Ricardo Arrais Postado Julho 11, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 11, 2016 Olá galera, estou procurando saber qual a taxa de compressão mais correta p/ o Merc 40 Super OE Japonês ???? Eu sei que as medições devem ser parecidas ou quanto mais iguais melhor, mas não lembro se devemos retirar as velas uma a uma ou podemos retirar todas, antes de dar a partida ??? Outra coisa, para abrir as borboletas dos carburadores ate o fim, qual o melhor ajuste ????? Desde já agradeço .... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 12, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 12, 2016 naos ei qual compressao, mas vc mede assim: 1- tira uma vela, coloca o medidor no buraco, de umas 5 a 10 fieradas ou partidas eletricas. corre pra olhar, pq obviamente vai caindo... 2- tira o medidor, recoloca a vela. 3- tira e recoloca a vela umas 3x pra confirmar que nao fez errado ehehhe 4- sente uma dor escruciante pq caiu a chave de vela no dedao do pé. 5- tira a outra vela, enfurecido, faz o procedimento na metade do tempo 6- da dois passinhos pra tras pra nao correr o risco do dedao... 7- no teu caso que sao 3 cilindros, refaz o procedimento no ultimo cilindro ... 8- fica puto pq a compressao nao bateu com o que disseram. 9- deixa pra medir a mesma coisa no outro dia. 10- mede, mas fica esperto com o dedao, claro, mas esquece os dedos da mao e tira uns nacos em algum lugar cortante. 11- tua esposa ja ta mandando vc a merda pq nao ajuda em casa e fica nesse porcaria de motor 12- vc confere se deu mais de 10% de diferenca fica gelado e com o cu na mao. 13- se passou de 15%, vc nem dorme, aproveita e baixa um filme no torrent pq a noite vai ser longa 14- vc leva numa mecanica 15- vc perde a chance de trocar o carro arrumando a merda do motor. gastando os tubos... basicamente eh isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Julho 12, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 12, 2016 Rapaiz, eu sei COMO medir, o que eu gostaria de saber, é QUAL o PSI = (Pound per SQUARE INCH) mais normalmente alcançado ? ? ? Agradeço a todas informações, ja já é capaz de vossa pessoa adentrar em tópico só pra dizer -" Pergunta lá no posto Ipiranga ! " Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 12, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 12, 2016 ricardo = pelo que sei tem que medir c/ o motor quente e c/ todas borboletas abertas p/ uma melhor entrada de ar / c/ motor aquecido e todas as borboletas abertas ñ tem falhas = caso tenha algum risco no cilindro ou vazando / qto a valores = ñ sei dizer = se encontra apenas = no manual tecnico de manuntençao ;pela fabrica / conssecionaria autorizada / isso em motores carburados ok / abraço / Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Julho 12, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 12, 2016 Ricardo, as vezes que medimos aqui na autorizada Yamaha, Pouso náutica, do Chicão, motores novos e semi novos davam em média de 120 psi de pressão. O ideal é que a pressão dos cilindros esteja muito próxima no que tange aos valores de psi. Motor beeeem rodado dava na faixa de 90 psi. "Acho", que menos que isso o motor já fica ruim pra pegar e já requer uma retífica para dar vida nova à maquina. Abraço!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 12, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 12, 2016 mais uma vez meus parabéns a = POUSO NAUTICA ; e ao meu amigão = rennó e chico ; pelas atitudes e iniciativas ; qto as duvidas da turma FTB e dos propietarios de embarcações e motores ok / ótimas dicas / abração / Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Julho 14, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 14, 2016 Em 12/07/2016 at 08:15, Leonardo Rennó disse: Ricardo, as vezes que medimos aqui na autorizada Yamaha, Pouso náutica, do Chicão, motores novos e semi novos davam em média de 120 psi de pressão. O ideal é que a pressão dos cilindros esteja muito próxima no que tange aos valores de psi. Motor beeeem rodado dava na faixa de 90 psi. "Acho", que menos que isso o motor já fica ruim pra pegar e já requer uma retífica para dar vida nova à maquina. Abraço!! Putz Leonardo, creio estar em maus lençóis então ! Apesar dos 3 cilindros estarem praticamente idênticos nas medições, esta ainda abaixo dos 90 PSI,, apesar disso, o motor parece estar pegando facilmente !!! O motor não esta levantando muito o RPM, fiz alguns ajustes mas preciso levar pra água para testar !!! Já pergunta ae pro Chicão, quanto mais ou menos vou ter que investir, para que eu comece me preparar Muito obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Julho 15, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 15, 2016 Ricardo, antigamente eu comprava e vendia barco e motor, alem de gostar disso, ainda dava uns trocos e as vezes perdia também...kkkk Então sempre que comprava um motor, antes eu dava uma boa inspecionada. Essa medição sempre fiz com motor frio, ok. Na minha opinião, pode andar muuuito ainda!! Não se preocupe com isso, a não ser que esteja fazendo barulho, roncando rolamento, etc... Do contrário só põe gasolina, óleo bom e pau na maquina. Abraço!