Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 13, 2016 BARCELOS – DEZEMBRO DE 2015 Foi um ano de muitas trocas de ideias, pessoalmente ou por e-mails, e de reuniões praticamente mensais, com a ansiedade a cada dia se aproximando mais do limite. Mas, enfim, dezembro chegou e com ele a nossa tão aguardada pescaria em Barcelos. Eu checava o nível do rio Negro com frequencia, pelos sites da Agência Nacional de Águas e da CPRM e a preocupação era se haveria água suficiente para uma boa pescaria, uma vez que o El Niño tratou de “enxugar” os rios da região. O encontro da turma toda foi no café-da-manhã no hotel em Manaus, já que não foi possível todos viajarem juntos de Piracicaba a Manaus. O voo fretado de Manaus a Barcelos foi bastante tranquilo, rápido e confortável. O movimento de pescadores era pequeno, porém compreensível pela proximidade com o Natal. Lá embaixo as previsões se confirmavam. Praias e mais praias ao longo do Negro e dos afluentes. Enfim, Barcelos. Terra dos açus! No porto de Barcelos, onde o nível baixo da água chamava a atenção, fizemos a foto oficial da turma. Da esquerda para a direita: Álvaro, Cláudio, Carlos (eu), Wilson, Thomas e Chaud. A proposta do pessoal do nosso barco, o Poraquê, era de pescarmos no rio Itu, onde haviam feito boas pescarias na temporada e o nível ainda estaria dando para navegar. E foi para lá que rumamos. Preparando a tralha. Na primeira tarde de pesca, já na região da boca do Itu, tivemos muitas ações, mas de peixes pequenos. No dia seguinte os peixes maiores começaram a aparecer. A nossa parada para o almoço foi em uma praia belíssima. O nível baixo e a água limpa nos permitiam ver os peixes em alguns locais. Em uma ressaca muito rasa eu fiquei impressionado com a quantidade de arraias, de todos os tamanhos. Nunca antes havia visto tantas juntas. Logo me veio à cabeça o risco que corremos quando entramos na água para arrastar os barcos para algum lago. Estávamos preocupados com o nível do rio, que estava secando muito rapidamente. No dia seguinte, terça-feira, conseguimos pescar no Itu apenas até a hora do almoço. Tivemos que voltar ao Negro, pois o risco de ficarmos encalhados no afluente era muito grande. Nesse dia saíram alguns peixes de bom tamanho, inclusive os maiores da pescaria. Começamos a descer o Negro e nele pescamos até o final da semana. Exploramos praias, paranãs, lagos e ilhas e os peixes foram saindo. E saíram em boa quantidade. Na sexta-feira à noite fomos presenteados com um churrasco maravilhoso, comemorando nossa excelente pescaria. O lugar escolhido era belíssimo. Sábado, nosso último dia de pescaria, amanheceu com um céu fantástico. Já estávamos bem próximos a Barcelos e mesmo assim a pescaria foi bem produtiva. Resumidamente, podemos dizer que foi uma pescaria excelente em termos de quantidade, com muitos peixes na faixa de quatro a seis quilos. No quesito qualidade foram poucos os troféus, mas o suficiente para deixar a todos bastante satisfeitos com a pescaria. Quanto às iscas, pescamos praticamente apenas com as de superfície. Em algumas poucas situações tivemos que usar as twitch baits e os jigs. Eu, particularmente, durante noventa e cinco por cento do tempo, pesquei apenas com duas iscas: jumpin’ minnow e rip roller. Outras iscas que deram bons resultados para os companheiros, além das duas já citadas, foram a Bonnie 128 e a Dr. Spock, da KV. Após uma semana, estávamos de volta a Barcelos. Fim da pescaria. Até a próxima rio Negro! Na minha opinião, o ponto alto da pescaria foi o entrosamento do grupo. Não faltou alegria, companheirismo e disposição para ninguém. Foi apenas a minha segunda pescaria em Barcelos, mas para os outros cinco era a sua estreia com os açus e eles ficaram tão contentes que a próxima já está agendada. Quero deixar aqui registrado meu agradecimento a toda a equipe do Poraquê, que se desdobrou para que fizéssemos uma boa pescaria. Quero deixar também um abraço a cada um dos parceiros, que contribuíram para que essa tenha sido uma das melhores pescarias que já fiz. E, finalmente, quero agradecer a Deus e a minha família por mais essa oportunidade de passar uma semana maravilhosa na Amazônia, fazendo uma das coisas que mais gosto, que é pescar ao lado dos amigos! Um grande abraço a todos. Carlos Vettorazzi Piracicaba, fevereiro de 2016 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Fevereiro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 13, 2016 Amigo Carlos, Que belo relato com ótimas fotos ! ::tudo:: Sem qualquer dúvida, esses esquemas de grupos menores tendem a aproximar (ainda mais) os companheiros do Grupo, inclusive no desfrute da pescaria ! arrow:: Conheço o rio Itu, com suas muitas curvas de acesso, e seus lagos com bastante saicangas - não as encontrou ?? ::fishing O local é de fato muito bonito, ainda mais seco como se apresentou ! arrow:: Mas acredito que o bom mesmo foi o nosso "velho e produtivo Negro", que nunca nos deixa na mão ! mestre:: arrow:: O visual sempre é fantástico, com suas praias de areias finas e águas transparentes, sempre convidativas ! palmas:: Tem uma foto (vou ver se a reproduzo abaixo) que me parece estarem debatendo a "situação do cenário brasileiro"... :gorfei: Não me lembro de ter visto