Igor Rabelo Postado Julho 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 28, 2016 Opa, Blz pessoal? Estou com uma dúvida em relação à instalação do carregador de meu barco. Tenho em meu barco duas baterias, uma de 105ah estacionária para o elétrico e uma de 105ah para partida do motor, eletrônicos, bomba de porão e som. Para recarregar essas 2 baterias conto com um carregador mk220d e ainda o alternador original do motor que está ligado apenas à sua respectiva bateria. Esse carregador é de 2 banks, joga para cada bateria 10ah. Outro dia fui pescar e lá pelas tantas fiquei sem bateria no elétrico, motivo pelo qual resolvi instalar uma terceira bateria no barco. Minha dúvida é, se eu colocar mais uma bateria para o elétrico, da mesma amperagem, e ligar em paralelo, o carregador poderá apresentar algum problema para carrega-las ou poderei danificar meu motor elétrico? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Claudemir Liuti Júnior Postado Julho 28, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 28, 2016 Igor, não entendo de ligação em paralelo, mas certamente a falta de carga se deveu a 1) você não ter dado carga completa antes da última pescaria e da que te deixou na mão ou 2) sua chave geral ficou ligada no ALL e você esqueceu de mudar para as baterias não transferirem carga entre si e a sua bateria do motor consumiu a do elétrico. Na minha lancha eu usava um sistema que isola as baterias e a chave possuía apenas uma posição, sem que com isso você tenha que ficar mudando a chave e sem risco de ficar sem carga, mas sempre mantinha ela carregada antes e depois das pescarias para evitar problemas. Se você for manter duas baterias, creio que não poderá fazer ligação permanente nas duas, mas sim remover uma e por a outra quando uma delas acabar, pois o carregador não é feito para mais de 2, podendo creio eu que até queimar seu carregador que custa bem carinho. Abs, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Rabelo Postado Julho 28, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Julho 28, 2016 Meu motor elétrico usa bateria separada que não passa pela chave geral, ativo ele com um disjuntor...realmente, a carga pode não ter sido completa...pois é, meu medo é exatamente danificar o carregador ou o motor elétrico, que é ainda beeem mais caro que o carregador...Se realmente houver problema levo as duas baterias para o elétrico e substituo a que acaba pela que está completa, dará trabalho mas não estrago meu equipamento e nem fico sem elétrico.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Julho 29, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Julho 29, 2016 Igor...o Mk220D da Minnkota é tão top q vc poderá ligar as baterias em paralelo (ou mesmo em série) e ligar os dois bancos no carregador nelas. Sim, vc liga o positivo e o negativo de um banco nos respectivos pólos de uma bateria, e faz o mesmo no outro banco / bateria. Mesmo com o cabo fazendo a ligação em paralelo (24v), os bancos do alternador podem ser ligados como informo acima. Dê uma lida neste tópico abaixo.http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/36017-ajuda-com-alternador-minkota/#comment-412929 Qualquer dúvida é só falar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Rabelo Postado Agosto 3, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 3, 2016 Opa Fabrício, blz!!?? Rapaz, mas minha dúvida é o seguinte(acho que vc não entendeu srsrsr), eu tenho 3 baterias onde uso um carregador com 2banks, isso danificaria meu carregador?? Deixe-me explicar melhor... Uma bateria normal de carro 105ah está no motor de popa, essa é carregada com o alternador do motor e com um bank do mk220d. Ela é a única ligada na chave geral e supre o motor de popa, Combo, som e bombas de viveiro e porão. As outras duas baterias, que suprem o elétrico são estacionárias de 105ah e estão ligadas em série (12v). Estas são recarregadas por apenas 1 bank do mk220d. Tenho medo de danificar o carregador ao usar um carregador de 2 banks em 3 baterias...coloquei para recarregar e usei nesse fds, parece que funcionou legal mas vai saber, né...rsrsr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Agosto 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 3, 2016 Opa...blz. Entendi...na verdade vc tem 1 bank do MK220 ligando em 2 baterias do elétrico. Seu medo é se 1 bank consegue carregar as duas. Eu acho q sim...mas mas não sei se isso forçaria ele. E essa ligação sua é em paralelo (12v)....Se fosse em série vc teria 24v. Veja se há limitação do tamanho da bateria. Como vc está com 2 baterias de 105amp cada, o carregador está mantendo 210amps. Se o Mk220 consegue manter esses 210amps, acho q não tem problema estar ligado em 1 banco apenas. Mas só acho...rsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Rabelo Postado Agosto 3, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 3, 2016 Vou ler o manual e informo depois..👍 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.