AlexandreRB Postado Maio 31, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2016 Senhores, estou tendo um problema com meu motor Evinrrude de 90 hp V4 na peça que faz o carregamento da bateria ( Retificador de corrente). A minha não esta passando carga para a bateria. Fiz o teste com multímetro no cabo com motor ligado e nada de corrente. A minha dúvida, antes de eliminar a peça e comprar outra, é saber se tem como eu testar ela de alguma outra forma, tipo de dentro da cabeça do motor sai dois fios que provavelmente alimentam ela que, por sua vez, transforma a energia para carregar a bateria. Será que o problema pode ser ela mesmo? Se alguém puder dar essa força, ficaria muito agradecido. Gostaria também se alguem souber como e feita a ligação correta na chave seletora de bateria como dividir a carga para as duas e que devem ser ligado em cada bateria, uma vez que uso uma pra os equipamentos eletrônicos e a outra para virar o motor. Como ligar corretamente? Me desculpe se eu estiver postando no lugar errado... vlw abraços a todos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Maio 31, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2016 Blz pura Alexandre?!?! Uhmm...quanto ao retificador está "totalmente" queimado, vc terá q chamar um eletricista de confiança. Se o retificador queimou, é muito provável q vc tenha feito algo de errado na ligação e pode ser q outras partes elétricas tenham sido comprometidas. Melhor chegar toda a ligação e ver se está tudo certinho. Quanto a ligação das baterias...fiz um esquema q acho q irá te ajudar. Veja se ficou legal?!?! Sempre use fusíveis na sua ligação. Antes da caixa de fusíveis (q já ajuda muito), vc ainda deve colocar um outro por segurança. Hj exite uma "caixinha" chamada de ACR, ou Automatic Charge Relay, q acho muito interessante. Mais pra baixo irei postar um vídeo pra vcs verem como funciona. Eu jamais usei essa chave de bateria (1, 2, 1+2 e OFF)...eu nunca combinei as baterias do meu barco. Isso pq não gosto de misturar as cargas da bateria do motor com a bateria do elétrico e outros eletrônicos do barco. Muitos pescadores fazem isso e observo q a vida útil da bateria deles cai pra menos da metade. Eu tenho uma Moura Boat de 105amp há mais de 3 anos q nunca me deixou na "M"... Vamos a ligação do meu barco. Chave Geral Principal (ON-OFF) Uso a bateria do motor de popa só pra ele e para os eletrônicos do barco, ou seja, o alternador do motor só carrega essa bateria. Dificilmente irei queimar meu alternador pq tudo é ligado na caixa de fusíveis. Aliado a isto, o alternador do motor gera 70amp/h, ou seja, com meia hora de navegação consigo 35amps de carga de bateria. Tenho certeza q vc e outros amigos irão me perguntar se os eletrônicos ligados nela (principalmente aparelho de som com módulo) não poderão descarrega-la muito rapidamente e eu acabar não conseguindo dar partida...rsrs Ocorre q nós já temos por hábito usar equipamento de som em nossos carros. Inconscientemente (ou conscientemente), temos um timer pra ligar o carro assim q exageramos com o som ligado (não temos?!?!). Então, testei uma vez esse tipo de ligação e deu muito certo. Nunca fiquei na mão. Ah, e outra, como vc tem outras duas baterias do motor elétrico pertinho, vc pode fazer uma chupeta facilmente...rsrs Chave Geral Secundária (ON-OFF) E as duas baterias do motor elétrico estão ligadas no alternador onboard (Mk-2 da Minnkota) q geram 10amp/h nos deslocamentos, e quando chegou na pousada ligo no carregador onboard (MK-220D da Minnkota) que carrega mais 10amp/h durante a noite. Muitos acham q alternadores onboards são desnecessários...eu discordo totalmente. Baterias não podem ser totalmente descarregadas, pois se o forem, terão a vida comprometida. Com o alternador onboard, por mais q eles carreguem pouco/devagar (10amp/h), eles dão um "choque" de carga na bateria...dificultando muito perda total de carga. Gostaria apenas de frisar q não sou especialista em eletrônicas ou baterias...mas uso esse tipo de ligação há anos e é o q mais tem dado certo. Ah...e aqui o vídeo pra vcs entenderem como funciona o ACR. Se eu não tivesse um alternador onboard no meu barco, certamente usaria um ACR. Abs... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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