Daniel Ramelo Filho Postado Outubro 11, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 11, 2016 Boa tarde pessoal, já vi o tópico e o vídeo do Reginaldo da Ti Nautica, e tb já li bastante coisa sobre esse motor, Mercury 40hp. Possuo um a pouco tempo, já fiz a alteração no acelerador dele onde ele passa a abrir as borboletas totalmente após a primeira revisão, o motor fica bem mais forte, mas não contente e como gosto de ler, resolvi procurar na internet sobre a real alteração do mercury, ou tohatsu 40hp para o 50hp, já que o bloco do motor é o mesmo, também 3 carburadores... e etc Encontrei em um fórum gringo onde aqui vou traduzir por um programa(tradução não fica 100%), mas verifica-se que as mudanças não é complicada, pois são poucas peças, mas são peças importantes que demanda conhecimento e também dinheiro, veja abaixo as 7 alterações a ser feita que seu mercury 40hp passara a ser um legitimo 50hp: 1) Carburadores (maior barril e jatos e borboleta totalmente aberta no modelo 50 hp) 2) coletor de admissão (furos maiores para combinar com os barris do carburador maior) 3) conjuntos de válvulas Reed (Acontece que a única diferença aqui é as placas que limitam o quão longe os valvulas podem abrir - placas permitem valvulas para abrir mais adiante 50 modelo hp) 4) silenciador Air (furos maiores para combinar barris carburador maiores) 5) Acelerador (forma diferente para abrir borboleta totalmente em 50 modelo hp) 6) As velas (BR8HS-10 para 50 hp modelo vs BR7HS-10 para o modelo de 40 cv) 7) Ajuste do tempo ligação (mesma parte, mas ajustado mais curto para 50 hp modelo e, portanto, o tempo é mais avançado em relação ao modelo de 40 cv) Peço, se possível aos amigos do fórum e tb a quem conhece e sempre comenta sobre esse assunto, @Guto Pinto, ao @Fabio Giovanoni, e ao próprio @Reginaldo Ti Náutica a escreverem sobre o assunto!! Abraços. Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Outubro 11, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 11, 2016 MP .... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 11, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 11, 2016 Daniel essas mudanças são as reais diferenças entre o 40 e o 50, ou seja carburadores com venturi maiores e gigles maiores , coletor de admissão e escape diferentes, velas diferentes , hastes de aceleração , etc.... ou seja praticamente tem que se trocar toda alimentação do motor, apenas o bloco sendo o mesmo, o que financeiramente é totalmente inviável sendo mais fácil comprar um Tohatsu 50hp de uma vez. O que se faz aqui , é basicamente entortar o batente de aceleração fazer uma mudança na haste do acelerador com isso se conseguirá que as borboletas se abram totalmente , porém com isso não se consegue regular a marcha lenta tendo que colocar um regulador de ar da lenta em cada carburador e regulá la em cada carburador. Tb se trocam as velas. Portanto as mudanças feitas aqui aumentam sem duvida a potência do motor mas ele não será igual ao 50hp original, pelo menos na construçao, em desempenho não posso falar pois nunca andei num 40 transformado, o Regnaldo faz essas mudanças , na verdade não sei se é só isso, mas compensa pelos resultado de desempenho. Eu pesquei esse ano com um Tohatsu 50hp e fiz um video dele contra um 40 3cilindros, a diferença é bem grande e de consumo tb, o Mercury 40 é muto econômico quando original fazendo até menos que 15 litros/h, já o Tohatsu 50 beira 20 Litros/h. Vou ver se passo o vídeo para o youtube e coloco aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 11, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 11, 2016 minha opiniao = sobre os sete passos citados ai em cima = 1 = no 50hp = carburadores c/ diametro maior do venturi e concequentemente borboletas maior = tambem difusores e giles diferentes do motres original = 40 hp 2= coletor c/ diametro igual ao venturi dos carburadores = por onde entra o mix / coletor a peça intermediaria que fica entre o carburador e a valvula red do motor = ADMISSAO / 3 = abertura das palhetas da valvula red do 40 hp abre menos que no 50hp ( entra mais mistura no 50hp ) pelas palhetas / 4= escape = c/ furos maior p/ sair mais gases no 50hp ( ja´que entra mais ; tambem tem que sair mais ok / 5 = acelerador c/ kame e regulagens diferentes do 40hp p/ o 50hp / 6 = velas 8 no 50hp ; e 7 no 40hp = ( pela mudança no ponto de igniçao e grau termico da vela ok ) ; mantendo a calibragem dos eletrodos ok / 7 = avanço do ponto de igniçao no 50hp ; diferente do 40hp ok / resumindo os 7 itens aqui = tem que entrar