Guto Pinto Postado Junho 9, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 9, 2016 Os motores de popa até 40hp não vem com tacômetro( conta giros) . Muitos pensam que é caro ou difícil instalar. Com o tacometo dá pra ter uma noção do RPM que o motor trabalha, dando pra diagnosticar falhas, selecionar uma hélice melhor e normalmente eles vem com horimetro ajudando a saber a hora de fazer revisões ou trocar componentes. Essa semana comprei um tacometro pela net, custo de R$90,00. E fiz os testes, levei até outra hélice pra ver se dava diferença. Pra instalar é simples . Pegue o cabo que vem no tacometro, dê 3 voltas no cabo de vela do motor de popa e puxe o cabo por dentro do motor cuidado pra não colocar perto de partes onde ele pode atrapalhar como engrenagens de aceleração etc. Passe o cabo e feche o capô, sem problemas. Depois coloque onde quiser, eu coloquei no manche com fita dupla face 3m. Testando : Esse modelo meu tem um botão atrás q regula em 0.5, 1x ou 2x. Ele vem com bateria interna, o horímetro não reseta, o RPM entra automaticamente, o horímetro fica ligado sempre. Testei em marcha lenta estava dando o dobro do esperado de RPM na posição 1x, coloquei na 0.5 ficou compatível Agora testando na água: Condiçoes: Mercury 25hp Seapro já convertido pra 30hp, Barco Semichata 6m, 1.35m de boca, 1m de fundo, 52cm borda, 1.2mm de espessura e 85kg. 1 Ocupante mais gasolina ,bateria, poita totalizando 160kg sem o motor. Teste em represa , altitude de 680m. Velocidades: 51km/h com RPM de 5.500 usando hélice 9.9 x 12 paralela e 50 Km/h com RPM de 5.100 e hélice 9.9 x 13 original. A 4.500 RPM helice 12 ficava em 45km/h e a 13 a 40km/h. -Motor em marcha lenta variando de 900 a 1050 Bom galera é um experimento amador mais dá pra ajudar. E percebe- se que pelo menos nessas condiçoes a hélice passo 12 funcionou melhor atingndo RPM máximo, com barco mais pesado eu já tinha essa certeza. Além da menor velocidade de planeio . Video do funcionamento Anderson Luis Ribeiro Blas reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Junho 9, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 9, 2016 Top o teste Guto!!! Com este tacômetro da pra acertar passo de hélice nos motores portáteis. Obrigado por compartilhar!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Junho 9, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 9, 2016 Valeu Renno queria ver o RPM numa chatinha de 5m igual vc fez aquela vez, kkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Junho 9, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 9, 2016 kkkkk....era hélice original....57 km/h acho que chegou fácil nos 6000 rpm Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Junho 9, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 9, 2016 Guto, quer dizer que o set up do tacômetro não tem nada com o n. de cilindros? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Junho 10, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2016 Não sei Lamana, o manual não diz nada. Apenas que pode ter divergencias pelo numero de cilindros. China né, kkkkkkkkkkk. Vou experimentar no 5hp que tem 1 cilindro e ver o que acontece Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Junho 10, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2016 bacana srs / parabéns guto = mais um tópico chikiiiiiii gostei = teste simples e real p/ todo pessoal ver e tirar duvidas / obrigado // tenho certeza q vçs conhecem / oq mata é $$$$$ = tacômetro sem fio - ideal p/ motores pequenos = fabrica ECHO / JAPAN = motores 2t e 4t c/ giro de 100 a 19.980 rpm p/ motores de = 1 a 8 cilindros / bateria lítiun e solar /relógio e tals // abraço // Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Ernega Postado Junho 10, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2016 bem da hora o teste pela logica em 4500 rpm a 13 teria q da mais velocidade q a 12 correto ? porem nao foi kkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Cenerino Postado