BetoLaureto Postado Junho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 16, 2016 Bom dia pessoal. Meu motor elétrico (phantom 54lb) parou de funcionar de repente,vou relatar o ocorrido caso alguém tenha tido o msm problema e possa me ajudar (procurei alguém que faça reparo aqui na cidade mas não tem). Ontem ao tentar acioná-lo ele engatava apenas a segunda marcha de ré. Ai eu engatava pra frente e ele não ia,dava apenas uma mexida para a frente e travava. Depois parou de engatar a ré tb,dava só esse "jogo" entre a mudança da ré e marcha pra frente e depois travou de vez. A impressão é de que tem algo impedindo a rotação. Desmontei a helice mas não observei nada. Se alguém tiver uma luz,agradeço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Andrey W Postado Junho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 16, 2016 Vixe... bem, vou dar meu pitaco, porque pode ser um monte de coisa. Mas primeiramente, tire o hélice e deixe com o eixo pra cima e jogue um bom jato de WD 40 ou outro desengripante no eixo... deixando um tempo pra ele escorrer pra dentro. Provavelmente o retentor pode estar detonado o que deixou entrar ou água ou mesmo alguma linha pra dentro da carcaça... depois de um tempo, tente ligar o motor pra ver no que dá... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Junho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 16, 2016 Olá Beto, Pode ser problema na Chave seletora de velocidade...Nos motores Phanton com o tempo de uso costumam dar mesmo problema nessa peça. Eu já tive esse problema no meu. Se por acaso for esse mesmo o problema, a noticia boa é que essa peça é fácil de encontrar nas boas lojas de pesca e no ML. http://www.juninhopesca.com.br/produto/nautica/acessorios-para-motores-eletricos/2993-chave-seletora-motor-phantom-344454-lbs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BetoLaureto Postado Junho 22, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 22, 2016 Andrey,tentei o WD mas não adiantou. Tirei a helice e não há linha e pelo que observei não há espaço para a linha passar pra dentro da carcaça (a parte em formato de "torpedo"). Renato,esta foi minha primeira suspeita mesmo! Mas o que é estranho é que ele dá uma giradinha (uns 2cm) e trava..parece que "engata" mas alguma coisa impede que continue girando. O pior é que não descobri ninguém aqui que saiba mexer nesses motores para verificar se é a chave seletora ou não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angelo Roberto Postado Junho 23, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 23, 2016 Se você tiver habilidade manual desmonte a chave, às vezes solta o contato e ai é fácil de concertar. Problemas com equipamentos de pesca vale a pena tentar você mesmo arrumar, não em si pela economia mas porque numa pescaria pode ser a diferença de um dia aproveitável para um dia perdido. Lembre-se que na água não tem esquina nem oficina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BetoLaureto Postado Junho 23, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 23, 2016 Ângelo,isso mesmo que estou pensando em fazer,até Pq acho que confio mais na minha "habilidade" do que dos que têm aqui kkkk e assim Tb aprendo a consertar qd necessário. A questão é como saber saber identificar o problema qd abrir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angelo Roberto Postado Junho 23, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 23, 2016 Beto vá desmontando e tirando fotos, a principio quando abrir a cabeça já pode achar fio solto ou oxidado. Esqueci de falar que pode até ser o cabo de alimentação, mesmo super flexível ele pode se romper, quando isto ocorre a carbonização interna da capa pode conduzir um pouco até romper definitivamente. Com as fotos fica mais fácil ajudar e a remontar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BetoLaureto Postado Junho 23, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Junho 23, 2016 Ângelo,abri a cabeça e parece tudo ok. O cabo de alimentação acredito que não seja pois,como falei anteriormente,ele dá uma pequena girada e trava..não parece que a alimentação é cortada,o motor apenas trava e não gira mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angelo Roberto Postado Junho 23, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 23, 2016 Só resta abrir a chave, e com a foto não precisa marcar a posição dos fios. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Junho 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2016 Em 16/06/2016 at 11:31, BetoLaureto disse: Bom dia pessoal. Meu motor elétrico (phantom 54lb) parou de funcionar de repente,vou relatar o ocorrido caso alguém tenha tido o msm problema e possa me ajudar (procurei alguém que faça reparo aqui na cidade mas não tem). Ontem ao tentar acioná-lo ele engatava apenas a segunda marcha de ré. Ai eu engatava pra frente e ele não ia,dava apenas uma mexida para a frente e travava. Depois parou de engatar a ré tb,dava só esse "jogo" entre a mudança da ré e marcha pra frente e depois travou de vez. A impressão é de que tem algo impedindo a rotação. Desmontei a helice mas não observei nada. Se alguém tiver uma luz,agradeço! Beto, aqui vai meus 2 centavos, adquiri uma vez um motor Phanton 54, (barato pois estava travado),,, Observe se, qdo vç o liga ele fica energizado como se estivesse com a heliçe presa ! se por alguma queda, pancada na parte inferior (motor), o que pode acontecer é que o MAGNETO (imã) que é colado nas paredes do case, póde lascar um pedaço e travar a rotatividade do motor, o pedaço pode ser retirado desde que seja pequeno, pois a única coisa que vai acarretar é a perda de 1 ou 2 libras de força !!! a desmontagem cuidadosa pode ser feita por qualquer um, com paciência e fotos !!! OBS : SE O MOTOR NAO FICA ENERGIZADO TENTANDO VIRAR, MAIS PROVAVEL SER PROBLEMA NA CHAVE SELETORA MESMO ! ! ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angelo Roberto Postado Junho 24, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 24, 2016 Tai uma boa lembrança. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.