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Construção de Barco (Fabrica Fluvimar)


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Bem legal o vídeo Mario, percebe-se que é uma fabrica muito bem organizada, em todas as etapas de fabricação e preocupada em entregar para o consumidor um produto em perfeitas condições de uso.  Esse pessoal da Fluvimar estão de parabéns!!! legal::joia::::good:

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fluvimar e aqui de cianorte pr aonde eu resido hehehe barco show de bola galera possuo um e ja tive mais dois qualidade otima o acabamento nem se fala entao bate de frente com marcas conceituados do mercado nao to puxando saco na marca pq tenho mais alguem q possua ou ja viu algum barco deles pode ta confirmando oq eu to falando kkk

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Umas da maiores belezas da administração de empresas é poder afirmar que JAMAIS existe o certo e o errado. Existe sim melhores práticas, melhores métodos etc.

 

Como dizer que uma fábrica que está ha anos no mercado fazendo ótimos produtos está errada? Seria uma grave falta de entendimento sobre o que é uma empresa!

 

Sucesso não se mede apenas se é o primeiro do mercado, se é o mais rico (riqueza normalmente não está atrelado ao sucesso e sim com artimanhas!), se tem a maior gama de produtos, enfim, sucesso não se mede, se sente!

 

A Fluvimar vem seguindo suas crenças e valores e isso é louvável.

 

Mas isso não quer dizer que não tenha onde melhorar, o que fazer, praticar coisas tão simples que parecem lógica e que revertem no produto final e na rentabilidade da empresa.

 

Ha questão de 2 dias atrás, abri uma foto de uma fábrica para minha esposa, ela simplesmente olhou e disse que estava tudo bem, inclusive considerou limpo por ser uma fábrica.

 

Eu quase gelei ! Mas entendo, ela é leiga, uma advogada. 

 

Eu bato o olho no vídeo da Fluvimar e algumas coisas me saltam aos olhos, chega a ser tão simples e lógico, não precisa nem gastar dinheiro, ou contrário, só vai economizar e não é feito.

 

Claro, eu sou treinado para ver essas coisas, reparar e corrigir (longe de mim dizer que estão errados, não é essa a idéia).

 

Mas eu olho a Fluvimar, Calaça e outras e penso: Jesus, tem tanto desperdício, tanta coisa pequena que pode diminuir 1% aqui, 1% ali, 1% acolá que no final gera 30% de custos e a empresa não percebe. técnicas modernas de gestão de processos, novos conceitos com base na sustentabilidade e economia que poderiam ser introduzidas.

 

O resultado final não é apenas rentabilidade maior, isso é consequencia! O resultado seriam empresas mais competitivas, com dinheiro pra investir em novidades, o mercado de barcos subindo de nível, consumidores comprando mais e melhor, é uma cadeia gigantesca que se eleva e lucra mais com simples atos de gestão modernas.

 

Eu não conheço a fluvimar, mas pelo que vi no vídeo, dá para diminuir o custo dos produtos deles em pelo menos 10 a 20% facilmente. Também não conheço a Calaça, mas essa ultima, vejo muito por fotos, videos, converso com o joão, daria para trazer os custos reais do produto para 30% facilmente pra baixo. Vender 60% a mais num piscar de olhos...

 

Estão errados? Não! Mas se um começar a fazer e melhorar, obriga os outros a melhorar também. Assim é o mercado nautico, foi assim com os estaleiros de fibra (basta ver o salto monumental que nossas lanchas e iates sofreram na ultima decada em qualidade, acabamento, hidrica, design etc), foi assim com os inumeros barcos copiados da flashbass, e assim seria tambem com as empresas...

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  • 1 mês depois...

Ex-paulista e paulistano e atual roraimense,  lá pelos anos 1980 contratei a fabricação de um barco rebitado da Levefort, em Paulínia (SP), que havia saído de linha. Alguns se lembram do Campineiro, o melhor barco pequeno que já tive, bem semelhante aos barcos canadenses. Esguio, popa afilada, borda baixa, centro normal e popa estreita. Navegava rápido com ótima estabilidade, mas exigia alguma experiência em navegação, os veteranos como eu sabem. Defeito: era rebitado, como todos à época.