Junho 10, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 10, 2016 Chique o tópico parabéns pela explicação Guto acredito que é um acessório que tinha que vim em todos os motores Enviado de meu M5 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Julho 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 3, 2016 Esse aparelhinho faz um jeito em , também tenho que providenciar um Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Julho 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 3, 2016 Muito bom, preço acessível e simples de instalar...também vou comprar um p/ por no meu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lênio Pimenta Postado Julho 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 3, 2016 Em 09/06/2016 at 19:40, Guto Pinto disse: Os motores de popa até 40hp não vem com tacômetro( conta giros) . Muitos pensam que é caro ou difícil instalar. Com o tacometo dá pra ter uma noção do RPM que o motor trabalha, dando pra diagnosticar falhas, selecionar uma hélice melhor e normalmente eles vem com horimetro ajudando a saber a hora de fazer revisões ou trocar componentes. Essa semana comprei um tacometro pela net, custo de R$90,00. E fiz os testes, levei até outra hélice pra ver se dava diferença. Pra instalar é simples . Pegue o cabo que vem no tacometro, dê 3 voltas no cabo de vela do motor de popa e puxe o cabo por dentro do motor cuidado pra não colocar perto de partes onde ele pode atrapalhar como engrenagens de aceleração etc. Passe o cabo e feche o capô, sem problemas. Depois coloque onde quiser, eu coloquei no manche com fita dupla face 3m. Testando : Esse modelo meu tem um botão atrás q regula em 0.5, 1x ou 2x. Ele vem com bateria interna, o horímetro não reseta, o RPM entra automaticamente, o horímetro fica ligado sempre. Testei em marcha lenta estava dando o dobro do esperado de RPM na posição 1x, coloquei na 0.5 ficou compatível Agora testando na água: Condiçoes: Mercury 25hp Seapro já convertido pra 30hp, Barco Semichata 6m, 1.35m de boca, 1m de fundo, 52cm borda, 1.2mm de espessura e 85kg. 1 Ocupante mais gasolina ,bateria, poita totalizando 160kg sem o motor. Teste em represa , altitude de 680m. Velocidades: 51km/h com RPM de 5.500 usando hélice 9.9 x 12 paralela e 50 Km/h com RPM de 5.100 e hélice 9.9 x 13 original. A 4.500 RPM helice 12 ficava em 45km/h e a 13 a 40km/h. -Motor em marcha lenta variando de 900 a 1050 Bom galera é um experimento amador mais dá pra ajudar. E percebe- se que pelo menos nessas condiçoes a hélice passo 12 funcionou melhor atingndo RPM máximo, com barco mais pesado eu já tinha essa certeza. Além da menor velocidade de planeio . Video do funcionamento Fala Guto.... Pela experiencia que voce fez, em aceleracao maxima, a 13 teve 1km a menos somente, porem com 400rpm a menos tambem. Seria menor esforco para quase mesma velocidade, correto? Entao para aceleracao maxima, a 13 seria melhor... Voce levou em conta que a 12 teve melhor desempenho a 4500 do que a 13 para escolher? Ou voce deve pensar nao somente na aceleracao maxima, mas no TIPO DE USO que voce fara? Por exemplo... "eu vou navegar no maximo a 40km por hora entao vou ver qual helice tem menos esforco para alcancar essa velocidade..." Seria isso? So perguntando pq nao entendo nada... rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Julho 3, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 3, 2016 Lenio eu escolhi a helice 12 pois com ela o barco planeia mais rápido e com peso ela se dá melhor. Eu testei a helice 12 com 250kg de peso sem o motor e o giro fica em 5.250rpm com a 13 cair pra menos de 5000rpm com isso o motor anda menos e bebe mais pois começa a fica fora do RPM ideal, é mesma coisa subir uma ladeira em quanta ou quarta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lênio Pimenta Postado Julho 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 3, 2016 Como vou saber o giro ideal do meu motor? manual fala isso? O meu é um yamaha 40hp 2t 2013, da listra vermelha e cinza... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 pimenta amigão = no manual técnico do seu motor fala = tem que ver os rpm = baixa ( lenta ) e alta ( giro max em que ele pode trabalhar sem danos ) por ex .= motor Yamaha de 40 hp de dois modelos no caso aqui = modelo fehds = que tem 3 cilindros ; trabalha c/ 5500/6000 rpm na máxima / já o Yamaha 40 hp de 2 cilindros = o novo de faixa amarela do modelo amhs trabalha c/ 4500 /5500 rpm na máxima / então siga o modelo de seu motor ; siga o manual e as especificações técnicas dele sem erro / na minha opinião = quem tem motor tem; que ter um tacômetro e horimetro ok = apenas assim vai saber c/ exatidão qto seu motor esta virando em lenta e máxima ; e o limite ideal de trabalho ok / e no caso do horimetro = saberá também qntas horas seu motor já virou = sempre tem essa base = p/ revisão e manutenção preventiva e garantia e tals ok abraço / Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Julho 4, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 Lenio em motor de popa o ideal é conseguir que o motor e barco atinjam a máxima velocidade no máximo rpm que conseguir, isso se consegue selecionando helice e regulagens de altura e trim Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lênio Pimenta Postado Julho 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse: pimenta amigão = no manual técnico do seu motor fala = tem que ver os rpm = baixa ( lenta ) e alta ( giro max em que ele pode trabalhar sem danos ) por ex .= motor Yamaha de 40 hp de dois modelos no caso aqui = modelo fehds = que tem 3 cilindros ; trabalha c/ 5500/6000 rpm na máxima / já o Yamaha 40 hp de 2 cilindros = o novo de faixa amarela do modelo amhs trabalha c/ 4500 /5500 rpm na máxima / então siga o modelo de seu motor ; siga o manual e as especificações técnicas dele sem erro / na minha opinião = quem tem motor tem; que ter um tacômetro e horimetro ok = apenas assim vai saber c/ exatidão qto seu motor esta virando em lenta e máxima ; e o limite ideal de trabalho ok / e no caso do horimetro = saberá também qntas horas seu motor já virou = sempre tem essa base = p/ revisão e manutenção preventiva e garantia e tals ok abraço / fala fabio... beleza? o meu é o XMHS 2013, vou olhar o manual pra ter ideia.. Eu tinha um horimetro... Comprei por indicacao do Fabricio porem o horimetro quebrou e depois nao lembrei de comprar outro. Estou adaptando o meu barco pra console e ai vou colocar um relogio bacana fixo no painel... Melhor ne? 4 minutos atrás, Guto Pinto disse: Lenio em motor de popa o ideal é conseguir que o motor e barco atinjam a máxima velocidade no máximo rpm que conseguir, isso se consegue selecionando helice e regulagens de altura e trim Gutao... Negocio é ir testando entao... Regulagens chatas essas viu... Eu so tenho a helice standard que veio no motor... Nao troquei... Geralmente, como comentado em outro topico, nao lembro qual, as helices que vem nos motores ja sao as que atenderiam maior parte das pessoas. Eu consegui fazer um teste com o motor e deu 52km/h com 3 pessoas, 3 tralhas, caixa termica, 2 baterias, tanque cheio, e mais alguns badulaques... No topico de comparacao de motoroes feito pela calaça, se me recordo bem, voce comentou que esta boa a velocidade... Acho que negocio é conferir os rpm pra ver se bate ne? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Julho 4, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 No 5014 com esse peso tá excelente mesmo. Acho que não consiga mais que isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lênio Pimenta Postado Julho 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 Entao foi pura sorte kkkkk... Apenas regulei o pino do cavalete... So eh bom conferir o RPM... ah! guto, voce que entende, sugere alguma marca de relogios? vou ter q comprar futuramente ne... voltagem, horimetro, etc.