Fábio S. Ulbrich Postado Junho 30, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Junho 30, 2016 Boa noite Procurei muito no fórum todo e achei pouca coisa e algumas opiniões discordantes. Vi que alguns deixam o peixe correr e depois trabalham ele. Mas qual a regulagem correta para isso? Todo fechado, um meio termo ? Gosto das hélices e aprendi a puxá-las com o drag todo fechado. Abro quando o peixe fisga? Mantenho fechado? Grato a todos pela colaboração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Julho 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 1, 2016 Fábio, Isso vai de cada um ! Locais de peixe grande e pontos de enrosco, o esquema é mesmo não dar muito espaço para o bocudo... Já em locais onde existe a possibilidade de "fundo limpo" (meio do rio), a fricção será mais frouxa ! Outro detalhe importante a não ser esquecido é o "porte" do conjunto ! Como você mesmo já mencionou, gosta de trabalhar iscas de hélice com o freio travado ! Para isso, certamente seu material deve ser de resistência avantajada (nada contra) ! Pense agora em estar usando um material mais leve e esportivo e o "troféu" pegar ! Se não tiver freio aberto, a linha parte, se a linha aguentar, quem sofre é a vara... Acho que não há "receita de bolo" ! Cada um usa aquilo que acha razoável... Em tese, a resistência da freio deve ser de até 25% da expressa na linha ! Ou seja, numa linha que "aguenta" 10 quilos, o freio deve ser ajustado para 2,5 quilos... Para fazer isso (ou equivalentes), basta amarrar um peso (no caso = 2,5 kg) e verificar quando o peso irá tirar a linha do carretel, que deverá ser liberado aos poucos ! Uma vez ajustado, é pescar e torcer para os enroscos não atrapalharem... Mario Filho reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Coutinho Postado Julho 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 1, 2016 Amigo! Não faço a menor ideia, pois a primeira pescaria na AM farei no início de 2017... Mas imagino que deixar o drag todo travado pode sobrecarregar as carretilhas a serem utilizadas... Penso que trabalharei com os drags mais tensionados que o habitual e se for necessário segurar o peixe para evitar galhadas irei de dedão no carretel mesmo... Tapatalk... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Chedid Postado Julho 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 1, 2016 Fabio é exatamente o que a tchurma falou acima , cada tipo de drag para ocasiões diferentes , o drag todo fechado pode impactar em quebra de ponta de vara , estouro de linha com perda daquela isquinha top e cara e o pior de tudo o famoso conjunto foguete , quando a vara sai voando da mão , então mantenha ele moderado e faça com a maioria na tomada de linha use o freio DIGITAL , abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eder Nascimento Postado Julho 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 1, 2016 8 horas atrás, Eduardo Chedid disse: Fabio é exatamente o que a tchurma falou acima , cada tipo de drag para ocasiões diferentes , o drag todo fechado pode impactar em quebra de ponta de vara , estouro de linha com perda daquela isquinha top e cara e o pior de tudo o famoso conjunto foguete , quando a vara sai voando da mão , então mantenha ele moderado e faça com a maioria na tomada de linha use o freio DIGITAL , abraços. Freio digital foi ótima essa Eduardo Chedid mais uma para meu aprendizado kkk Quanto a regulagem do drag concordo com que foi dito pelos nossos amigos acima, um dedo com a sensibilidade certa para ocasião no carretel não fara mal em nada, mas um drag todo fechado pode comprometer seus equipamentos. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angelo Vieira Postado Julho 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 2, 2016 23 horas atrás, Eduardo Chedid disse: Fabio é exatamente o que a tchurma falou acima , cada tipo de drag para ocasiões diferentes , o drag todo fechado pode impactar em quebra de ponta de vara , estouro de linha com perda daquela isquinha top e cara e o pior de tudo o famoso conjunto foguete , quando a vara sai voando da mão , então mantenha ele moderado e faça com a maioria na tomada de linha use o freio DIGITAL , abraços. Kkkk ri alto ak, essa foi a melhor, freio digital ! Quando li a primeira vez achei era um tipo diferente de freio!! Boa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz_Carlos Postado Julho 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 2, 2016 Aqui no meu estado, os tucunas dificilmente chegam aos 5 kg. Na maioria das vezes, pega-se entre 2 e 3 quilos, por isso o meio termo na fricção é o mais indicado, pois não causa estragos no equipamento e nem o peixe escapa, porém é interessante fazer aquele velho pré-teste da fricção, que consiste em puxar a linha com a mão para certificar-se que não está fechada ou aberta demais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mario Filho Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 Em 30/06/2016 at 20:32, Kid M disse: Fábio, Isso vai de cada um ! Locais de peixe grande e pontos de enrosco, o esquema é mesmo não dar muito espaço para o bocudo... Já em locais onde existe a possibilidade de "fundo limpo" (meio do rio), a fricção será mais frouxa ! Outro detalhe importante a não ser esquecido é o "porte" do conjunto ! Como você mesmo já mencionou, gosta de trabalhar iscas de hélice com o freio travado ! Para isso, certamente seu material deve ser de resistência avantajada (nada contra) ! Pense agora em estar usando um material mais leve e esportivo e o "troféu" pegar ! Se não tiver freio aberto, a linha parte, se a linha aguentar, quem sofre é a vara... Acho que não há "receita de bolo" ! Cada um usa aquilo que acha razoável... Em tese, a resistência da freio deve ser de até 25% da expressa na linha ! Ou seja, numa linha que "aguenta" 10 quilos, o freio deve ser ajustado para 2,5 quilos... Para fazer isso (ou equivalentes), basta amarrar um peso (no caso = 2,5 kg) e verificar quando o peso irá tirar a linha do carretel, que deverá ser liberado aos poucos ! Uma vez ajustado, é pescar e torcer para os enroscos não atrapalharem... Vou adotar essa técnica!!! Boa! Aprendendo muito aqui no fórum! Valeu! Por enquanto uso o "DIGITAL". Pouca resistência e vou segurando a linha no dedo e ajustando o drag... Mas de vez em quando me enrolo kkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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