Barcelos com tão pouca água assim ! Certa feita encontrei algo parecido em Santarém, numa das piores secas havidas na região, mas que muito se aparentava a essa situação que vocês encontraram ! A navegação só podia ser feita nos canais ! :choquei: arrow:: Felizmente vocês superaram todas essas adversidades, e mais que isso, fizeram uma ótima pescaria com belíssimos exemplares fotografados ! A T20 mostrou sua comprovada eficácia (como de hábito) e as hélices ainda desentocaram uns belos exemplares... ::fishing Não chegaram a testar umas sub-superfícies (twitch bait) ? Deveriam estar no seu elemento com águas tão baixas e transparentes ! Foram de ATR e voltaram de Caravan ? Foi o que me pareceu pelas fotos... Usaram o Magal (despacho aéreo) nos "transfers" de Manaus / Barcelos ? Não pesquei no Poraquê, mas sempre ouvi falar muito bem dele, o que se comprova mais uma vez pelo seu relato ! palmas:: Por fim, e contrariamente ao que as pessoas possam pensar, a região próxima a Barcelos é SEMPRE fantástica ! :choquei: arrow:: Mesmo com tantos pescadores lançando iscas na temporada, nunca deixa de produzir bons resultados ! Tem uma sequência de lagos praticamente dentro da cidade, que sempre nos brinda com exemplares próximos à 8 quilos ! ::fish2 Pelo visto, já entraram no "vício" de começarem a se programar para retornar na próxima temporada ! Isso é mais que normal ! aplauso:: arrow:: Mais uma vez PARABÉNS pelos resultados apresentados ! doutor:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Neto Postado Fevereiro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 13, 2016 aplauso:: aplauso:: aplauso:: Maravilha de narrativa, belos exemplares em outubro será minha vez de pescar o açu expectativa desde já muito grande... Parabéns a todos pela linda empreitada. Abraçoss. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Arildo Maia Postado Fevereiro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 13, 2016 Parabéns Vettorazzi. Bela pescaria e relato melhor ainda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Túlio Bueno Vieira Postado Fevereiro 14, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14, 2016 Poxa que relato, que imagens. Parabéns Grandes peixes e grandes emoções Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiWillian Postado Fevereiro 14, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 14, 2016 Belo relato e lindas imagens, parabéns ao grupo. Tenho certeza que a próxima vai ser melhor ainda! Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Amaral Postado Fevereiro 15, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 15, 2016 Parabéns pela bela pescaria amigo! E que belas fotos hein!!! Show Abraços, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mauro Maleque Postado Fevereiro 15, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 15, 2016 Belo relato, parabéns pelo sucesso na pescaria. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Fevereiro 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Baita jornada , bela pescaria e lindos peixes parabéns !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Law Huei Postado Fevereiro 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Mais um ótimo relato Carlos, obrigado por compartilhar ! abraços Law Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dalcio R. Andrade Postado Fevereiro 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 No final de novembro tambem fiz uma maravilhosa pescaria com o poraque no rio itu, só eu peguei mais de 300 peixes alguns de 9 quilos, pescaria dos sonhos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dalcio R. Andrade Postado Fevereiro 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 até hoje não aprendi a postar as fotos, que vergonha! ajuda aí Fabricio! já li e reli as instruções mas não estou conseguindo! analphabite é a mãe rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilson de Souza Postado Fevereiro 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Excelente pescaria professor, aliás, como sempre! Esse ano o negócio está feio lá por cima. Ontem vi na TV que a represa de Balbina secou. O pessoal das pousadas estão pescando no leito do Uatumã no meio da represa. abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Amigo Carlos, Que belo relato com ótimas fotos ! ::tudo:: Sem qualquer dúvida, esses esquemas de grupos menores tendem a aproximar (ainda mais) os companheiros do Grupo, inclusive no desfrute da pescaria ! arrow:: Conheço o rio Itu, com suas muitas curvas de acesso, e seus lagos com bastante saicangas - não as encontrou ?? ::fishing O local é de fato muito bonito, ainda mais seco como se apresentou ! arrow:: Mas acredito que o bom mesmo foi o nosso "velho e produtivo Negro", que nunca nos deixa na mão ! mestre:: arrow:: O visual sempre é fantástico, com suas praias de areias finas e águas transparentes, sempre convidativas ! palmas:: Tem uma foto (vou ver se a reproduzo abaixo) que me parece estarem debatendo a "situação do cenário brasileiro"... :gorfei: Não me lembro de ter visto Barcelos com tão pouca água assim ! Certa feita encontrei algo parecido em Santarém, numa das piores secas havidas na região, mas que muito se aparentava a essa situação que vocês