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Rennó Postado Julho 15, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 15, 2016 Agora....tem que ficar esperto com esses relógios comparadores para medir compressão. As vezes o anel de vedação já não está tão legal, as vezes vasa e marca menos. Sempre desligo o corta corrente para evitar acidentes, retiro todas as velas para ficar mais leve a partida e dou umas 5 fieiradas boas. No caso de partida elétrica, uma partida para virar o motor umas 5 ou 6 x acho suficiente. Acho que se o motor estiver pegando fácil, não faz barulhos internos, acho que não tem que mexer. Lembrando que sempre medi com motor frio. Abraço!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Julho 15, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 15, 2016 Blz, sabe, estou com uma PuLgA atrás da orelha do tamanho do meu barco kkkkkkkkkkkk,, vou levar meu relógio de medir compressão e comparar com o de um amigo mecânico ! ! ! Muito obrigado Leonardo ao seu tempo gasto com meu problema ! ! ! Mesmo assim, ainda vou ligar ae e encher o saco do Chicão,, perguntar como consigo transformar meu 40 em 50hp, como o Reginaldo Herrera fala ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Julho 15, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 15, 2016 Calma "pexinh" não entre em pânico, se seu motor tiver com 90 nos 3 cilindros, tá é muito bom ainda, 80 ou menos como o meu grande amigo COROTO falou, vai começar a dar problemas, mas 90 ta jóia ainda (MAS TEM QUE SER NOS 3 CIL. IGUAIS, COM 10% DE DIFERENÇA JA COMPLICA) PARA MEDIR A TAXA DE COMPRESSÃO: FUNCIONE O MOTOR POR 5 MINUTOS RETIRE AS 3 VELAS ABRA AS BORBOLETAS 100% INSTALE O MEDIDO (tem medidor que tem psi, libras e bar) escolha a desejada PUXE A CORDINHA NA VELOCIDADE DE PARTIDA POR 5 VEZES (O APARELHO NÃO PODE BAIXAR NADA DO QUE FOI MEDIDO) MARQUE QUANTO DEU (se o aparelho baixar sozinho, troque-o) REPITA A OPERAÇÃO NOS 3 CIL. E COMPARE ( DIFERENÇAS BEM PEQUENAS NÃO VAI TER MUITO PROBLEMA NÃO) LEMBRTE_ NÃO PRECISA CORRERIA A TEMPERATURA INTERNA PERMANECE POR UM BOM TEMPO, E NÃO ESQUEÇA DE DESLIGAR A CHAVE DE SEGURANÇA PRA NÃO POR FOGO NO MOTOR! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Julho 15, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 15, 2016 BAIXA COMPRESSÃO CAUSA QUAIS DEFEITOS : 1) difícil partida (se jogar gasolina ou Óleo na cabeça de pistão pega na primeira) e pode quebrar o motor!!!!! 2) falta força pra empurrar o barco 3) pega frio ( com dificuldade) e depois não pega não com reza" 4) consumo exagerado de combustivél 6)RESUMINDO: DÁ AQUELA VONTADE POR POR FOGO NO BICHO!!!!! Isso é pra todos motores e tamanho ISSO SÓ TEM UM REMÉDIO : RETÍFICA TROCA DE PISTÕES E ANÉIS ( NÃO TROQUE SÓ ANÉIS QUE NÃO RESOLVE) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 15, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 15, 2016 hmmm isso explica muita coisa. chicao, tenho um jonsao 15hp 88, pra medir eu usei o motor totalmente frio, dei umas 7 fieradas, ele chegou a 105 psi , mas caia rapido a compressao, achei que estava perdendo por algum lugar. ai ja vejo duas falhas: a) o medidor pode nao ter medido direito, ja que vazou muito rapido a pressao, logo a pressao interna poderia ser bem maior b) o motor frio tem folgas maiores que quente, logo, as mesmas 105psi poderiam ser facilmente chegadas a 120psi. isso explica pq o meu mecanico disse q o motor tava otimo e bem mais forte que os outros que estavam la, e de fato foi isso que pareceu, e ele se recusou a abrir por causa disso. explica tb como eh facil pega-lo, da pra pegar so girando o volante um pouquinho, pega frio, pega quente, pega morno, facil demais. fico mais feliz agora !! uhull !! entao só me resta mesmo helice ou o barco! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 astra seu motor ta´joia cara ñ sei porq está encanado c/ ele ???/ e depois outra = é o novo motor astra = ?? decidiram algo ??? mas que dá dó de largar seu johnson dá né ??? tá joinha / abraço / parceiro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Julho 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 14 horas atrás, Chicão disse: Calma "pexinh" não entre em pânico, se seu motor tiver com 90 nos 3 cilindros, tá é muito bom ainda, 80 ou menos como o meu grande amigo COROTO falou, vai começar a dar problemas, mas 90 ta jóia ainda (MAS TEM QUE SER NOS 3 CIL. IGUAIS, COM 10% DE DIFERENÇA JA COMPLICA) PARA MEDIR A TAXA DE COMPRESSÃO: FUNCIONE O MOTOR POR 5 MINUTOS RETIRE AS 3 VELAS ABRA AS BORBOLETAS 100% INSTALE O MEDIDO (tem medidor que tem psi, libras e bar) escolha a desejada PUXE A CORDINHA NA VELOCIDADE DE PARTIDA POR 5 VEZES (O APARELHO NÃO PODE BAIXAR NADA DO QUE FOI MEDIDO) MARQUE QUANTO DEU (se o aparelho baixar sozinho, troque-o) REPITA A OPERAÇÃO NOS 3 CIL. E COMPARE ( DIFERENÇAS BEM PEQUENAS NÃO VAI TER MUITO PROBLEMA NÃO) LEMBRTE_ NÃO PRECISA CORRERIA A TEMPERATURA INTERNA PERMANECE POR UM BOM TEMPO, E NÃO ESQUEÇA DE DESLIGAR A CHAVE DE SEGURANÇA PRA NÃO POR FOGO NO MOTOR! Valeu Chicão (Mestre), a minha primeira medição foi com o motor frio (medidor de compressão novo), apesar de estar quase que exatamente iguais (nos 3 cilindros) fiquei receioso com o resultado , espero que melhore alguma coisa com o motor aquecido,,,, outra coisa " COMO abrir as BORBOLETAS por completo ? ? " , desconecto o cabo do comando e puxo a vareta de aceleração dos carburadores para baixo ?? eu até queria que elas abrissem mais kkkkkk, meu motor tem comando á distancia, quando empurro de tudo para frente percebo que ainda daria pra ir mais um bom tanto... Bom vou refazer os testes hj e retorno para postar os resultados ! ! ! Desde já muito obrigado ! ! ! ! ! ! ! ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 agora um exemplo de profissionalismo serio e tecnico c/ vasta experiencia no mercado a tempos = veja a resposta e explicaçao que meu amigo =CHICO DA CONCESSIONARIA = POUSO NAUTICA DISSE AI SOBRE O TEMA / em qualquer outra situaçao ; ou sendo outra outorizada ou mecanico que conheço aqui = teria falado que precisava fazer o motor ; no caso do nosso amigo = ricardo = e ainda mais ele c/ essas duvidas / tudo visando apenas lucro ok / sei como funciona o processo / mas chicao = tem etica ; e oq tem p/ falar = diz na cara; e na hora ; sem errolaçoes ok conheço mecanicos e autorizadas que na hora ia quere fazer o motor $$$$$$$$$$ parabens e avante chico / tamos ai parceiro / abraço / agradeço por mim e todos = sua responça ; atitudes ; iniciativas = ajudando e desvendando = nas duvidas e perguntas de todos ; coisa que até agora ñ vi = de outras concessionarias e de outros tecnicos mecanicos / abraço chico / Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Julho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 AMIGOS A medição deve ser feita com motor aquecido porque frio DIMINUI AS FOLGAS e QUENTE ELAS AUMENTAM TENDE EM VISTA A DILATAÇAO DE MATERIAL DOS PISTÕES, ANÉIS E CAMISA! (ex; frio 120 psi quenta 90 psi) ABRAÇO A TODOS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chicão Postado Julho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 Para abrir as borboletas de motores com comando a distancia deve-se desligar a trava de partida engatado e motor deve ser avançado também a mesa ( PARA MOTORES COM AVANÇO MECÂNICO) MUITO CUIDADO QUE ESTA OPERAÇÃO DEVE-SE CERTIFICAR QUE OS CABOS DE VELA ESTEJAM DESLIGADOS ( TODOS) RICARDO E ASTRAS, espero ter ajudado (MOTOR QUENTE MAIOR FOLGA++++++MOTOR FRIO DIMINUI A FOLGA E SOBE A COMPRESSÃO) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 3 horas atrás, Fabio Giovanoni disse: astra seu motor ta´joia cara ñ sei porq está encanado c/ ele ???