mais combustivel e ar ; ( carburador ; e coletor = junto c/ a valvula e palhetas ) no motor ; tem que queimar ; e tem que sair o que foi queimado = proporcionalmente ok p/ a queima ideal = dessa entrada de mix ; a mais ; por ser motor de 50hp = tem que adiantar o ponto de igniçao p/ maior queima ; e regulagens compativel p/ 50hp como citado acima ok / basicamente esse é os 7 passos que vç citou DANIEL / espero ter colaborado amigao abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 11, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 11, 2016 Olha o vídeo, estávamos em 4 no barco contra 3 do Mercury, barco bem parecidos. Apesar que o Tohatsu era zero já oMercury tava um pouco surrado. Motores de guias lá do Araguaia https://www.youtube.com/watch?v=wL0MMGEyrhY&feature=youtu.be Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Ramelo Filho Postado Outubro 11, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 11, 2016 3 horas atrás, Ricardo Arrais disse: MP .... Boa!! 1 hora atrás, Guto Pinto disse: Daniel essas mudanças são as reais diferenças entre o 40 e o 50, ou seja carburadores com venturi maiores e gigles maiores , coletor de admissão e escape diferentes, velas diferentes , hastes de aceleração , etc.... ou seja praticamente tem que se trocar toda alimentação do motor, apenas o bloco sendo o mesmo, o que financeiramente é totalmente inviável sendo mais fácil comprar um Tohatsu 50hp de uma vez. O que se faz aqui , é basicamente entortar o batente de aceleração fazer uma mudança na haste do acelerador com isso se conseguirá que as borboletas se abram totalmente , porém com isso não se consegue regular a marcha lenta tendo que colocar um regulador de ar da lenta em cada carburador e regulá la em cada carburador. Tb se trocam as velas. Portanto as mudanças feitas aqui aumentam sem duvida a potência do motor mas ele não será igual ao 50hp original, pelo menos na construçao, em desempenho não posso falar pois nunca andei num 40 transformado, o Regnaldo faz essas mudanças , na verdade não sei se é só isso, mas compensa pelos resultado de desempenho. Eu pesquei esse ano com um Tohatsu 50hp e fiz um video dele contra um 40 3cilindros, a diferença é bem grande e de consumo tb, o Mercury 40 é muto econômico quando original fazendo até menos que 15 litros/h, já o Tohatsu 50 beira 20 Litros/h. Vou ver se passo o vídeo para o youtube e coloco aqui. Entendi, mexer só nas regulagens do carburador, sem troca-lo, consegue-se uma melhora? ou ele já trabalha no limite? junto com admissão e escape... Aliás, admissão e escape desses motores são de que material? plastico? 1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse: minha opiniao = sobre os sete passos citados ai em cima = 1 = no 50hp = carburadores c/ diametro maior do venturi e concequentemente borboletas maior = tambem difusores e giles diferentes do motres original = 40 hp 2= coletor c/ diametro igual ao venturi dos carburadores = por onde entra o mix / coletor a peça intermediaria que fica entre o carburador e a valvula red do motor = ADMISSAO / 3 = abertura das palhetas da valvula red do 40 hp abre menos que no 50hp ( entra mais mistura no 50hp ) pelas palhetas / 4= escape = c/ furos maior p/ sair mais gases no 50hp ( ja´que entra mais ; tambem tem que sair mais ok / 5 = acelerador c/ kame e regulagens diferentes do 40hp p/ o 50hp / 6 = velas 8 no 50hp ; e 7 no 40hp = ( pela mudança no ponto de igniçao e grau termico da vela ok ) ; mantendo a calibragem dos eletrodos ok / 7 = avanço do ponto de igniçao no 50hp ; diferente do 40hp ok / resumindo os 7 itens aqui = tem que entrar mais combustivel e ar ; ( carburador ; e coletor = junto c/ a valvula e palhetas ) no motor ; tem que queimar ; e tem que sair o que foi queimado = proporcionalmente ok p/ a queima ideal = dessa entrada de mix ; a mais ; por ser motor de 50hp = tem que adiantar o ponto de igniçao p/ maior queima ; e regulagens compativel p/ 50hp como citado acima ok / basicamente esse é os 7 passos que vç citou DANIEL / espero ter colaborado amigao abraço Boa Fabião... 