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Regulagem do drag da carretilha para pesca de tucunarés açu


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Boa noite

Procurei muito no fórum todo e achei pouca coisa e algumas opiniões discordantes.

Vi que alguns deixam o peixe correr e depois trabalham ele. Mas qual a regulagem correta para isso?

 Todo fechado, um meio termo ?

Gosto das hélices e aprendi a puxá-las com o drag todo fechado. Abro quando o peixe fisga? Mantenho fechado?

Grato a todos pela colaboração.

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Fábio,

Isso vai de cada um !

Locais de peixe grande e pontos de enrosco, o esquema é mesmo não dar muito espaço para o bocudo...

Já em locais onde existe a possibilidade de "fundo limpo" (meio do rio), a fricção será mais frouxa !

Outro detalhe importante a não ser esquecido é o "porte" do conjunto !

Como você mesmo já mencionou, gosta de trabalhar iscas de hélice com o freio travado !

Para isso, certamente seu material deve ser de resistência avantajada (nada contra) !

Pense agora em estar usando um material mais leve e esportivo e o "troféu" pegar !

Se não tiver freio aberto, a linha parte, se a linha aguentar, quem sofre é a vara...

Acho que não há "receita de bolo" ! Cada um usa aquilo que acha razoável...

Em tese, a resistência da freio deve ser de até 25% da expressa na linha !

Ou seja, numa linha que "aguenta" 10 quilos, o freio deve ser ajustado para 2,5 quilos...

Para fazer isso (ou equivalentes), basta amarrar um peso (no caso = 2,5 kg) e verificar quando o peso irá tirar a linha do carretel, que deverá ser liberado aos poucos !

Uma vez ajustado, é pescar e torcer para os enroscos não atrapalharem...

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Amigo!

Não faço a menor ideia, pois a primeira pescaria na AM farei no início de 2017... Mas imagino que deixar o drag todo travado pode sobrecarregar as carretilhas a serem utilizadas... Penso que trabalharei com os drags mais tensionados que o habitual e se for necessário segurar o peixe para evitar galhadas irei de dedão no carretel mesmo...

Tapatalk...

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Fabio é exatamente o que a tchurma falou acima , cada tipo de drag para ocasiões diferentes , o drag todo fechado pode impactar em quebra de ponta de vara , estouro de linha com perda daquela isquinha top e cara e o pior de tudo o famoso conjunto foguete , quando a vara sai voando da mão , então mantenha ele moderado e faça com a maioria na tomada de linha use o freio DIGITAL ,  abraços.

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8 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

Fabio é exatamente o que a tchurma falou acima , cada tipo de drag para ocasiões diferentes , o drag todo fechado pode impactar em quebra de ponta de vara , estouro de linha com perda daquela isquinha top e cara e o pior de tudo o famoso conjunto foguete , quando a vara sai voando da mão , então mantenha ele moderado e faça com a maioria na tomada de linha use o freio DIGITAL ,  abraços.

Freio digital foi ótima essa Eduardo Chedid mais uma para meu aprendizado kkk

Quanto a regulagem do drag concordo com que foi dito pelos nossos amigos acima, um dedo com a sensibilidade certa para ocasião no carretel não fara mal em nada, mas um drag todo fechado pode comprometer seus equipamentos.

 

Abraço

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23 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

Fabio é exatamente o que a tchurma falou acima , cada tipo de drag para ocasiões diferentes , o drag todo fechado pode impactar em quebra de ponta de vara , estouro de linha com perda daquela isquinha top e cara e o pior de tudo o famoso conjunto foguete , quando a vara sai voando da mão , então mantenha ele moderado e faça com a maioria na tomada de linha use o freio DIGITAL ,  abraços.

Kkkk ri alto ak, essa foi a melhor, freio digital ! Quando li a primeira vez achei era um tipo diferente de freio!! Boa :suicide:palmas::

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Aqui no meu estado, os tucunas dificilmente chegam aos 5 kg. Na maioria das vezes, pega-se entre 2 e 3 quilos, por isso o meio termo na fricção é o mais indicado, pois não causa estragos no equipamento e nem o peixe escapa, porém é interessante fazer aquele velho pré-teste da fricção, que consiste em puxar a linha com a mão para certificar-se que não está fechada ou aberta demais.

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  • 3 semanas depois...

 

Em 30/06/2016 at 20:32, Kid M disse:

Fábio,

Isso vai de cada um !

Locais de peixe grande e pontos de enrosco, o esquema é mesmo não dar muito espaço para o bocudo...

Já em locais onde existe a possibilidade de "fundo limpo" (meio do rio), a fricção será mais frouxa !

Outro detalhe importante a não ser esquecido é o "porte" do conjunto !

Como você mesmo já mencionou, gosta de trabalhar iscas de hélice com o freio travado !

Para isso, certamente seu material deve ser de resistência avantajada (nada contra) !

Pense agora em estar usando um material mais leve e esportivo e o "troféu" pegar !

Se não tiver freio aberto, a linha parte, se a linha aguentar, quem sofre é a vara...

Acho que não há "receita de bolo" ! Cada um usa aquilo que acha razoável...

Em tese, a resistência da freio deve ser de até 25% da expressa na linha !

Ou seja, numa linha que "aguenta" 10 quilos, o freio deve ser ajustado para 2,5 quilos...

Para fazer isso (ou equivalentes), basta amarrar um peso (no caso = 2,5 kg) e verificar quando o peso irá tirar a linha do carretel, que deverá ser liberado aos poucos !

Uma vez ajustado, é pescar e torcer para os enroscos não atrapalharem...

Vou adotar essa técnica!!! Boa! Aprendendo muito aqui no fórum! Valeu!
Por enquanto uso o "DIGITAL". Pouca resistência e vou segurando a linha no dedo e ajustando o drag... Mas de vez em quando me enrolo kkkkkk

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