Zé Diogo Postado Julho 19, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 19, 2016 Na sua opinião qual seria a graxa ideal para ser usada em carretilhas? Formulação a base de? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 19, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 19, 2016 zé nao faco manutencao em carretilhas, mas vou ponderar alguns pontos que vc precisa ter em mente, independente de qualquer coisa. 1- cada material, necessita de uma tipo de lubrificacao especifico, por exemplo, fibra de carbono nao pode com alguns tipos de graxas pois com o tempo sua trama tende a se "soltar" com alguns tipos de lubrificantes, logo, precisa ter o recomendado pelo fabricante (existem trocentas formulacoes para fibra de carbono, nao é tudo igual, entao muitas vezes depende da trama usada pelo fabricante). Assim pode ocorrer com compositos ou alguns materiais especificos. Em via geral, material metalico aguenta qualquer coisa. 2- cada uso, um tipo de lubrificante, ou seja, ha lubrificantes que atuam melhor entre determinado grau. Tipo de 15 graus até 289 graus... e por ai vai, abaixo ele nao lubrifica por nao ter viscosidade necessaria, acima, ele vira liquido e nao faz o trabalho. Parece besteira isso, mas dependendo do peixe que fisgar, a pancada, o calor, a tomada de linha pode esquentar os discos de freio a temperaturas altissimas, e ai perde rapidinho o poder de lubrificacao.ainda que num pequena espaco de tempo, isso pode influenciar na vida util do teu equipamento. Isso quer dizer que muitas vezes, vc vai ser obrigado a comprar um ou varios tipos de lubrificantes se for o caso para uma mesma carreta. 3- tempo de manutencao... nromalmente lubrificantes muito especificos necessitam relubrificacao constante, ja outros mais aderentes necessitam de menos, ai vai do uso, se vc usa muito, suja muito, etc, compensa talvez ter um lubrificante mais finesse, pois o uso é mais severo e portanto, precisa dar atencao constante. se vc usa muito raramente, nao pode ver sujeira etc, pode usar um lubrificante que aguenta mais tempo, assim evita de ficar tendo que lubrificar constantemente sem uso. 4- cuidado com o uso da graxa, muita graxa é pior que nenhuma graxa! PArece maluquice mas explico: se vc colocar muita graxa por exemplo num rolamento, qdo for usar de verdade vai esquenta-lo , como nao tem pra onde sair graxa, calor, pressao, etc, as vezes acontece de explodir o rolamento por causa da pressao, isso vale mais pra bilhas ou rolamentos abertos onde vc consegue abrir e para lugares que tem alto atrito, tipo um rolamento de bicicleta moto etc, numa carreta nao faz muito sentido, mas tb muita graxa gruda o rolamento, deixando ele mais duro e piorando os arremessos. 5- nos meus molinetes tenho usado molykote com bissulfeto de molibdenio, adora essa graxa, ela adere ao metal e forma um filme muito legal, protegendo e deixando sempre tudo muito macio, passei nos meus molinetes há uns 3.5 anos, fui olhar na ultima pescaria ha 20 dias e estavam perfeitos, inclusive nao precisa de reengraxar pois estava tudo bem umido e otimo. mas alguem aqui no forum ja pesquisou a respeito e disse que a temperatura que ele suporta nao atende as necessidades dos freios das carretas (esquentam mais), eu nao levei a esse limite ainda, mas por eqto esta otimo. pronto, agora o chedidi e outros podem te indicar graxas etc, e ai vc avalia o que é melhor pro que vc tem disponivel e pro teu equipo.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Douglas Fernando Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 Eu comprei uma graxa em sache especial para rolamentos a base de sabão de lítio, para usar nas engrenagens e no rolamento anti-reverso. Ainda não usei na carretilha. Lembro que na época eu pesquisei e vários indicaram esse tipo de graxa. Aproveitando o tópico, é realmente recomendável esse tipo de graxa? Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Douglas Fernando Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 Atualizei o meu comentário acima, vai que gere confusão rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 jorel, como eu disse, nao faco manutencao em carreta, entao vou falar de rolamentos em geral ok ? (cubos de rodas, roda de bike, rolamento de bilha ou rolamentado) tirando objetos que vao estar em contato com agua (que devem ter graxa nautica pq repele agua), o resto que é de metal e rolamentos uso a molykote. em rolamentos de bilhas (esferas de aco), vc limpa direitinho com querosene, seca muitissimo bem, deixa evaporar e usa a graxa . em rolamentos de roletes mas no mesmo estilo de esferas, mesmo jeito, mas usa outra forma de por a graxa, vc poe um pouco de graxa na mao, e vai batendo o rolamento na graxa e puxando pela mao, entra td la dentro muito bem. depois basta tirar o excesso. rolamentos fechados, tem os selados (sem manutencao) e os que é possivel dar manutencao, pra esses é um pouco mais complicado, tem que ter ferramental pra tirar... ja rolamentos de ceramica por exemplo, nao uso graxa, mas tem que estar muito limpo, em alguns casos pode-se usar oleos especificos, mas ceramicos normalmente nao se usa nada pois sao muito duros. um detalhe, rolamentos de bilha, nao adianta nada lubrificar se as bilhs estiverem ruins ai tem que trocar, de preferencia por bilhas de precisao. a diferenca eh gritante! mas em rolamentos de carretas, q sao bem pqnos e normalmente pelo que vejo nos videos sao fechados, só resta vc lava-los, seca-los e quase possivel colocar um oleo dentro.... mas repito, nao entendo nada de carretas.... isso ai eh com chedid, fiz um post GENERICO e sobre GRAXAS... nao estou falando sobre CARRETILHAS OK? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Barreto Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 Não sou expert em manutenção de carretilhas, mas nas minhas quando dou um trato eu uso graxa azul (base de sabão de lítio) nas engrenagens, uso graxa teflonada nos discos do freio (bem de leve)...nos rolamentos de aço apenas meia gota de óleo, e nos meus rolamentos de cerâmica trabalham a sêco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angelo Vieira Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 Eu tbm faço igual o Renato, a única diferença é q não uso graxa nos discos de freio!uso essa graxa nas engrenagens e no anti reverso! E óleo q vem nas carretilhas, ou óleo de motor! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 turma = c/ licença ñ entendo nada sobre o assunto ; mas gostaria de saber por gentileza = preciso fazer uma adpataçao aqui / qdo vçs falam em rolamentos de ceramica = é aquele p/ trabalhar dentro agua = ou nada haver ??? outra coisinha = esses rolamentos sao de onde = xina ?? eles ñ sao blindados ??? desculpem ñ sei nada disso ok / só to tentando entender ?? oq sei que p/ lavar as peças vçs usam fluido ou benzina né ???? abraço/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 23 minutos atrás, Jorel disse: Assim ta melhor kkkk, que como aqui é um fórum de pesca e se fala de carretilhas e afins achei que vc estava se referindo a elas, abçs sim, mas se aplica a tudo, de cubos de rodas aos rolamentos da carreta, saber sobre ponto de fulgor, aplicacoes, etc, o pq como etc... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Douglas Fernando Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 2 horas atrás, Jorel disse: Rolamentos normais da carretilha > óleo especifico pra eles (pode colocar óleo que entra sem nenhuma dificuldade) Engrenagens > graxa teflonada Eixo do devaneador > 1 pingo de óleo 90 (óleo de cambio) É assim que a gente faz aqui na roça rssss Qual a diferença de usar a graxa azul ou graxa teflonada nos discos de freio? E se deixar eles trabalhar a seco, tem problema? Essa graxa teflonada, qual vocês recomendam para comprar? Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo Andreassa Borges Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 faço o mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo Andreassa Borges Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 14 horas atrás, Renato Barreto disse: Não sou expert em manutenção de carretilhas, mas nas minhas quando dou um trato eu uso graxa azul (base de sabão de lítio) nas engrenagens, uso graxa teflonada nos discos do freio (bem de leve)...nos rolamentos de aço apenas meia gota de óleo, e nos meus rolamentos de cerâmica trabalham a sêco. faço o mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo Andreassa Borges Postado Julho 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 20, 2016 1 hora atrás, Douglas Fernando disse: Qual a diferença de usar a graxa azul ou graxa teflonada nos discos de freio? E se deixar eles trabalhar a seco, tem problema? Essa graxa teflonada, qual vocês recomendam para comprar? Abraços. Nao sei qual a diferenca e nem sei se pode usar graxa azul nos discos ( uso apenas nas engrenagens ) . So uso graxa teflonada nos disco de carbono e da Fishingmaster . Pode se trabalhar a seco . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Stefano Postado Julho 21, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 21, 2016 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Armando Ito Postado Julho 22, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 22, 2016 a maioria das graxas "azuis" é de base mineral ... tem alta estabilidade mecânica mas oxida mais rápido ... graxa "teflonada" é de base sintética ... tem mais estabilidade térmica ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dudu_Torello Postado Julho 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2016 Bom dia, amigo não sou expert em manutenção de carretilhas, a única coisa que faço é desmontar, limpar e engraxar os rolamentos e engrenagens e para isso uso uma graxa da Abu Garcia, (segue a foto abaixo) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Douglas Fernando Postado Julho 25, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 25, 2016 Pessoal, alguém sabe dizer se essa graxa teflonada é a mesma usada em impressoras? Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darlan Vinicius Meinerz Postado Setembro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Setembro 3, 2016 Em 20/07/2016 at 10:31, Douglas Fernando disse: Qual a diferença de usar a graxa azul ou graxa teflonada nos discos de freio? E se deixar eles trabalhar a seco, tem problema? Essa graxa teflonada, qual vocês recomendam para comprar? Abraços. Pelo que li está semana. Graxa de litio corrói plásticos e fibras sintéticasapós certo tempo. Então não se deve usar graxa de litio na fricção e nem nas engrenagens destas carretilhas novas da shimano e marine sports que tem corpo em compósito de fibra de carbono. Graxa de litio somente nas engrenagens de carretilhas com corpo em alumínio ou magnesio. Então o melhor mesmo é passar graxa teflonada que é inerte e adere bem em qualquer superfície sem corroer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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