Guto Pinto Postado Novembro 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 1, 2016 O tópico era de outro fórum que participava e não aqui, pena as imagens terem se perdido. http://www.pescaki.com/topic/69596-problema-com-aquecimento-do-mercury-sea-pro-resolvido/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Arrais Postado Novembro 1, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 1, 2016 Sim, isso mesmo,,, e tem mais "Adoçar" não é só dar uma funcionadinha la na água doce,,, se for usado no mar, tem que deixar funcionando um bom tempo, de preferencia dentro do tambor mesmo, isso porque o próprio oleo despejado na água, fica recirculando lá, não tem oque o velho mar não corroa ! ! ! ! !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
IgorTX Postado Novembro 2, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2016 Pelo visto a remoção da válvula não resolveu. Realmente vou ter que fazer manutenção eu mesmo.... Farei tudo que vcs citaram. E desde já agradeço a força que a turma ta me dando... Estou postando um video da pesca de hoje com o motor ainda com o problema... Esta semana ele me paga... Kkk Segue o video que fiz hoje demonstrando o defeito... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Novembro 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2016 Video complicado. Motor acelera e para de mandar água e cai RPM. Se fosse obstrução do dutos o motor ia continuar acelerando normal e ia ferver depois. Dá uma apertada nos parafusos do cabeçote e olhe as velas ver se não tão oxidadas ou com sinal de agua e não tá jogando água pra dentro da câmara. Se naõ fosse a diminução do "xixi" do motor ia falar que era uma bobina falhando mas isso eu nunca vi. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2016 assisti umas 15 vezes o video tx kkkk ; estranho viu parceiro mas vamos a luta e c/ calma ok tx ?? revise ; e faça todos os procedimentos sobre a limpeza ; nos canais do sistema ok = tente antes testar sem a valvula / qdo acabar de navegar = tente c/ uma lanterna ver pelo buraco da vela = se acha algum sinal de agua dentro do cilindro ; como guto citou / será que a junta do cabeçote ñ queimou e está vazando ; ou pegando ar / ou tá pegando ar lá na bomba de a agua ?? É TX MEU AMIGAO = AGORA SIM SÓ DESMONTANDO C/ MUITA CALMA = VERIFICAR TODO O SISTEMA DE REFRI DE PONTA A PONTA ; NOS MINIMOS DETALHES OK / ñ tem o porq ; o motor ñ jogar agua = se o circuito de agua tá limpo ; juntas ; e gaxetas originais e novas ; rotor novo = e o serviço tudo bem feito ok ??? e tudo revisado / alguma coisa tá estranho ai tx ??? agora só examinando ao vivo amigao ; como disse = bem verificado nos minimos detalhes de ponta a ponta ok / viu bem a chaveta e encaiche no eixo carda c/ encaiche do rotor = ñ tem nada gasto ?? tudo certo ?/ pino guia ; aneis borrachas e tals ?? viu o prato da base do rotor ; embaixo da base do rortor limpeza e tals ?? bom pelo que disse ai = os itens estao todos conferidos ok / agora se nada disso resolver amigao = vai i ter que tirar cabeçote ; e continuar procurar onde está o defeito ok / bate ar comprimido ao contrario da saida do xixi p/ dentro ok = mas com todo o sistema aberto = p/ ver se sai algum resto de borracha ou detritos e faz os procedimentos citados no topico ok e vai rezando p/ que de certo t x . repito = enquanto ñ pegar; c/ muita calma ; e verificar de ponta a ponta todo o sistema ; ñ pode partir p/ outra verificaçao= de outros itens diferente da refri ok / olha ai o desenho ; exatamente do yamaha original 15 hp ano 2013 = TX SEM VISTA EXPLODIDA ; É Phodis NA SUA SITUAÇAO ; E C/ O DEFEITO AI ??? REPARE BEM NA MONTAGEM DA BOMBA E ROTOR ; ANEL ; PINO GUIA ; CHAVETA ; VERIFICAR TUDO ; E TODOS OS DUTOS E CIRCUITOS DE AGUA COMO CITADO OK / abraço tx boa sorte amigao tamos nessa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sandro R. S. Buzatti Postado Novembro 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2016 