1 hora atrás, Guto Pinto disse: Olha o vídeo, estávamos em 4 no barco contra 3 do Mercury, barco bem parecidos. Apesar que o Tohatsu era zero já oMercury tava um pouco surrado. Motores de guias lá do Araguaia https://www.youtube.com/watch?v=wL0MMGEyrhY&feature=youtu.be Mto bom o video, o 50 anda bem mais... será que o 40 estava com o cabo do acelerador já alterado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 11, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 11, 2016 conclusao = ñ é viavel como ja´ citado / resumindo = de 40hp p/ transformar p/ 50hp = entra mais mistura ; queima mais mistura ; sai mais gases queimado da mistura ; anda mais ; gasta mais ;;;;; e ñ fica igual o original = é fato ok minha opiniao = ou compra um 40hp / ou / 50hp ou 60hp / ñ entendi muito bem a duvida sobre material = admissao / escape ??? bom oq eu entnendi é = de que material é admissao e sistema escap ; sao fabricados ?? na admissao = carbura aluminio ; depois conexao ou coletor pode ser de material plastico ; baquelite ; ou aluminio ou borracha ; depois vem a valvula rede que tem o corpo de aluminio c/ as palhetas de inox ou fibra de carbono = depedendo do motor e modelo ok / nos coletor e dutos escape = aluminio ; podendo ter alguma gaxeta nas juntas ok / acho que é isso a duvida né daniel ?? / espero ter ajudado amigao abraço Daniel Ramelo Filho reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Ramelo Filho Postado Outubro 12, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2016 Boa Fábio, valeu Conheço pouco de mecânica automotiva, já turbinei um carro então vc é meio que obrigado a entender, agora motor de popa não manjo nada, estou lendo bastante e aprendendo de pouco em pouco ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Outubro 12, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2016 no que eu puder colaborar ; e ajudar = estarei sempre ao dispor ok daniel tamos nessa abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 12, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 12, 2016 Daniel como disse nunca andei num 40 "tunado", mas que há melhora não resta duvida, se tivesse o motor faria a mudança e é uma boa melhora, o teste que o Reginaldo fez comprova isso, só não sei se ele chega ao desempenho do Tohatsu 50 pois como disse apesar do bloco ser o mesmo os "adjacentes" são diferentes. No vídeo o era um Mercury 40 original sem mudança. Falo pra vc eu tenho um Mercury 18hp XD motor com mesmo bloco do 25hp, eu troquei o carburador dele pelo do 25, o venturi do 18 é menor , motor rende bem mais mas mesmo assim não rende os 25hp pois o escapamento do 25 é mais largo, acredito que de seus 23hp . Alguns motores usam a mesma cabeça de força , porém a alimentação é diferente, ao não ser Seapro de 25 pra 30 que apenas tem uma junta restritora e do novo Yamaha 25 pra 30 onde se tem um parafuso que limita o acelerador, o resto é tudo assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Ramelo Filho Postado Outubro 13, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 13, 2016 Entendi Guto... Só falta o @Reginaldo Ti Náutica dar um pitaco aqui pra nós!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro R. S. Buzatti Postado Outubro 17, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 17, 2016 Saudações aos amigos do fórum; fazem dois anos que busco dados da transformação sitada acima. concordo com todo o exposto e gostaria de colaborar informando as alterações que fiz buscando melhorar a performance do motor . inicialmente coloco que iniciei a gostosa atividade de navegar na década de 80 como atirador em caçadas aqui no sul do pais.No inicio da década de 90 deixei de ser atirador e passei a navegar e curtir com algum peixe. comecei com um motor monark 7.5 hp e a cada ano fui melhorando com honda 10 hp,monark 14, suzuki 15 ,yamaha 25 hp meu primeiro zero. usei este motor por 17 anos e foram só alegrias mas sou obeso e a tralha e companheiros ficava no limite do equipamento. No final de 2014 resolvi trocar barco e motor; houveram muitas opiniões porque a região não é propicia a mais potencia, rios pequenos e baixos, mas conversei com o pessoal da Fluvimar e realizaram algumas alterações no modelo boto lx e acabei comprando com eles. Na hora da troca do motor houve uma enorme decepção com a revenda Yamaha ' Motoryama' que no inicio de 2015 suspendeu as vendas do quarenta por conta da instabilidade do dólar;mesmo tendo garantido prazo de cinco dias no terceiro dia fui executar o repasse e o funcionário simplesmente disse que o diretor de vendas suspendeu as vendas. Recorri ao senhor João Carlos da Martinelli ;que me socorreu e garantiu o preço do motor mercury 40 hp EO. Recebi tudo ok inclusive com bolsa de bride. Dez o atendimento e a atenção deste diretor de vendas. Lendo esse e outros fóruns vi que o maior problema é a sobra de gasolina nos carburadores e que esse motor só tem sinalização para baixo nivel de óleo e não tem proteção alguma para sobretemperatura . alem é claro dos relógios de rpm / velocidade serem imprecisos. Resolvi fazer adaptações . : 1º . retirei os parafusos de purga dos carburadores fui a um torneiro mecânico que fez três niples adaptadores de mangueira para ligar a tres registros pequenos de bicicleta com motor. que instalei em uma placa lateral dentro do capo do motor. utilizei algumas conexões para saida e uma peira de borracha para suquição . 