Carlos Dini Postado Março 21, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 21, 2016 Eu discordo um pouco da discriminação geografica dos biologos em relação ao C. vazzoleri, eu acho que na bacia do Trombetas, e no alto Uatuma(acima da cachoeira da Morena-acima da barrgaem de Balbina), realmente são a mesma especie. Já colocar que no resto da bacia do Uatuma tb o são, acho erro, acredito que no medio e baixo uatuma seja da especie C. Temensis, vide fotos de amigos que já pegararam peixes de quase 10kgs e são identicos ao temensis do negro e diferentes dos vazzoleris do Trombetas Por sinal a foz do Rio Preto do Eva e Rio Urubu são colados na foz do Uatuma e são habitados pelos temensis, pela logica muito mais facil de ser colonizadas pela mesma especie. Acho que se mais pesquisas forem feitas, vão ver que o Uatuma tem 2 especies, uma no alto Uatuma(vazzoleri) e no baixo (temensis). Na minha opinião o C. Temensis esta na bacia do Ri negro, Orinoco, Branco, região da margem esquerda do madeira(Autazes, Mutuca, madeirinha, Juma, igapo açu, matupiri), Rio Preto do Eva, Rio urubu, baixo e medio Rio Uatuma. -o C vazzoleri esta na bacia do Trombetas e no alto Rio uatuma(acima da cachoeira da morena), separador natural da especie. C vazzoleri Balbina C vazzoleri -bacia Trombetas-foto do amigo Werner C vazzoleri do amigo Ramon Paz pego no medio Uatuma= ao C temensis- Eu tenho certeza que é o C. temensis C. temensis Rio Negro Deixo a duvida no ar, para os biologos??? Abs Dini Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Março 21, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 21, 2016 Dini, Você está certo em relação à distribuição dos peixes. O único erro é que esse peixe do Ramon não é Vazzoleri. É Temensis sem dúvida. O Temensis é o único que tem a mancha opercular tipo um mapa. As outras espécies terão pontos circulares ou amorfos com esse brilho ao redor. Algumas nem terão. As três barras muito bem definidas também não deixam dúvidas de que é Temensis. Os outros 2 de cima são Vazzoleri, têm manchas operculares circulares e amorfas, três listras com contornos brilhantes e margens bem distorcidas. A principal característica do Vazzoleri para diferenciar do Pinima e Thyrorus é a separação da parte superior das barras, formando quase um ocelo. No começo é bem difícil, mas quando vier a Manaus, me avise. A gente senta no bar e aprende rapidinho. Kkkk Obs. Não sou biólogo, mas tenho estudado e treinado tanto o olho que já diferencio várias espécies de tucunaré, e olha que esse trio Vazzoleri, Pinima e Thyrorus tá longe de ser o mais difícil. Obs2. só mesmo os tarados por tucunaré e caçadores de recordes pra ficar ligados nessas coisas. Kkkkk o formato da mancha... Kkkkk Abraço. Mario Filho reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Dini Postado Março 21, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 21, 2016 Dini, Você está certo em relação à distribuição dos peixes. O único erro é que esse peixe do Ramon não é Vazzoleri. É Temensis sem dúvida. O Temensis é o único que tem a mancha opercular tipo um mapa. As outras espécies terão pontos circulares ou amorfos com esse brilho ao redor. Algumas nem terão. As três barras muito bem definidas também não deixam dúvidas de que é Temensis. Os outros 2 de cima são Vazzoleri, têm manchas operculares circulares e amorfas, três listras com contornos brilhantes e margens bem distorcidas. A principal característica do Vazzoleri para diferenciar do Pinima e Thyrorus é a separação da parte superior das barras, formando quase um ocelo. No começo é bem difícil, mas quando vier a Manaus, me avise. A gente senta no bar e aprende rapidinho. Kkkk Obs. Não sou biólogo, mas tenho estudado e treinado tanto o olho que já diferencio várias espécies de tucunaré, e olha que esse trio Vazzoleri, Pinima e Thyrorus tá longe de ser o mais difícil. Obs2. só mesmo os tarados por tucunaré e caçadores de recordes pra ficar ligados nessas coisas. Kkkkk o formato da mancha... Kkkkk Abraço. Mas se voce ver na descrição dos livros, é relatado como C vazzoleri na bacia do Uatuma e a ausencia do temensis na mesma Eu tb não tenho duvida que o peixe do Ramon é um temensis, por isso criei a enquete. Acho que ainda tem muito a ser estudado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Hugo Lorenzetti Postado Março 22, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 22, 2016 Boa noite.. Para os mais entendidos poderiam fazer um tutorial sobre cada especie.. localizao e fotos.. Iria ajudar muitos os iniciantes como eu.. Abracos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sérgio Thomé Postado Março 22, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 22, 2016 Concordo, sempre achei que o peixe abaixo da Cachoeira da Morena e o Temensis. Alguns pegos no Uatumã: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcel Werner Postado Março 22, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 22, 2016 Boa noite.. Para os mais entendidos poderiam fazer um tutorial sobre cada especie.. localizao e fotos.. Iria ajudar muitos os iniciantes como eu.. Abracos Já trabalhando nisso há um tempo, Hugo. Um dia eu termino. :gorfei: Concordo, sempre achei que o peixe abaixo da Cachoeira da Morena e o Temensis. Alguns pegos no Uatumã: Tudo Temensis, Sérgio! ::tudo:: E bem bonitos por sinal! Parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Março 22, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 22, 2016 Já trabalhando nisso há um tempo, Hugo. Um dia eu termino. :gorfei: Tudo Temensis, Sérgio! ::tudo:: E bem bonitos por sinal! Parabéns! Puts, Marcel.....Junta com o Dini aí e faça esse tópico. Aproveitem e informe que o Temensis dá nestes locais. Façam q eu prego ele no fórum. Será um super tópico. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ramon Paz Postado Março 23, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 23, 2016 Bacana,sou um fracasso em decifrar isso,Dini preciso de uma aula mestre:: palmas:: ps:o que o Sgambatti acha ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Sousa.´. Postado Março 23, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 23, 2016 Ótima idéia !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Johnny Hoffmann Postado Março 27, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 27, 2016 Esta bem observado Dini , Uatuma e semelhante ao Trombetas. Acima da cachoeira porteira e Thyrorus a baixo Vazzoreli Provavelmente onde e a barragem de Balbina era tbm uma cachoeira divisoria natural , acima Vazzoreli a Baixo Açu ( temensis) outra bacia que tem o Vazzoreli e o do Rio Hnamunda . Teles Pires por exemplo ate 7 quedas e o Miriane , acima e a mesma especie do Xingu . Estou a frente de um projeto Chamado Tucunares do Brasil que estamos produzindo na Fish Tv que ira gerar Livro , dvd e programas no canal de todas as especies de tucunares descritas no Brasil , para os amantes sera uma verdadeira Biblia . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dalcio R. Andrade Postado Março 31, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Março 31, 2016 parabens pelo tópico e parabens Johnny pelo projeto que tenho certeza será de muita valia. Realmente o aspecto taxonomico não é muito simples e as vezes complicado quando se coloca barreiras geograficas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.