saudações amigo ,aqui no Rio Grande do Sul como em qualquer lugar muito arenoso ha um desgaste grande entre o corpo do motor e a hélice na parte onde gira próximo ao motor na área de encache . A descarga em vez de sair pelo hélice escapa nesta fresta aumentada pelo desgaste da areia e causa perda de atrito da hélice com a água tipo cavitação .ao baixar o giro normaliza e retorna em determinado giro. Se quiser verificar esse defeito e se for este o caso arrume uma garrafa pet do diâmetro da parte posterior da hélice ,rebaixo do encache e recorte um pequeno anel da pet e instale apertado na hélice. só um anel fino sem trancar o giro da hélice. Espero ter ajudado; esse defeito deu dor de cabeça no passado e para resolve-lo se for o caso terá de ir a um torneiro mecânico e fazer um anel para fixar no motor e não no hélice para resolver definitivo e poder trocar a hélice no quando necessitar.Um grande abraço a todos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
IgorTX Postado Novembro 2, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2016 Obrigado a todos pelas orientações, em especial ao Fábio. Segue um 2° vídeo que fiz, acho q o primeiro deu a impressão que o motor baixava a rotação automaticamente, mas ali foi eu reduzindo a velocidade pra mostrar que o rotor volta quando diminui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Novembro 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2016 1- eu verificaria ANTES do rotor, se vc pegou alguma alga algo assim, pode estar entupido 2- faria o jato de ar inverno, verificaria todos os tubos possiveis, isso ai ta com cara de algo obstruindo, qdo aumenta a pressao ele tampa tudo. 3- pode ser o que falaram acima que o rotor esta folgado, ai so trocando a peca inteira mesmo, pq mesmo com calço logo vai dar problema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2016 TX amigao tranquilo ok aqui nosso navio é um laboratorio de experiencias ; todos os dias aprendemos c/ a turma camarada sinto ; vç ñ estar perto aqui viu = ia resolver isso p/ vç sem duvida tx ñ é nenhum bicho de 7 cabeças o sistema de refri desse seu yamaha ok = nada eletronico ou c/ sensores / tudo simples mecanico / entao tx = ñ tem outra coisa no seu motor ; a ser examinado ; e concluido pelo que vejo = alem do sistema de refri né amigao / agora se eu fosse vç tentaria ver se tem algo obstruindo a circulaçao de agua e depois sim começava desmontar e verificando parte por parte = desde a captaçao ate a saida do xixi ( agua piloto ) e descendo tambem ate a saida do exxesso agua q sai por baixo qdo está = em alta ok / verefique e faça os procedimentos em todo o caminho por onde a agua passa ; verifique todas as juntas ;gaxetas; e peças de borracha e de ligaçao intermediaria dos dutos ;por onde agua passa ok / o problema é no sistema de refrigeraçao = c/ toda certeza tx / depois de ter feito tudo corretamente e tudo limpo = se ñ der certo = ai vai ter que desmontar como falei / ou tambem pode ser feito ja´ = nessa 1 desmontagem ok = uma junta cabeçote ; uma da tampa valvula e as gaxetase aneis da rabeta inferior e dos suporte superior ok / ai é o certo viu tx = tudo verificado exatamente como tem que ser = tudo novo = serviço perfeito = TÁ CONCLUIDO O SISTEMA DE REFRI E GARANTIDO OK = E SE CASO CONTINUIE O DEFEITO = QUE Ñ VAI CONTINUAR = JA SABE E ESTÁ TRANQUILO = SABE OQ FOI FEITO NA CERTEZA SEM DUVIDAS OK olha os desenhoos do seu motor tx = espero que de uma luz amigao = tamos nessa tx ; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2016 seguindo as partes da unidade de suporte do seu yamaha ok tx = qualquer duvida ;tamos ai Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado Novembro 2, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 2, 2016 Se vc insistir em andar em rpm máximo, o motor esquenta? Pensei que o motor tava cortando quando vc dava o máximo. Acho que agora com o vídeo dá pra ter alguma noção, ou a tampa