encontraram ! A navegação só podia ser feita nos canais ! :choquei: arrow:: Felizmente vocês superaram todas essas adversidades, e mais que isso, fizeram uma ótima pescaria com belíssimos exemplares fotografados ! A T20 mostrou sua comprovada eficácia (como de hábito) e as hélices ainda desentocaram uns belos exemplares... ::fishing Não chegaram a testar umas sub-superfícies (twitch bait) ? Deveriam estar no seu elemento com águas tão baixas e transparentes ! Foram de ATR e voltaram de Caravan ? Foi o que me pareceu pelas fotos... Usaram o Magal (despacho aéreo) nos "transfers" de Manaus / Barcelos ? Não pesquei no Poraquê, mas sempre ouvi falar muito bem dele, o que se comprova mais uma vez pelo seu relato ! palmas:: Por fim, e contrariamente ao que as pessoas possam pensar, a região próxima a Barcelos é SEMPRE fantástica ! :choquei: arrow:: Mesmo com tantos pescadores lançando iscas na temporada, nunca deixa de produzir bons resultados ! Tem uma sequência de lagos praticamente dentro da cidade, que sempre nos brinda com exemplares próximos à 8 quilos ! ::fish2 Pelo visto, já entraram no "vício" de começarem a se programar para retornar na próxima temporada ! Isso é mais que normal ! aplauso:: arrow:: Mais uma vez PARABÉNS pelos resultados apresentados ! doutor:: Caro Kid Esse esquema de grupos pequenos é realmente muito bom. Já pesquei por diversas vezes (teimosia) em grupos grandes (mais de dez pessoas) e as experiências, em geral, não foram totalmente positivas. O rio Itu é muito bonito mesmo, pena que não conseguimos subir mais e pescar por lá por mais tempo. Não encontrei as saicangas, mas, em compensação, tinha traíra de monte. Em alguns lugares, era só arremessar rente à margem e trabalhar um pouco o stick que a pancada vinha. E cada cavala... A T20 foi, para mim, a isca da semana, ao lado da rip roller, mas esqueci de dizer que a sará-sará também pegou muitos peixes. Usei a perversa no início da pescaria mas, depois que afirmei com a T20, praticamente não usei outros plugs. O voo para Barcelos foi contratado pela nossa operadora. Quem estava no Eduardinho nos auxiliando era a Lene. Fomos de Brasília e voltamos de Caravan. Quanto à foto que você destacou, longe de nós estarmos debatendo a "situação do cenário brasileiro" rsrsrs. Após uma semana de pinchos, a "molecada" estava entregue. Uma questão puramente de "data de nascimento" rsrsrs. Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 aplauso:: aplauso:: aplauso:: Maravilha de narrativa, belos exemplares em outubro será minha vez de pescar o açu expectativa desde já muito grande... Parabéns a todos pela linda empreitada. Abraçoss. João, vá se preparando, pois a pescaria lá por cima é sempre uma experiência única. O duro é lidar com essa ansiedade não é mesmo? Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Parabéns Vettorazzi. Bela pescaria e relato melhor ainda. Grande Arildo, companheiro de rio Aracá! Obrigado pelas palavras. Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Poxa que relato, que imagens. Parabéns Grandes peixes e grandes emoções Obrigado Marco. Emoções é que não faltam em pescaria na Amazônia! Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Belo relato e lindas imagens, parabéns ao grupo. Tenho certeza que a próxima vai ser melhor ainda! Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk Muito obrigado. Deus te ouça e que a próxima seja ainda melhor! Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Parabéns pela bela pescaria amigo! E que belas fotos hein!!! Show Abraços, Obrigado Octávio! O cenário colabora muito para as fotos não é mesmo? Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Belo relato, parabéns pelo sucesso na pescaria. ::tudo:: Valeu Mauro! Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Baita jornada , bela pescaria e lindos peixes parabéns !! Valeu Anderson! Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Mais um ótimo relato Carlos, obrigado por compartilhar ! abraços Law Muito obrigado Law! Seus relatos também são excelentes, mas faz tempo que não relata mais suas pescarias. Seus relatos fazem falta! Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 No final de novembro tambem fiz uma maravilhosa pescaria com o poraque no rio itu, só eu peguei mais de 300 peixes alguns de 9 quilos, pescaria dos sonhos! Dalcio, espero voltar algum dia no rio Itu. Além de ser um rio bonito, tem muito peixe bom! Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 até hoje não aprendi a postar as fotos, que vergonha! ajuda aí Fabricio! já li e reli as instruções mas não estou conseguindo! analphabite é a mãe rsrsrs Dalcio, o primeiro passo é armazenar as fotos em um site como, por exemplo, o Photobucket. Você já fez isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Vettorazzi Postado Fevereiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 16, 2016 Excelente pescaria professor, aliás, como sempre! Esse ano o negócio está feio lá por cima. Ontem vi na TV que a represa de Balbina secou. O pessoal das pousadas estão pescando no leito do Uatumã no meio da represa. abs. Grande Gilson! A coisa está mesmo feia por lá. Fico só imaginando Balbina seca, com aquela pauleira toda. Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.