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Julho 4, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 Lenio não connheço, não bom procurar com o pessoal que usa bass. Ou original digital da Yamaha mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 tudo beleza pimenta ; tamos ai amigão / ´minha opinião aqui = bom como vç disse que está mudando p/ console e tals = vai ter mais peso ok = o motor vai sentir ; então certeza ; c/ carga e mais o console e tals = vai ter que mexer no hélice / sobre hélice = qdo tiver navegando como citado = se o giro passar do rpm máximo do seu motor = o hélice está pequeno caso ñ atingir o rpm máximo = seu hélice tá grande ; qto maor o diâmetro do hélice = maior é o tork do motor / sobre o passo do hélice = qto maior o ângulo das pás do hélice = maior velocidade final / e qdo menor o ângulo = maior arrank e menor final ok / isso é uma simples base de como funciona ; mas na pratica = é como mestre guto disse = tem que ir testando = qual se adpta melhor p/ seu conjunto / mas como eu disse ai em cima = sua referencia é o rpm do seu motor e o tacômetro certo / ( no caso do tacômetro tem que acompanhar os números de cilindro ok ) agora relógio no console ñ sei nem entendo / horimetro p/ vç ter certeza = qto seu motor navegou ate o momento = p/ ñ se perder c/ manutenção preventivas ou como manda sua garantia e ñ danificar seu motor / apenas uma base e noção aqui ok pimenta / abraço / Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lênio Pimenta Postado Julho 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 Entendi Fabio... obrigado pela mini aula kkkk Ajudou demais pq nao sei nada disso... O numero do passo do helice é quanto maior o numero, maior o passo (angulo)? Ou é invertido, quanto maior o numero menor o passo? Porque agora o que falta é esperar terminar a adaptacao pra testar... mas a teoria ja fica ne rsrs Abraco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 pimenta o melhor que tem a fazer é = tem muito a respeito aqui no fórum e ; vç msmo tem que ver principalmente os desenhos c/ as medidas / ângulos / diâmetro / tem tabelas especificas ate c/ hélice c/ menos pás e mais pás e tals / de uma pesquisada = porq na pratica é outra coisa te garanto / vai ter que testar medir no tacômetro rpm p/ acerto do hélice ; e outras tantas regulagens = altura de popa / trim / peso/ carga / AGORA SEU BARCO C/ NOVA ADPTAÇOES CONSOLE E TALS / teste e teste e teste = vai ser um acerto exclusivo p seu conjunto ; cada conjunto tem um acerto e suas variantes / entao testar e acertar sempre seu conjunto antes de navegar ; e ter certeza doq tem em mãos ; e que estado se encontra = assim navega tranquilo sem problemas ; e ciente sobre seu motor e conjunto ok / pimenta obrigado = kkkkk sobre a mini aula kkkk = obrigado = mais sou marujo ainda né kkkkk/// mestre guto e outros mestres que temos aqui no FTB = pode explicar melhor p/ vç sobre o assunto hélice e acertos conjunto ok / abraço / Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lênio Pimenta Postado Julho 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 rapaz, negocio eh ter tanta helice pra testar kkkkkkkkkk mas daremos tempo ao tempo... so poderei testar depois de concluir a adaptacao... ai volto e vou dando os resultados... obrigado fabio... obrigado mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 4, 2016 uma outra coisa importante que esqueci = pimenta = muito cuidado em comprar hélices ok sempre preferindo original e da fabricante / cuidado tem um monte de lixo no mercado / tem vários tipos de hélices e fabricantes por ai ; e vç sabe que tem hélices de inox e alumínio = que também faz diferença/ entao procura falar c/ a turma que sabe msmo do assunto ; e depois vç ñ vai ter que comprar varias hélices né ??? se vç calcular ; e tiver ajuda de um cara legal; que manja na real = na primeira hélice vç já acerta ok = ai fica c/ 2 hélice ; ou se ñ tiver jeito = uma 3 hélice p/ acerto final e tira duvidas ; no seu caso aqui / abraço / Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.