do rotor tá trincada ou com folga ou infelizmente ou o motor "aspirou" o resto do rotor antigo, torcer pra não ser o segundo pois em alguns casos tem que demontar o motor por completo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 3, 2016 alguem teria uma foto; de um bloco ( camisa de força ) que poderia postar aqui ??? desse yamaha 15 hp ? ñ tenho nenhum motor; aberto aqui ; nem foto do yamaha ?? seria interessante; postar uma foto ; do bloco de topo ; sem cabeçote ok / p/ todos verem ; as galerias ; e dutos de circulaçao da agua = pelo bloco motor tenho unica foto aqui ; mas é de um johnson muito antigo = tx amigao = olha como é o sistema por onde a agua circula = se ñ der certo ; fazendo aquilo que falamos ; vai ter que desmontar ; como guto citou ; infelismente / repare os caminhos pelos furos no bloco = por onde agua passa ok tem os furos onde vai os parafusos ( prisioneiros ) do cabeçote ; e o q ñ sao dos prisioneiros = É ONDE A AGUA PASSA OK / EM ALGUM LUGAR; NO SEU MOTOR = DESSE CIRCUITO ( CAMINHO DA AGUA ; TEM OBSTRUÇAO = DE RESTO; DE ROTOR ANTIGO ; SAL ; BORRACHA RESSECADA ; DETRITOS E TALS OK ENTAO REZE P/ DAR CERTO ; A LIMPEZA Q FALAMOS ; FAZER ANTES DE COMEÇAR A DESMONTAR estou acompanhando ate o fim ; o desfecho ; do seu yamaha ok tx ; vamos na fé camarada ; vai ficar bom ok ; é só fazer tudo corretamente ; e bem feitinho abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 3, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 3, 2016 guto = trabalhei um breve tempo ; naquele outro navio ; que vç fazia parte tambem ok enfim tive que sair = uns tipinhos kkkk .... mais comediaaaa doq tudo ; ...... mas tem muita gente boa la´ sem duvidas ok ( é aquele esquema = SEMPRE VAI TER OS TIPOSS = A RAÇA É Phodis COMO SEMPRE DIGO .... = SOLUÇAO = EXTERMINIO ,,, BOM DEIXA P/ A NATUREZA ; QUE ELA CUIDA DOS COMEDIAS OK __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ VAMOS AO QUE INTEREÇA ; É MUITO MAIS IMPORTANTE OK = cheguei ver as fotos daquele sea pro que cita aqui no topico GUTO = tava bem feio na minha opiniao ok / parecia ate craca ; kkkk..... mas ñ lembro ; que ano era aquele sea pro ?? mas é como a maioria já sabe = motor de mar ; se ñ for adoçado corretamente = outra coisa = no sea pro ; uma parte do circuito de refri é de inox ; e em certos casos ; podendo ser de latao ou bronze tambem EM OUTROS MOTORES E MODELOS OK ... e os yamaha sao de aluminio que é = o proprio corpo da rabeta ; SEM ESSE REVESTIMENTO / por isso ; é outras peças ; e fatores = o mercury / tohatsu sea pro = sao mais pesado = do q os yamaha / abraço pessoal Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
IgorTX Postado Novembro 3, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 3, 2016 Vlw galera. Trabalho iniciado... Vamos lá... Hoje ele fica bom. O problema é q ele só da o problema no rio. No orelhão ele fica normal. Mas qualquer coisa dou um pulo amanhã num rio próximo só pra testar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
IgorTX Postado Novembro 3, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 3, 2016 Em 02/11/2016 at 06:37, Fabio Giovanoni disse: assisti umas 15 vezes o video tx kkkk ; estranho viu parceiro mas vamos a luta e c/ calma ok tx ?? revise ; e faça todos os procedimentos sobre a limpeza ; nos canais do sistema ok = tente antes testar sem a valvula / qdo acabar de navegar = tente c/ uma lanterna ver pelo buraco da vela = se acha algum sinal de agua dentro do cilindro ; como guto citou / será que a junta do cabeçote ñ queimou e está vazando ; ou pegando ar / ou tá pegando ar lá na bomba de a agua ?? É TX MEU AMIGAO = AGORA SIM SÓ DESMONTANDO C/ MUITA CALMA = VERIFICAR TODO O SISTEMA DE REFRI DE PONTA A PONTA ; NOS MINIMOS DETALHES OK / ñ tem o porq ; o motor ñ jogar agua = se o circuito de agua tá limpo ; juntas ; e gaxetas originais e novas ; rotor novo = e o serviço tudo bem feito ok ??? e tudo revisado / alguma coisa tá estranho ai tx ??? agora só examinando ao vivo amigao ; como disse = bem verificado nos minimos detalhes de ponta a ponta ok / viu bem a chaveta e encaiche no eixo carda c/ encaiche do rotor = ñ tem nada gasto ?? tudo certo ?