesca esportiva das grandes matrizes de tucunaré, fazendo circular uma receita bruta de mais de R$ 20 milhões de reais no médio rio negro beneficiando direta e indiretamente dezenas de profissionais e segmentos;-> O fato de Barcelos, juntamente com Manaus e Parintins serem considerados pelo Ministério do Turismo como um dos maiores polos indutores de turismo do Amazonas;-> Art.30 da CF;-> Jurisprudência de outros municípios Brasileiros que possuem legislação similar para proteção de espécies de peixes em suas águas fluviais (internas);-> Suplementação da legislação Estadual – decreto N°31.151 que já proíbe a pesca comercial do tucunaré e aruanã desde a foz do rio branco;-> Redução dos estoques naturais devido a pesca predatória;-> Tucunaré não é o peixe preferencial da população ribeirinha;-> Os Tucunarés abatidos por barcos geladores não alimentam a população de Barcelos – são vendidos nas feiras de Manaus/Manacapuru/Novo Airão/SGC a classe média-alta e não deixam nenhum centavo de receita no município de Barcelos;->Necessidade de proteção ao investimento de mais de 27 empresas que operam turismo de pesca esportiva na região;-> Acordo firmado entre a Prefeitura Municipal de Barcelos e a ABOT – Associação Barcelense dos Operadores de Turismo;-> Consulta feita a alguns advogados sobre o tema;-> Consulta feita a SDS - Secretaria de Desenvolvimento Sustentátel e orientações recebidas acerca do tema;-> Interesse do CONEPA - Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura- No qual a ABOT tem assento, em transformar o Amazonas em um dos melhores lugares para pesca esportiva da America Latina; Comunicamos com grande satisfação a todos os interessados que finalmente, saiu a portaria municipal N°001/2015 de 15/01/15 que estabelece um período de defeso de 3 anos a espécie tucunaré e PROIBE a CAPTURA, TRANSPORTE E COMERCIALIZAÇÃO PARA PESCA COMERCIAL NA ÁREA DO MUNICÍPIO DE BARCELOS/AM. Entendemos que muita coisa ainda precisa ser feita, mas não temos dúvida que esse passo é fundamental para manutenção de uma das maiores atividades econômicas do município de Barcelos e do médio Rio Negro; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Janeiro 18, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 Mesmo revogada a portaria de barcelos, ainda está em vigor o decreto estadual que proíbe a pesca comercial do tucunaré. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João_Medeiros Postado Janeiro 18, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 Absurdamente lamentável. Isso é Brasil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Amaral Postado Janeiro 18, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 No final do ano passado, li um relato de um amigo aqui do FTB que dizia ver diversos barcos geleiros subindo o rio Negro. E na época ainda não estava liberado essa porcaria de pesca predatória.. Barcelos vive quase que exclusivamente para a pesca esportiva... certo? Fazem uma liberação dessas... O que eles querem?! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
luiz fernando reis Postado Janeiro 18, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 Amigos eu sempre tive vontade de ir a Amazônia mesmo não tendo pescado lá gostaria de comentar sobre o assunto. Isso é um descaso com o turismo da pesca na região. A melhor maneira de tentar reverter esse quadro seria um boicote a região. Usem as redes sociais para divulgar que a pesca predatória foi liberada e incentivem as pessoas a não irem esse ano . Tem que entrar em contato com as empresas que operam , hotéis e pousadas, empresa que freta avião, enfim todo o comércio que os pescadores estão acostumados a frequentar e explicar a razão de não ir esse ano para Barcelos. Fazendo isso eles vão sentir no bolso e vão tomar providências para derrubar esse decreto. As três principais cidades sentiriam no bolso Manaus,Barcelos e SIRN. Sei que é difícil das pessoas abrirem mão de correr atras do troféu mas se todos se unirem e não forem na próxima temporada eles pensarão na besteira que fizeram. Agora. Se todos continuarem indo pra lá e enchendo a região de dinheiro não vai fazer diferença nenhuma para eles. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Transferetti Postado Janeiro 18, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 18, 2016 Eles querem é acabar com tudo mesmo, peixes, árvores, rios pra que a população, que sempre é a que mais sofre com as políticas erradas intencionalmente continuem dependentes e votando nos mesmos políticos corruptos em troca de promessas falsas e coisinhas que compram votos. Dai eles vão sempre enriquecendo e nós empobrecendo. A natureza que se dane, quase ninguém liga pra ela. É triste, é Brasil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcia Postado Janeiro 19, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 19, 2016 :choquei: buaa:: sem comentários... Qual o motivo da liberação? Eu ví uma matéria no Estadão de que saiu uma portaria liberando a pesca artesanal no período do defeso ao mesmo tempo em que suspendia o seguro-defeso pelo mesmo tempo. http://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/governo-suspende-defeso-e-libera-pesca-de-peixes-em-epoca-de-reproducao/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alfredo Dias - Godô Postado Janeiro 19, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 19, 2016 Enquanto nós pescadores esportivos aguardávamos uma maior fiscalização e extinção de barcos geleiros e pesca profissional, vem uma noticia dessas totalmente contrária a preservação. Ainda não tive condições de fazer uma pesca desse nível, e pelo jeito quando eu puder ir não haverão bons peixes infelizmente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alefigueira Postado Janeiro 27, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 27, 2016 Eu pesquei no Santana rio negro lodge que fica 02 horas de barcelos, lá pro lado do rio Itu e arirarraua contei uns 10 barcos geleiros tão matando tudo , fomos pegar gelo em um desses barcos e vi uns 10 bocudos com certeza passava de 8 kg cada um que tristeza saber que aquilo virou terra de ninguém , os pescadores profissionais dos barcos geleiros tão acabando com tudo e o governo do amazonas não ta nem aí , nestes dias que estive lá não vi nenhuma fiscalização , nem se quer policia ambiental tinha por lá, um descaso total das autoridades. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcia Postado Janeiro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 28, 2016 http://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/governo-suspende-defeso-e-libera-pesca-de-peixes-em-epoca-de-reproducao/ http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/01/11/em-liminar-stf-mantem-suspensao-do-seguro-defeso Não entendo muito de leis, mas toda essa matança não está ocorrendo porque o governo federal, com a desculpa de recadastramento suspendeu o pagamento do seguro-defeso e por consequencia liberou a pesca em todo o Brasil? E se for verdade, o que vai acontecer com o turismo de pesca? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Janeiro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 28, 2016 Prezados Além da suspensão do seguro defeso e suas consequências, outra coisa pode estar colaborando para essa situação. Nesta temporada não pagamos a licença de pesca esportiva municipal de Barcelos, pois as operadoras, não concordando com tal cobrança, orientaram seus clientes a não efetuarem o pagamento. Será que a liberação de pesca para os geleiros não seria uma retaliação à pesca esportiva por parte do governo municipal de Barcelos? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Mauricio Postado Janeiro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 28, 2016 Eu tenho a mesma ideia do amigo Alfredo...ainda não tive oportunidade de ir até o local. É um planejamento pra daqui a algum tempo, e se a continuar essas tristes notícias, esse maravilhoso local vai se acabar... Nada me tira da cabeça, que tem o dedo podre desse governo do pt nisso...lamentável... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcia Postado Janeiro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 28, 2016 Eu tenho a mesma ideia do amigo Alfredo...ainda não tive oportunidade de ir até o local. É um planejamento pra daqui a algum tempo, e se a continuar essas tristes notícias, esse maravilhoso local vai se acabar... Nada me tira da cabeça, que tem o dedo podre desse governo do pt nisso...lamentável... Está na hora de todos os pescadores esportivos, a começar deste forum, se unirem com os operadores da região (eu sei que tem muitos operadores aqui mesmo)e tentar reverter essa situação que, se continuar assim, fatalmente acabará com a pesca esportiva, que é o que dá dinheiro ao município. Eu sou a primeira a assinar qualquer manifesto contra a pesca predatória. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcia Postado Janeiro 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 28, 2016 Amigos eu sempre tive vontade de ir a Amazônia mesmo não tendo pescado lá gostaria de comentar sobre o assunto. Isso é um descaso com o turismo da pesca na região. A melhor maneira de tentar reverter esse quadro seria um boicote a região. Usem as redes sociais para divulgar que a pesca predatória foi liberada e incentivem as pessoas a não irem esse ano . Tem que entrar em contato com as empresas que operam , hotéis e pousadas, empresa que freta avião, enfim todo o comércio que os pescadores estão acostumados a frequentar e explicar a razão de não ir esse ano para Barcelos. Fazendo isso eles vão sentir no bolso e vão tomar providências para derrubar esse decreto. As três principais cidades sentiriam no bolso Manaus,Barcelos e SIRN. Sei que é difícil das pessoas abrirem mão de correr atras do troféu mas se todos se unirem e não forem na próxima temporada eles pensarão na besteira que fizeram. Agora. Se todos continuarem indo pra lá e enchendo a região de dinheiro não vai fazer diferença nenhuma para eles. Acontece que a maioria dos pacotes para esta temporada já está fechada. Eu mesma vou pela primeira vez com um grupo de casais em novembro. Ainda acho que devemos abrir a boca no trombone e fazer varios manifestos (podemos começar por aqui)em parceria com hoteis, pousadas e operadoras. O que vocês acham? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
luiz fernando reis Postado Janeiro 29, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 29, 2016 Márcia o problema é maior do que a gente pensa. Tem muita grana envolvida nisso ai e hoje até tenho duvida no que mais da retorno para o municipio de Barcelos . Se é a pesca predatória ou o turismo. Fiquei sabendo que tem um político influente em Barcelos que tem essas geleiras que são tão criticadas pelos usuarios e pescadores do forum . E sejamos realistas, eles não estão nem aí o que importa é dinheiro no bolso e não se preocupam em preservar. Acho difícil de pescadores que estão acostumados a ir 2,3,4 vezes por ano abrir mão de uma temporada inteira em favor de um proposito maior. A ideologia é muito bonita mas na pratica infelizmente é diferente. Tanto é que ninguém se manifestou Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wellington BSB Postado Janeiro 29, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 29, 2016 O problema é que todo mundo só ouviu falar ... O Werner já tinha cruzado com 2 geleiros no começo do ano ... só q um deles foi preso lá em Barcelos mesmo ... Agora o Fabiano cruzou com um monte ... como ninguém tá subindo nos afluentes, os geleiros devem estar no Negrão, no máx na boa dos principais afluentes ... É igual em qq rio ou córrego do Brasil inteiro: os pescadores profissionais existem e extrapolam em todo lugar. Longe de terem sido revogadas as proibições. Mesmo o problema de pagamento do seguro defeso já fora equacionado antes da notícia deste tópico. A briga da ABOT com o município de Barcelos é, como em qq lugar, política, até q o representante deles se eleja ou ocupe algum cargo lá. O negócio é guerra de desinformação, pois nem procurar na internet ninguém sequer faz antes de postar. Ninguém merece ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcia Postado Janeiro 30, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 30, 2016 Márcia o problema é maior do que a gente pensa. Tem muita grana envolvida nisso ai e hoje até tenho duvida no que mais da retorno para o municipio de Barcelos . Se é a pesca predatória ou o turismo. Fiquei sabendo que tem um político influente em Barcelos que tem essas geleiras que são tão criticadas pelos usuarios e pescadores do forum . E sejamos realistas, eles não estão nem aí o que importa é dinheiro no bolso e não se preocupam em preservar. Acho difícil de pescadores que estão acostumados a ir 2,3,4 vezes por ano abrir mão de uma temporada inteira em favor de um proposito maior. A ideologia é muito bonita mas na pratica infelizmente é diferente. Tanto é que ninguém se manifestou Quanto maior o problema maior o desafio!!! Tenho certeza que outros "biguás" estão lendo este post... Já é um começo. Só espero que comecem a se manifestar... A propósito, como é o nome desse político "influente"? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.