/ e depois outra = é o novo motor astra = ?? decidiram algo ??? mas que dá dó de largar seu johnson dá né ??? tá joinha / abraço / parceiro fabio, eu tava encanado que algum anel travou, alguma coisa aconteceu, junta sei la.... tentei medir, mas ainda acho que o mtoor tinha que render mais, especialmente carregado que é o forte dele (jonsao tem mais forca que velocidade, e eu consegui velocidade SOZINHO mas carregado ele peidou.... ) o motor novo por eqto ta quieto, meu pai nao ta se importando muito, eu to sem grana, entao vou levando ... ehhehe 2 horas atrás, Chicão disse: Para abrir as borboletas de motores com comando a distancia deve-se desligar a trava de partida engatado e motor deve ser avançado também a mesa ( PARA MOTORES COM AVANÇO MECÂNICO) MUITO CUIDADO QUE ESTA OPERAÇÃO DEVE-SE CERTIFICAR QUE OS CABOS DE VELA ESTEJAM DESLIGADOS ( TODOS) RICARDO E ASTRAS, espero ter ajudado (MOTOR QUENTE MAIOR FOLGA++++++MOTOR FRIO DIMINUI A FOLGA E SOBE A COMPRESSÃO) Chicao entao medi td errado hehehe medi com o motor frio (absolutamente frio), nem me importei com acelerador, pra ser sincera, estava em marcha lenta com o manete todo fechado. deu 105 mas caia a pressao, sei la, ou ta td errado e nao serviu de base nenhuma ou o motor pode ta pior ainda ? segundo o mecanico o motor tava otimo, puxando com muita forca, mas na pratica, eu ando sozinho a 38.2 kmh e em dois andei a 22kmh (se colocar o ocupante no banco mais pra frente, sobe pra 26kmh) ... o que acha? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 ok astra = agora que entendi = vç anda c/ carga e mais passageiros ok / conjunto pesado / sobre seu johnson = como ja disse antes ; ele trabalha c/ fluxo cruzado = exelente de força e lenta / media = como os evinrude e mercury americano / tambem já tinha comentado sobre aqueçer motor ; antes de medir taxa / e depois mestre chico deu uma aula e dicas muito boas p/ todos né / agora parceiro astra = vamos ver oq o chico responde = sobre seu motor né / abraçao astra / tamos ai / Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 normalmente sao 2 pessoas e tralha semi leve... entao andar leve pra mim nao serve pra nada... vamos esperar o chicao Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Julho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 Na minha opinião , o motor do Astra está normal . Devido a velocidade do barco diminuir muito estando carregado não se trata de defeito no motor , pois como já explicado pelos amigos , por mais que esse motor tenha mais torque em baixa velocidade isso não vai se alterar aumentando sua velocidade estando carregado , e sim mantendo sua força em baixa rotação , ou seja , funciona como um caminhão carregado , mais carga , mais força e menos velocidade , menos carga , mais velocidade e menos força . Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 16, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 16, 2016 anderson, mas qqr motor 15 nas mesmas condicoes faria: vazio uns 36-38kmh com duas pessoas umas 32 a 34kmnh tem um teste com um yamaha 15 que o jao fez que com 5 caras ficou em 29kmh... andar a 22 eh cruel... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Julho 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 17, 2016 1 hora atrás, Astra-Taranis disse: anderson, mas qqr motor 15 nas mesmas condicoes faria: vazio uns 36-38kmh com duas pessoas umas 32 a 34kmnh tem um teste com um yamaha 15 que o jao fez que com 5 caras ficou em 29kmh... andar a 22 eh cruel... Pois é Astra , aí é que entra o acerto do barco . No meu 15 Yamaha estava assim também , era só carregar o barco com duas três pessoas que não passava de 22kmnh . Já só eu com barco vazio ia que uma beleza 35 a 38kmhs . Só regulando o trím não surtiu muito efeito , então levantei o motor uma polegada e meia com um calço e diminuí o passo do hélice em meia polegada e melhorou muito , carregado está chegando nos 30kmhs . Com esse acerto e só eu no barco uso o trím no segundo furo de baixo para cima , se coloco no terceiro o barco cavalga . Já com duas ou três pessoas uso o trím no terceiro furo e vai que uma beleza sem cavalgar . Já no quarto furo do trím mesmo carregado , não fica bom , pois o motor está alto devido o calço e o hélice ventila muito . A placa anti-cavitação está rente com o fundo do barco . Se eu colocar mais que três pessoas no barco , tipo quatro pessoas , não importa o peso das criaturas , mais a tralha , não tem jeito , o barco senta na água e é os 22kmhs e aja paciência . Talvez neste caso uma hélice passo 9 iria melhor , meu motor está com uma passo 10.5 e vai ficar com essa , pois o motor é pequeno e no meu caso o gasto vai ficando alto e não compensa para pouco resultado . Para mim a solução é trocar de motor e pegar um 25hp usando o mesmo barco para ficar bom mesmo . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 17, 2016 proximo passo eh diminuir o helice novamente, ver oq ue vira.... se nada der certo só o 25 mesmo.. ql teu barco? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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