/ pino guia ; aneis borrachas e tals ?? viu o prato da base do rotor ; embaixo da base do rortor limpeza e tals ?? bom pelo que disse ai = os itens estao todos conferidos ok / agora se nada disso resolver amigao = vai i ter que tirar cabeçote ; e continuar procurar onde está o defeito ok / bate ar comprimido ao contrario da saida do xixi p/ dentro ok = mas com todo o sistema aberto = p/ ver se sai algum resto de borracha ou detritos e faz os procedimentos citados no topico ok e vai rezando p/ que de certo t x . repito = enquanto ñ pegar; c/ muita calma ; e verificar de ponta a ponta todo o sistema ; ñ pode partir p/ outra verificaçao= de outros itens diferente da refri ok / olha ai o desenho ; exatamente do yamaha original 15 hp ano 2013 = TX SEM VISTA EXPLODIDA ; É Phodis NA SUA SITUAÇAO ; E C/ O DEFEITO AI ??? REPARE BEM NA MONTAGEM DA BOMBA E ROTOR ; ANEL ; PINO GUIA ; CHAVETA ; VERIFICAR TUDO ; E TODOS OS DUTOS E CIRCUITOS DE AGUA COMO CITADO OK / abraço tx boa sorte amigao tamos nessa Que prato e esse que vc se referiu na mensagem passada? Na figura ilustrativa, o item 15 não tem. Será q pode ser isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Luis Ribeiro Blas Postado Novembro 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 Em 02/11/2016 at 16:45, IgorTX disse: Obrigado a todos pelas orientações, em especial ao Fábio. Segue um 2° vídeo que fiz, acho q o primeiro deu a impressão que o motor baixava a rotação automaticamente, mas ali foi eu reduzindo a velocidade pra mostrar que o rotor volta quando diminui. Não querendo tirar o foco do problema , mas notei no vídeo que está navegando com seu motor sem uma corda de apoio que fica amarrada no motor e no barco , servindo assim para não perder o motor em caso de o mesmo escapar indo para água . Notei que o cordão corta corrente do motor está engatado justamente onde deveria estar amarrado a ponta da corda de segurança . Parece um detalhe bobo , mas isso pode prevenir uma baita dor de cabeça futura se o motor escapar e ir para o fundo . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 tx amigao me desculpa ; falei prato ; errei = o correto é PLACA EXTERNA DA BOMBA = PEÇA N; 16 NA VISTA OK A PEÇA N; 15 É O ANEL O´RING = FICA ENTRE A PLACA EXTERNA DA BOMBA ; E O ALOJAMENTO DA BOMBA OK ( anel de vedaçao ) SE Ñ TEM O ANEL N; 15 QUE ESTÁ AI NO DESENHO = É PORQ ESTÁ FALTANTO NÉ ;;;;; E SE FOR ISSO = É POR AI QUE ESTÁ PEGANDO AR ; E VAZANDO AGUA OK ; prestar atençao tambem p/ verificar tudo oq citamos = ñ é rapido viu tx ??? certeza que tem coisaaaa aii ???? oq será que fizeram né tamos ai tx ; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
IgorTX Postado Novembro 4, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 Bom dia colegas... seguinte: ontem passei o dia todo revisando o motor, tirei a Rabeta verifiquei novamente o rotor e lubrifiquei, fiz uma severa limpeza com o compressor e com pressão de água. batendo sempre no sentido inverso e as vezes no sentido da saída tambem. saiu 2 pequenos pedaços de borracha, fui todo confiante num rio aqui proximo, achando que aqueles pedaços seriam o vilão da historia. porem sem sucesso. motor ainda esta com o problema. agora o que me resta fazer é abrir o motor ( parte dele, a de refrigeraçao) hoje mesmo ja começo o processo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Novembro 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 igor tem um video no youtube q mostra EXATAMENTE o servico que tera que fazer: ta meio corrido mas da pra ter uma nocao, uma coisa que eu faria sem duvidas ja q vai ter que desmontar essa encrenca inteira era limpar muito bem toda parte de exaustao, inclusive no final com lixa fina afim de polir tudo, se for mais a fundo e abrir os pitoes etc, ja limpe as valvulas, sedes, pistoes etc... da uma put@ trampo, mas o resultado final é otimo! vc vai ganhar performance e melhorar consumo ! vale a pena ! boa sorte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
