Fabricio.Passos Postado Outubro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 Pessoal, como muitos dos amigos do fórum possuem ou já tiveram o fusquinha da pesca brasileira, irei postar uma dica importante que recebi do mecância da Naútica Barão (Autorizada Yamaha aqui em BH). Nosso motor fica na cidade de Abaeté e a maioria das revisões são feitas por lá mesmo. Na última revisão em 2015 trocamos além do óleo da rabeta o rotor da bomba d'agua. Nas 6 pescarias deste ano observamos que o motor estava com um jato de água com boa pressão (indicador de bom funcionamento) e seu funcionamento normal. Ao traze-lo para uma revisão há poucos dias em BH, devido a um problema na alavanca da báscula, o mecânico identificou que o motor havia passado por um pequeno aquecimento. Felizmente não comprometeu em nada a estrutura do motor, mas irei postar os indicativos que o mecânico me passou para que os amigos não tenham surpresas como a minha. Não sei o ano do motor e segue uma foto A primeira dica que recebi foi de manter sempre atenção para a saída d'agua no motor. Se o jato estiver saindo com boa pressão é indicativo de bom funcionamento. Mas além disso, as vezes é necessário remover a tampa do motor e verificar se não apresenta regiões amarelas no corpo do motor (igual panela quando queima e dá aquela marca). Abaixo uma foto do meu motor para vocês verem Outro item importante pessoal é verificar durante a troca em caso de quebra de alguma das partes do rotor onde esse pedaço foi parar. O mecânico observou que no meu caso o rotor estava faltando duas partes e ao abrir a caixa abaixo do rotor tinham 4 pedaços. Ou seja, na última manutenção foi feita a troca mas o pedaço não foi removido. Ele disse que caso este pedaço tivesse ido parar no canal de saida d'agua eu poderia ter perdido o motor, pois impediria completamente a saída dágua. Segue uma foto apenas para ilustrar a caixa que estou falando onde estavam os pedaços (Essa imagem peguei na internet, pois não tirei foto no dia da manutenção) Pessoal não sou especialista em motor e manutenção. Espero que alguns dos vários conhecedores que temos aqui possam colaborar para enriquecer esse assunto. De qualquer forma achei importante registrar minha experiência para aqueles que, assim como eu, estão iniciando nesse mundo vasto e maravilhoso dos motores de popa. Abaixo um link muito bacana do próprio fórum que ensina passo a passo a troca do rotor. Um abraço pessoal e boas pescarias. Hugo Sum de Souza Filho, Anderson Luis Ribeiro Blas e Fernando Ehlers reagiu a isso 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Isaias Postado Outubro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 Fabricio Obrigado pela sua dica, e tenho certeza que irá ajudar muitos por aqui! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 fabricio se aqueceu demais tem algo de errado ok / pelo que vç disse ai fabricio; e seu mecanico = a causa foi as pás do rotor quebradas ; e detritos das msmas = no sistema refrigerçao ok / mas e a valvula termostatica ???? e a junta cabeçote ?? tá tudo beleza amigao ??? da uma pesquisada aqui no forum = tem um caso mais grave; de um motor suzuki = da p/ ver bem a mancha do super aquecimento ; no motor ok / valeuu fabricio; dica joia = sempre dar uma verificada visualmente = no motor tirando o capo abraço Fabricio.Passos reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio.Passos Postado Outubro 3, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 Pois é @Isaias esse compartilhamento de experiências é o que torna o fórum tão rico. Já deixei de passar muita raiva por causa da ajuda dos amigos. Aos poucos vamos retribuindo pelo menos um pouquinho. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio.Passos Postado Outubro 3, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 23 minutos atrás, Fabio Giovanoni disse: fabricio se aqueceu demais tem algo de errado ok / pelo que vç disse ai fabricio; e seu mecanico = a causa foi as pás do rotor quebradas ; e detritos das msmas = no sistema refrigerçao ok / mas e a valvula termostatica ???? e a junta cabeçote ?? tá tudo beleza amigao ??? da uma pesquisada aqui no forum = tem um caso mais grave; de um motor suzuki = da p/ ver bem a mancha do super aquecimento ; no motor ok / valeuu fabricio; dica joia = sempre dar uma verificada visualmente = no motor tirando o capo abraço Oi @Fabio Giovanoni tava mesmo esperando sua contribuição para o tópico. Ele conferiu tudo OK gracas a Deus com a junta do cabeçote. Como rodo muito pouco mesmo no motor, não deu para ele aquecer a ponto de estragar. Agora ficar mais atento mesmo. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Hugo Sum de Souza Filho Postado Outubro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 Excelente dica Fabrício. Já ganhou meu "jóia". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio.Passos Postado Outubro 3, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 3 minutos atrás, Hugo Sum de Souza Filho disse: Excelente dica Fabrício. Já ganhou meu "jóia". Vlw @Hugo Sum de Souza Filho que bom que está ajudando a esclarecer para os amigos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 graças a deus que ñ foi nada de mais né fabricio vç tem razao amigao = o negocio é ficar atento / se possivel verificar conforme o uso ; e o tempo que o motor fica parado = fazer sempre seguindo a risca ; os procedimentos antes ; durante e depois = como todos ja sabem / uma dica aqui = use sempre rotor original ; e retentor original = vale a pena ok tanbem procure montar c/ uma graxa p/ aguentar bem a agua = mas que ñ AFETE = o material do rotor e das pas ( borracha ) tamos nessa parceiro uma duvida = qual o ano do seu yamaha e modelo ?? abraço Fabricio.Passos reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio.Passos Postado Outubro 3, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 Vixe @Fabio Giovanoni como descubro isso será? Não sei te dizer não Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 Já vi mutos Yamahas com essa coloração, inclusive o meu 15 Mariner que é Yamaha e outro que tivemos tb e na maiora das vezes do cilindro de baixo. Lembrar de ver o torque dos parafusos do cabeçote, se tiverem firmes provavelmente sem problema. Outra coisa importante, rotor que quebra as pás e solta pedaço na maioria das vezes é o paralelo, o original normalmente derrete, não ponham rotores paralelos nos motores. No meu 15 e no 18 duraram apenas 1 ano e soltaram pedaços, coloquei na epoca pois não encontrei , depois disso só original . Anderson Luis Ribeiro Blas, Fernando Ehlers, Fabio Giovanoni e 1 outro reagiu a isso 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 3, 2016 força la´amigao = siga os passos do dezenho ok vç como propietario do motor; é bom saber a respeito ok / vamos descobrir ok anota tudo certinho e posta p/ turma ok abraço Fabricio.Passos reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio.Passos Postado Outubro 19, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 19, 2016 @Fabio Giovanoni esse fim de semana meu pai foi para Abaeté e pedi a ele para tirar a foto dessa placa pra mim. No entanto ele disse que não encontrou e das duas uma, ou ele esqueceu e deu uma desculpa, ou não achou mesmo. Como só vou pescar em Dezembro, com fé em Deus, a dúvida vai persistir até lá. um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio.Passos Postado Outubro 19, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 19, 2016 Em 03/10/2016 at 20:40, Guto Pinto disse: Já vi mutos Yamahas com essa coloração, inclusive o meu 15 Mariner que é Yamaha e outro que tivemos tb e na maiora das vezes do cilindro de baixo. Lembrar de ver o torque dos parafusos do cabeçote, se tiverem firmes provavelmente sem problema. Outra coisa importante, rotor que quebra as pás e solta pedaço na maioria das vezes é o paralelo, o original normalmente derrete, não ponham rotores paralelos nos motores. No meu 15 e no 18 duraram apenas 1 ano e soltaram pedaços, coloquei na epoca pois não encontrei , depois disso só original . @Guto Pintoa troca feita em Abaeté realmente foi rotor paralelo viu, boa dica essa sua. Agora na Naútica Barão coloquei a Hélice e rotor originais (assustei com o preço) mas pelo menos fico mais tranquilo com sua colocação. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 19, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 19, 2016 3 minutos atrás, Fabricio.Passos disse: @Guto Pintoa troca feita em Abaeté realmente foi rotor paralelo viu, boa dica essa sua. Agora na Naútica Barão coloquei a Hélice e rotor originais (assustei com o preço) mas pelo menos fico mais tranquilo com sua colocação. Um abraço Fabricio, o rotor em si não é caro, um original por volta R$120 contra R$60 de um paralelo, já hélice é caro msm, as Sorabos nacionais são muito boas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 20, 2016 tranquilo fabricio = qdo tiver c/ os dados na mao = ai vç diz p/ turma ok abraço boas pecas amigao Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Ehlers Postado Outubro 20, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 20, 2016 Só faltou a maioria da galera da un "jóia" pro rapaz,muito boa a dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Outubro 29, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 29, 2016 Se os cabos de vela do seu motor for original ainda , o ano do motor vem escrito neles . Na placa lateral de identificação do número de série do motor , pelo menos no meu não consta o ano de fabricação . O meu Yamaha é ano 2013 constando o ano nos cabos de vela e na nota de compra do motor . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Outubro 29, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 29, 2016 2 minutos atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse: Se os cabos de vela do seu motor for original ainda , o ano do motor vem escrito neles . Na placa lateral de identificação do número de série do motor , pelo menos no meu não consta o ano de fabricação . O meu Yamaha é ano 2013 constando o ano nos cabos de vela e na nota de compra do motor . E outra coisa , essa placa de identificação do número do motor é só um adesivo colado , então se for de ver fácil de descolar e perder . Fabricio.Passos e Fabio Giovanoni reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Rudek Postado Outubro 29, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 29, 2016 Esses dias vi na oficina do meu amigo um 25 suzuki, parecia que veio douradinho de fábrica. Ele fez todos os testes de compressão e está funcionando perfeitamente. Não sabe o histórico do motor, mas aparentemente é original, pode ter superaquecido, porém não teve problemas mais sérios. Mas como ele me disse, esse é sim um sinal de superaquecimento, pois chegou a mudar a coloração do cabeçote. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 29, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 29, 2016 uma coisa que reparei se superaqueçe pouco = sempre marca a coloraçao dourada p/ escuro no primeiro cilindro de queima / se superaqueçe de verdade p/ valer ai o cabeçote todo msmo / tem um topico aqui ; ñ lembro onde o dono postou foto de um suzuki ; bem aparente de um super aqueçimento ; e como rudek disse = depois das revisoes = na boa motor virando normal sem poblemas abraço turma Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio.Passos Postado Outubro 29, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 29, 2016 13 horas atrás, Anderson Luis Ribeiro Blas disse: E outra coisa , essa placa de identificação do número do motor é só um adesivo colado , então se for de ver fácil de descolar e perder . Boa dica @Anderson Luis Ribeiro Blas Vou ver os cabos de vela, pois tenho certeza que são originais. No caso da placa pensei ser uma daquelas chapeadas, e neste caso do adesivo pode ser que tenham tirado mesmo Um abraço Anderson Luis Ribeiro Blas reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 29, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 29, 2016 passos amigao = tudo sobre seu motor está na plaqueta ok / se for adesivo ; vai perder c/ o tempo ñ tenha duvidas / agora se for plaqueta de aluminio tipada c/ os dados ; e arrebitada ; tranquilo / abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabricio.Passos Postado Outubro 31, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 31, 2016 Em 29/10/2016 at 20:11, Fabio Giovanoni disse: passos amigao = tudo sobre seu motor está na plaqueta ok / se for adesivo ; vai perder c/ o tempo ñ tenha duvidas / agora se for plaqueta de aluminio tipada c/ os dados ; e arrebitada ; tranquilo / abraço Grande @Fabio Giovanoni estou contando os dias para a pescaria em 3 Marias vou aproveitar para tirar essa dúvida do ano do motor. Suas dicas contribuiram muito para o tópico meu amigo. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 31, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 31, 2016 passos = boas pescas; bom divertimento ; e só alegriaa ... amigao qualquer coisa ; a turma está ai ; p/ ajudar nas duvidas ok valeu ; tamos nessa ; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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