Bruno Merino Postado Novembro 22, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 22, 2016 Boa noite, O cabo do motor elétrico Minn Kota C2 34lbs não alcança o local da bateria no Big Fish 5016 e estou querendo fazer um extensor com tomadas para facilitar a ligação, como não entendo muito bem de parte elétrica queria dicas de bitola do fio e tipos de conectores, preciso me preocupar com a fuga de energia nesse caso? Alguém já fez algo do tipo? Agradeço toda ajuda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilbertinho Postado Novembro 23, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 23, 2016 Brunão, Você diz que quer fazer uma extensão, suponho que para utilizar o motor elétrico e outras cositas más. Nesse caso, você deverá usar tomadas (macho e fêmea) POLARIZADA), caso contrário é certo que irá provocar um curto-circuito. Se for assim, não precisa se preocupar com conectores, basta verificar o tipo de contato da tomada e ter o cuidado de conectar o fio vermelho (corrente ou positivo) no positivo da tomada e o preto (ou terra) no respectivo lado, e a mesma coisa com os fios que saem do motor. Enfim, tudo deve estar casado: vermelho com vermelho, preto com preto. Mas se você quer apenas aumentar a extensão do cabo (ou fios) do motor, não há problema algum em emendá-los usando soldagem em estanho para reforçar e isolar cada fio (vermelho e preto no geral ou qualquer cor versus preto, que é sempre o negativo). Caso queira, pode comprar um revestimento sanfonado em lojas de venda de peças automotivas e recobrir todo o conjunto. Esses revestimentos têm um corte longitudinal que permite que vá encaixando o chicote (ou os fios) de ponta a ponta. Termine o processo com fita auto-fusão em cada extremidade do novo chicote. A fuga de corrente, nesse caso, é desprezível ou totalmente nula, dependendo da bitola do fio, já que estamos a falar de mais 2 ou 3 metros a mais. Observe que a regra básica é: quanto menor o diâmetro ou bitola, maior a dispersão de calor e consequentemente da perda de energia. Não use fiação de menor diâmetro que a existente no motor. Espero ter sido útil. Abraço do Gilbertinho da Amazônia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Andrey W Postado Novembro 23, 2016 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 23, 2016 Fiz uma emenda de aproximadamente 3 metros num Phanton 44 que tinha usando fiação que se acha em qualquer elétrica. Seguindo o que o Gilbertinho falou acima, não tem erro. Só ter o cuidado de separar o positivo do negativo. Coloquei no final, inclusive, uma plug macho, substituindo as garras tipo "jacaré" originais que vieram no motor, pois meu barco ja possuía tomadas instaladas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Merino Postado Novembro 23, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 23, 2016 20 horas atrás, Gilbertinho disse: Brunão, Você diz que quer fazer uma extensão, suponho que para utilizar o motor elétrico e outras cositas más. Nesse caso, você deverá usar tomadas (macho e fêmea) POLARIZADA), caso contrário é certo que irá provocar um curto-circuito. Se for assim, não precisa se preocupar com conectores, basta verificar o tipo de contato da tomada e ter o cuidado de conectar o fio vermelho (corrente ou positivo) no positivo da tomada e o preto (ou terra) no respectivo lado, e a mesma coisa com os fios que saem do motor. Enfim, tudo deve estar casado: vermelho com vermelho, preto com preto. Mas se você quer apenas aumentar a extensão do cabo (ou fios) do motor, não há problema algum em emendá-los usando soldagem em estanho para reforçar e isolar cada fio (vermelho e preto no geral ou qualquer cor versus preto, que é sempre o negativo). Caso queira, pode comprar um revestimento sanfonado em lojas de venda de peças automotivas e recobrir todo o conjunto. Esses revestimentos têm um corte longitudinal que permite que vá encaixando o chicote (ou os fios) de ponta a ponta. Termine o processo com fita auto-fusão em cada extremidade do novo chicote. A fuga de corrente, nesse caso, é desprezível ou totalmente nula, dependendo da bitola do fio, já que estamos a falar de mais 2 ou 3 metros a mais. Observe que a regra básica é: quanto menor o diâmetro ou bitola, maior a dispersão de calor e consequentemente da perda de energia. Não use fiação de menor diâmetro que a existente no motor. Espero ter sido útil. Abraço do Gilbertinho da Amazônia Valeu pelas dicas, vou fazer com um conector macho e fêmea assim facilita Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Carraro Postado Maio 27, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Maio 27, 2019 Opa. Alguém tem a foto da conexão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angelo Roberto Postado Maio 31, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2019 Em 27/05/2019 em 20:45, Leonardo Carraro disse: Opa. Alguém tem a foto da conexão? Leonardo existem uma infinidade de tomadas que podem ser usadas, partindo do disponível ao ideal e evidentemente tudo aliado ao custo. No menor custo pode ser usado uma simples tomada de uso doméstico (20 A) que inclusive impede a inversão de polaridade. Cabe salientar que em motores elétricos manuais, se for invertido a ligação, não há problemas a não ser o acionamento invertido no manche. Uma opção interessante em termos de durabilidade, facilidade de instalação, proteção contra inversão de polaridade, trava de conexão e grau de proteção estão as tomadas da Steck (32 A) Dai pra frente só mesmo as importadas para uso especifico, ai são outros 500, o único problema é a disponibilidade. Lembrando que a durabilidade vai depender da capacidade da tomada (quantos Ampéres) e de uma instalação abrigada de contato com a água. Ibrahim reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Carraro Postado Maio 31, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Maio 31, 2019 2 horas atrás, Angelo Roberto disse: Leonardo existem uma infinidade de tomadas que podem ser usadas, partindo do disponível ao ideal e evidentemente tudo aliado ao custo. No menor custo pode ser usado uma simples tomada de uso doméstico (20 A) que inclusive impede a inversão de polaridade. Cabe salientar que em motores elétricos manuais, se for invertido a ligação, não há problemas a não ser o acionamento invertido no manche. Uma opção interessante em termos de durabilidade, facilidade de instalação, proteção contra inversão de polaridade, trava de conexão e grau de proteção estão as tomadas da Steck (32 A) Dai pra frente só mesmo as importadas para uso especifico, ai são outros 500, o único problema é a disponibilidade. Lembrando que a durabilidade vai depender da capacidade da tomada (quantos Ampéres) e de uma instalação abrigada de contato com a água. Muito obrigado pela ajuda. Ibrahim reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angelo Roberto Postado Junho 1, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 1, 2019 Esqueci de postar, eu tinha feito diferente em meu barco, inclusive a fixação do motor elétrico tem um rebaixo que evita que ele entorte quando se dá maior rotação Ibrahim reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leonardo Carraro Postado Junho 11, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 11, 2019 Em 01/06/2019 em 10:46, Angelo Roberto disse: Esqueci de postar, eu tinha feito diferente em meu barco, inclusive a fixação do motor elétrico tem um rebaixo que evita que ele entorte quando se dá maior rotação Obrigado pela dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Junho 27, 2019 Denunciar Compartilhar Postado Junho 27, 2019 Seu tópico estava na sala Assuntos Gerais sobre a Pesca e foi movido para a sala Náutica Qualquer dúvida pode me mandar uma MP. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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