Apaixonado por barcos (tive praticamente de tudo), tenho hoje 3 lanchas e um bote de alumínio, além de 1 Jet Boat Yamaha, de 270 HP. Faço muitas viagens aqui na Amazônia, as bacias hidrográficas são enormes, com muita gente morando e trabalhando em comunidades ribeirinhas, apesar das longas distâncias que separam umas das outras. Falar da abundância, diversidade e tamanho dos peixes, então, é covardia. 

Interagindo com moradores da região e observando em detalhes o que os estaleiros da Amazônia fabricam em alumínio, uma diferença logo salta aos olhos: aqui só se fabricam barcos soldados, nunca rebitados. Por incrível que pareça, uma região menos desenvolvida, como a nossa, vem dando um banho de modernidade na turma do sudeste e do sul, já que em termos de resistência, acabamento e estanqueidade, o barco soldado dá de mil a zero nos rebitados. É interessante notar também que aíinda há quem compre barcos rebitados. Caí nessa besteira há algum tempo, e comprei uma lancha REBITADA zero, 40 pés de comprimento, luxuosa, com propulsão Volvo Penta 200 HP diesel, fabricada em Minas Gerais. Já no primeiro contato com a água, apareceram vários pontos de infiltração, resolvidos a tempo pelo bom e velho Durepox. A decepção foi tamanha que logo a vendi (com prejuízo) a um comprador do Mato Grosso do Sul. 

Voltando ao que interessa, não se pode admitir que a tecnologia de alguns estaleiros permaneça na era do Titanic e da Maria Fumaça, até porque o investimento na modernização da produção é baixíssimo, não se exige mais de 20 mil para comprar soldadeiras industriais de alumínio, recuperar o tempo perdido e oferecer ao mercado um produto que mereça um mínimo de respeito. E aproveitando a procedente observação do colega Astra-Taranis, é preciso ter em conta que o processo de soldagem permite um melhor aproveitamento da matéria-prima, o que pode influenciar positivamente o preço final dos produtos. Como hobby, pessoalmente fabrico e transformo meus próprios barcos, e gastei menos de 5 mil na compra de inversora Mig/Mag para isso. Tá na hora dessa turma acordar (tanto fabricantes quanto compradores).

Me desculpem o que fabricam ou pensam em contrário, mas é como vejo.

Gilbertinho     

    

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Eu falo da Fluvimar de boca cheia, já tive alguns barcos e lanchas deles. A durabilidade e a navegação, qualidade de acabamento, não tem o que discutir, barco feito de pescador para pescador.

Aqui na nossa região (oeste do Paraná), a Fluvimar domina.

Na hora de vender, abre a boca e fica sem. 

Tem barcos e lanchas com muitas horas de água rodando em perfeito estado de conservação. 

Lago de Itaipu é famoso pelas ondas e marolas grandes, e as lanchas Cherokee são famosas por navegarem muito bem nessas condições.

Top das tops!

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sr gilbertinho   ; por gentileza  ? 

na minha opinao  = eu prefiro que  a chaparia  do casco  seja dobrada ;  e ñ soldada  ok  ?

qto aos bancos  = concordo c/ o sr,   tem que ser  de comprido;  nas laterais  fica top  ;   e serve de  travamento  ao todo  / e acaba o poblema de canela  e ficar pulando  né ??

mas  sobre o estaleiro que disse ai no amazonas ;  e sua pratica;  e vivencia  pelas aguas  =   pode me dizer ;  o porq ñ investir p/ trazer as chapas ideais    p/ dobra  ??? 

em vez de investir em soldas  ???   e ainda  continuar   a desejarrrr ???  

e que processo ;  estao usando  p/ soldagem ;  e as  espessuras da chapa  ???  

abraço  :good:

 

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