2º instalei um sensor de temperatura com programa e relé auxiliar para desligamento R$ 100,00. O ajuste do rpm deixei em 3 p conforme dica do colega de forum de São João Del Rei. obs.: no yamaha 25 adaptei um sensor de temperatura da termostática do passat que opera em 86° para proteção de sobreaquecimento encima da termostática do motor de popa. Se ajustarmos carburação, ponto , hélice e angulo na popa chegaremos ao rendimento máximo de qualquer motor. retirar mais potencia acredito implicar na vida útil desta maquina. para chegar a 50 hp temos de realizar muitas trocas e talvez não compense pelos riscos. um grande abraço. observem que a marca mercury tem 50 hp porem mais pesado. Nissan e tohatso entraram com o 50 hp neste mesmo bloco de motor mas não tenho encontrado relatos desses motores. Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilbertinho Postado Outubro 23, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 23, 2016 Pessoal, apesar de interessante essa "tunada" no quarentinha, não vejo futuro. É mais ou menos o que se vê nos carros de alta performance modificados nos EUA. Andam e quebram muito. É mais que óbvio que você pode "tunar" qualquer motor, como tbem é pra lá de evidente que a vida útil da máquina será bem mais curta, sem contar com o risco de quebra das principais peças móveis (virabrequim, bielas, rolamentos, etc), projetadas para resistir bem às exigências normais da potência instalada. Tem razão os colegas do fórum que não recomendam essa aventura, me faz lembrar o que se diz dos helicópteros: "não se pergunta se um helicóptero vai cair, a pergunta a fazer é quando vai cair". Tenho um Mercury quarentinha zero, que dizem aceitar upgrade para 50 HP; um Evinrude E-Tec 115, seminovo, que dizem aceitar upgrade para 150, e um Jet Boat Yamaha, parelha de 135, que dizem aceitar upgrade para 320 HP no total. Por mim, fica do jeito que está, essa coisa de upgrade é conversa pra boi dormir. Vai dar no bolso e na cabeça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Outubro 23, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Outubro 23, 2016 Gilberto vc está um pouco enganado, não estamos falando em preparar ou superpontecializar um motor . O 40 Mercury é exatamente mesmo motor que o Tohatsu 50, bielas, pistoes, vira, engrenagem do cambio, só muda alimentação, assim como ocorre com o Seapro 25hp que tem 30hp , mas é limitado por uma junta restritora e o 15 super que usa o bloco do 18 só que um carburador menor . Vc que tem um 40hp Mercury veja que as borboletas dos carburadores não abrem totalmente, ou seja o motor é limitado. Fazendo isso só voltará a potencia "original" deles, sem comprometer vda util ou coisa parecida. É mesma coisa fazer um carro 2.0 que é limitado a 1.6 voltar a gerar os CV do 2.0, e não fazer um 2.0 gerar a potencia de um 2.5. Se vc não viu os vídeos dá uma olhada. transformação do 15, 25 e 40 Mercurys, mto bem explicado pelo Reginaldo. Fabio Giovanoni reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Ramelo Filho Postado Outubro 23, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Outubro 23, 2016 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mike Postado Dezembro 12, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2016 e qual velocidade que os amigos chega na maxima , com motor mercury 40 hp? atualmente? Poderiamos, fazer aqui um levantamento tipo assim: Barco. modelo aluminio , inflavel, fibra. Peso. Numero pessoas abordo durante teste. motor original , ou com algum ajuste ( neste caso comentar a respeito de que foi feito.) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Dezembro 13, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 13, 2016 resumindo srs = guto disse tudo ; ok gostei tambem sobre a opiniao e das adpataçoes do sr, buzatti = bacana mas minha opiniao continua a msma = quer um motor 50hp = compre 50 hp ..... ñ vira ; e nem compensa transformar como ja fou citado no topico e = como manda o figurino = é fato ok / agora = que podemos melhorar ; em acertos ; e regulagens = ai sim abraço pessoal Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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