IgorTX Postado Novembro 4, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 44 minutos atrás, Astra-Taranis disse: igor tem um video no youtube q mostra EXATAMENTE o servico que tera que fazer: ta meio corrido mas da pra ter uma nocao, uma coisa que eu faria sem duvidas ja q vai ter que desmontar essa encrenca inteira era limpar muito bem toda parte de exaustao, inclusive no final com lixa fina afim de polir tudo, se for mais a fundo e abrir os pitoes etc, ja limpe as valvulas, sedes, pistoes etc... da uma put@ trampo, mas o resultado final é otimo! vc vai ganhar performance e melhorar consumo ! vale a pena ! boa sorte. Obrigado Astra, vai ser muito útil... comecei ja a desmontar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 que baile tá dando tx os passos = é exatamente como no video ; que astra postou ok tambem agora aprende de uma vez só né ??/ ainda deve ter detritoss viu como saiu = pouco mais saiu veja mp que te mandei amigao / boa sort abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
IgorTX Postado Novembro 4, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 mãos a obra... alguma sugestão do que verificar ? nao achei detritos do antigo rotor... pra completar um dos parafusos da rabeta espanou e nao sai... tirei o motor com a rabeta no lugar. vou tentar tirar ele amanha com o dia a favor. nao tenho um lugar bem iluminado pra trabalhar. por tanto to finalizando por hoje. amanha pegarei um compressor de um amigo emprestado pra fazer a limpeza. olha como esse motor tomou esquente!!! chega ta preto ao redor da vela. Meu Deus... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado Novembro 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 rapaz, esquentou com gosto... mas tem algo ai de errado, tem q achar essas borrachas!, limpar td, taca solupan nesse escape ai e muita limpeza... qto ao parafuso espanado, nao tem segredo, broca , depois verifique se a rosca ainda pega torque, senao vai ter que embucha-lo (torneiro mecanico faz isso pra vc) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
IgorTX Postado Novembro 4, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 Astra, o parafuso espanou a cabeça, rsrsrs acho que se furar ele transversalmente e atravessar uma chave ele sai. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Giovanoni Postado Novembro 4, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 4, 2016 tx ja falo ja amigao = se estiver c/ preça de fazer o serviço e fechar o motor p/ amha = esquça ; ñ é assim que funciona ok ja disse muita calma nesssa hora amigao = tem muitas coisas a ser feita ; e ñ vai ser no dia ok que parafuso quebrou que ñ to vendo = ja´tirou o cabeçote cuidado onde vai meter broca ai = ai ai ai ???? tem que ter a manha = porq se a broca quebrar na fura = tx vç tem ferramentas e manja um pouco de mecanica = entao vá c/ calma ok primeiro marque tudo p/ ñ se perder na montagem depois agora é limpeza e preparaçao p/ depois de tudo limpo polido = verificado = começar a montar / agora tem que fazer tudo certo p/ ñ perder; as peças novas na montagem = juntas / gaxetas ; aneis; mangueiras e tals / tenha calma e va limpando tudo e vereficando tudo nos minimos detalhes = depois que tirar o cabeçote = vai ter que medir p/ saber se empenou ok / entao tx sem pressa que ñ é como vç tá pençando ok amigao vai ter serviço p/ uns dias = se fizer tudo certo / tamos ai tx ; força na limpeza ; material = luvas ou sulupan que astra receitou ; ou escova de latao ; aditivado ; e tals = importante é limpar ; tirar as carepas ; detritos e carbonizaçao / abraço boa sorte Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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